Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG Gse_multipart13851

Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG

3 participantes

Ir para baixo

Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG Empty Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG

Mensagem por Capt Jose Seg 11 Jun 2012, 22:02

Boa noite. Este é o meu primeiro post como participante deste forum, muito embora eu acompanhe o mesmo há muito tempo.
Há uma semana atras, comprei o Boeing 747-400 da PMDG. Quanto a qualidade do avião, em comparação com os modelos da Posky ou da SMS, está muitas milhas náuticas à frente, pude comprovar isso na prática.
No entanto, tenho o seguinte problema. Em aeroportos como o Galeão, quando vou programar a aproximação pelo FMC, aparecem duas pistas (ex.: 28X e 28Z, ou 10X e 10Y). Na primeira vez que tentei pousar, ativei os fixos e o FMC acusou uma descontinuidade que não consegui apagar. Então, ajustei o heading e interceptei a cabeceira utilizando o botão LOC. O avião desceu na taxiway.
Como posso resolver esse problema da duplicidade de pistas que aparece em alguns aeroportos, não somente no Galeão? O AIRAC que uso atualmente é o 1206. Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

Um abraço e bons vôos.

Capt Jose
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 11/06/2012
Mensagens : 392
Reputação : 15
Idade : 50
Simulador preferido : P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG Empty Re: Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG

Mensagem por Paulo Stavis Seg 11 Jun 2012, 22:31

Essa "duplicidade" se refere aos procedimentos para a cabeceira.
28X seria o procedimento X para a pista 28. Verificando o AIS WEB pode-se notar que é o ILS X da pista 28 com transição ERNA ou PCX.
O mesmo se aplica às outras letras do lado das pistas.
Ou seja, para programar corretamente o FMC, verifique qual STAR você utilizará e verifique onde ela termina. Usando como exemplo a chegada AKNUB 1B p/ a pista 28, ela termina em ERNA. Após ERNA, você pode completar com o procedimento X.

Quando aparece a descontinuidade, verifique a coerência do seu plano no FMC. Digamos que você esteja executando a STAR AKNUB 1B com final ILS X da 28 e você inseriu essa IAC no FMC mas ela não possui a transição ERNA, só tem PCX.
Pra corrigir isso, clique no botão correspondente ao PCX e coloque-o no espaço em branco. Com isso, após ERNA o avião irá direto para PCX.

A regra geral é verificar a coerência. As vezes acontece de você colocar a STAR e quando colocar a IAC, ela acaba sendo um pedaço da STAR. Como exemplo, veja a chegada KUBTU 1 de SBSP. Se você colocar a IAC ILS Z da 17R como final, você ficará com 2 trechos iguais (final da STAR, trecho que começa em ZEKA e o começo da IAC, que também começa em ZEKA). Nesse caso, você clica no botão referente ao último ZEKA e coloca após ARFA.
Não sei se ficou muito claro, mas é mais fácil do que parece.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG Empty Re: Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG

Mensagem por Capt Jose Ter 12 Jun 2012, 00:22

Obrigado, sua resposta foi bastante útil. Como é a primeira vez que estou usando uma aeronave com FMC, ainda não me familiarizei com alguns procedimentos. Num primeiro momento, parece complicado mas não é. Da minha parte, é tão somente falta de prática, mesmo.

Acabei de tentar outro vôo entre CYVR e PANC, aconteceu a mesma coisa. Fiz tudo certinho (ou pelo menos achei que estava certo) mas na hora do final approach, o 747 apontou para um pátio cheio de galpões:mad: . Onde eu consigo essas informações adicionais (além do AIS WEB) para pousar nos mais diferentes aeroportos? O único no qual eu não tive problemas foi EDDF.

Capt Jose
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 11/06/2012
Mensagens : 392
Reputação : 15
Idade : 50
Simulador preferido : P3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG Empty Re: Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG

Mensagem por Leber Ter 12 Jun 2012, 07:57

Welcome Capt Jose !

No link que está abaixo, o pessoal do VV disponibilizou várias opções de sites com cartas aéreas (de aeródromos e de rota) de várias localidades do mundo, e o melhor, a grande maioria de graça !

https://www.voovirtual.com/t12459-cartas-aereas?highlight=cartas

Abraço !

_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG Empty Re: Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG

Mensagem por Paulo Stavis Ter 12 Jun 2012, 10:28

Capt Jose escreveu:Acabei de tentar outro vôo entre CYVR e PANC, aconteceu a mesma coisa. Fiz tudo certinho (ou pelo menos achei que estava certo) mas na hora do final approach, o 747 apontou para um pátio cheio de galpões mad .

Na final, você selecionou o modo APP? Você precisa checar se o ILS está setado na página NAV/RAD (se você selecionou um procedimento com ILS, é para a aeronave setar automaticamente o ILS).
Caso esteja ok, ILS setado e modo APP ligado, é para a aeronave entrar no modo de pouso automático (autoland) perto dos 1000', se não me engano, pousando automaticamente e no eixo da pista.

Verifique também quais os modos aparecem no PFD quando ocorreu esse "apontamento" para o pátio. Esses "modos" ficam acima do horizonte (LOC/LNAV/VNAV/GS). Quando no ILS, inicialmente deve estar LOC e GS e quando em autoland deve passar para ROLLOUT e FLARE.

PS: Estou bem enferrujado no 747, mas deve ser isso ai.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG Empty Re: Duplicidade de pistas no 747-400 PMDG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos