Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


RNAV - PMDG 737 NGX Gse_multipart13851

RNAV - PMDG 737 NGX

+10
Julio Giunti
Leonardo.Moura
cwbspotter
Paulo Stavis
Ultra
Galeno
chico.nascimento
Braconi
willian402m
Gustavo Tadeu Bonfim
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Gustavo Tadeu Bonfim Qui 03 maio 2012, 17:51

Caros, em nossas queridas cartas aéreas, nos deparamos com procedimentos RNAV. Eu tentei fazer sozinho nessa aeronave (PMDG 737 NGX) mas não consegui, alguém pode me ajudar?

Gustavo Tadeu Bonfim
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/04/2012
Mensagens : 16
Reputação : 0
Idade : 25
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aluno da EPCAR
Nacionalidade : Brasil

http://cantodosaviadoresvirtuais.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por willian402m Qui 03 maio 2012, 17:55

mas por qual motivo não consegui ?? qual aerodromo e qual RNAV tentou ??

_________________
RNAV - PMDG 737 NGX 292287
Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"ROG Z170 FORMULA VIII, I7 6700K 4.5Ghz, H110i GT, Corsair Vengeance Pro 16GB, GTX STRIXX 1070, Monitor Mtech 144HZ, SSD120(windows), SSD 1tera(Prepar3D)''
willian402m
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2867
Reputação : 58
Idade : 36
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Gustavo Tadeu Bonfim Qui 03 maio 2012, 17:58

Não consegui porque não sei, e não achei videos explicativos.Smile

_________________
"Quando tiveres provado a sensação de voar, andarás na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejarás voltar"
(Leonardo Da Vinci)
"As coisas são mais belas quando vistas de cima"
(Santos Dumont)

Gustavo Tadeu Bonfim
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/04/2012
Mensagens : 16
Reputação : 0
Idade : 25
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aluno da EPCAR
Nacionalidade : Brasil

http://cantodosaviadoresvirtuais.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Braconi Qui 03 maio 2012, 18:20

Gustavo Tadeu Bonfim escreveu: Não consegui porque não sei, e não achei videos explicativos.Smile


Você sabe exatamente o que é um procedimento RNAV?, eu pergunto isto pois se a sua dúvida é exatamente como programar fica mais fácil explicar a programação e execução.

Mas se você não saber o que é exatamente como funciona um procedimento RNAV, teremos que explicar antes para facilitar.



Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por chico.nascimento Qui 03 maio 2012, 22:02

Ontem eu fiz um RNAV com o NGX em Aracaju (SBAR). Fui no VNAV e LNAV até os mínimos de 600' com o bichão alinhado e na rampa! Foi bem tranquilão! O NGX é espetacular!!

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
RNAV - PMDG 737 NGX Leme_tamRNAV - PMDG 737 NGX Leme_gloRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ptnRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ibeRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ptbRNAV - PMDG 737 NGX Leme_lanRNAV - PMDG 737 NGX Leme_tibRNAV - PMDG 737 NGX Leme_dlh
RNAV - PMDG 737 NGX Leme_tapRNAV - PMDG 737 NGX Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por willian402m Qui 03 maio 2012, 22:31

bom fazer RNAV no NGX é muito fácil, te aconselho guardar o NGX hangar e treinar RNAV com turbo-hélices, pois ali você vai aprender a ler e interpretar os instrumentos, por que pra mim qualquer um faz um RNAV com NGX, quero ver fazer RNAV usando os instrumentos e não o CMD thumbsup
willian402m
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2867
Reputação : 58
Idade : 36
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por chico.nascimento Qui 03 maio 2012, 22:38

Exatamente o que o willian402m disse! Para fazer um RNAV em uma aeronave toda automatizada é mais tranquilo e você consegue ver o quanto os instrumentos te deixam "na cara do gol". Mas é show de bola fazer com uma aeronave não tão automatizada, seguindo os procedimentos da carta e ver o quanto gratificante é você finalizar o procedimento de cara com a pista!!

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
RNAV - PMDG 737 NGX Leme_tamRNAV - PMDG 737 NGX Leme_gloRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ptnRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ibeRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ptbRNAV - PMDG 737 NGX Leme_lanRNAV - PMDG 737 NGX Leme_tibRNAV - PMDG 737 NGX Leme_dlh
RNAV - PMDG 737 NGX Leme_tapRNAV - PMDG 737 NGX Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Braconi Qui 03 maio 2012, 22:48

Senhores não confundam um procedimento RNAV com um procedimento VOR/DME ou nenhum outro procedimento.
thumbsup
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Galeno Qui 03 maio 2012, 23:07

Eu também acho que houve uma confusãozinha...

Gustavao, o NGX faz procedimento RNAV, basta que você tenha o AIRAC atualizado... vide as SID/STARs do GIG e BSB, todas agora são RNAV.

[]s
Galeno
Galeno
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 14/03/2011
Mensagens : 1458
Reputação : 46
Idade : 40
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Ultra Qui 03 maio 2012, 23:12

Completando...

Para executar RNAV a aeronave tem que ser homologada, caso contrário não faz.

Abraços


EDIT:

Aqui uma boa explicação figurada...

https://sites.google.com/site/invacivil/voo-de-cheque/procedimento-ifr/prodedimento-rnav-gnss

thumbsup


Última edição por Ultra em Qui 03 maio 2012, 23:30, editado 1 vez(es)

_________________
Ryzen 5 3600 |  Asus Prime B450M  |  RX 5700XT  8G Sapphire Nitro+ | 16Gb Vulkan T-Force DDR4 3000  |  WaterCooler ML120L V2  |  TV Samsung TU7020 43' 4K  |  Win10 Pro 64  |  Case Redragon Grimlock
Ultra
Ultra
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Mensagens : 2238
Reputação : 411
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Braconi Qui 03 maio 2012, 23:25

Nossos amigos estão confundindo pois existem procedimentos com perfís idênticos publicados.

Como dito a aeronave precisa ser homologada com equipamento por ex. GNSS, é obvio que uma aeronave equipada com uma sistema FMS contará com além de uma constelação de satélites, tera a disposição seus VOR´s NDB´, INS e etc para atender quando requisitado o RNP do área navegada para se enquandrar nas restrições laterais do procedimento.

Eu posso executar um RNAV manualmente inclusive no NGX com o A/T e o PA fora, com a aeronave totalmente na mão bastanto apenas manter os olhos no ND e manter a aeronave sobre a linha magenta com uma precisão
de dar inveja em qualquer piloto automático.

É tão impossível fazer uma chegada RNAV se baseando pela carta apenas, que se eu jogar uma STAR RNAV no colo de um comandante ele jamais sabera onde estará, uma vez que não existem marcações e muito menos as distâncias dos auxílios neste tipo de publicação. Porém o mesmo perfil com uma STAR VOR/DME o cara sobrevoa a vertical de qualquer fixo apenas setando seus 2 VOR´s e acompanhando o que determina a STAR.

Ultra escreveu:Completando...

Para executar RNAV
Aqui uma boa explicação figurada...

https://sites.google.com/site/invacivil/voo-de-cheque/procedimento-ifr/prodedimento-rnav-gnss

thumbsup

Acabo de adicionar aos favoritos thumbsup


Última edição por Braconi em Sex 04 maio 2012, 13:42, editado 1 vez(es)
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por chico.nascimento Sex 04 maio 2012, 08:09

Braconi, excelente explicação!

Um dia eu estava aguardando um voo em Rio Preto (por coincidência o mesmo exemplo do link que você postou) e um ERJ da Passaredo executou o procedimento RNAV. Eu o acompanhava com rádio e ele ia reportando os fixos que ele passava. Estava de noite e do aeroporto eu consegui o acompanhar no procedimento. Se não me engano (não sou piloto! apenas um entusiasta) se a aeronave não estiver acoplada no VNAV os mínimos são maiores.

Em tempo, esse link também está nos meus favoritos!! Obrigado pela excelente explicação!

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
RNAV - PMDG 737 NGX Leme_tamRNAV - PMDG 737 NGX Leme_gloRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ptnRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ibeRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ptbRNAV - PMDG 737 NGX Leme_lanRNAV - PMDG 737 NGX Leme_tibRNAV - PMDG 737 NGX Leme_dlh
RNAV - PMDG 737 NGX Leme_tapRNAV - PMDG 737 NGX Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Paulo Stavis Sex 04 maio 2012, 10:31

Pra galerinha lá de cima:
Façam vocês então esse tal procedimento "com os instrumentos". Só não sei qual vocês vão usar..... lol

Brincadeirinha....

RNAV é basicamente um procedimento que não é baseado em radio-auxílio. Você voará com sistemas autônomos (Inercial, GPS) cruzando os dados, caso disponíveis, com um DME ou VOR, dependendo da qualificação da aeronave.
O NGX possui a capacidade de executar procedimentos mais precisos que o RNAV, os chamados RNP. Basicamente falando, também, com o RNP você tem a garantia de estar afastado X milhas da rota planejada para a aproximação. Por exemplo, se você estiver voando um procedimento de precisão 0.3nm (e sua aeronave e você forem capacitados e tudo estiver ok), você com total certeza estará afastado lateralmente da rota, no máximo, 0.3nm. Algumas aeronaves conseguem fazer até o RNP 0.15, ou seja, o erro da navegação é de no máximo 300m laterais.

No caso específico do RNAV, existem dois tipos: O RNAV normal (leia-se somente LNAV) e o Baro-VNAV (leia-se LNAV e VNAV). Como exemplo vou utilizar o RNAV da pista 11 do Afonso Pena (SBCT). Você pode notar que nos mínimos, existem 2 opções: LNAV e LNAV/VNAV.
Se você não possui a capacidade de executar o Baro-VNAV, você vai utilizar a primeira opção. Ela funciona igual a um procedimento VOR/NDB: Você desce até a MDA e aguarda o MAPT.
Agora, se você possui a capacidade Baro-VNAV, ele funciona igual a um ILS CAT I: Você desce até a DA, se não avistar, arremete.
Nesta carta, a diferença entre os 2 é quase nula. Mas com o passar do tempo, a tendência é que o Baro-VNAV em conjunto com o GBAS substituam o ILS CAT I.

Passada a fase basicão, pra você executar tudo isso no teu NGX a primeira coisa é ter as cartas na database. Conforme já falei em outro tópico aqui, nem sempre a database do AIRAC está atualizada conforme as ultimas cartas.
Supondo que esteja tudo ok para o RNAV normalzão, você vai selecionar o procedimento normalmente porém vai manter o LNAV ligado até o MAPT, executando a navegação vertical como se fosse um procedimento VOR (até pode usar o VNAV, mas fica limitado a descer até a MDA conforme o procedimento).

Se a situação (e o aeroporto) permitir o Baro-VNAV (exemplo da carta acima), você vai utilizar a rampa fornecida pelo FMC. Portanto quanto você estiver um pouco antes do FAF, ainda com LNAV e VNAV ligado, aperte o botão "Approach". Com isso, o avião executará a rampa virtual. Você observará no seu PFD a marcação FAC e G/P (ver página 235 do FCOM v2). Assim que a aeronave se aproximar da rampa idela, voará a mesma como se fosse ILS (até as marcações de desvido vertical e lateral são parecidos).

Passar esse procedimento via forum é complicado, o ideal é você dar uma lida no FCOM e no FCTM (já indico a pg. 235 também) e ir treinando.
Abraço!

PS: Pode ter ficado algum deslize nos conceitos do RNAV/RNP pois tentei simplificar ao máximo o assunto.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por chico.nascimento Sex 04 maio 2012, 10:49

pjspiloto escreveu:Pra galerinha lá de cima:
(...)
Se a situação (e o aeroporto) permitir o Baro-VNAV (exemplo da carta acima), você vai utilizar a rampa fornecida pelo FMC. Portanto quanto você estiver um pouco antes do FAF, ainda com LNAV e VNAV ligado, aperte o botão "Approach". Com isso, o avião executará a rampa virtual. Você observará no seu PFD a marcação FAC e G/P (ver página 235 do FCOM v2). Assim que a aeronave se aproximar da rampa idela, voará a mesma como se fosse ILS (até as marcações de desvido vertical e lateral são parecidos).
(...)

Show de bola! Nem sabia que isso era possível! Vivendo e aprendendo! Já quero testar um procedimento Baro-VNAV no NGX!

Obrigado mais uma vez pelas ótimas explicações

_________________
Minhas Fotos no Jetphotos.net

Voados:
RNAV - PMDG 737 NGX Leme_tamRNAV - PMDG 737 NGX Leme_gloRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ptnRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ibeRNAV - PMDG 737 NGX Leme_ptbRNAV - PMDG 737 NGX Leme_lanRNAV - PMDG 737 NGX Leme_tibRNAV - PMDG 737 NGX Leme_dlh
RNAV - PMDG 737 NGX Leme_tapRNAV - PMDG 737 NGX Leme_azu
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por cwbspotter Sex 04 maio 2012, 12:59

chico.nascimento escreveu:
pjspiloto escreveu:Pra galerinha lá de cima:
(...)
Se a situação (e o aeroporto) permitir o Baro-VNAV (exemplo da carta acima), você vai utilizar a rampa fornecida pelo FMC. Portanto quanto você estiver um pouco antes do FAF, ainda com LNAV e VNAV ligado, aperte o botão "Approach". Com isso, o avião executará a rampa virtual. Você observará no seu PFD a marcação FAC e G/P (ver página 235 do FCOM v2). Assim que a aeronave se aproximar da rampa idela, voará a mesma como se fosse ILS (até as marcações de desvido vertical e lateral são parecidos).
(...)

Show de bola! Nem sabia que isso era possível! Vivendo e aprendendo! Já quero testar um procedimento Baro-VNAV no NGX!

Obrigado mais uma vez pelas ótimas explicações
Somos dois, também desconhecia isso do approach! Muito obrigado, aceite um ponto! Good post
Ps: um tópico que tinha tudo para ser simples, virou uma baita aula de RNAV.

Abraço

_________________
Rafael
RNAV - PMDG 737 NGX 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Paulo Stavis Sex 04 maio 2012, 13:25

Isso que esses procedimentos do Brasil são bem simples. Show é fazer o RNP lá de Queenstown, o de Insbruck e mais alguns aeroportos bem restritos.
Obrigado pelo ponto!
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Braconi Sex 04 maio 2012, 14:17

pjspiloto escreveu:
PS: Pode ter ficado algum deslize nos conceitos do RNAV/RNP pois tentei simplificar ao máximo o assunto.

O importante é compartilhar a informação e o conhecimento vem com o tempo thumbsup
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Leonardo.Moura Sex 04 maio 2012, 16:05

pjspiloto escreveu:Pra galerinha lá de cima:
Façam vocês então esse tal procedimento "com os instrumentos". Só não sei qual vocês vão usar..... lol

Brincadeirinha....

RNAV é basicamente um procedimento que não é baseado em radio-auxílio. Você voará com sistemas autônomos (Inercial, GPS) cruzando os dados, caso disponíveis, com um DME ou VOR, dependendo da qualificação da aeronave.
O NGX possui a capacidade de executar procedimentos mais precisos que o RNAV, os chamados RNP. Basicamente falando, também, com o RNP você tem a garantia de estar afastado X milhas da rota planejada para a aproximação. Por exemplo, se você estiver voando um procedimento de precisão 0.3nm (e sua aeronave e você forem capacitados e tudo estiver ok), você com total certeza estará afastado lateralmente da rota, no máximo, 0.3nm. Algumas aeronaves conseguem fazer até o RNP 0.15, ou seja, o erro da navegação é de no máximo 300m laterais.

No caso específico do RNAV, existem dois tipos: O RNAV normal (leia-se somente LNAV) e o Baro-VNAV (leia-se LNAV e VNAV). Como exemplo vou utilizar o RNAV da pista 11 do Afonso Pena (SBCT). Você pode notar que nos mínimos, existem 2 opções: LNAV e LNAV/VNAV.
Se você não possui a capacidade de executar o Baro-VNAV, você vai utilizar a primeira opção. Ela funciona igual a um procedimento VOR/NDB: Você desce até a MDA e aguarda o MAPT.
Agora, se você possui a capacidade Baro-VNAV, ele funciona igual a um ILS CAT I: Você desce até a DA, se não avistar, arremete.
Nesta carta, a diferença entre os 2 é quase nula. Mas com o passar do tempo, a tendência é que o Baro-VNAV em conjunto com o GBAS substituam o ILS CAT I.

Passada a fase basicão, pra você executar tudo isso no teu NGX a primeira coisa é ter as cartas na database. Conforme já falei em outro tópico aqui, nem sempre a database do AIRAC está atualizada conforme as ultimas cartas.
Supondo que esteja tudo ok para o RNAV normalzão, você vai selecionar o procedimento normalmente porém vai manter o LNAV ligado até o MAPT, executando a navegação vertical como se fosse um procedimento VOR (até pode usar o VNAV, mas fica limitado a descer até a MDA conforme o procedimento).

Se a situação (e o aeroporto) permitir o Baro-VNAV (exemplo da carta acima), você vai utilizar a rampa fornecida pelo FMC. Portanto quanto você estiver um pouco antes do FAF, ainda com LNAV e VNAV ligado, aperte o botão "Approach". Com isso, o avião executará a rampa virtual. Você observará no seu PFD a marcação FAC e G/P (ver página 235 do FCOM v2). Assim que a aeronave se aproximar da rampa idela, voará a mesma como se fosse ILS (até as marcações de desvido vertical e lateral são parecidos).

Passar esse procedimento via forum é complicado, o ideal é você dar uma lida no FCOM e no FCTM (já indico a pg. 235 também) e ir treinando.
Abraço!

PS: Pode ter ficado algum deslize nos conceitos do RNAV/RNP pois tentei simplificar ao máximo o assunto.

Bela explicação!! Eu também não sabia desse modo. Na verdade já tinah lido, mas confesso que passei batido e nunca usei, agora vou dar uma trinada nele! wink

Ponto pra você comandate!!

_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Julio Giunti Sex 04 maio 2012, 21:46

O RNAV faz parte já do conceito CNS\ATM que o DECEA está implementando no espaço aéreo brasileiro.

O PBN, performance based navigation é um sistema de navegação baseado em performance que utiliza o RNP, required navigation performance. O RNP pode ser RNP-15, RNP-10 ou RNP-5 aonde os números são os limites de desvio do eixo das rotas em milhas para cada lado. Por exemplo, uma aeronave habilitada RNP-5 tem um desvio do eixo da rota de no máximo cinco milhas para cada lado da aerovia.

Ou seja, em lugares que haviam apenas uma aerovia por conta dos tamanhos laterais que se tinham devido a serem baseadas em radio auxilios, agora pode se colocar mais uma ou duas lado a lado por conta da maior exatidão da navegação das aeronaveis atuais.

Muitas aerovias no Brasil já foram retiradas de serviço e foram substituidas por aerovias RNAV e só aeronaves com PBN e RNP são habilitadas a voar nelas, e com isso, haverá economia de combustível, tempo de vôo e menos poluição do meio ambiente.

No SBGL ja está em testes o GBAS que é um sistema de pouso por instrumentos semelhante ao ILS sem uso de muitos equipamentos.

Até 2015 teremos a desativação de todos NDBS, os VOR passarão a ser DVOR (VOR Doppler).

E o futuro é termos um controle do espaço aéreo aonde voaremos ponto a ponto sem navegação por radio auxilios e aerovias...apenas respeitando os níveis de cruzeiro pares e impares...tudo baseado navegação satelital ou autonoma...

E aproximações ou rotas RNAV, PBN ou RNP são requisitos de navegação que precisam ser homologados (tanto aeronave como piloto) e constarem no plano de vôo...

Carater de curiosidade que me veio a mente agora, no SBGR o ILS CAT III já está habilitado e funcionando, porém sabem quem irá utilizar ele? Provavelmente apenas companhias internacionais que requeiram que seus pilotos e aeronaves sejam habilitados para uso. As cias aéreas brasileiras pelo que me consta nenhuma treina ou treinou seus pilotos ou habilitou suas aeronaves para operar CAT III, ou seja, se Guarulhos ficar em operação CAT III as cias nacionais irão alternar como sempre fazem para outros aeroportos. E no cenário que a aviação brasileira se encontra, duvido que eles irão gastar grana pra treinar seus pilotos para voar CAT III em apenas um aeroporto...pois não valeria o investimento...
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Braconi Sáb 05 maio 2012, 11:40

As coisas ainda estão meio obscuras, as pessoas se referem ao PBN ou RNP como se fosse um método de navegação.
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Gustavo Tadeu Bonfim Seg 07 maio 2012, 12:52

Pessoal, muito obrigado, eu estava fazendo um GRU - CNF, e quando fui fazer o procedimento, a aeronave faz sozinha. Realmente estava tendo uma confusão. Vlw, abraços.

_________________
"Quando tiveres provado a sensação de voar, andarás na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejarás voltar"
(Leonardo Da Vinci)
"As coisas são mais belas quando vistas de cima"
(Santos Dumont)

Gustavo Tadeu Bonfim
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/04/2012
Mensagens : 16
Reputação : 0
Idade : 25
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aluno da EPCAR
Nacionalidade : Brasil

http://cantodosaviadoresvirtuais.com

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Leonardo Moreira Seg 07 maio 2012, 14:26

Aproveitando o tópico e deixando como curiosidade: novo procedimento RNAV homologado para 02 SDU

RNAV - PMDG 737 NGX 541200_10150810941878221_676053220_9450572_1042350136_n

_________________
"Só quem voa descobre o tamanho de Deus"
www.flyt.com.br

RNAV - PMDG 737 NGX 122251
Leonardo Moreira
Leonardo Moreira
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/03/2012
Mensagens : 71
Reputação : 9
Idade : 36
Simulador preferido : P3D v4, X-Plane
Nacionalidade : Brasil

http://www.flyt.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Leonardo.Moura Seg 07 maio 2012, 14:31

Leonardo, que programa de cartas e esse?

_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Leonardo Moreira Seg 07 maio 2012, 14:34

Leonardo.Moura escreveu:Leonardo, que programa de cartas e esse?

Oficial da Jeppesen, é pago. A imagem eu peguei com um amigo que assina Smile

_________________
"Só quem voa descobre o tamanho de Deus"
www.flyt.com.br

RNAV - PMDG 737 NGX 122251
Leonardo Moreira
Leonardo Moreira
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 18/03/2012
Mensagens : 71
Reputação : 9
Idade : 36
Simulador preferido : P3D v4, X-Plane
Nacionalidade : Brasil

http://www.flyt.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Leonardo.Moura Seg 07 maio 2012, 14:43

Ha ta... Esse procedimento ainda nao esta no aisweb... hmmm

_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

RNAV - PMDG 737 NGX Empty Re: RNAV - PMDG 737 NGX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos