Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Ônibus espacial da Nasa faz últimos voos antes de se aposentar Gse_multipart13851

[Internacional] Ônibus espacial da Nasa faz últimos voos antes de se aposentar

Ir para baixo

[Internacional] Ônibus espacial da Nasa faz últimos voos antes de se aposentar Empty [Internacional] Ônibus espacial da Nasa faz últimos voos antes de se aposentar

Mensagem por João Pedro Sex 21 Set 2012, 19:26

O ônibus espacial Endeavour da Nasa, acoplado a um Boeing 747, decolou na manhã desta quarta-feira para uma de suas últimas viagens. Saindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, ele chegou a Houston em seu voo final com destino à Califórnia, onde foi fabricado. A jornada marcou o início do encerramento das atividades do programa de ônibus espacial da agência americana.

Depois de sobrevoar em baixa altura várias áreas do Centro Espacial, do aeroporto da Força Aérea em Cabo Canaveral e da Base Patrick também da Força Aérea, o 747 tomou rumo a oeste.

De acordo com a Nasa, na manhã de quinta, a Endeavour partirá rumo a Califórnia e, na sexta-feira, sobrevoará áreas de Los Angeles antes de pousar no aeroporto internacional da cidade, o LAX. Em outubro, o ônibus espacial será mantido no Centro Científico da Califórnia, onde encerrará as atividades e servirá de inspiração para futuros exploradores.
Após 30 anos de missão, a Nasa decidiu aposentar o Endeavour, último ônibus espacial. O programa, que começou com a nave Columbia e seguiu com a Challenger, a Discovery, a Atlantis e, por último, a Endeavour, permitiu o lançamento de pessoas ao espaço, recuperou e consertou satélites, conduziu pesquisas espaciais e construiu a maior estrutura espacial até hoje, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A missão final dos ônibus espaciais, chamada de STS-135, terminou em 21 de julho de 2011, quando a nave Atlantis se aposentou e foi transportada até sua "casa", o Centro Espacial Kennedy.

O Endeavour foi criado em 1987 e lançado pela primeira vez em 1992. Na primeira missão, ele interceptou e relançou um satélite que saiu da rota padrão. O ônibus espacial foi usado também para explorações e pesquisas. No total, o ônibus espacial da Nasa completou 25 missões, passou 299 dias no espaço e orbitou em torno da Terra 4.671 vezes, somando 197.761.261 quilômetros percorridos.

O mais jovem dos cinco ônibus espaciais construídos pelos Estados Unidos se acoplou uma vez à estação espacial russa Mir e 12 vezes à ISS. Em 11 de outubro de 2011, a Nasa transferiu o título e a propriedade da nave ao Centro de Ciência Espacial da Califórnia.

via

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos