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Mensagem por andre1232 Qua 11 Jul 2012, 15:13

Galera, eu andei percebendo que no NGX a frenagem é muito irrealista, eu pousei em CGH com autobrake em off e spoilers armados e ainda fiz o milagre de conseguir parar a tempo de pegar a primeira taxiway... detalhe: pouso suave e ainda comi bastante pista.
pra falar a verdade o pouso do NGX com autobrake em max e com spoiler e reversor, mais pareçe um avião de caça pousando em um porta-aviões...
Se alguém souber mexer nas linhas para modificar isso, não só eu mas a galera que gosta de realismo ficaria bastante agradecida. já que nos PMDG do fs2004 tinham muitas dessas configurações para deixar essa performance de frenagem e aceleração mais realista...
Eu tentei modificar algumas coisas mas não consegui mexer no aircraft da aeronave, então só deixo meu pedido aqui para se alguém souber mexer nessas linhas ,verificar isso. abraço
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Mensagem por cwbspotter Qua 11 Jul 2012, 15:19

Pô, eu nunca consegui livrar na primeira em CGO(a não ser vindo baixo na rampa), sempre simulo carga, passageiro e combustível tentando chegar o mais próximo do real. Só livro nela se eu liberar o autobrake e freiar manualmente dai sim, mais tem que freiar bruscamente. Nunca tentei pousar la vazio. Uma outra coisa se você freiar manual, pode estar freiando mais do que o autobrake faz. Bom dei meu pitaco, e essa é a primeira vez que vi, pelo menos aqui de alguém questionando o NGx nesse ponto.

Abraços
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Mensagem por Augusto Sposito Qua 11 Jul 2012, 15:24

Normal pegar a primeira saída, ainda mais se estiver leve e for o 700. yes

Com o 800 nunca peguei a primeira. thinking

Está chegando com a velocidade correta, e pousando na marca?? confused

Abraços!! thumbsup

Edit: Vir abaixo da rampa em CGO é suicídio!! lol

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Mensagem por andre1232 Qua 11 Jul 2012, 15:33

eu sou do tipo que gosto de voos realistas também, então calculo o peso e combustivel, quando em pouso em congonhas normalmente eu venho na rampa do glide e pouso normalmente , só que mesmo pesado eu consigo parar a aeronave numa rapidez impressionante.. eu nunca uso freio manual porque acho ainda mais irrealista... eu pelo menos percebi esse ponto no NGX, outra coisa que percebi também nele é em rota, onde qualquer vento a mais de 50kt faz com que ele simplesmente saia da rota e começe a fazer curvas em S ao invés de pequenos ajustes na proa...
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Mensagem por Paulo Stavis Qua 11 Jul 2012, 15:35

andre1232 escreveu:eu sou do tipo que gosto de voos realistas também, então calculo o peso e combustivel, quando em pouso em congonhas normalmente eu venho na rampa do glide e pouso normalmente , só que mesmo pesado eu consigo parar a aeronave numa rapidez impressionante, eu pelo menos percebi esse ponto no NGX, outra coisa que percebi também nele é em rota, onde qualquer vento a mais de 50kt faz com que ele simplesmente saia da rota e começe a fazer curvas em S ao invés de pequenos ajustes na proa...

Isso está relacionado à logica de programação x limitação do FSX.
Na verdade ocorre por causa da turbulência, tanto que a PMDG recomenda deixar desligada a turbulência. Agora só o vento causar isso, nunca vi.


Última edição por pjspiloto em Qua 11 Jul 2012, 15:41, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Augusto Sposito Qua 11 Jul 2012, 15:39

Quanto a ele ficar balançando durante o voo, você usa o Active Sky? scratch

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Mensagem por cwbspotter Qua 11 Jul 2012, 15:41

Esse problema do vento que falam, nunca tive, a não ser com engine REX..

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Mensagem por andre1232 Qua 11 Jul 2012, 15:41

pjspiloto escreveu:
andre1232 escreveu:eu sou do tipo que gosto de voos realistas também, então calculo o peso e combustivel, quando em pouso em congonhas normalmente eu venho na rampa do glide e pouso normalmente , só que mesmo pesado eu consigo parar a aeronave numa rapidez impressionante, eu pelo menos percebi esse ponto no NGX, outra coisa que percebi também nele é em rota, onde qualquer vento a mais de 50kt faz com que ele simplesmente saia da rota e começe a fazer curvas em S ao invés de pequenos ajustes na proa...

Isso está relacionado à logica de programação x limitação do FSX.
Na verdade ocorre por causa da turbulência, tanto que a PMDG recomenda deixar desligada a turbulência. Agora só com vento, nunca vi.

eu vou testa-lo sem as turbulencias, e também uso o REX com engine mas nunca cheguei a testa-lo sem isso... mas sobre a frenagem um ponto que esqueci de citar foi que na minha opnião os spoilers desaceleram muito mais rapidamente e eficiente do que reversores e autobrake... tanto que quando eu coloco o spoiler para a posição normal a aeronave até da uma arrancada...
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Mensagem por Paulo Stavis Qua 11 Jul 2012, 15:44

andre1232 escreveu:um ponto que esqueci de citar foi que na minha opnião os spoilers desaceleram muito mais rapidamente e eficiente do que reversores e autobrake... tanto que quando eu coloco o spoiler para a posição normal a aeronave até da uma arrancada...

Você deve estar se confundindo quanto ao que está ativado ou não.
O que faz isso é o reverso.

O speedbrake faz a aeronave colar no chão, aumentando a eficiência do freio.
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Mensagem por cwbspotter Qua 11 Jul 2012, 15:45

Isso do spoiler vou ver se testo mais a frente, se for realmente igual o que você está falando temos que tentar arrumar hehehe, pois essa nem é a função principal do ground spoiler...como pjs falou sua função é diminuir ao máximo a sustentação gerada pela asa.


Última edição por cwbspotter em Qua 11 Jul 2012, 15:46, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Augusto Sposito Qua 11 Jul 2012, 15:45

cwbspotter escreveu:Esse problema do vento que falam, nunca tive, a não ser com engine REX..

Esse problema eu tinha quando eu usava o Active Sky antigo. yes

Com o REX nunca tive esse problema, inclusive estou com a turbulência ativada... e no voo que estou fazendo agora, estou com ventos de 63, e muita turbulência, tudo normal, aeronave em rota. thumbsup

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Mensagem por andre1232 Qua 11 Jul 2012, 15:48

pjspiloto escreveu:
andre1232 escreveu:um ponto que esqueci de citar foi que na minha opnião os spoilers desaceleram muito mais rapidamente e eficiente do que reversores e autobrake... tanto que quando eu coloco o spoiler para a posição normal a aeronave até da uma arrancada...

Você deve estar se confundindo quanto ao que está ativado ou não.
O que faz isso é o reverso.

O speedbrake faz a aeronave colar no chão, aumentando a eficiência do freio.


antes eu achava isso também, eu nem tinha comentado antes por causa disso... eu fiz alguns pousos e prestei bem atenção.. logo depois que eu tirava o reverso com 60 kt a aeronave da sim um pequeno tranco por causa da desaceleração brusca.. porém se eu não desarmar o speed brake mesmo com potencia em 30% do N1 a aeronave continua freando como se eu tivesse puchando o freio manual...

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Mensagem por cwbspotter Qua 11 Jul 2012, 15:49

Augusto Sposito escreveu:
cwbspotter escreveu:Esse problema do vento que falam, nunca tive, a não ser com engine REX..

Esse problema eu tinha quando eu usava o Active Sky antigo. yes

Com o REX nunca tive esse problema, inclusive estou com a turbulência ativada... e no voo que estou fazendo agora, estou com ventos de 63, e muita turbulência, tudo normal, aeronave em rota. thumbsup
É por issoque falo hehehe, FS é que nem gosto cada um tem o seu hehehe. Tudo pode acontecer! lol
Eu ja uso o ASE para engine e sem problemas mais hehehe. E ja peguei ventos em rota muito superiores a 50..

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Mensagem por Paulo Stavis Qua 11 Jul 2012, 15:51

andre1232 escreveu:
antes eu achava isso também, eu nem tinha comentado antes por causa disso... eu fiz alguns pousos e prestei bem atenção.. logo depois que eu tirava o reverso com 60 kt a aeronave da sim um pequeno tranco por causa da desaceleração brusca.. porém se eu não desarmar o speed brake mesmo com potencia em 30% do N1 a aeronave continua freando como se eu tivesse puchando o freio manual...

Mas aí você deve estar confundindo speed brake com auto brake.
Auto brake: Knob branco que tem 4 posições + RTO
Speed brake/spoiler: Alavanca branca ao lado esquerdo das manetes que é de comando variável. No solo vai até Up.
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Mensagem por andre1232 Qua 11 Jul 2012, 15:52

cwbspotter escreveu:
Augusto Sposito escreveu:

Esse problema eu tinha quando eu usava o Active Sky antigo. yes

Com o REX nunca tive esse problema, inclusive estou com a turbulência ativada... e no voo que estou fazendo agora, estou com ventos de 63, e muita turbulência, tudo normal, aeronave em rota. thumbsup
É por issoque falo hehehe, FS é que nem gosto cada um tem o seu hehehe. Tudo pode acontecer! lol
Eu ja uso o ASE para engine e sem problemas mais hehehe. E ja peguei ventos em rota muito superiores a 50..

hehehe, pois é eu já falo desde sempre o FSX é muito imprevisivel com relação a bugs... sempre tem vezes que em uma reinstalação ou desinstalação acontece um que vc nunca viu na vida hahah lol

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Mensagem por andre1232 Qua 11 Jul 2012, 15:55

pjspiloto escreveu:
andre1232 escreveu:
antes eu achava isso também, eu nem tinha comentado antes por causa disso... eu fiz alguns pousos e prestei bem atenção.. logo depois que eu tirava o reverso com 60 kt a aeronave da sim um pequeno tranco por causa da desaceleração brusca.. porém se eu não desarmar o speed brake mesmo com potencia em 30% do N1 a aeronave continua freando como se eu tivesse puchando o freio manual...

Mas aí você deve estar confundindo speed brake com auto brake.
Auto brake: Knob branco que tem 4 posições + RTO
Speed brake/spoiler: Alavanca branca ao lado esquerdo das manetes que é de comando variável. No solo vai até Up.

Então cara, o Auto brake eu deixo para pouso no 3 , 2 ou MAX e o problema não está nele, tanto que quando eu desarmo o Speed brake.. Spoilers, eu coloco potencia e mesmo com o autobrake no 3 ou max a aeronave anda como na vida real...
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Mensagem por Paulo Stavis Qua 11 Jul 2012, 15:59

andre1232 escreveu:Então cara, o Auto brake eu deixo para pouso no 3 , 2 ou MAX e o problema não está nele, tanto que quando eu desarmo o Speed brake.. Spoilers, eu coloco potencia e mesmo com o autobrake no 3 ou max a aeronave anda como na vida real...

Peraí que embaralhou tudo, deixa eu desembaralhar:

Quando você vem para o pouso, o Auto Brake está numa posição diferente de OFF e RTO. O Speed Brake está armado.

Quando a ANV toca na pista, o Speed Brake ergue ("colando" a ANV no chão) e o Auto Brake começa atuar, freando automaticamente a aeronave. Você então coloca o reverso no máximo.

Chegando próximo a 60kt (ou a vel. que você usa), você tira o reverso, deixando o Speed e o Auto Brake ligados.
Daqui pra frente, se você não frear manualmente para o Auto Brake desengajar (o que é feito próximo aos 20kt normalmente), a aeronave vai frear até parar, esteja o Speed Brake levantado ou abaixado.

É isso?
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Mensagem por andre1232 Qua 11 Jul 2012, 16:10

pjspiloto escreveu:
andre1232 escreveu:Então cara, o Auto brake eu deixo para pouso no 3 , 2 ou MAX e o problema não está nele, tanto que quando eu desarmo o Speed brake.. Spoilers, eu coloco potencia e mesmo com o autobrake no 3 ou max a aeronave anda como na vida real...

Peraí que embaralhou tudo, deixa eu desembaralhar:

Quando você vem para o pouso, o Auto Brake está numa posição diferente de OFF e RTO. O Speed Brake está armado.

Quando a ANV toca na pista, o Speed Brake ergue ("colando" a ANV no chão) e o Auto Brake começa atuar, freando automaticamente a aeronave. Você então coloca o reverso no máximo.

