Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] MPF quer pena maior para pilotos de jato que bateu em avião da Gol Gse_multipart13851

[Brasil] MPF quer pena maior para pilotos de jato que bateu em avião da Gol

Ir para baixo

[Brasil] MPF quer pena maior para pilotos de jato que bateu em avião da Gol Empty [Brasil] MPF quer pena maior para pilotos de jato que bateu em avião da Gol

Mensagem por Amilckar Qua 10 Out 2012, 08:53

MPF quer pena maior para pilotos de jato que bateu em avião da Gol


[Brasil] MPF quer pena maior para pilotos de jato que bateu em avião da Gol 45d20bee086217f629c64e9275f0e5db


Réus tiveram pena de quatro anos de detenção substituída por serviços comunitários

O MPF (Ministério Público Federal) emitiu parecer pedindo aumento da pena para os pilotos Jan Paul Paladino e Joseph Lepore, envolvidos no acidente aéreo da Gol que matou 154 pessoas em 2007.

Lepore e Paladino pilotavam o jato Legacy que bateu em pleno ar no Boeing da Gol, não detectado pelo jato, que estava no momento do acidente com os sistemas anticolisão desligados.

O processo será julgado no dia 15 de outubro pela 3ª turma do TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região).

A sentença do juiz federal da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Sinop (MT) condenou os dois pilotos a quatro anos e quatro meses de detenção em regime semiaberto.

No entanto, a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade e proibição do exercício da profissão de piloto de aviação, a ser cumprida após o trânsito em julgado da sentença, ou seja, quando não couber mais recurso.

Inconformado com a decisão, o MPF recorreu ao TRF1 pedindo o aumento da pena e a impossibilidade da sua substituição. O MPF fundamentou seu pedido com base no art. 121 do Código Penal.

De acordo com o dispositivo, a pena é aumentada em um terço se o crime resulta na inobservância de regra técnica de profissão, arte ou ofício.

Em parecer, o procurador regional da República Osnir Belice defende a tese. “A pena deve ser agravada visto que os réus são pilotos profissionais, todavia, mantiveram o sistema anticolisão da aeronave desligado por quase uma hora, o que causou o acidente”, disse.

Osnir Belice também enfatiza que a lei somente autoriza a substituição quando a pena privativa de liberdade não for superior a quatro anos e as circunstâncias forem favoráveis aos réus.

“No caso do voo 1907 da Gol, a displicência, descaso, inconsequência e desleixo dos pilotos condenados agravam a conduta omissiva, somando-se ao resultado produzido, representado pelas 154 mortes”, argumenta.

A denúncia oferecida pelo MPF/MT em 2007 acusou os pilotos de não observarem o plano de voo, manterem os equipamentos anticolisão (transponder e TCAS) desligados por quase uma hora e não acionarem o código de falha de comunicação após 12 tentativas de contato sem sucesso com a torre de controle.

No entanto, a Justiça Federal considerou que o único erro dos réus foi deixar de perceber os sinais no painel que indicavam o não funcionamento do TCAS.

Para o Ministério Público Federal, a sentença deve ser reformada. “Os réus voaram 58 minutos sem contato com o controle de voo, sem acionar o transponder e sem acionar o código de falha de comunicação, o que contribuiu para a ocorrência do acidente”, explica Belice.

A Polícia Federal afirma no inquérito aberto para investigar as causas do acidente que os acusados não tinham conhecimento do plano de voo.

A perícia constatou que os equipamentos anticolisão não apresentavam nenhuma falha técnica e o comandante do Cindacta IV, em depoimento à PF, afirmou que Joseph Lepore, após o acidente, disse pelo rádio que o TCAS estava desligado.

Segundo a defesa dos pilotos, nenhum dispositivo do jato Legacy emitiu sinal de alerta indicando o desligamento do TCAS. Além disso, alegou que o monitoramento do transponder deveria ter sido feito pelo controlador de voo, a quem caberia a responsabilidade de informar ao comandante da aeronave quando o equipamento estivesse inoperante.

O representante do MPF rebate o argumento. “As normas da aviação civil impõem aos pilotos a obrigação de manterem ligados todos os equipamentos da aeronave, em especial o sistema anticolisão e de comunicar ao sistema de controle qualquer mau funcionamento durante o voo”, finaliza.

O processo será julgado pela 3ª turma do TRF1 no próximo dia 15.

Fonte: Portal Mídia News

Via: NOTIMP




_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] MPF quer pena maior para pilotos de jato que bateu em avião da Gol Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos