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Boeing 737-800 Falha nos motores

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Mensagem por Bruno Rodrigues Sex 07 Set 2012, 09:49

Ola Pessoal Beleza então

Pelo visto não tenho Sorte com o 737NGX da PMDG primeiramente depois de muito estudar o Bicho e treinar nele coloquei ele na Minha Empresa Aérea no Fs Passengers,eu estava com o GTI nas cores da WebJet fiz um perna Congonhas Londrina e depois Londrina Porto Alegre para ver como o danado se comporta,depois decidi fazer Porto Alegre Curitiba,porem apos ums 20min em voo o AT desligou e não ligava e uma Luz do AT ficava piscando em Vermelho..investigando os paineis vi que tinha um Superaquecimento na Turbina Esquerda,o Oleo estava a mais de 300º então reduzi as manetes para Idle e não resolveu as Temp na abaixava ate que o Motor Apagou.... eu estava a 100mn de SBCT a FL250,então eu percebi que não tinha como eu planar ate la,então dei uma Olhada e achei um Aeroporto no meio de uma cidadezinha e pousei ali tinha muita neblina na hora da APP nunca pousei ali,sem ILS nem nada mas consegui salvar os 152Px embora tenha estourado os peneis afinal estava bem pesado ainda e a pista era curtissima e no medo vim a 143....

Então Pergunto aos Itendidos do assunto qual o procedimento correto em caso de falha de um dos motores em pleno voo e onde não se tem alternativas para pouso confused

Espero Obter ajuda dos Amigos o dano no motor foi causado por um "bird Strike" de acordo com o Log do Fs Passengers zangado

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Mensagem por João Pedro Sex 07 Set 2012, 13:07

Bem. Siga esses dois tutoriais.

O primeiro no caso de falha do motor logo após a decolagem: https://www.youtube.com/watch?v=CcuAWHwyid8&feature=fvwrel

O segundo, é com um 733, mas os procedimentos são praticamente idênticos: https://www.youtube.com/watch?v=gKbiPgsnmHg

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 07 Set 2012, 13:11

Vai seguir mono até uma alternativa viável.
Enquanto isso vai executando os procedimentos do QRH para tentar reacionamento.
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Mensagem por Denner Ter 09 Out 2012, 03:45

Ligue o APU, acione os botões de ligar os motores aperte F4 para que os motores desenvolvam mais rápido, depois desligue os motores e repita o processo.

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Mensagem por rhodesbauer Ter 09 Out 2012, 08:14

Nossa, Bird Strike em FL250 eu nunca vi...
rs...

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Mensagem por Paulo Stavis Ter 09 Out 2012, 08:52

Denner escreveu:Ligue o APU, acione os botões de ligar os motores aperte F4 para que os motores desenvolvam mais rápido, depois desligue os motores e repita o processo.

Amigo, que procedimento é esse??????????? confused
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Mensagem por Reinaldo Ter 09 Out 2012, 08:57

Pelo que eu sei esse pássaro foi feito pra voar mono tranquilamente sem Pânico , shocked se for religar o reator faça abaixo de 15000 pés ,pois acima de 20000 pés o ar é rarefeito ( sem oxigênio ) e temperatura baixa ,não vai ascender nunca. mad Caso não tenha sucesso no reacionamento continue voando monomotor até a aeroporto mais próximo que comporte esta aeronave. se tiver perto do destino continue. confused Se estiver voando online na rede informe o controlador da situação e quais são suas intenções sendo inviável mudança de nível mais alto , declare emergência conforme a gravidade: zangado
1- Alerta Branco-deixa equipe de resgate de sobre aviso no aeroporto
2- alerta amarelo- resgate ficam apostos
3-alerta vermelho - resgate já na pista esperando o pior acontecer ou já aconteceu.

Informe chefe da cabine de PAx da cituação e os passageiros Blah diga a eles que teve um probleminha e vai pra outro lugar.

