Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] GOL - em novas mãos Gse_multipart13851

[Brasil] GOL - em novas mãos

3 participantes

Ir para baixo

[Brasil] GOL - em novas mãos Empty [Brasil] GOL - em novas mãos

Mensagem por andre_sp Qua 20 Jun 2012, 11:59

A chegada de um executivo do mercado de luxo ao comando da Gol não mudará o modelo de negócios, garante o controlador da companhia.

"Seguiremos como uma empresa de baixo custo", disse à Folha Constantino de Oliveira Júnior, 43.

Controlador e presidente desde 2001, Constantino Júnior passará o comando para Paulo Sérgio Kakinoff, atual presidente da Audi, a partir de 2 de julho.

Ele diz que sua saída é parte de um processo de profissionalização da gestão, sem relação com eventual pressão de acionistas devido ao fraco desempenho da aérea em 2011, com prejuízo de R$ 710 milhões.

"Ninguém me pressiona mais do que eu mesmo. Sou o mais interessado para que a companhia dê certo."

O empresário conta que conheceu "Kaki" pouco antes deste assumir uma vaga no Conselho de Administração da Gol, em 2010. "Houve uma química muito boa. Ele tem uma habilidade pessoal muito grande, que será boa para o dia a dia da empresa."

O empresário, que chegou a figurar na lista dos bilionários da Forbes, diz que assumirá um papel institucional, de relacionamento com governo. "Não espere me ver cochilando em reunião. Vou trabalhar na mesma intensidade, pensando em questões estratégicas."

Fonte: UOL

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] GOL - em novas mãos Empty Re: [Brasil] GOL - em novas mãos

Mensagem por cwbspotter Qua 20 Jun 2012, 12:21

Se me permite um complemento que li agora:


De acordo com Constantino, com a chegada de Kakinoff à presidência da Gol, a reestruturação que está em curso deve ganhar mais "agilidade". A seguir, a entrevista do empresário:

Quando o sr. começou a discutir sua saída da presidência executiva da Gol?
Como presidente executivo, eu acumulava também a função de um dos principais controladores da empresa. De um tempo para cá, o lado controlador percebeu uma oportunidade, através de conversas com o próprio Kakinoff, de encontrar um substituto para o presidente executivo. Eu estou aqui quase como o Edson do Nascimento falando do Pelé... (risos) Percebi a oportunidade de trazer um executivo da envergadura do Kakinoff para a companhia. Isso vai me permitir atingir o objetivo, que, como controlador, é o que a gente sempre busca, de ter uma gestão profissional alinhada e que entende quais são as virtudes da companhia. Após algumas conversas com o Kakinoff, essa possibilidade se tornou real. Não era um plano de anos nem estávamos esperando o momento certo.

Mas pode-se então dizer que isso passou a ser discutido nos últimos dois meses?
Sim, foi mais ou menos nos últimos dois meses.

Com as mudanças anunciadas na segunda-feira, como fica o conselho de administração?
O conselho continuará com as mesmas pessoas. Haverá apenas mudanças nas posições. Elas se restringem à saída do Kakinoff do conselho, que assumirá o cargo de presidente da companhia. Eu sigo agora como presidente do conselho, cumprindo uma função mais próxima da gestão da empresa, um pouco mais executiva do que a exercida pelo presidente atual, Álvaro de Souza, que permanece como conselheiro. Continuaremos tendo no mínimo 30% dos conselheiros independentes.

Quais as principais características do novo presidente que fizeram com que ele fosse escolhido para o cargo?
Primeiro, ele faz parte do conselho de administração da empresa há quase três anos. Ele conhece os desafios da indústria, nos conhece pessoalmente, a gente tem uma química boa, se dá muito bem. Como executivo, ele tem uma carreira brilhante, é um excelente gestor. Eu acredito que essa característica, a possibilidade de manter o foco na gestão do dia a dia da empresa, no aprimoramento dos processos, vai nos trazer agilidade para fazer frente à volatilidade que o mercado enfrenta, que é uma característica do setor de aviação. Adiciona-se a isso o fato de que eu não estou me desligando da empresa e, sim, acompanhando de outro plano. Continuo contribuindo, colocando à disposição do Kakinoff e da gestão da empresa a experiência que eu acumulei nesses 12 anos, trazendo a companhia do marco zero até os dias de hoje.

Como o sr. vê a questão de a Gol se definir como de baixa tarifa e baixo custo e o novo presidente vir da Audi, uma marca de automóveis de luxo? Não é contraditório?
O Kakinoff acredita nas forças da Gol e compreende bem o modelo de negócio. Acho que uma gestão eficiente faz a diferença tanto numa empresa com modelo de baixo custo quanto em uma que comercializa automóveis de luxo. Com relação ao posicionamento de marca, que pode ser uma das preocupações, o Kakinoff tem conhecimento e experiência suficientes para entender a diferença de uma coisa e outra. A experiência dele como diretor do grupo Volkswagen inclui também o segmento de carros populares. Ele exerceu influência em outras marcas até chegar à presidência da Audi. Assim como eu, ele acredita que a melhor forma de manter uma marca conceituada e saudável na indústria de aviação é prestando bom serviço: buscando a pontualidade dos voos, rapidez na entrega da bagagem, cada vez mais conveniência para acumular e resgatar milhas no programa de relacionamento. Ele compartilha comigo a opinião de que o modelo da Gol é o de baixo custo e baixa tarifa e assim deve continuar sendo.

Como está o mercado neste segundo trimestre? Continua o processo de recuperação dos yields (índice que mede os preços no setor aéreo)?
Tradicionalmente, o segundo trimestre é o mais fraco do ano e é justamente onde estamos realizando todo o processo de racionalização, de ajuste da oferta e de redução na força de trabalho e das despesas fixas. Considerando a Gol e a Webjet, esperamos enxergar durante o segundo trimestre um aumento de demanda significativamente maior do que o aumento da oferta em relação ao ano passado. Quando isso vai trazer o resultado da empresa para o nível que nós gostaríamos é difícil prever. Mas o fato é que esse movimento começa a mostrar resultado e reverter a situação a partir do terceiro trimestre. O segundo trimestre ainda é de ajustes. Vamos perseguir um aumento da receita através de uma taxa de ocupação maior e, dentro do que o mercado permitir, também através do aumento do yield, mas sem perder de vista o modelo de baixo custo e baixa tarifa, até porque a baixa tarifa é que tem permitido o crescimento do mercado.

A Gol estuda a implantação de outros ajustes ou o objetivo agora é focar nos já anunciados?
O objetivo é concluir o que já foi anunciado. Não pretendemos promover outras modificações. A vinda do Kakinoff não altera o nosso planejamento estratégico. Ela pretende trazer mais agilidade à gestão da empresa. De novo: eu não estou deixando a Gol. Estarei na posição de presidente do conselho e vou compartilhar com ele a minha experiência. Eu sou o maior interessado para que tudo continue dando certo e a gente continue atingindo os objetivos da empresa. A mudança visa isso: agilidade sem perder de vista a experiência que acumulamos nesses 12 anos.

A diretoria da Gol deve sofrer ajustes com a chegada do Kakinoff?
Não pretendemos ter ajustes. Naturalmente, ele vai introduzir o estilo dele, vai gerir da forma dele, mas, nas nossas conversas, não está prevista nenhuma alteração. Ele não deve trazer equipe própria, por exemplo. Não é uma intervenção na gestão da empresa. É uma mudança no posto de presidente executivo.

_________________
Rafael
[Brasil] GOL - em novas mãos 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] GOL - em novas mãos Empty Re: [Brasil] GOL - em novas mãos

Mensagem por jailton Qua 20 Jun 2012, 15:10

Só posso dizer uma coisa, em time que ganha não se mexe, agora em time que está perdendo.... assobiar

_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton
jailton
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] GOL - em novas mãos Empty Re: [Brasil] GOL - em novas mãos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos