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[Internacional] Boeing 737, o avião mais popular do mundo pode desfazer-se no ar

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Mensagem por Amilckar Qua 11 Abr 2012, 17:40

BOEING 737, O AVIÃO MAIS POPULAR DO MUNDO PODE DESFAZER-SE NO AR

[Internacional] Boeing 737, o avião mais popular do mundo pode desfazer-se no ar 300px-Southwest_Airlines_Boeing_737-700_Spijkers

Southwest Airlines Boeing 737-700 (Photo credit: Wikipedia)

A cada 2,5 segundos, há um Boeing 737 a levantar voo em literalmente qualquer parte do mundo. É o avião mais popular entre as companhias aéreas para fazer voos domésticos e a maior fonte de lucros para a fabricante aeronáutica.

Mas o sucesso do 737 esconde um segredo perigoso, que a Boeing não quer que se saiba: há um problema intrínseco na concepção do avião, que remonta aos anos sessenta. Uma investigação da Newsweek revela detalhes alarmantes sobre este problema, relacionado com a fuselagem, que esteve na origem de vários acidentes e continua a não ser abordado pela Boeing – pressionada pela crise, pela Airbus e pela mudança de cenário introduzida pelas companhias low cost.


O problema central é a fraca espessura da liga de alumínio para o revestimento da fuselagem. De cada vez que o avião voa, a pressurização e despressurização colocam o revestimento em esforço. Quanto mais voos faz, mais o modelo corre o risco de ter o revestimento enfraquecido. E essa falha de design, que tem origem em 1964, nunca foi totalmente corrigida pela Boeing.


A Newsweek relata o mais recente caso relacionado com este problema: aconteceu em abril do ano passado com um voo da Southwest Airlines, de Phoenix para Sacramento, com 118 passageiros a bordo. O 737 tinha acabado de atingir a sua altitude de cruzeiro quando se ouviu um estoiro e as máscaras de oxigénio caíram. O avião tinha sofrido uma perda súbita e extrema de pressão na cabine; o revestimento do avião tinha sido descascado, mas os pilotos conseguiram aterrar em segurança.


Dois anos antes, outro avião da Southwest sofrera um incidente semelhante. Os investigadores descobriram falhas graves nas juntas, algo que não era apenas um problema isolado de fabrico. De acordo com a Newsweek, um 737 tem uma vida útil de 60 mil voos em segurança. Mas este modelo tinha feito apenas 39,781 voos; era cedo demais para quebrar.


O problema, dizem os especialistas consultados pela revista, é uma lacuna endémica no design da fuselagem do 737. A Boeing respondeu às questões dizendo que o avião tem sofrido alterações e melhorias e tem um registo excelente ao nível da segurança. Mas como o design original é dos anos sessenta, há limites para as melhorias que se podem fazer.


Um dos primeiros casos – fatais – foi o do 737 de uma companhia de Taiwan, que caiu e matou toda a gente a bordo em 1981. Os investigadores descobriram que o avião transportava frequentemente peixe congelado e tal tinha causado uma corrosão fatal no revestimento. Sete anos mais tarde, um avião da Aloha Airlines ficou com um buraco no tecto e expôs os passageiros ao céu aberto; uma assistente de bordo foi sugada mas os pilotos conseguiram pousar o avião. O problema? Tinha feito muitos voos de curta duração com um ambiente muito húmido, o que resultou em corrosão e fadiga do metal (demasiado fino e leve).


Uma das maiores autoridades na matéria, o professor Tony Ingraffea da Cornell's School of Civil and Environmental Engineering, diz que o design da fuselagem do 737 é o seu “calcanhar de Aquiles”. “A espessura do revestimento mantém-se a mesma ao longo das novas séries. Não é possível mudar isso sem mudar tudo o que acompanha o revestimento – iria constituir um redesenho radical, algo que nunca foi feito”, explica.


A Boeing planeou construir um 737 completamente novo, com materiais compósitos resistentes à corrosão. Mas a Airbus anunciou grandes melhorias ao rival A320 e conquistou 1200 encomendas num ápice. A Boeing decidiu abandonar então os planos e optou por uma nova adição, o 737 MAX, com um motor 10% a 12% mais eficiente em termos de combustível. A fuselagem é que é a mesma.
“A Boeing está encalhada com um design que quer fazer voar para sempre”, rematou o especialista Ingraffea.


Fonte: DinheiroVivo.pt

Via: IFROnline


Última edição por Alvega em Sex 13 Abr 2012, 12:51, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigir Portugal para Internacional no título, pois trata-se de uma notícia internacional, apesar de a fonte ser portuguesa.)

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Mensagem por jailton Qua 11 Abr 2012, 17:51

Será? Sempre que acontece um acidente e a investigação descobre que foi falha estrutural a recomendação é de modificar, reforçar ou impor certos limites quanto ao teto operacional e velocidades, parecido com os electras que tinham problemas estruturais nas asas no início de sua longa carreira, acredito que se a coisa fosse séria já teriam mudado muita coisa e já teria vindo à tona, ainda mais sendo a Boeing.

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Mensagem por Duley Qui 12 Abr 2012, 10:38

Hummm... também achei estranho. Poucos dados para sair afirmando que se trata de um problema crônico.

"Fraca espessura da liga de alumínio para o revestimento da fuselagem"... não sei, esse problema como a matéria aborda não me soa muito natural. Independente da espessura da chapa, quando se fala em corrosão, não tem jeito. Corrosão tem que ser eliminada, pois realmente é um dos maiores inimigos da aviação e derruba avião (e helicoptero) sim.

Enfim, essa pra mim não colou.

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Mensagem por avoador Qui 12 Abr 2012, 10:58

Materia paga da Airbus...onde foi feito essa "denuncia"????PORTUGAL!!!!fica aonde mesmo????na Europa se nao me engano ne...terra da fabricante...quem mesmo???ah...Airbusssssssssssssss...
Espere mais 50 anos pra ver se vai ter 320 voando...

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Mensagem por Augusto Sposito Qui 12 Abr 2012, 11:14

Não acredito na matéria não!! Evil or Very Mad
Com certeza tem o dedo da Airbus nessa matéria!! mad
Não se pode colocar o problema de falta de manutenção, como problema de fabricação...
Afinal de contas, quantos B737 já foram fabricados desde o B737-100? Question
E quantos apresentaram o problema? Pelo que me lembre, só problemas causados pela idade, e má manutenção.
Não acredito que a aeronave mais vendida de todos os tempos, seja uma bomba voadora. Não mesmo!! Tongue
Isso se chama apelação.... É normal para empresas que estão com vendas em baixa... frente ao concorrente... assobiar

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Mensagem por Leber Sex 13 Abr 2012, 10:36

Continha rápida. Se temos um 737 decolando a cada 2,5 s, então temos:

24 - 737´s decolando por minuto...
1440 - 737´s decolando por hora...
34.560 - 737´s decolando por dia !

Considerando que cada vôo leve em média 130 pax, são 4.492.800 pessoas sendo transportadas por estas maravilhas da engenharia aeronáutica que revolucionarem o transporte aéreo comercial

Será que uma companhia do calibre da Boeing, iria correr o risco diariamente em quase 35.000 aeronaves se "desfazerem" no ar, ceifando cerca de 4,5 milhões de vidas e não fazer nada? scratch

Não posso acreditar nisso, não com os dados apresentados nesse artigo.

Abçs

Ps 1: Nada contra seu post Amilckar, ok? thumbsup

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Mensagem por Jacsantana Sex 13 Abr 2012, 12:39

avoador escreveu:Materia paga da Airbus...onde foi feito essa "denuncia"????PORTUGAL!!!!fica aonde mesmo????na Europa se nao me engano ne...terra da fabricante...quem mesmo???ah...Airbusssssssssssssss...
Espere mais 50 anos pra ver se vai ter 320 voando...

Avoador,
Você, de certeza, não frequentou as aulas de história e de geografia.
A minha nação, Portugal, país com cerca de 900 anos de existência fica na Europa, na península Ibérica.
Veja se não ofende o meu país (que tenho muito orgulho de ter nascido) ou de alguns membros deste forum.
Se não sabe como comentar, consulte a internet ou então, a biblioteca mais próxima da sua residência.

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Mensagem por avoador Sex 13 Abr 2012, 13:14

Caro Jacsantana:
Apenas me diga onde foi que ofendi seu pais ou membros desse forum nascidos em Portugal????
Frequentei sim as aulas de historia e geografia...acredito que voce nao soube interpretar o que postei...
Se voce nao sabe interpretar um post,nao venha com pedras nas maos,apenas por que eh moderador do forum...

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Mensagem por Amilckar Sex 13 Abr 2012, 18:30

Leber escreveu:Continha rápida. Se temos um 737 decolando a cada 2,5 s, então temos:

24 - 737´s decolando por minuto...
1440 - 737´s decolando por hora...
34.560 - 737´s decolando por dia !

Considerando que cada vôo leve em média 130 pax, são 4.492.800 pessoas sendo transportadas por estas maravilhas da engenharia aeronáutica que revolucionarem o transporte aéreo comercial

Será que uma companhia do calibre da Boeing, iria correr o risco diariamente em quase 35.000 aeronaves se "desfazerem" no ar, ceifando cerca de 4,5 milhões de vidas e não fazer nada? [Internacional] Boeing 737, o avião mais popular do mundo pode desfazer-se no ar 286198

Não posso acreditar nisso, não com os dados apresentados nesse artigo.

Abçs

Ps 1: Nada contra seu post Amilckar, ok? [Internacional] Boeing 737, o avião mais popular do mundo pode desfazer-se no ar 652185


Ok, notícia é notícia, o responsável é de quem as produz e assina [Internacional] Boeing 737, o avião mais popular do mundo pode desfazer-se no ar 652185

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