Chegando próximo a 60kt (ou a vel. que você usa), você tira o reverso, deixando o Speed e o Auto Brake ligados.
Daqui pra frente, se você não frear manualmente para o Auto Brake desengajar (o que é feito próximo aos 20kt normalmente), a aeronave vai frear até parar, esteja o Speed Brake levantado ou abaixado.

É isso?


hehehehe meio confuso mesmo.. mas vamos lá

Supondo um pouso que fiz em JNV... autobrake em MAX , Spoilers armados e V-Ref de 133...

Aeronave toca na pista e já começa a desacelerar com o autobrake, spoilers e eu já aciono os reversores, quando chega a 70 ou 50 kt eu tiro apenas o reversor e ao mesmo tempo já coloco potencia de mais ou menos 30% para que a aeronave não pare totalmente... só que o spoiler age no NGX como um brake manual, então quando eu desarmo o speed brake a aeronave da uma arrancada brusca como se eu tivesse tirado o "pé do freio" hehe.. resumindo: quando tem potencia na turbina a aeronave continua andando mesmo com autobrake ligado..
outro detalhe é que quando eu coloco autobrake em off a aeronave não desacelera tão bruscamente, caso fosse esse o problema.

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Mensagem por Augusto Sposito Qua 11 Jul 2012, 16:14

No Brasil o único aeroporto em que uso o Autobrake no máximo, é no Santos Dumont. Tongue

Joinville e Congonhas, é no máximo 3, com 2 já é o suficiente. thumbsup

Lembre-se que a GOL está cortando custos, isso está ligado diretamente ao uso de reversos e autobrake. thumbsup

Obs.: Nunca aplique potência com os freios no automático, isso irá superaquece-los!! thumbsup

Pode fechar os reversos à 80 knots e desarmar o autobrake à 60 knots, feche os spoilers somente quando ingressar na taxiway. thumbsup


Última edição por Augusto Sposito em Qua 11 Jul 2012, 16:17, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Dani.Santoro Qua 11 Jul 2012, 16:16

andre1232 escreveu:
cwbspotter escreveu:
É por issoque falo hehehe, FS é que nem gosto cada um tem o seu hehehe. Tudo pode acontecer! lol
Eu ja uso o ASE para engine e sem problemas mais hehehe. E ja peguei ventos em rota muito superiores a 50..

hehehe, pois é eu já falo desde sempre o FSX é muito imprevisivel com relação a bugs... sempre tem vezes que em uma reinstalação ou desinstalação acontece um que vc nunca viu na vida hahah lol

andre1232 escreveu:
pjspiloto escreveu:

Mas aí você deve estar confundindo speed brake com auto brake.
Auto brake: Knob branco que tem 4 posições + RTO
Speed brake/spoiler: Alavanca branca ao lado esquerdo das manetes que é de comando variável. No solo vai até Up.

Então cara, o Auto brake eu deixo para pouso no 3 , 2 ou MAX e o problema não está nele, tanto que quando eu desarmo o Speed brake.. Spoilers, eu coloco potencia e mesmo com o autobrake no 3 ou max a aeronave anda como na vida real...

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Mensagem por Paulo Stavis Qua 11 Jul 2012, 16:18

andre1232 escreveu:
hehehehe meio confuso mesmo.. mas vamos lá

Supondo um pouso que fiz em JNV... autobrake em MAX , Spoilers armados e V-Ref de 133...

Aeronave toca na pista e já começa a desacelerar com o autobrake, spoilers e eu já aciono os reversores, quando chega a 70 ou 50 kt eu tiro apenas o reversor e ao mesmo tempo já coloco potencia de mais ou menos 30% para que a aeronave não pare totalmente... só que o spoiler age no NGX como um brake manual, então quando eu desarmo o speed brake a aeronave da uma arrancada brusca como se eu tivesse tirado o "pé do freio" hehe.. resumindo: quando tem potencia na turbina a aeronave continua andando mesmo com autobrake ligado..
outro detalhe é que quando eu coloco autobrake em off a aeronave não desacelera tão bruscamente, caso fosse esse o problema.

O problema é o seu procedimento, que está extremamente errado.
Você deve fazer conforme eu falei acima, veja porque:

Acabei de testar o seu procedimento. O que acontece é que quando você tira o reverso e logo coloca potência, a ANV entende como uma arremetida no solo. Porisso, recolhe o Speed Brake.
Porém o autobrake continua ligado e ativado. Como nesse momento você já está perto dos 40kt, ele consegue frear bastante, dando a impressão que é o speed brake que faz tudo isso.

Esse max, meu amigo, é o famoso "cola testa"... cola a testa do pax no assento da frente... lol

Entendeu o procedimento correto? Qualquer dúvida é só perguntar.
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Mensagem por andre1232 Qua 11 Jul 2012, 16:19

Augusto Sposito escreveu:No Brasil o único aeroporto em que uso o Autobrake no máximo, é no Santos Dumont. Tongue

Joinville e Congonhas, é no máximo 3, com 2 já é o suficiente. thumbsup

Lembre-se que a GOL está cortando custos, isso está ligado diretamente ao uso de reversos e autobrake. thumbsup

mas mesmo assim, com o autobrake em 2 , a parada da aeronave não deveria ser tão rapida... já que com 100 passageiros a bordo e 2000 Kg de carga em cada parte do avião o 737-800 não ficaria tão levinho heheheheheh, mas o problema é como eu disse é o spoiler, que trabalha como um freio realmente, e não como desacelerador aerodinamico, já que quando a aeronave está a menos de 60 kt o efeito de desaceleração do spoiler para de fazer efeito...

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Mensagem por duduopereira Qua 11 Jul 2012, 16:20

Gente, tenho o iFly 737NG para FS2004, e é a mesma coisa, pode pousar tudo certinho bonitinho mas ele livra na primeira taxiway de Congonhas ou qualquer outro aeroporto. Para ficar um pouco melhor nesse aspecto, eu configuro todo o peso e combustível pelo Manager dele, ele fica mais realista, toco, espero uns 2 segundos, aciono reversos, e o AutoBrake está 3, a 60 nós tiro reversores, a 30 tira freios e spoilers, quando chegar a 25 nós coloco um pouco de potência para prosseguir normalmente para o taxi... Mas eu acho, que para simular tudo mais realmente o possível, tendo pedais, que você aplica corretamente o freio, porque em botões de Joysticks ou do teclado, é 8 ou 80, ou freia pra valer ou não freia...

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Mensagem por Augusto Sposito Qua 11 Jul 2012, 16:21

Bom, eu nunca reparei em nenhum problema. Ao menos aqui, tudo conforme os padrões. thumbsup

Abraços! thumbsup

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Mensagem por andre1232 Qua 11 Jul 2012, 16:51

pjspiloto escreveu:
andre1232 escreveu:
hehehehe meio confuso mesmo.. mas vamos lá

Supondo um pouso que fiz em JNV... autobrake em MAX , Spoilers armados e V-Ref de 133...

Aeronave toca na pista e já começa a desacelerar com o autobrake, spoilers e eu já aciono os reversores, quando chega a 70 ou 50 kt eu tiro apenas o reversor e ao mesmo tempo já coloco potencia de mais ou menos 30% para que a aeronave não pare totalmente... só que o spoiler age no NGX como um brake manual, então quando eu desarmo o speed brake a aeronave da uma arrancada brusca como se eu tivesse tirado o "pé do freio" hehe.. resumindo: quando tem potencia na turbina a aeronave continua andando mesmo com autobrake ligado..
outro detalhe é que quando eu coloco autobrake em off a aeronave não desacelera tão bruscamente, caso fosse esse o problema.

O problema é o seu procedimento, que está extremamente errado.
Você deve fazer conforme eu falei acima, veja porque:

Acabei de testar o seu procedimento. O que acontece é que quando você tira o reverso e logo coloca potência, a ANV entende como uma arremetida no solo. Porisso, recolhe o Speed Brake.
Porém o autobrake continua ligado e ativado. Como nesse momento você já está perto dos 40kt, ele consegue frear bastante, dando a impressão que é o speed brake que faz tudo isso.

Esse max, meu amigo, é o famoso "cola testa"... cola a testa do pax no assento da frente... lol

Entendeu o procedimento correto? Qualquer dúvida é só perguntar.


fiz varios pousos e realmente o problema era o autobrake, o cola testa hahahaha, no MAX a pancada é grande, mas obrigado pela ajuda cara...
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