OBS: Não esqueça que dependendo do nível de alerta que solicitou ,vai acionar também a equipe SAR-Busca e Salvamento

e se você for afobado e conseguir pousar vai terque pagar essa conta,imagine um C-130 hécules da FAB voando quanto não vai custa? lol
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Mensagem por Paulo Stavis Ter 09 Out 2012, 09:02

denis reinaldo grigonis escreveu:declare emergência conforme a gravidade: zangado
1- Alerta Branco-deixa equipe de resgate de sobre aviso no aeroporto
2- alerta amarelo- resgate ficam apostos
3-alerta vermelho - resgate já na pista esperando o pior acontecer ou já aconteceu.

Amigo nº 2, isso não existe ok?

Você declara pan-pan quando a emergência não é grave, por exemplo: Um trijato perdeu um dos motores. O sistema hidráulico A está em pane mas o B e o C estão ok.

Ou declara mayday, quando a emergência é grave, por exemplo: Deu mono, perdeu todos os sistemas hidráulicos e não está conseguindo manter altitude, etc.

Esses alertas devem ser internos, entre ATC e bombeiros do AD.
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Mensagem por Reinaldo Ter 09 Out 2012, 09:24

Paulo Stavis escreveu:
denis reinaldo grigonis escreveu:declare emergência conforme a gravidade: zangado
1- Alerta Branco-deixa equipe de resgate de sobre aviso no aeroporto
2- alerta amarelo- resgate ficam apostos
3-alerta vermelho - resgate já na pista esperando o pior acontecer ou já aconteceu.

Amigo nº 2, isso não existe ok?

Você declara pan-pan quando a emergência não é grave, por exemplo: Um trijato perdeu um dos motores. O sistema hidráulico A está em pane mas o B e o C estão ok.

Ou declara mayday, quando a emergência é grave, por exemplo: Deu mono, perdeu todos os sistemas hidráulicos e não está conseguindo manter altitude, etc.

Esses alertas devem ser internos, entre ATC e bombeiros do AD.

Ainda existem esses termos veja: thumbsup


Uma Discusão Sobre Situações de Emergência

I - O Problema :
Serviço de Alerta ou Serviço de Emergência

II - Dispositivos normativos da Legislação pertinente ao assunto.

(1) IMA 100-12 - Cap II - Definições e Abreviaturas

Pags. 2-5:
?FASE DE EMERGÊNCIA. Expressão genérica que significa, segundo o caso, fase de incerteza, fase de alerta ou fase de perigo.
FASE DE ALERTA. Situação na qual existe apreensão quanto à segurança de uma aeronave e à seus ocupantes
FASE DE INCERTEZA. Situação na qual existe dúvida quanto à segurança de uma aeronave ou à de seus ocupantes.
FASE DE PERIGO. Situação na qual existe razoável certeza de que uma aeronave e seus ocupantes estão ameaçados de grave e iminente perigo e necessitam de assistência.

Pags. 2-1 e 2-2:
ALERFA. Palavra código, utilizada para designar uma fase de alerta. (grifo nosso)
ALERTA BRANCO. Nível de alerta, para atendimento à aeronave em emergência, quando são remotas as possibilidades de se consumar o acidente aeronáutico, havendo, contudo, indícios de perigo latente que requerem atitudes de sobreaviso. (grifo nosso)
ALERTA AMARELO. Nível de alerta, para atendimento à aeronave em emergência, quando são iminentes as possibilidades de um acidente aeronáutico, requerendo o acionamento de meios de salvamento e de prestação de socorro. (grifo nosso)
ALERTA VERMELHO. Nível de alerta, para atendimento à aeronave em emergência, quando o acidente aeronáutico é inevitável ou já está consumado.? (grifos nossos)

(2) IMA 100-12 - Cap VI Serviço de Alerta.

Pags 61- e 6-2.
?tem 6.2 - Fases de Emergência.
a. Os órgãos ATS, sem prejuízo de quaisquer outras medidas, notificarão imediatamente ao ACC que uma aeronave se encontra em situação de emergência de conformidade com o seguinte: (grifos nosso)
Em seguida vem a descrição das Fases cujos títulos são:
(1). FASE DE INCERTEZA (INCERFA).
(2). FASE DE ALERTA (ALERFA).
(3). FASE DE PERIGO (DETRESFA).?

(3) IMA 100-12 - Cap VI item 6.2, letra b, sub item (1). consta;
?(1). INCERFA, ALERTA ou DETRESFA, conforme a fase de emergência;? (grifo nosso).

(4) IMA 100-12 - Cap. IV - Serviço de Controle de Aeródromo.
?item 4-13-1. Procedimentos de Emergência, pag. 4-6.
Em função de cada nível de alerta, solicitado pelo piloto em comando de uma aeronave em emergência, a TWR deverá adotar as providências que as circunstâncias requererem, de acordo com o plano de emergência previsto para o aeródromo. Adicionalmente deverá:
a. Para os casos de ALERTA BRANCO
Obter e informar ao Centro de Operações de Emergência (COE) ou, na inexistência deste, ao Órgão de Salvamento e Contra Incêndio, o tipo da ocorrência, o tipo da aeronave, o número de pessoas a bordo, a autonomia remanescente e o tipo de carga transportada.
b. Para os casos de ALERTA AMARELO
Obter e informar ao Centro de Operações de Emergência (COE) ou, na inexistência deste, ao Órgão de Salvamento e Contra Incêndio, o tipo da ocorrência, o tipo da aeronave, o número de pessoas a bordo, a autonomia remanescente e o tipo de carga transportada e demais informações complementares.
c. Para os casos de ALERTA VERMELHO
Obter e informar ao Centro de Operações de Emergência (COE) ou, na inexistência deste, ao Órgão de Salvamento e Contra Incêndio, as características e o local do acidente, o tipo da aeronave, o tipo de carga transportada e demais informações complementares.?....

O assunto é grande parei por aqui Blah
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Mensagem por Paulo Stavis Ter 09 Out 2012, 09:26

denis reinaldo grigonis escreveu:Ainda existem esses termos veja: thumbsup

Existir, existe. Mas como falei no final do post esses alertas são internos, entre ATC e bombeiros.
O piloto não declara nenhum tipo de alerta de qualquer cor ou os "alerfa, incerfa". É pan-pan ou mayday.
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Mensagem por gooddark Ter 09 Out 2012, 10:43

Pessoal já mudou totalmente o foco da resposta, o cara quer saber apenas qual procedimento para pane no motor , mas dai ja vem os procedimentos de acionar a equipe de solo e talz... rsrsrs


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Mensagem por Claudio94 Ter 09 Out 2012, 12:05

Paulo Stavis escreveu:

Amigo nº 2, isso não existe ok?

Paulo Stavis escreveu:
Existir, existe.
Então decide? existe ou não lol lol lol assobiar
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Mensagem por Paulo Stavis Ter 09 Out 2012, 12:10

Claudio94 escreveu:Então decide? existe ou não lol lol lol assobiar

Não existe a história de o piloto falar que é um alerta branco, amarelo ou vermelho. Isso existe para o pessoal do ATC quando em contato com os bombeiros o ACC e o RCC, conforme os trechos do IMA 100-12 postados pelo Denis.
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Mensagem por Claudio94 Ter 09 Out 2012, 14:46

Paulo Stavis escreveu:
Claudio94 escreveu:Então decide? existe ou não lol lol lol assobiar

Não existe a história de o piloto falar que é um alerta branco, amarelo ou vermelho. Isso existe para o pessoal do ATC quando em contato com os bombeiros o ACC e o RCC, conforme os trechos do IMA 100-12 postados pelo Denis.
Ah!!! Entendi! thanks
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