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[Brasil] Azul faz voo experimental usando combustível à base de cana.

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Mensagem por cwbspotter Ter 19 Jun 2012, 16:42

Azul faz voo experimental usando combustível à base de cana
Aeronave partiu do Aeroporto de Viracopos com destino ao Rio nesta terça.
Biocombustível substitui querosene de aviação derivado do petróleo.

A companhia Azul Linhas Aéreas fez nesta terça-feira (19) um voo experimental usando bioquerosene produzido à base de cana-de-açúcar. Este é o primeiro voo da empresa com este tipo de combustível. O jato Embraer E195 com convidados partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no começo da tarde com destino ao Rio de Janeiro, cidade que abriga a Rio +20, conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável.
O projeto Azul+Verde foi realizado em parceria com a empresa de produtos renováveis Amyris, a Embraer e a General Electric Company. O combustível renovável usado pela companhia foi desenvolvido para atender à necessidade de desempenho equivalente aos combustíveis convencionais derivados do petróleo, como o querosene de aviação. 
O voo experimental foi feito com 4,5 mil litros bioquerosene, misturado com querosene de aviação comum, e partiu do aeroporto de Campinas com destino ao Rio de Janeiro às 12h40. A proporção usada foi de 50% de bioquerosene e de 50% do combustível convencional. A Gol Linhas Aéreas também usa pela primeira vez o biocombustível nesta terça-feira, partindo do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), com destino ao Rio.

Uso comercial
O bioquerosene usado no voo experimental da Azul não tem data para ser usado nas operações regulares da companhia aérea. Segundo o diretor de relações institucionais da empresa, Adalberto Febeliano, o valor do novo combustível é compatível ao do querosene derivado do petróleo. "Nós não estamos olhando o custo do produto. Estamos buscando a tecnologia", diz o presidente da Amyris, Paulo Diniz.


Já o diretor de desenvolvimento tecnológico da Embraer, Jorge Ramos, explica que a ideia foi elaborar um combustível que não obrigaria as empresas a mudarem a frota de aeronaves. "Assim o impacto seria maior. Este biocombustível não implica em nenhuma mudança na rotina das companhias aéreas", defende Ramos.
Ele aponta que a produção em larga escala será a barreira para o uso de 100% do bioquerosene no uso comercial. Questionado sobre as oscilações no cultivo de cana-de-açúcar, o diretor de relações institucionais da Azul alega que o fornecimento de petróleo também é incerto. "Nós não vemos risco maior em relação à safra da cana. Os riscos no Oriente Médio são muito maiores. E ainda temos cartas na maga. A conversão da celulose é uma opção como matéria-prima para a produção do biocombustível", afirma.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/06/azul-faz-voo-experimental-usando-combustivel-base-de-cana-de-acucar.html

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Mensagem por BeriloJr Qua 20 Jun 2012, 11:16

Ainda não há consenso mundial sobre qual matéria prima utilizar para produção do BioQAV, pesquisas e estudos mostram claramente a inviabilidade da utilização de matérias prima concorrente da industria alimentícia, a cana, produz o açúcar e outros derivados o que pode impactar diretamente no seu preço... este mercado é muito novo, e ainda deverá encontrar seu equilíbrio....

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