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[Brasil] "Radar" antineblina de R$ 9 mi está inoperante em Cumbica Gse_multipart13851

[Brasil] "Radar" antineblina de R$ 9 mi está inoperante em Cumbica

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Mensagem por cwbspotter Sex 29 Jun 2012, 13:06

Folha de São Paulo
São Paulo, sexta-feira, 29 de junho de 2012
Radar antineblina de R$ 9 mi está inoperante em Cumbica
Instalado em janeiro, novo sistema ainda depende de autorização da Anac
Hoje, com neblina, piloto tem de ver pista a no mínimo 350 m para pousar; equipamento reduz limite para 175 m
DIMMI AMORA DE BRASÍLIA
RICARDO GALLO DE SÃO PAULO

Um sistema de sinalização que poderia evitar fechamentos constantes do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Garulhos (Grande São Paulo), no inverno por causa das más condições do tempo está instalado desde janeiro, mas ainda não funciona na prática.

A previsão inicial era que estivesse em operação em maio. Mas falta ainda autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS, na sigla em inglês) categoria III-A permite pousos e decolagens seguros, auxiliados por instrumentos em caso de visibilidade mais próxima a zero, aos pilotos e aeronaves certificados para usar esses equipamentos.

Segundo a Infraero (estatal que gerencia os aeroportos brasileiros), a implantação custou R$ 8,9 milhões.

A maior parte do dinheiro, R$ 8 milhões, foi gasta para a compra de um novo radar de superfície.

O radar é capaz de, mesmo sob forte nevoeiro, captar veículos e outros objetos na pista -requisito essencial para a liberação do ILS nesta categoria.

POUSO SEGURO

Com o novo sistema, os pilotos podem ter um pouso considerado seguro quando há contato visual com a iluminação da pista a uma distância de 175 m. No sistema atual, o pouso só pode acontecer quando o piloto conseguir ver a iluminação de uma distância de no mínimo 350 m.

Além do novo equipamento, foram feitas atualizações nos sistemas de sinalização e radiotelecomunicação do ILS categoria II, que já funcionava em Guarulhos.

Mas a Anac não homologou o sistema na categoria III-A, o que impede que ele seja usado. A agência informou que ele ainda não está completo, sem revelar quais são os problemas.

A Folha apurou que a Anac não considerou a nova iluminação feita pela Infraero adequada para essa categoria de pouso por instrumentos.

PRIMEIRO

Cumbica seria o primeiro aeroporto do país com esse sistema de sinalização. A compra do mesmo sistema para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio, está em licitação pela Infraero.

No ano passado, Cumbica ficou 40 horas fechado, sendo 26 horas em junho e julho, por causa do mau tempo.

Foi um número mais de 30% superior ao de 2010, quando Cumbica ficou fechado por 29 horas e 30 minutos. Nos meses críticos, foram 18 horas inoperante. Os números de junho de 2012 ainda não estão finalizados pela estatal.
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Mensagem por Duley Sex 29 Jun 2012, 13:59

Que ótimo! Gastam uma nota e não está operando porque existem impasses.

Outro problema é saber se GOL, TAM, Webjet, TRIP, Avianca e outras vão homologar os aviões e seus tripulantes pra voar CAT3.

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Mensagem por G.Friedrich Sex 29 Jun 2012, 15:55

Duley escreveu:Que ótimo! Gastam uma nota e não está operando porque existem impasses.

Outro problema é saber se GOL, TAM, Webjet, TRIP, Avianca e outras vão homologar os aviões e seus tripulantes pra voar CAT3.

Pensei na mesma coisa.
Senão me engano algumas tripulações e aeronaves de longo curso da TAM são homologadas para operação nessa categoria de ILS.

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