Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Gse_multipart13851

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

+2
Bruno Nascimento
Amilckar
6 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Empty [Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

Mensagem por Amilckar Ter 16 Out 2012, 09:11

Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Aeronaves-da-frota-da-Azul-em-Viracopos-Campinas-São-Paulo-foto-Nunão-Poder-Aéreo-580x180

Cargueiro acidentado bloqueia única pista desde as 20h de sábado – companhia, com 95% dos voos, diz que 25 mil passageiros foram afetados



A Azul Linhas Aéreas, empresa mais prejudicada pela interdição do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, tentou fazer decolagens usando apenas metade da pista, mas foi desautorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero pouco depois de chamar os passageiros para o embarque. A negativa foi dada enquanto o diretor de Comunicação e Marca da companhia, Gianfranco Beting, dava uma coletiva de imprensa no aeroporto, por volta das 12h.

O aeroporto está com sua única pista bloqueada desde as 20h de sábado, quando um cargueiro vindo de Miami interditou a passagem depois de um pouso mal sucedido – o pneu estourou e a aeronave ficou presa na via. A operação para a remoção do avião, delicada, ocorre desde a noite de domingo e, enquanto não termina, as empresas aéreas acumulam prejuízos.

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Cargueiro-MD-11-Centurion-Cargo-bloqueia-pista-em-Viracopos-foto-Agência-Estado-580x387

A Azul, responsável por 95% dos voos de Viracopos, cancelou 450 viagens até as 15h – segundo balanço oficial da Infraero, foram 400 cancelamentos no total até as 11h. Segundo Beting, mais de 25 mil passageiros foram afetados e a empresa já soma “dezenas de milhões de reais por dia” em perdas. A companhia, que está com 15 aeronaves presas nos terminais – um terço de todos os seus jatos -, chegou a chamar 300 passageiros de três voos – Fortaleza, Recife e Curitiba – para o embarque. Embora desse garantia da segurança do procedimento, foi proibida pelos órgãos competentes, quando as pessoas já tinham despachado as malas.

A Azul afirmou que os atrasos só devem ser eliminados entre quarta e quinta-feira e que suspendeu todos novos voos desta semana para normalizar a situação. “Não é um problema da Azul, é um problema do aeroporto. Temos mais de 25 mil pessoas afetadas e isso aumenta a cada hora. Nossa prioridade neste momento é acomodar as pessoas (em hotéis), mas é praticamente impossível acomodar todos no retorno do feriado. Não há estrutura para Isso”, disse Beting. “Continuamos com sobrecarga nos próximos dias, porque toda a malha está totalmente desordenada”. A companhia realiza 840 voos por dia nos aeroportos do Brasil, em parceria com Trip.

Remoção

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Cargueiro-MD-11-Centurion-Cargo-bloqueia-pista-em-Viracopos-15-outubro-2012-foto-Futura-Press-via-EstadãoA operação para retirar o cargueiro MD-11, da Centurion Cargo, é acompanhada por cerca de 70 pessoas. A aeronave, que carregava 67 toneladas de carga, começou a ser removida na noite de domingo, mas o equipamento utilizado no transporte, uma espécie de guincho de aviação, apresentou problemas e teve de ser trocado. Chamado de Recovery Kit, ele é composto de três carretas e um colchão de ar, usado para levantar aeronaves sem danificar a fuselagem.

Uma nova máquina, alugada da TAM Linhas Aéreas, saiu de São Paulo e chegou em Viracopos na manhã desta segunda-feira, 15. No começo da tarde, a aeronave já estava erguida, mas ainda não tinha sido movida de lugar. Parte das ranhuras deixadas na pista durante a aterrissagem do avião já foram reparadas a custo da própria Centurion. Parte do pavimento que está sob o avião será reformada quando ele for retirado.

Problemas

Para o professor de Gestão de Aviação Civil Marcus Reis, o fechamento tão prolongado de Viracopos expõe a falta de infraestrutura dos aeroportos. “Não é um problema só de Viracopos”, afirma.

Ele defende que aeroportos com volume tão elevado de voos como o de Campinas tenham equipamentos a postos para esse tipo de emergência. “O número de voos em Viracopos cresceu muito mais do que sua infraestrutura permite”, diz. “Se tem acidente no Santos Dumont (no Rio), com risco de contaminação do mar ou algum problema ambiental, tudo bem haver demora para liberar pistas. Mas em Viracopos não foi o caso.”

-


ATUALIZAÇÃO (G1 – 15-10-2012 – 18h)


Avião que fechou Viracopos é retirado, mas pista segue fechada


-


A remoção teve a duração de 1h40, após 44h do incidente no sábado.

O avião cargueiro que teve problema no trem de pouso e interditou a única pista de Viracopos, em Campinas (SP), desde a noite de sábado (13) foi retirado da pista na tarde desta segunda-feira (15). A remoção teve a duração de 1h40, após 44h do incidente. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a liberação da pista depende da limpeza, manutenção do asfalto e perícia de segurança. Até as 16h, o número de voos cancelados chega a 442, de acordo com a empresa estatal.

O processo de reboque para o deslocamento foi lento e complexo por conta do peso médio da aeronave, de 130 toneladas. O avião está sem as rodas de um dos lados para o suporte da turbina e da asa. Para conseguir estabilizar a aeronave foi preciso utilizar um material inflável semelhante a um colchão sustentado por um guincho. Além disso, outros três guinchos operam no reboque. Cinco veículos do Corpo de Bombeiros prestam apoio na operação e pelo menos 70 pessoas estão envolvidas na retirada do avião.

Na noite de domingo, os trabalhos feitos por uma empresa terceirizada, contratada pela Centurion Cargo, responsável pela aeronave, não tiveram o sucesso esperado. Uma falha sobrecarregou a estrutura do equipamento e não foi possível levantá-lo. O G1 tentou contato com a Centurion, mas até a publicação da reportagem ninguém havia sido encontrado para falar sobre o assunto.

-


ATUALIZAÇÃO (Estadão – 15-10-2012 – 18h37)


Aeroporto de Viracopos, em Campinas, é reaberto


-


Companhia aérea Azul foi a mais prejudicada – pista foi fechada no sábado após avião cargueiro apresentar problemas durante o pouso

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior paulista, foi oficialmente reaberto às 17h35 desta segunda-feira, 15. A pista estava fechada desde às 19h55 do último sábado, 13, após um avião cargueiro apresentar problemas durante o pouso. A remoção da aeronave foi feita entre as 16h e 16h30. De acordo com a Infraero, no período em que o aeroporto ficou fechado foram canceladas 235 partidas e 260 chegadas.

A companhia aérea Azul foi a mais prejudicada com o incidente, já que é a empresa que mais opera voos no aeroporto de Campinas. Em nota, a Azul informou que “embora as operações em Viracopos tenham sido liberadas, atrasos e cancelamentos ainda poderão ocorrer como consequência do processo de regularização da malha.”

FONTES: Estadão e G1

Via: Poder Aéreo

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Empty Re: [Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

Mensagem por Bruno Nascimento Ter 16 Out 2012, 09:49

Só no Brasil mesmo, e a copa do mundo é daqui a 20 meses...#vamovera%$#@quedá thumbsdown

Eu ri lendo isto: Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos. Só pode estar de brincadeira né ? lol

_________________
[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac 239102
Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento
Bruno Nascimento
Banido

Masculino
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 37
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Empty Re: [Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

Mensagem por andre_sp Ter 16 Out 2012, 10:55

Bruno Nascimento escreveu:Só no Brasil mesmo, e a copa do mundo é daqui a 20 meses...#vamovera%$#@quedá thumbsdown
Bruno, de acordo com as regras:

3. Não são permitidas ofensas pessoais, expressões de cunho racista ou uso de linguagem não apropriada em relação a outros membros do fórum. Não é permitido o uso de palavrões (linguagem de baixo calão), tanto nos tópicos como nos vídeos colocados. Não é permitido ludibriar o sistema de censura de palavras do fórum (palavras censuradas aparecem somente com asteriscos).

Bruno Nascimento escreveu:
Eu ri lendo isto: Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos. Só pode estar de brincadeira né ? lol
Negativo! Meia pista de SBKP ainda é maior do que a pista inteira de SBRJ.

assobiar

Abraços! thumbsup

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Empty Re: [Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

Mensagem por Bruno Nascimento Ter 16 Out 2012, 11:42

Ops... desculpe.

_________________
[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac 239102
Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos.
Bruno Nascimento
Bruno Nascimento
Banido

Masculino
Inscrito em : 30/10/2011
Mensagens : 2949
Reputação : 97
Idade : 37
Simulador preferido : FS9
Emprego/lazer : ME - Paraquedista - FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Empty Re: [Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

Mensagem por Bruno Rodrigues Ter 16 Out 2012, 18:57

bem eu acho que a Centurion vai tentar recuperar esse MD-11 desde que ASA e a Estrutura não esteja seriamente avariados espero espero mesmo que não,
Esse MD-11 tem que sair de VCP com estilo com suas decolagems a lá Onibus Espacial Amor

_________________
Macbook PRO 14 M1 PRO

Powered By Xplane
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 24/02/2012
Mensagens : 978
Reputação : 74
Idade : 34
Simulador preferido : Xplane 11
Emprego/lazer : Profissional de T.I
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Empty Re: [Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

Mensagem por > Rafael < Sáb 20 Out 2012, 23:26

Decolar até teria como, mas o problema é se ele tiver que abortar ou alguma coisa do tipo e bater no avião no meio da pista

_________________
Intel Core i7-7700 3.60Ghz GTX1080 8GB, 14GB MEMORIA RAM
> Rafael <
> Rafael <
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 09/01/2012
Mensagens : 410
Reputação : -3
Idade : 27
Simulador preferido : Prepar3d v4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Empty Re: [Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

Mensagem por eduardoamll Dom 21 Out 2012, 10:00

vale lembrar que ter vários aviões decolando atrapalharia a saúde e a segurança dos funcionários que estavam fazendo a remoção do MD-11.

_________________
DELL G15 5530 - i5-13450HX 2.40 GHz| NVIDIA RTX 3050 6GB| 24GB DDR5| (256 GB + 1TB) SSD | Win11 home
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1850
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac Empty Re: [Brasil] Azul tenta decolar com meia pista em Viracopos, mas é impedida pela Anac

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos