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Mensagem por el_lopes Sex 06 Jul 2012, 12:55


Caros Cmtes

Ao preparar um voo de LPPT pra LPPR, recebi o seguinte metar:LPPT 061330Z 32012KT 280V020 9999 FEW035 23/13 Q1016

As pistas em LPPT são a 03, 21 17 e 35.Não tenho a certeza mas creio que só se utilizam a 03 e 21, ambas com ILS.
A direção do vento é de 320 graus logo a pista mais indicada para a decolagem seria a 21 certo?
Mas ao consultar o ATIS do aeroporto recebo a informação de que a pista 03 é a usada para aterragens e decolagens.Estará certo,ou estou a fazer mal os cálculos?

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 06 Jul 2012, 13:54

Lopes, segundo o METAR, o vento verdadeiro é 320º. Aplicando a declinação magnética de LPTT (3ºW), temos como vento magnético 323º.
Verificando as pistas, a 03 tem rumo 027º e a 21 é 207º.

Para ver qual a pista em uso, podemos ver qual a diferença entre cada cabeceira e o vento. Da pista 03, pelo lado menor, teremos 67º de diferença. Já pela 21, teremos 113º.
Pela cabeceira 03, o vento estará 67º a esquerda. Pela 21 estará 113º a direita, ou seja, estará de cauda.

Portanto, cabeceira 03 porém com um certo componente de través.

PS: No caso de Lisboa, a declinação magnética não é tão significativa. Mas tem aeroportos onde é 15-20º, dando uma boa diferença entre o vento verdadeiro do METAR e o vento magnético, fornecido pela torre para fins de pouso e decolagem.


Última edição por pjspiloto em Sex 06 Jul 2012, 14:41, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir a matemática)
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Mensagem por el_lopes Sex 06 Jul 2012, 14:20


Pjspiloto

Boa explicação!!

Para a diferença da 21 (323 - 207 = 113º)...agora não percebi como deu esse resultado para a 03 de 67º confused

Como fez o cálculo?

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 06 Jul 2012, 14:24

el_lopes escreveu:Para a diferença da 21 (323 - 207 = 113º)...agora não percebi como deu esse resultado para a 03 de 67º confused
Como fez o cálculo?

Fazendo então pelo método que eu lhe passei:
323-30º = 293º. O vento estaria a 293º da pista 03, ficando difícil identificar o correto.
Façamos então "pelo outro lado". Diminuímos esse 293º de 360º, ficando com 67º.

Até tentei fazer alguma coisa no paint para que você tivesse uma ajuda visual mas eu não consegui mad
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Mensagem por el_lopes Sex 06 Jul 2012, 14:54


Obrigado pelo seu esforço em tentar explicar... thumbsup

Vou beber três red-bulll para ver se consigo perceber esta "matemàtica" mad

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Mensagem por Braconi Sex 06 Jul 2012, 15:03

el_lopes escreveu:
Estará certo,ou estou a fazer mal os cálculos?

thumbsup

Eu não diria mal, porém esta técnica de ver qual o valor que mais se aproxima não funciona em todos os casos, principalmente em casos onde o metar apresenta uma informação importante e que não foi considerada.

A componente de través é certa em ambas as pistas, mas na 21 você vai ter uma componente de cauda, embora seja pequena não é aconselhado, e na 03 esta componente mudará para proa e ai o que é mais conveniente e seria a melhor pista para o uso.

Na vida real o vento nunca virá de um valor exatamente fixo, ou seja ele sofre pequenas e constantes variações em sua direção, mas quando o vento passar a demonstrar uma variação de 60º ou mais desde que menor que 180º com intesidade igual ou maior que 3KT o metar vai codificar isto assim como foi feito neste metar que você usou 32012KT 280V020.

O vento esta variando entre 280º a 020º e as chances de se se extrair o máximo da componente incidindo de proa se demonstra ainda mais claro se operando na 03.


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Mensagem por datero Sex 06 Jul 2012, 15:17

Caro el_lopes.
tem um site que eu uso pra descobrir qual pista em uso:

http://www.webmario.com.br/vatsim/pista_em_uso/

espero que ajude.
abraços.

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Mensagem por el_lopes Sex 06 Jul 2012, 16:52



É , vou ter que ver mais exemplos e praticar.Uma coisa que até parece ser fácil mas na hora de calcular parece complicar Tongue

Datero, esse link é de boa ajuda thumbsup

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 06 Jul 2012, 17:57

Vou presentear a galera do VV com uma obra de arte minha ( lol lol ):

Pista em uso Semttulo

Fiz um esquema (ângulos aproximados, fora de escala para facilitar a visualização).
A linha preta representa o Norte Magnético.
A linha azul clara representa a pista sendo que a cabeceira 03 estaria embaixo. Representei os 030º aproximados da cabeceira em cima para facilitar a visualização.
A linha vermelha representa o vento. Lembrando que no METAR, a direção do vento indica de onde ele vem. Esqueci de escrever o vento como sendo 323º (ao invés dos 320º que coloquei). Faça de conta que no desenho está 323º.

Usando como base os cálculos ali de cima, tentarei lhe explicar o que é esse "outro lado" que falei:
Fazendo da forma que parece a correta (na verdade é, mas não é só diminuir um do outro), encontrariamos que 323º do vento - 030 da pista = 293º. A linha amarela representa esse cálculo. Partindo do vento, voltamos 293º para chegar a pista.
Isso dificulta o pronto entendimento do vento, porisso fazemos pelo "outro lado".

A linha roxa representa o outro lado. Para sair do vento e ir até a pista, andariamos 37º para chegar ao Norte Magnético (360 - 323 = 37) e andaríamos mais 30º pra chegar até a pista (0º até 030º), resultando nos 67º que lhe passei.

Já dizia um professor meu: Quando for trabalhar com proas e rumos, é melhor esquematizar. Eu, por experiência, consigo ver o tal lado certo direto, mas até chegar a esse ponto desenhei muito.

Se precisar de outro exemplo, é só passar os dados que monto o esquema e explico. thumbsup
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Mensagem por Braconi Sex 06 Jul 2012, 18:02

Lopes,

Se quiser tem algumas informações úteis aqui também, inclusive com um gráfico que ajuda bastante no meu último post.

https://www.voovirtual.com/t19195-pista-em-uso



pjspiloto escreveu:Vou presentear a galera do VV com uma obra de arte minha ( lol lol ):


Belo gráfico, vai levar um ponto pela obra! lol

Ele convida as pessoas a pensar como funciona a coisa, diferente de outros métodos automáticos thumbsdown
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Mensagem por el_lopes Sex 06 Jul 2012, 18:31



Muito bom!! Parece difícil mas assim deu para compreender!!

Quem sabe ,sabe!! thumbsup


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Mensagem por Edilson Sex 06 Jul 2012, 21:03

el_lopes escreveu:

Muito bom!! Parece difícil mas assim deu para compreender!!

Quem sabe ,sabe!! thumbsup


Estou com 27 quilos de nós cabeça..
mad Mas tudo bem! Já me convenci de que sou "sujeitinho burro"....
Bom... se tem metar para informar, tem torre para dizer qual a ativa..
Tem a biruta no visual.. Vou nela..
Como diz o Nando, meu filho, nada como o jeito mais fácil...
E olha que eu adoro voar em pirambeiras.

Lopes, quando souber direitinho, faz um simplificado e distribua, please..
Aos demais que apresentaram os métodos, congratulações..

Abraços

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Mensagem por Paulo Stavis Sex 06 Jul 2012, 21:21

Edilson escreveu:
el_lopes escreveu:

Muito bom!! Parece difícil mas assim deu para compreender!!

Quem sabe ,sabe!! thumbsup


Estou com 27 quilos de nós cabeça..
mad Mas tudo bem! Já me convenci de que sou "sujeitinho burro"....
Bom... se tem metar para informar, tem torre para dizer qual a ativa..
Tem a biruta no visual.. Vou nela..
Como diz o Nando, meu filho, nada como o jeito mais fácil...
E olha que eu adoro voar em pirambeiras.

Lopes, quando souber direitinho, faz um simplificado e distribua, please..
Aos demais que apresentaram os métodos, congratulações..

Abraços

OBS... Sugiro aos moderadores que coloquem isso na simulação geral e nos preferidos

Que parte você não entendeu? Não vejo como simplificar mais do que o desenho...
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Mensagem por Jacsantana Sáb 07 Jul 2012, 05:39

Edilson escreveu:
...

OBS... Sugiro aos moderadores que coloquem isso na simulação geral e nos preferidos

Considero que a proposta do Edilson, está correta. yes
Vou mudar este tópico para "Simulação-Geral".

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Mensagem por Reinaldo Sáb 07 Jul 2012, 12:14

el Lopes espero que ajude: Não precisa fazer muitas contas,Lembre-se que na meteorologia o vento SEMPRE VÊM da direção indicada no METAR (ou seja na contra-mão ) , aplique a declinação magnética para transformar o vento em magnético , como foi dito anteriormente.
ou seja: 320 +3W = 323 muito bem
as pistas:
03----21 (030----210 )
17-----35 ( 170----350 )
Agora olhe para seu giro direcional,ou VOR, (ADF de limbo móvel ),que tenha rosa dos ventos no seu avião , visualize mentalmente de onde VÊM o Vento (323)com declinação já incluida.

agora visualize as pistas onde estão no giro , á que estiver mais perto do vento é a que está em uso, veja modelo abaixo:


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Mensagem por Julio Giunti Sáb 07 Jul 2012, 12:56

O metar ou ATIS são os valores retirados de hora cheia em hora cheia ou em algum momento entre as horas cheias, caso haja alguma mudança significativa nas condições.

Segundo o metar o vento é predominante 320 graus, podendo variar de 280 até o 020. Pelas configurações das pistas que foram passadas a em uso, sem sombra de dúvidas é a 35, pois além de ficar bem próximo da marcação do vento predominante, fica praticamente no meio de toda variação.

Para a TWR, não existe essa história de componente de vento, cálculos nem nada. Se o vento for calmo ou de través, será utilizada a pista que oferecer maiores vantagens para a operação (taxi mais rápido, procedimentos de pouso mais precisos e etc). O piloto tem a prerrogativa de solicitar uma pista diferente para pousos e decolagens, porém só será autorizado se não trouxer riscos a segurança das operações e prejuizos para o planejamento do tráfego em aproximação. Excetuando isto, com vento próximo a cabeceira e acima de seis nós sempre se usa a cabeceira a qual o vento seja favorável para evitar arremetidas por vento de cauda ou aproximações desestabilizadas.

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Mensagem por Paulo Stavis Sáb 07 Jul 2012, 13:51

Somente um adendo ao que já foi explanado:
Em Lisboa, a pista predominante é a 03/21, acredito que a outra seja muito pouco utilizada.
Porisso de a 03 ser a em uso para o caso, mas se ambas pudessem ser utilizadas, com certeza seria a 35.
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Mensagem por lgmello Sáb 07 Jul 2012, 14:47

pjspiloto escreveu:Somente um adendo ao que já foi explanado:
Em Lisboa, a pista predominante é a 03/21, acredito que a outra seja muito pouco utilizada.
Porisso de a 03 ser a em uso para o caso, mas se ambas pudessem ser utilizadas, com certeza seria a 35.

Pelo que andei lendo, a pista 17/35 é menos utilizada por se menor (cerca de 2,5 km e a 03/21 tem 4 km), o que acaba gerando menos economia e um possível risco em aterragens e decolagens thumbsup

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Mensagem por Alvega Sáb 07 Jul 2012, 18:29

Tópico movido para o fórum "Aprendendo a voar", que considero mais adequado do que o "Simulação Geral".

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Mensagem por Sr. Wonka Sáb 07 Jul 2012, 19:16

Julio Giunti escreveu:

Segundo o metar o vento é predominante 320 graus, podendo variar de 280 até o 020. Pelas configurações das pistas que foram passadas a em uso, sem sombra de dúvidas é a 35, pois além de ficar bem próximo da marcação do vento predominante, fica praticamente no meio de toda variação.



Só corrigindo um detalhe...

320° não é o vento dominante, e sim o "a direção média do médio", podendo o vento soprar sem predominância nenhuma de qualquer rumo dentro do que foi observado, dai vem a cautela quando ele vem de través pois deverá ser observado a cabeceira que terá menor chance de variações de cauda. O controladores tiram isto de letra com o pé nas costas.
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Mensagem por Julio Giunti Dom 08 Jul 2012, 14:17

Sim eu me fiz entender errado...

É da onde o vento vem a maior parte do tempo, podendo variar dentro de toda angulação de graus que foi observada na estação meteorológica. Por isso em pousos e decolagens é obrigatório pagar vento e intensidade, pois o que se observa naquele momento nem sempre é o que está sendo veiculado no ATIS e provemos uma informação segura e precisa para o piloto. Ressalvando que a medição é de superfície, e na aproximação, esse vento pode variar bastante!

Mas o que acontece na real é que cada localidade tem suas particularidades em relação ao vento e isso realmente só quem é o controlador da localidade sabe como a coisa acontece e quais os procedimentos e medidas tomadas para operação segura de pousos e decolagens...

Para efeito de exemplo, aqui em SBTE temos durante o dia a predominância de ventos para a cabeceira 20 e a noite\madrugada para a 02 mas sempre com menos de dois nós, as vezes zero. Mesmo com vento calmo a noite aqui, trocamos a pista para a 02, pois se o cara aproximar para a 20 (aonde temos procedimento rnav), em altitudes próximas a mil pés o vento está forte de cauda, chegando as vezes próximos a 20 nós causando arremetidas das companhias aéreas.

Espero ter esclarecido o que eu quis falar no outro tópico....
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