Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Rio-SP: preço até 5 vezes maior. Gse_multipart13851

[Brasil] Rio-SP: preço até 5 vezes maior.

Ir para baixo

[Brasil] Rio-SP: preço até 5 vezes maior. Empty [Brasil] Rio-SP: preço até 5 vezes maior.

Mensagem por cwbspotter Seg 14 maio 2012, 08:13

O Globo
Domingo, 13 de maio de 2012
Rio-SP: preço até 5 vezes maior
Baixa concorrência faz passageiro pagar muito mais aqui do que lá fora
Bruno Rosa
bruno.rosa@oglobo.com.br

Além dos problemas enfrentados pelos passageiros nos aeroportos devido a falhas da Anac, os preços altos dos voos no país são um reflexo, segundo especialistas, da falta de política da agência de estimular a concorrência entre as companhias aéreas. Com a falta de competição, aliada à elevada carga tributária e às altas taxas aeroportuárias, os preços das passagens pagas pelos brasileiros estão no topo. Levantamento do GLOBO em dez das principais rotas comerciais do mundo revela que o trecho Rio-São Paulo pode sair por até US$ 1.165 — o maior valor pesquisado. O mais barato é o voo Mumbai- Nova Délhi, na Índia, de US$ 249,9, cuja distância é quase três vezes maior do que a ponte aérea entre as duas cidades do Brasil. Ou seja, aqui custa quase cinco vezes mais.

José Carlos de Oliveira, especialista em direito administrativo da Unesp, de Franca, diz que há falta de concorrência em diferentes trechos no país:

— Em muitas rotas, existe só uma empresa. Com isso, nunca haverá queda no preço. E a Anac não interfere nisso, já que o mercado é livre. Deveria haver estímulo às companhias regionais, para aumentar as opções de voo dentro do Brasil.

Não à toa, no ano passado, segundo o IBGE, o brasileiro viu o preço das passagens aéreas disparar. A alta chegou a 52,91%. E este ano, acumula 4,29% até abril, contra uma inflação de1,87%. Valmir Oliveira, gerente da consultoria BDO, diz que outra falha no setor são os impostos. Segundo ele, todos os tributos que incidem sobre os custos das companhias, como combustível e aluguel de imóveis, são repassados ao preço final das passagens:

— Isso acontece porque o sistema de tributação do transporte de passageiros é cumulativo. Além disso, incidem 3,65% de PIS/Cofins. Por isso, não tem como mensurar o custo total dos tributos pagos nas passagens. É essencial uma reforma tributária no país.

Especialistas ressaltam ainda que os preços devem subir mais com a alta do petróleo lá fora, que afeta o preço do querosene de aviação. No caso da Gol, ele respondeu por 44% das despesas neste início de ano. Na TAM, os gastos subiram 20%, entre janeiro e março.

_________________
Rafael
[Brasil] Rio-SP: preço até 5 vezes maior. 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos