Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Voando por instrumento Gse_multipart13851

Voando por instrumento

4 participantes

Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Voando por instrumento

Mensagem por brunobudag Seg 09 Jul 2012, 23:34

Pessoal estou com uma dúvida sobre voo com instrumento, por eu vir da aviação pequena sempre voei visual ou por gps para saber onde estava a pista e logo após todo o procedimento visual e no braço.

Pois bem agora no FSX estou me arriscando a voar por instrumento, peguei um tutorial muito bom no youtube, só que me surgiram algumas e la vão elas.

estou decolando de viracopos com destino a congonhas. Boeing 737-800

NAV1 109.30 (até agora não sei porque este 109.30 pois em lugar nenhum achei essa frequencia)

NAV2 116.90 (perfeito é a frequencia de congonhas, achei até no mapa a frequencia)

NDB 290 pois é na cabeceira que quero pousar, fazendo todo este procedimento tudo funciona e chegando proximo a congonhas me aparece aquela pista no painel configuro o HDG aciono o VOR lock e "tchanam" tudo perfeito e alinhado.

Mas eu não me dando por contente imaginei que não posso pousar nessa cabeceira e tenho que ir para a outra, olhando o mapa o NDB da outra cabeceira é 200.0, muito bem fiz todo procedimento porém não acionei o VOR1 e configurei o NDB para 200.

Resultado fiz a perna do vento longe pra caramba, não apareceu aquela pista no painel e o VOR lock não funcionou.

Eu já comecei a desanimar porque quero fazer viagens longas e com tempo real, então não sei como vai estar o aeroporto de destino, e em são paulo quando voei com tempo real e era chuva congonhas estava bem fechado.

brunobudag
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/07/2012
Mensagens : 54
Reputação : -1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Re: Voando por instrumento

Mensagem por Braconi Ter 10 Jul 2012, 09:31

Amigo,

Eu li aqui a sua experiência, mas não entendi bem o que deseja em específico.

Se você der uma frisada nos pontos que você dúvida com mais detalhes, ficará mais fácil para podermos ajudar com maior precisão.

thumbsup

A principio posso apenas dar uma dica: Enquanto você estiver em fase inicial de instrução, é melhor setar o clima o mais amigável possível, o ajuste Fair Weather do FSX é um bom aliado estas horas...
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Re: Voando por instrumento

Mensagem por Paulo Stavis Ter 10 Jul 2012, 10:34

Bruno, começar direto em um 737 na rota Campinas-SP é pedir demais pra alguem que está aprendendo IFR.

Faça assim:
1) Pegue o C-172 do próprio FSX
2) Escolha um aeroporto mais simples (como sou do Sul, sugiro o Bacacheri, Afonso Pena, Navegantes ou Joinville).
3) Treine as saídas por instrumento (SID) destes aeroportos. Comece inicialmente com as saídas NDB (nesta etapa, sugiro Navegantes).
4) Passe para os procedimentos de aproximação NDB. Você pode decolar de Navegantes, afastar umas 15nm e depois retornar na proa do NDB e executar o NDB da 25.
5) Agora saia de Joinville para treinar saídas VOR. Você pode agora misturar as duas, saindo do Bacacheri (saida Nuca, onde você sai sobre balizamento NDB mas cruza sua posição com VOR).
6) Por fim, decole de JV, afaste umas 15nm e retorne fazendo o VOR/DME Z da 33.

Assim que você se sentir seguro com isso, pode passar para o arco DME e ILS.
No momento fico devendo um bom material IFR, mas não fique só nesses vídeos do youtube do tais "profissionais" em IFR que só sabem decolar com VOR e pousar no ILS automaticamente.
Deixo esse tutorial de interpretação de cartas da IVAO, já ajuda bastante.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Re: Voando por instrumento

Mensagem por brunobudag Ter 10 Jul 2012, 10:44

Vamos la então, me desculpem em não conseguir ser tão claro.

Pelo tutorial o NAV1 é o ILS, porém eu não localizei essa frequencia e não sei onde localizamos o ILS no mapa.

O NAV é o VOR, muito bem este é colocado a frequencia da pista de destino.

o NDB é a frequencia que mostra no inicio da rampa de descida pelo mapa.

Mas o que eu fiz é que não acionei o NAV1 porque não entendi ele, e o NDB acionei o da rampa da outra cabeceira que informa o de número 200.

Fazendo este procedimento o avião efetuou a perna do vento acionei o VOR lock porém a aeronave não fez a curva para alinhar com a pista e não apareceu aquela pista no painel que se alinha com os ponteiros.

Então mnha dúvida é, como que vou saber as frequencias das cabeceiras e fazer com que tudo funcione, porque se eu fizer uma rota para SBRJ e seguindo o GPS vou estar de través com a pista, e me aproximando do Rio de Janeiro terei que chamar a torre para saber em qual cabeceira irei pousar.

brunobudag
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/07/2012
Mensagens : 54
Reputação : -1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Re: Voando por instrumento

Mensagem por brunobudag Ter 10 Jul 2012, 10:58

pjspiloto escreveu:Bruno, começar direto em um 737 na rota Campinas-SP é pedir demais pra alguem que está aprendendo IFR.

Faça assim:
1) Pegue o C-172 do próprio FSX
2) Escolha um aeroporto mais simples (como sou do Sul, sugiro o Bacacheri, Afonso Pena, Navegantes ou Joinville).
3) Treine as saídas por instrumento (SID) destes aeroportos. Comece inicialmente com as saídas NDB (nesta etapa, sugiro Navegantes).
4) Passe para os procedimentos de aproximação NDB. Você pode decolar de Navegantes, afastar umas 15nm e depois retornar na proa do NDB e executar o NDB da 25.
5) Agora saia de Joinville para treinar saídas VOR. Você pode agora misturar as duas, saindo do Bacacheri (saida Nuca, onde você sai sobre balizamento NDB mas cruza sua posição com VOR).
6) Por fim, decole de JV, afaste umas 15nm e retorne fazendo o VOR/DME Z da 33.

Assim que você se sentir seguro com isso, pode passar para o arco DME e ILS.
No momento fico devendo um bom material IFR, mas não fique só nesses vídeos do youtube do tais "profissionais" em IFR que só sabem decolar com VOR e pousar no ILS automaticamente.
Deixo esse tutorial de interpretação de cartas da IVAO, já ajuda bastante.

Muito bem eu entendi, porém para eu efetuar estes procedimentos preciso entender as frequencias NAV1 e NAV2, ou apenas definindo o NDB o avião ja consegue automaticamente alinhar na cabeceira definida?

brunobudag
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/07/2012
Mensagens : 54
Reputação : -1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Re: Voando por instrumento

Mensagem por Paulo Stavis Ter 10 Jul 2012, 11:40

brunobudag escreveu:...apenas definindo o NDB o avião ja consegue automaticamente alinhar na cabeceira definida?

Bruno, a maioria do pessoal que começa no IFR tem exatamente esse conceito: "Vou colocar uma frequência e meu avião vai alinhar sozinho com a cabeceira e vai pousar, só vou ficar olhando". Isso é só no mundo de alguns simuleiros poraí...

Mas muito pelo contrário. O voo IFR é para você se orientar sem referências externas e se aproximar da cabeceira. Um procedimento NDB não é automatico, por mais que você coloque uma proa no seu piloto automatico, você tem que efetuar correções. No VOR a coisa já melhora um pouco: Usando o modo VOR, do PA, ele mantém uma determinada radial, mas a descida é feita manualmente.
Somente no ILS é que o avião mantém alinhamento e rampa automaticamente, através do modo APP.

Portanto o que eu sugiro é que dê uma olhada no material que lhe deixei, largue esses vídeos sem noção do youtube (onde a galera só sabe colocar ILS). Dê uma pesquisada aqui no fórum também, existem vários tópicos sobre aprendizado IFR.
Qualquer dúvida, é só postar.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Re: Voando por instrumento

Mensagem por brunobudag Ter 10 Jul 2012, 13:18

Obrigado pessoal e vou dar uma boa analisada no material

brunobudag
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/07/2012
Mensagens : 54
Reputação : -1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Re: Voando por instrumento

Mensagem por Duley Ter 10 Jul 2012, 14:09

Bruno, só pra você ter noção, existem classificação de VOR: VOR terminal, VOR low altitude e VOR high altitude.
No VOR high altitude, você consegue captar o sinal dele somente a partir de 140 milhas náuticas.
Então, pra derrubar seu conceito de que deve-se colocar no NAV a frequencia do aeroporto de pouso, imagine um voo com 500 milhas náuticas. Ou seja, você vai voar 360 milhas náuticas sem receber nenhum sinal. Claro que isto não está correto. Em algum momento você deve sim inserir o VOR do destino (caso houver), mas isto deve acontecer na fase final do voo.

Enfim, realmente você está pulando alguns passos importante pra compreender bem o voo por instrumentos.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Re: Voando por instrumento

Mensagem por brunobudag Ter 10 Jul 2012, 16:09

Acho que é mais fácil navegar com avião de porte menor por gps e aproximar no braço rsrsrsr

Mas tenho que aprender a fazer tudo por instrumento

brunobudag
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 09/07/2012
Mensagens : 54
Reputação : -1
Idade : 36
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Voando por instrumento Empty Re: Voando por instrumento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos