Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Turquia bloqueia espaço aéreo a aviões civis sírios e amplia isolamento de Assad Gse_multipart13851

[Internacional] Turquia bloqueia espaço aéreo a aviões civis sírios e amplia isolamento de Assad

Ir para baixo

[Internacional] Turquia bloqueia espaço aéreo a aviões civis sírios e amplia isolamento de Assad Empty [Internacional] Turquia bloqueia espaço aéreo a aviões civis sírios e amplia isolamento de Assad

Mensagem por Amilckar Ter 16 Out 2012, 08:48

Turquia bloqueia espaço aéreo a aviões civis sírios e amplia isolamento de Assad

[Internacional] Turquia bloqueia espaço aéreo a aviões civis sírios e amplia isolamento de Assad 10353

Chanceler turco diz que medida foi tomada porque Síria tem "abusado" de voos civis para transportar equipamentos militares; crise diplomática envolve a Rússia, de onde na quarta-feira partiu avião que, segundo Ancara, levava armas e munições para Damasco



A Turquia proibiu ontem aviões comerciais sírios de so­brevoar seu território. Segun­do o ministro das Relações Ex­teriores turco, Ahmet Davutoglu, o país tomou a decisão por­que o regime de Bashar Assad tem "abusado" dos voos civis para transportar equipamen­to militar. Além de isolar mais o regime sírio, a medida am­plia a crise diplomática inter­nacional que envolve a Rússia, acusada de apoiar a repressão aos rebeldes sírios.

Na quarta-feira, dois caças turcos forçaram uma aeronave da Syrian Air que viajava de Moscou a Damasco a pousar em Ancara. Segundo informa­ções do governo turco ao jornal Yeni Safak, havia dez contêineres no Airbus A320. Neles, foram encontrados receptores de rá­dio, antenas e partes de mísseis.

O avião, com 37 pessoas abor­do, entre passageiros e tripulan­tes, foi liberado para seguir para Damasco após cerca de oito ho­ras no Aeroporto de Ancara. O premiê Recep Erdogan recusou-se a revelar como a Turquia sou­be que o avião transportava equi­pamento militar.

Acusado de colaborar com a repressão do regime de Assad aos rebeldes que há 19 meses tentam derrubar a ditadura síria, o governo da Rússia disse que a ação da Turquia pôs em risco a : vida dos passageiros, dos quais 17 eram russos.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, argumentou na sexta-feira que a carga era composta de "equipa­mentos eletrônicos para radares", apesar da possibilidade de o sistema ter uso tanto civil quan­to militar. "Não existe nenhuma convenção internacional que proíba isso", disse Lavrov.

No mesmo dia, os EUA classi­ficaram a política da Rússia aju­da ao regime sírio de "moral­mente falida". A porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, afirmou "não ter ne­nhuma dúvida" de que o avião sírio levava material militar rus­so para Damasco. "Estamos di­zendo há quase um ano que ne­nhum país deve ajudar a máqui­na de guerra do regime Assad", disse Nuland.

Combates» Conforme o Obser­vatório Sírio de Direitos Huma­nos, grupo opositor com sede em Londres, o Exército sírio lan­çou ontem um contra-ataque aos rebeldes no norte do país. Em Idlib, no noroeste, onde a maior parte do território está nas mãos dos rebeldes, o Exérci­to usou jatos de combate para bombardear Maaret al-Numan, capturada pelo grupo rebelde Exército Sírio Livre na semana passada.

No leste de Maaret al-Nu­man, tropas do Exército tenta­ram impedir um novo ataque re­belde à base militar de Wadi Deif, a maior de Idlib, onde há grandes quantidades de com­bustível e tanques. O contra-ata­que ocorreu depois de os rebel­des terem capturado três ofi­ciais militares em Idlib. Na se­mana passada, os rebeldes di­zem ter detido 256 soldados du­rante um confronto perto da fronteira com a Turquia.

Na capital síria, dezenas de corpos de rebeldes foram en­contrados no necrotério de um hospital. Os cadáveres estavam em uma área a sudoeste de Damasco, entre Moadamiyat al-Sham e Daraya, palco de ata­ques do Exército e batalhas com rebeldes, que resultaram no massacre de mais de 500 pes­soas em Daraya no final de agos­to.

Fonte: REUTERS e AP

Via: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
[Internacional] Turquia bloqueia espaço aéreo a aviões civis sírios e amplia isolamento de Assad Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos