Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo" Gse_multipart13851

[Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo"

3 participantes

Ir para baixo

[Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo" Empty [Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo"

Mensagem por Levi Nicacio Sáb 30 Jun 2012, 21:45

No dia 25/06 estava em Lisboa encontrei esta noticia no jornal. resolvi partilha com os amigos.

O milionário dono da Avianca, uma das maiores companhias da América Latina, diz que o interesse na transportadora nacional depende das contas e da regulação no sector.

A colombiana Avianca, detida maioritariamente pelo empresário Germán Efromovich, é uma das interessadas na privatização da TAP, calendarizada para este ano. Na primeira entrevista à imprensa portuguesa, o milionário colombo-brasileiro assume estar atento à definição do modelo de privatização, que, tal como o PÚBLICO noticiou hoje, já está a ser definido pelos quatro assessores financeiros contratados pelo Governo, em encontros que já decorreram com uma comissão de administradores da companhia de aviação nacional.

A Avianca Taca vai concorrer à privatização da TAP?
Não sabemos as condições em que ela vai sair. Não tenho uma única pessoa na minha organização a trabalhar nesse projecto. Ninguém.

Excepto você...
Eu também não.

E sobre as conversações com Tomás Metello (presidente da companhia portuguesa Euroatlantic), pode falar?
Não estamos a discutir nenhum negócio específico. E se isso estivesse a acontecer eu iria abster-me de falar. Vocês querem que as pessoas digam o que querem ouvir e não querem aceitar a realidade como ela é.

E qual é essa realidade?

É uma só. Um empresário, um homem de negócios, está sempre a olhar o que está à sua volta. Agora, para analisar com seriedade, tem de se conhecer as regras do jogo. Nós estamos em vários negócios e estamos sempre analisando.

E quando conhecerem as regras do jogo em relação à TAP?
Vamos analisar e aí vamos ver se estamos interessados. Vamos decidir se há interesse e pomos uma equipa a analisar o plano de negócios. Se as regras do jogo não satisfizerem, seja economicamente, seja ao nível da regulação, aí não vamos nem mexer no dossier. É tão simples quanto isto. Não há ciência, nem mistério. Vou dizer uma coisa e podem registar: 99% do que a imprensa escreveu é invenção e mentira.

Mas não é verdade que já contrataram uma empresa de consultoria para avaliar o mercado português?
Eu não preciso de contratar ninguém para avaliar o mercado da aviação. Ninguém tem profissionais mais bem qualificados do que a Avianca Taca para analisar o mercado. Um consultor para quê? Para dizer como vou fazer o meu negócio? Se ele fosse bom era meu concorrente.

Então desmente que falou com a consultora financeira 3anglecapital sobre a TAP?
O Vasco [Duarte Silva, presidente da 3anglecapital] é meu amigo há 50 anos. Vêem o passarinho voar e depois inventam histórias. Se fosse verdade, não teria problemas em dizê-lo. Não devo nada a ninguém.

Mas a TAP é um bom partido?
Não conheço a noiva. Ainda não a mostraram. No dia em que me mostrarem logo vejo se é feia ou bonitinha.

Pode perguntar ao seu amigo Tomás Metello.
Eu não sei se ele conhece a noiva. Aliás, não vou perguntar a um potencial concorrente se ele quer casar com a mesma mulher que eu.

Mas ele é concorrente?
Pode ser concorrente, pode ser aliado, pode não ser nada. Agora são vocês e o Governo que estão esquentando a história. Há dois anos que se fala da privatização da TAP e não se deve perder tempo com isso enquanto não se vir um negócio real, palpável.

A Avianca Brasil tem, ou não, necessidade de ganhar dimensão rapidamente?
A Avianca, como um todo, não está para conquistar mercado. Está para prestar um bom serviço e ter rentabilidade. A Avianca Brasil voa com quase 80% de ocupação e está a crescer no ritmo dela, sem entrar numa carnificina.

A aposta do grupo é crescer organicamente ou através de aquisições?
As aquisições são uma questão de oportunidade. Se surge uma oportunidade analisa-se. Às vezes é mais barato investir na própria empresa e ganhar mercado do que comprar mercado com pepino. Este negócio da aviação comercial é tão dinâmico que é preciso personalizá-lo como uma sanfona. Há que saber crescer, encolher, acomodar-se e reagir rapidamente.

Faz falta à Avianca Brasil ter negócio internacional?
Não faz falta, porque hoje fazemos tudo através dos hubs de El Salvador e Bogotá. Enquanto não tiver uma infra-estrutura melhor e slots bons isso não funciona. A aviação comercial hoje é uma parte importante do PIB e é vital para a sobrevivência de todos nós. E têm de ser criadas infra-estruturas. Acho que, neste momento, no Brasil não há mais espaço para viajar no longo curso.

Uma vantagem competitiva da TAP...
A vantagem vem de lá, Portugal, para cá. A TAP tem um negócio importante no Brasil e isso foi feito de uma forma muito inteligente pelo Fernando Pinto. A companhia não estaria nas condições que está se não fosse essa "movida", só que isso não faz dela uma companhia mais ou menos atractiva.

Fonte:
http://economia.publico.pt/Noticia/tap-para-analisar-com-seriedade-tem-de-se-conhecer-as-regras-do-jogo-1551875

Levi Nicacio
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 05/10/2011
Mensagens : 16
Reputação : 0
Idade : 54
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo" Empty Re: [Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo"

Mensagem por Ricardo Felix Sáb 30 Jun 2012, 22:33

Levi, acredito que vc deveria ter postado este topico no forum de noticias .. aqui é Simulação Geral
Ricardo Felix
Ricardo Felix
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 4468
Reputação : 221
Idade : 48
Emprego/lazer : Corretor de Seguros
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo" Empty Re: [Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo"

Mensagem por Jacsantana Dom 01 Jul 2012, 06:18

Levi,
Conforme o Ricardo Felix comentou, este tópico deve ser considerado como "Notícias de Aviação" e como tal movi para o local correto.
Editei o título de acordo com as Regras do Forum.
https://www.voovirtual.com/t2008-colocacao-de-noticias-de-aviacao-real


_________________
[Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo" MMercante03
João Sant'Ana
Jacsantana
Jacsantana
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 82
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

[Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo" Empty Re: [Portugal]TAP: "Para analisar com seriedade tem de se conhecer as regras do jogo"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos