Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Gse_multipart13851

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

+6
cafejava
cwbspotter
flavioSSA
Bayma
Hilquias
Amilckar
10 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por Amilckar Ter 24 Abr 2012, 23:00

Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia





Passageiros que partiram do aeroporto JK, em Brasília, no voo 1910 da empresa Gol, contam que ficaram assustados com as más condições da aeronave.



[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Susto
Segundo o relato de um dos passageiros, o músico André Porto, 33 anos, no momento da aterrissagem em Rondônia, o piloto pousou bruscamente na pista do aeroporto internacional Jorge Teixeira (RO), o que provocou a queda de cinco placas que guardam as máscaras de oxigênio.


“O avião deu uma pancada no solo e o pedaço de ferro com cerca de 15 a 20 kg quase acertou a cabeça da minha filha de quatro anos. Se eu não tivesse colocado a mão não sei o que poderia ter acontecido”, desabafa André.


Ainda segundo o passageiro, antes da decolagem em Brasília, o piloto já estava realizando movimentos bruscos fora de normal, na pista do aeroporto. “Quando ele desceu em Porto Velho foi em alta velocidade. Muitas pessoas começaram a chorar por causa da situação. Todo mundo ficou perplexo”, conta.


Conforme André, todos os passageiros notaram que a aeronave estava ultrapassada. Entretanto para o passageiro, o pior de tudo foi que o comandante não pediu desculpas as dezenas de pessoas que estavam viajando.


Esta não é a primeira vez que o passageiro enfrenta problemas com a Gol. Ano passado em Manaus, passou também por uma experiência desagradável. “O avião quase caiu na cidade”, diz. André disse que consultará um advogado para saber como vai agir contra a empresa aérea.


De acordo com assessoria da Gol, a aeronave sofreu vibração no momento de pousar o que provocou o grande impacto no avião.


Ainda de acordo com a empresa, a aeronave estava em condições de realizar o voo. Após o acontecido, o avião foi encaminhado para o centro de manutenção da empresa. A equipe de reportagem do Diário tentou entrar em contato com a superintendência do aeroporto do Jorge Teixeira, mas não obteve resposta.


Fonte: Rondoniaovivo via NaHoraOnline.com
Via: Aviationnews

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por Hilquias Ter 24 Abr 2012, 23:04

Lamentável que esse tipo de coisa acontece..
Hilquias
Hilquias
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/03/2012
Mensagens : 505
Reputação : 16
Idade : 36
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação/Música e FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por Bayma Qua 25 Abr 2012, 11:07

O que seriam movimentos bruscos em solo?

Descer em alta velocidade? Um 737 não é uma aeronave STOL, então, como devia estar lotado, devia vir embalado mesmo.

Quais eram as condições do tempo?

Aeronave ultrapassada? A Gol ainda opera com B737-300?

Não defendo apenas um lado, mas é bom separar os fatos. thumbsup

_________________
Dell XPS 8940
CPU: Intel i7-10700 8 núcleos (16 threads) 2.90 GHz (boost desativado)
RAM: 16 GB DDR4-2933
Arm.: Seagate ST1000DM010-2EP102 1 TB | A-Data NVMe 256 GB (Windows 10 instalado no HD SATA)
Víd.: GeForce GTX 1660 SUPER 6 GB GDDR6
Res: 1920x1080~60Hz
PSU: 360 W 80 plus bronze
Ajuste no FS: Alto (flertando com médio) - 30 FPS
Bayma
Bayma
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por flavioSSA Qua 25 Abr 2012, 11:23

Mesmo sabendo um pouco sobre aviação, turbulência que pode acontecer, etc, eu ficaria bem assustado com os paineis de mascara de oxigênio caindo em minha cabeça e provavelmente com um catrapo de "responsa".
E eu acho interessante quando a empresa diz que o avião "estava em condições de voo". O avião pode ser até um dc-3 da segunda guerra e estar em "condições de voo". Não que tenha a ver com o fato do catrapo do piloto nesse voo ai, mas estar em condições de voo não significa um voo tranquilo. Me lembro bem do meu ultimo (e único) voo na webjet que foi a pior tristeza que tive relacionado à voos que eu já fiz.

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por cwbspotter Qua 25 Abr 2012, 11:27

O pouso pode ter sido mais brusco que o normal? Com certeza! Porém um fato é que esses painéis muitas vezes não estão bem presos(ou quebrados sei lá). Me recordo uma vez na vermelha durante a decolagem que comecei a sentir calor e como minha esposa não usa o ar direcional dela no voo que fica com frio fui virar ele para mim hehehe, foi o tempo de eu colocar a mão e tentar virar que todo painel veio abaixo hehehehe. Todo mundo começou a me olhar como se fosse a primeira vez que eu tivesse ali e fazendo caca ja hahahaha, mais não era esse o caso. Chamei a comissária, me mudaram de lugar e ela também ficou se graça e se desculpou pelo fato.

Abraço, obrigado pela notícia!

_________________
Rafael
[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por cafejava Qua 25 Abr 2012, 12:38

Essa parte é hilária: “Quando ele desceu em Porto Velho foi em alta velocidade."

Ora, porisso que é um avião e não uma bicicleta.
cafejava
cafejava
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 655
Reputação : 22
Idade : 41
Emprego/lazer : Analista de Sistemas / Ciclismo e Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por AAPM97 Qua 25 Abr 2012, 13:16

"O avião quase caiu na cidade"

Isso é normal lol , já vi aeronaves em São Paulo e em Caldas Novas quase arrancando as antenas dos prédios. shocked

_________________
[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  SAA0599
André Andrade Prudente Marques
AAPM97
AAPM97
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 18/01/2012
Mensagens : 728
Reputação : 19
Idade : 26
Simulador preferido : FSX/XP10
Emprego/lazer : Estudando/FSX/X-Plane 10
Nacionalidade : Brasil

http://andreapm.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por andrebrandolt Qui 26 Abr 2012, 04:56

Bom dia a todos.

Sou o envolvido nesse fato lamentável com uma desculpa ainda mais lamentável por parte da empresa.

Gostaria de fazer algumas observações aos que participaram dando opiniões....

A moça que me entrevistou nesta matéria acima,em Porto Velho,teve boa vontade mas não traduziu corretamente algumas idéias e palavras,em jornalismo,isso é normal acontecer.

vamos lá...

1) O que seriam movimentos bruscos em solo? (o piloto fez curvas na pista antes de decolar em velocidade um pouco acima do normal,estou acostumado a voar,não foi minha primeira vez,bem...um pouco estranho,mas tudo bem....

2) Quais eram as condições do tempo? (as condições eram ótimas)

3) Aeronave ultrapassada? ( a aeronave era da Varig,sabemos que nova ela não é,fazia barulho pra caramba e caíram várias placas de ferro em nossas cabeças..engraçado,quando a gente vai pro Sul,Sudeste,as aeronaves são bem mais conservadas...será que estou errado?

Certo Sr Bayma...agora você ouviu o lado do mais fraco,o lado de um pai que defendeu uma placa daquela de cair sobre a cabeça da sua filha,você tem filhos ?
__________________________
sobre a frase: Chamei a comissária, me mudaram de lugar e ela também ficou se graça e se desculpou pelo fato ....

(no nosso caso o comissário que foi grosso desde o princípio da viagem me disse: "vocês estão exagerando,isso não foi nada,vocês não sabem o que é perigo"..bem,vocês que são pilotos,quanto pesa uma placa daquelas? gostaria de saber....e imagino o que aconteceria ao cair na cabeça de uma criança ou mesmo de um adulto????
___________________________

Sobre essa frase:
Essa parte é hilária: “Quando ele desceu em Porto Velho foi em alta velocidade."

Ora, porisso que é um avião e não uma bicicleta.

...outra frase mal formulada pela reportagem...

Quis dizer que ele desceu próximo a pista de um jeito que já era sabido que a aterrissagem não seria tranquila!
______________________

é isso aí....
André

andrebrandolt
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 26/04/2012
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por cwbspotter Qui 26 Abr 2012, 09:32

Sobre aeronaves da Varig, fato tenho que concordar. Tive a infeliz oportunidade de ir para o Caribe com escala na Venezuela com uma dessas. Sobre a postura do comissário(a), tem os devidos orgãos para reclamação, lhe aconselho. Sobre diferença de aeronave para uma parte do país e outra hehehe, infelizmente tenho que concordar é a realidade de nosso país! Não sei qual foi sua idéia me perguntando "voces que são piloto", não me recordo de ter citado minha formação no tópico, pois não vem ao caso, porém agora como veio ao caso faço parte da manutenção. Sobre o peso dessa placa pode ter certeza que não é função do piloto saber, e também duvido que alguém da manutenção saiba(mais se fosse 20kg imagino que sua mão esteja quebrada correto?). Sobre curvas mais rápidas que o normal, você tinha algum instrumento para medição dessa velocidade? Sabe algum limite de velocidade para manobras em solo para cada modelo de aeronave, creio que não assim como eu, então é algo que é melhor deixar o piloto que está preparado para isso tomar conta la na cabine. No mais que bom que a criança que você falou está a salvo! Seja bem vindo ao fórum!

Ps: só uma coisa como você não acompanha o fórum, não tem oportunidade de ver a maioria das matérias que vemos sobre aviação, onde 90% delas são realmente hilárias de se dar muita gargalhada da forma como são escritas ou descritas como prefirir. E esse foi mais um desses casos, damos risada do que está escrito, fazendo alguma idéia do que aconteceu, se cai um avião podemos até achar graça de uma besteira escrita, porém de forma alguma isso significa que o fato não aconteceu ou estamos tirando sarro dos envolvidos, somente para ficar bem claro. Tanto que se tivesse reparado no que escrevi no início do meu post nem teria me citado em seu comentário!

Abraço


Última edição por cwbspotter em Qui 26 Abr 2012, 10:09, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Complemento e correção)

_________________
Rafael
[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por eduardoamll Qui 26 Abr 2012, 10:28

Aqui e em qualquer fórum sobre aviação todos, os membros normalmente tem algum conhecimento ou interesse em conhecer sobre a mesma, e sempre acabamos ironizando as inúmeras besteiras que a imprensa fala para vender jornal. Ultimamente é comum a cada arremetida sair na imprensa que os passageiros viveram momentos de tensão, que correram perigo, etc, sendo que a arremetida é um procedimento padrão na aviação, que não gera perigo nenhum as pessoas.
Sobre o estado de conservação do avião, apesar de ser um 737 NG, curiosamente vi que existiam alguns na GOL que eram mais velhos que um 737-300 (a geração antiga da familia 737) da Webjet. Mas isso também varia de empresa para empresa. Em dezembro viajei com um A320 da TAM, que podia jurar que tinha no máximo uns 5 anos de idade, quando descobri em um fórum de aviação que o mesmo foi fabricado em 1992, sendo que já viajei em Fokker 100 da Oceanair que com a mesma idade estavam bem mais surrados por dentro. E a questão de colocarem aeronaves mais velhas no norte, isso varia de empresa para empresa. Já viajei várias vezes na Trip para no norte do Mato Grosso e a mesma colocava sempre os ATRs recém chegados para fazer a rota.
Sobre o taxi e o pouso em uma velocidade bruta, isso varia principalmente pelo humor do piloto no dia. Mas claro que não é normal cair um painel com 15 kg do teto, nem sonhando isso deveria acontecer.
eduardoamll
eduardoamll
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/07/2011
Mensagens : 1850
Reputação : 356
Idade : 33
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por andrebrandolt Qui 26 Abr 2012, 10:40

Sr cwbspotter
Tenente-Coronel

...não quebrei a mão com a placa não pois ela quicou na poltrou primeiro,ok...

andrebrandolt
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 26/04/2012
Mensagens : 2
Reputação : 0
Idade : 46
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por cwbspotter Qui 26 Abr 2012, 10:53

andrebrandolt escreveu:Sr cwbspotter
Tenente-Coronel

...não quebrei a mão com a placa não pois ela quicou na poltrou primeiro,ok...
Ah que bom amigo, menos mal! Agora intendi o que voce quiz dizer com "piloto" em su post, devido as patentes expostas em cada nome? Isso no fórum se deve a quantidade de postagens que voce tem se não me engano pois para ser honesto nunca reparei nisso! Mais não sou piloto, tem muitos aqui, porém creio que a grande maioria seja entusiasta.

Abraço thumbsup

_________________
Rafael
[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por Bayma Qui 26 Abr 2012, 13:15

andrebrandolt escreveu:Bom dia a todos.

Sou o envolvido nesse fato lamentável com uma desculpa ainda mais lamentável por parte da empresa.

Gostaria de fazer algumas observações aos que participaram dando opiniões....

A moça que me entrevistou nesta matéria acima,em Porto Velho,teve boa vontade mas não traduziu corretamente algumas idéias e palavras,em jornalismo,isso é normal acontecer.

vamos lá...

1) O que seriam movimentos bruscos em solo? (o piloto fez curvas na pista antes de decolar em velocidade um pouco acima do normal,estou acostumado a voar,não foi minha primeira vez,bem...um pouco estranho,mas tudo bem....

2) Quais eram as condições do tempo? (as condições eram ótimas)

3) Aeronave ultrapassada? ( a aeronave era da Varig,sabemos que nova ela não é,fazia barulho pra caramba e caíram várias placas de ferro em nossas cabeças..engraçado,quando a gente vai pro Sul,Sudeste,as aeronaves são bem mais conservadas...será que estou errado?

Certo Sr Bayma...agora você ouviu o lado do mais fraco,o lado de um pai que defendeu uma placa daquela de cair sobre a cabeça da sua filha,você tem filhos ?
__________________________
sobre a frase: Chamei a comissária, me mudaram de lugar e ela também ficou se graça e se desculpou pelo fato ....

(no nosso caso o comissário que foi grosso desde o princípio da viagem me disse: "vocês estão exagerando,isso não foi nada,vocês não sabem o que é perigo"..bem,vocês que são pilotos,quanto pesa uma placa daquelas? gostaria de saber....e imagino o que aconteceria ao cair na cabeça de uma criança ou mesmo de um adulto????
___________________________

Sobre essa frase:
Essa parte é hilária: “Quando ele desceu em Porto Velho foi em alta velocidade."

Ora, porisso que é um avião e não uma bicicleta.

...outra frase mal formulada pela reportagem...

Quis dizer que ele desceu próximo a pista de um jeito que já era sabido que a aterrissagem não seria tranquila!
______________________

é isso aí....
André

Prezado André.

Não me referi ao que você passou abordo da aeronave e sim ao que estava escrito no artigo. Como citado por um colega acima, costuma-se fazer pilhéria com reportagens sobre aviação pela maneira com a qual os acontecimentos são apresentados. Sabe-se lá se a sua declaração esteja na íntegra nesta reportagem.

Sim, tenho uma filha e entendo sua reação. Porém, abordo de uma aeronave é difícil para um passageiro dizer se o pouso foi muito rápido, se durante a decolagem a aeronave estava com muito "pitch" ou se uma manobra em solo foi demasiada rápida ou brusca. Não estamos no "cockpit" para ler os instrumentos e tão pouco temos a visão privilegiada da tripulação técnica.

Cabe então a você entrar com os recursos legais necessários para que tudo seja apurado e esclarecido. Aí saberemos se o pouso foi brusco ou se a operação em solo foi fora dos padrões.

Em tempo: na minha adolescência, durante um turbulência, a bordo de um 737-200 da Varig num voo entre João Pessoa e Campina Grande, um destes painéis caiu algumas poltronas à frente da minha. Pode ter sido o caso de o mesmo não ter sido preso adequadamente.

E não venha com essa de que as aeronaves operadas no sul do país são mais conservadas do que as operadas no norte. Esqueceu em qual região do país dois Fokkers 100 da Tam, no mesmo dia, fizeram pouso de emergência de barriga?

thumbsup
Bayma
Bayma
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/02/2011
Mensagens : 783
Reputação : 38
Idade : 47
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por Inner marker Qui 26 Abr 2012, 14:34

Esses painéis não despencam no chão, como visto na foto existe uma corda que segura o painel.

Aviões estão sujeitos a um efeito chamado shimmy, que é uma oscilação lateral nas rodas do trem de pouso que gera vibração, principalmente em altas velocidades. o shimmy é basicamente você estar pedalando numa bicicleta e soltar o guidão, a roda da frente vai começar a balançar e você perde o equilíbrio.

Existe um sistema chamado shimmy damper que tem por função evitar essa vibração mas por vezes ela não é evitada, mesmo com o sistema em operação. Ano passado um 737 da GOL teve vibração anormal em todo avião após o pouso em CGH, algumas placas do forro do teto caíram, a galley dianteira se deslocou e psu como a da foto da matéria também caíram, sem que qualquer problema com o shimmy damper tivesse acontecido.

_________________
Forever new frontiers
Inner marker
Inner marker
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 24/02/2011
Mensagens : 47
Reputação : 7
Idade : 38
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia  Empty Re: [Brasil] Avião da Gol faz pouso brusco e assusta passageiros em Rondônia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos