Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Gse_multipart13851

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

+7
Hermes
Leonardo.Moura
Brentano
Leber
cwbspotter
Vagner735
mauro.artioli
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por mauro.artioli Qua 14 Mar 2012, 23:22

Amigos,

Sou novato no forum e mais ou menos novato na aviação virtual.

Estou adorando o a voo virtual, existe muita informação útil e pelo que pude perceber um pessoal muito unido e disposto a ajudar.

Por este motivo venho aqui postar a minha duvida, tenho feito alguns voos com um 737-800 da pmdg, vi alguns tutorias de como operar o fmc, e li bastante coisa pela internet. Porem nao consigo realizar um pouso por ILS, mas nem rezando, faco toda a rota pelo fmc, porem na aproximação ele não faz via ils.

Tenho certeza que estou deixando de configurar algo, alguém poderia me passar um checklist de como proceder para um pouso ils com sucesso?

Tenho feito varias tentativas, porem sem sucesso, se alguém puder me passar um passo a passo de qualquer aeroporto para SBSP, que seria o pouso que gostaria de fazer eu seria com certeza eternamente grato.

De qualquer forma, antecipo meus agradecimentos a todos do forum

Abraços

Mauro Artioli
mauro.artioli
mauro.artioli
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 14/03/2012
Mensagens : 143
Reputação : 9
Idade : 41
Simulador preferido : FS2020
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Vagner735 Qui 15 Mar 2012, 00:32

Bem vindo ao forum!...

Bom vou ser breve e suscinto!

Quando não estiver mais usando os rádios para navegar...

*certifique-se de que tenha colocado certo a frequência do ILS como frequência ativa.
*Coloque o Curso do Localizador no MCP que consta na carta
*Quando na proa de interceptação (30º do LOC mais ou menos) Apertar o APP
*Tem que passar o externo na altitude da carta (interceptará o Localizador e o Glide Slope um pouco antes), por exemplo o OM é 1700ft intercepte o Localizador a 2000Ft, na carta consta as altitudes...
Lembre-se que depois que ele captura o Glide ele vai descer no automático.
*mais ou menos 5NM do OM planeje estar com flape 5
*3NM ou 2dots do GS de flape 15 e gear down, complete o landing check list
*No externo de flape 25 e na Sequencia 30/40

Na DA desaclope o AP e pouse! Se preferir e estiver visual desacople por volta dos 1000ft AGL e pouse na mão seguindo o LOC e o GS!

Bons Voos! Qualquer dúvida pergunte mais!



Última edição por Vagner735 em Qui 15 Mar 2012, 00:35, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Correção ortográfica)

Vagner735
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/09/2011
Mensagens : 19
Reputação : 3
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por mauro.artioli Qui 15 Mar 2012, 01:51

Vagner...

Muito obrigado pela sua rápida resposta!

A minha maior duvida, apesar de você ter me esclarecido quase todas e a seguinte.

Quando estou voando via FMC com rota traçada e tal, o ILS ou seja o APP nao funciona, as frequencias estao todas ok, porem nao tem jeito o aviao sempre passa pelo aeroporto!

Preciso desativar o LNAV e VNAV e depois clicar em APP???

De qualquer forma ja me ajudou muito, muito obrigado mesmo!

_________________
Mauro Artioli
Placa Mae: Gigabyte Aorus Z390 PRO WIFI - Processador: Intel Core I7 9700K - Memoria: Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4 DRAM 3000MHz C15 - HDs: Sistema Raid 0 (2x 1TB) NVME - Video: Zotac GTX 3080Ti.
mauro.artioli
mauro.artioli
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 14/03/2012
Mensagens : 143
Reputação : 9
Idade : 41
Simulador preferido : FS2020
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por cwbspotter Qui 15 Mar 2012, 02:47

Bom Mauro pelo que você acabou de citar agora creio que esta faltando uma coisa. Digamos que você tenha setado corretamente no fmc a IAC com um procedimento qualquer ILS. Certo então quando você está com o VNAV e LNAV você recebe autorização do controle ou na rede por exemplo ou do próprio ATC do simulador para interceptar o LOC. nesse exato momento voce mantém VNAV e LNAV porém aperta também o VOR/LOC e passa o EFIS para a tela de APP no MCP ser interceptado o LOC e você possa ver isso, após interceptar e estabilizar, ou até mesmo durante a inteceptação logo abaixo do VOR/LOC, tem o APP que deve ser apertado. Após fazer isso, automaticamente o LNAV/VNAV vão sair do comando e deixar na mão do APP automaticamente digamos assim. Para não restar chances de erro sete o curso correto para a pista em questão e para não haver erros sete a FREQ. correta da pista em questão tanto em NAV1 como NAV2. Fazendo dessa forma vai da certo e se quiser ainda fazer autoland que eu adoro fazer as vezes so basta clicar em CMD A&B mais para isso seria interessante uma pesquisa para entender melhor o funcionamento! Poxa realmente espero ter ajudado hehehhe escrevi creio tudo que eu lembrava ja que nem to com a aeronave nem manual em mãos no momento para uma ajuda completa!

Abração

_________________
Rafael
Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Leber Qui 15 Mar 2012, 06:36

Welcome mauro.artioli !

Além das dicas dos colegas, sugiro à você mais algumas coisas:

1 - Tente pousar em um aeroporto com uma aproximação mais tranquila, e com uma pista maior, como SBBR, SBGL, até SBGR, mas não vá direto para SBSP, ali qualquer erro você "vara" a pista, mesmo fazendo um pouso full ILS !

2 - Procure por vídeos-tutoriais no youtube, a respeito de aproximações ILS, existe muito material bom por lá !

3 - O 737 NGX da PMDG é uma aeronave bem complexa também. Configurar a mesma numa final com todos os parâmetros conforme citados acima, é uma tarefa um pouco complicada (porém emocionante) e exige um pouco de conhecimento do piloto virtual. Desta forma, sugiro também tentar fazer uma aproximação com aeronaves menores, para que você "sinta" o comportamento de um avião em pleno vôo, vá memorizando tudo que é necessário para que daí sim você tenha sucesso em pouso !

Novamente bem vindo e bons vôos !


_________________
O que me incomoda nas pessoas não são as suas limitações, mas sim a atitude delas em relação a isso !...
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Brentano Qui 15 Mar 2012, 08:56

Se você está fazendo tudo corretamente e ainda assim o ILS não acopla, pode ser que o aeroporto não esteja com o AFCAD/AFX atualizado, ou seja, a pista em questão não tenha um ILS configurado. Aí não vai descer mesmo hehehe. Se for o caso, procure um AFCAD/AFX na AVSIM ou FlightSim que deve ter um atual.
Ou ainda, se quiser ler mais sobre o assunto, procure por ADE (http://www.airportdesigneditor.co.uk/). É free e bota ILS em qualquer lugar!

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por mauro.artioli Qui 15 Mar 2012, 09:33

Nossa.. nao sei como sobrevivi sem voces ate hoje!!!! uahauhauah

Realmente estao me dando dicas importantes....

Eu acho que descobri o problema!! vamos la!

Eu estava fazendo os procedimentos de rota pelo FSCommander 9, nele tracava rota, saida e chegada, ao final salvava e importava direto para o FMC do PMDG, ok. dava certinho para a rota e tudo mais, porem acho que o FMC nao estava reconhecendo as Star e a Sid como tais, e sim como Waypoints.

Resolvi fazer na mao no FMC e nao e que na tela Aproch aparece o bendito do G/S e a frequencia do ILS de CGO.

Bom cheguei na velocidade certa, Flaps cetados, tudo certinho e o Botao APP acendeu!! rsrsrs

Pensei... finalmente vou pousar em CGO e vai ser lindo.. mas para a minha surpresa o APP apagou, fiquei tentando descobrir o que estava acontecendo e nao percebi que mesmo apagado a aeronava estava descendo e seguindo o rumo certinho da pista.....

Porem eu estava lento de mais e acabei batendo da cabeceira da 17R.

Acho que ainda faltou algo.. mas to chegando perto!!! uahauha

Assim que conseguir finalmente fazer esta aproximacao decentemente posto os videos ou fotos!!!

Muito obrigado pela atencao de todos!! Acho que nao vou mais viver sem este forum, rsrs

Ps. vejo que quase todos vooam on line aqui... deixa eu ficar melhorzinho q eu vou comecar com as duvidas de voo on line!! uahauhauha

Abracos a todos!

_________________
Mauro Artioli
Placa Mae: Gigabyte Aorus Z390 PRO WIFI - Processador: Intel Core I7 9700K - Memoria: Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4 DRAM 3000MHz C15 - HDs: Sistema Raid 0 (2x 1TB) NVME - Video: Zotac GTX 3080Ti.
mauro.artioli
mauro.artioli
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 14/03/2012
Mensagens : 143
Reputação : 9
Idade : 41
Simulador preferido : FS2020
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Vagner735 Qui 15 Mar 2012, 10:06

Depois que a aeronave estabiliza no ILS é normal o APP apagar thumbsup Para descontinuar só tirando a frequência ou apertando o TO/GA

Na proa de interceptação é aconselhável interceptar em HDG SEL, apertando o APP logo em seguida, até que o LOC e GS não são capturados vc terá comando de proa e Vertical speed. (porém nada impede de intercptar em LVAV)

Acople o segundo piloto automático depois de apertar o APP e ele fará Autoland, ajuda na técnica de pilotagem, faça em GRU que existe esse tipo de procedimento para ficar mais "real"



Última edição por Vagner735 em Qui 15 Mar 2012, 18:36, editado 1 vez(es)

Vagner735
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/09/2011
Mensagens : 19
Reputação : 3
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Leonardo.Moura Qui 15 Mar 2012, 10:19

As dicas estão certinhas!!! É muito importante usar primeiro o VOR/LOC pra evitar que a aeronave desca antes de ter bloqueado o Localizador. Depois que capturar o LOC vc aperta o APP.
Você bateu provavelmente porque não estava corretamente configurado pra pouso, devia estar com flap ou velocidade imcompativeis, ou os dois! rsss...
Bom, vai tentando aí! wink
Leonardo.Moura
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Hermes Qui 15 Mar 2012, 14:27

Amigos, uma dúvida à respeito do post do cmte. Vagner:

SBGR tem autoland? Pensei que autoland se tratase apenas de pistas com ILS CATIII.

Pensei que SBGR possuísse apenas CATII.

Hermes
Hermes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 19/01/2012
Mensagens : 224
Reputação : 20
Idade : 41
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por cwbspotter Qui 15 Mar 2012, 14:49

Hermes no FS pode ser qualquer tipo de ILS. Em qualquer um deles você consegue fazer autoland.

Abraço

_________________
Rafael
Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por mauro.artioli Qui 15 Mar 2012, 15:13

cwbspotter,

Me explica uma coisa, todas as vezes que aciono o CMD A e o CMD B, um se apaga e fica somente o outro, ou seja desacopla um e acopla o outro, em que momento devo apertar os dois para que fiquem os dois ligados e seja realizado o Autoland?!

_________________
Mauro Artioli
Placa Mae: Gigabyte Aorus Z390 PRO WIFI - Processador: Intel Core I7 9700K - Memoria: Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4 DRAM 3000MHz C15 - HDs: Sistema Raid 0 (2x 1TB) NVME - Video: Zotac GTX 3080Ti.
mauro.artioli
mauro.artioli
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 14/03/2012
Mensagens : 143
Reputação : 9
Idade : 41
Simulador preferido : FS2020
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por cwbspotter Qui 15 Mar 2012, 15:16

Marquei bobeira desculpa! No FMC na parte de configurações da aeronave voce tem que ativar as opções para autoland, infelizmente não estou no pc agora para lhe fazer um passo a passo, porém alguém ja faz isso para lhe ajudar.

Abraços

_________________
Rafael
Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS 206559

Instagram photo 
Minhas fotos no JetPhotos! Amor
cwbspotter
cwbspotter
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 04/04/2011
Mensagens : 4259
Reputação : 249
Idade : 37
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Jose Carlos Kokol Qui 15 Mar 2012, 15:41

Estranho. Respondi ao tópico como procedo em pouso por ILS e a resposta desapareceu.
Muito estranho!!!

_________________
Abraços. Vida longa e próspera.
José Carlos Kokol

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS ACH0199

Minhas Screens
Jose Carlos Kokol
Jose Carlos Kokol
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/01/2012
Mensagens : 575
Reputação : 50
Idade : 72
Simulador preferido : FS 9
Emprego/lazer : Aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por chico.nascimento Qui 15 Mar 2012, 16:26

Hermes escreveu:Amigos, uma dúvida à respeito do post do cmte. Vagner:

SBGR tem autoland? Pensei que autoland se tratase apenas de pistas com ILS CATIII.

Pensei que SBGR possuísse apenas CATII.


Olá, Hermes! Agora Guarulhos já possui CAT III, conforme essa carta => http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbgr_ils-rwy-09r-cat-ii-e-iii_iac_20121201.pdf?CFID=bbc8194d-f92d-406a-8653-8bcbfd200eb3&CFTOKEN=0



cwbspotter escreveu:Hermes no FS pode ser qualquer tipo de ILS. Em qualquer um deles você consegue fazer autoland.

Abraço

Exatamente, cwbspotter!

O Autoland pode ser feito a partir do CATII. Na TAM é OBRIGATÓRIO o autoland no caso de o aeroporto estiver operando CATII. Isso por que houve um dia em que um A330 estava pousando CATII em New-York e o piloto desacoplou nos mínimos, mas não comandou o Flare. Resultado? Um CATRAPO que por pouco não se transformou em tragédia! A aeronave ficou no solo para verificar se houveram danos estruturais.

Eu simplesmente adoro fazer autoland no NGX. Porém, não sei se é comigo, o ILS da pista 18 de Recife no FSX Default está "desalinhado". Eu fiz o Autolanding e o trem de pouso esquerdo ficou fora da pista.

Espero ter ajudado!

Abração
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Brentano Qui 15 Mar 2012, 17:07

Tecnicamente um autoland pode ser feito em qualquer categoria de ILS, porém na CATI há maior degradação de sinal (por isso os mínimos são maiores do que nas outras categorias). Por segurança e bom senso, geralmente só se faz à partir de CATII, mas é possível fazer também na CATI. O equipamento da aeronave não diferencia CATI, II e III, ele apenas verifica a qualidade da recepção do sinal do ILS, e mesmo um CATII ou III pode não permitir um autoland eventualmente se o sinal estiver degradado.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Leber Qui 15 Mar 2012, 18:09

mauro.artioli escreveu:cwbspotter,

Me explica uma coisa, todas as vezes que aciono o CMD A e o CMD B, um se apaga e fica somente o outro, ou seja desacopla um e acopla o outro, em que momento devo apertar os dois para que fiquem os dois ligados e seja realizado o Autoland?!

Caro Mauro,

Não esqueça que para você conseguir acoplar os dois Pilotos Automáticos para executar um autoland, a frequência do ILS em questão, deve estar setado nos dos rádios, ok?

abçs
Leber
Leber
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 16/01/2012
Mensagens : 3642
Reputação : 370
Idade : 40
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Voar, voar e voar !
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Vagner735 Qui 15 Mar 2012, 18:30

Boa explicação Preto!

No FS temos CATIIIc all time Rulez
Quando disse pra treinar em GRU a intenção era essa mesmo, ter a carta e tudo mais... Apesar de que existe um Notan suspendendo essa publicação do Link thumbsdown

Período: 07/03/12 21:27 a 05/05/12 23:59
IAC ILS RWY 09R CAT II E III, 12 JAN 12 AIRAC, SUSPENSA)

Em relação ao Autoland...
Após apertar o APP já pode ser acionado o CMD B que ele não vai mudar de lado!
Vale ressaltar que a capacidade do 737NG efetuar autoland em relação ao vento é de
• Headwind 25 knots
• Crosswind 20 knots
• Tailwind 10 knots. (Variando em relação ao Tailwind dependendo o Tabulation Number)
Flape 30 ou 40 (não faz autoland Monomotor e mono pousa com flape 15)



Vagner735
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 10/09/2011
Mensagens : 19
Reputação : 3
Idade : 37
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por mauro.artioli Qui 15 Mar 2012, 20:40

chico.nascimento escreveu:
Hermes escreveu:Amigos, uma dúvida à respeito do post do cmte. Vagner:

SBGR tem autoland? Pensei que autoland se tratase apenas de pistas com ILS CATIII.

Pensei que SBGR possuísse apenas CATII.


Olá, Hermes! Agora Guarulhos já possui CAT III, conforme essa carta => http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbgr_ils-rwy-09r-cat-ii-e-iii_iac_20121201.pdf?CFID=bbc8194d-f92d-406a-8653-8bcbfd200eb3&CFTOKEN=0



cwbspotter escreveu:Hermes no FS pode ser qualquer tipo de ILS. Em qualquer um deles você consegue fazer autoland.

Abraço

Exatamente, cwbspotter!

O Autoland pode ser feito a partir do CATII. Na TAM é OBRIGATÓRIO o autoland no caso de o aeroporto estiver operando CATII. Isso por que houve um dia em que um A330 estava pousando CATII em New-York e o piloto desacoplou nos mínimos, mas não comandou o Flare. Resultado? Um CATRAPO que por pouco não se transformou em tragédia! A aeronave ficou no solo para verificar se houveram danos estruturais.

Eu simplesmente adoro fazer autoland no NGX. Porém, não sei se é comigo, o ILS da pista 18 de Recife no FSX Default está "desalinhado". Eu fiz o Autolanding e o trem de pouso esquerdo ficou fora da pista.

Espero ter ajudado!

Abração

Nossa amigo... pode me explicar por alto como fazer o autoland no PMDG 737-800??? rsrs.

Quanto mais eu descubro esse mundo.. mais encantado eu fico!! uahauhauhaah

_________________
Mauro Artioli
Placa Mae: Gigabyte Aorus Z390 PRO WIFI - Processador: Intel Core I7 9700K - Memoria: Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4 DRAM 3000MHz C15 - HDs: Sistema Raid 0 (2x 1TB) NVME - Video: Zotac GTX 3080Ti.
mauro.artioli
mauro.artioli
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 14/03/2012
Mensagens : 143
Reputação : 9
Idade : 41
Simulador preferido : FS2020
Emprego/lazer : Analista de Sistemas
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Leonardo.Moura Sex 16 Mar 2012, 07:31

Preto escreveu:Tecnicamente um autoland pode ser feito em qualquer categoria de ILS, porém na CATI há maior degradação de sinal (por isso os mínimos são maiores do que nas outras categorias). Por segurança e bom senso, geralmente só se faz à partir de CATII, mas é possível fazer também na CATI. O equipamento da aeronave não diferencia CATI, II e III, ele apenas verifica a qualidade da recepção do sinal do ILS, e mesmo um CATII ou III pode não permitir um autoland eventualmente se o sinal estiver degradado.

Boa Preto!!

Exatamente o que eu ia dizer!!! thumbsup

_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por chico.nascimento Sex 16 Mar 2012, 08:18

mauro.artioli escreveu:
chico.nascimento escreveu:

Olá, Hermes! Agora Guarulhos já possui CAT III, conforme essa carta => http://www.aisweb.aer.mil.br/arquivos/cartas/emenda/sbgr_ils-rwy-09r-cat-ii-e-iii_iac_20121201.pdf?CFID=bbc8194d-f92d-406a-8653-8bcbfd200eb3&CFTOKEN=0





Exatamente, cwbspotter!

O Autoland pode ser feito a partir do CATII. Na TAM é OBRIGATÓRIO o autoland no caso de o aeroporto estiver operando CATII. Isso por que houve um dia em que um A330 estava pousando CATII em New-York e o piloto desacoplou nos mínimos, mas não comandou o Flare. Resultado? Um CATRAPO que por pouco não se transformou em tragédia! A aeronave ficou no solo para verificar se houveram danos estruturais.

Eu simplesmente adoro fazer autoland no NGX. Porém, não sei se é comigo, o ILS da pista 18 de Recife no FSX Default está "desalinhado". Eu fiz o Autolanding e o trem de pouso esquerdo ficou fora da pista.

Espero ter ajudado!

Abração

Nossa amigo... pode me explicar por alto como fazer o autoland no PMDG 737-800??? rsrs.

Quanto mais eu descubro esse mundo.. mais encantado eu fico!! uahauhauhaah

Olá, Mauro! Vamos tentar... Para você fazer o teste, vamos simular um voo, cuja chegada é pelo procedimento PIRA1 para a pista 09R em Guarulhos. Se você quiser simular, coloque sua aeronave no aeroporto de Rio Preto (SBSR) e programe a chegada PIRA1 para Guarulhos. Após a decolagem, voe direto para PIR. Eu vou citar os procedimentos que eu costumo fazer e dá certo. Se alguém fizer diferente, pode colocar o próprio método também. A configuração da aeronave está em VNAV e LNAV ao iniciar a descida. Eu já costumo configurar a altitude que está determinada no marcador externo. Se não me engano, em Guarulhos é 4200 pés. Mais ou menos a 8000 pés eu vou ao FMC e aperto INIT REF. Lá está informando a frequencia do ILS da pista, juntamente com o Course. Lá também eu configuro a velocidade de pouso (VREF) para os flaps desejados (Clica no botão referente à velocidade para selecionar e depois definir no espaço em branco à direita). Pego essa frequencia do ILS e coloco nos DOIS rádios NAV. NAV1 e NAV2 estão agora com a mesma frequencia do ILS, juntamente com o COURSE. Vale lembrar que eu peguei essas informações de frequência e Course na página INIT REF no FMS. Quando estiver já quase para interceptar o ILS (ainda estamos no VNAV e LNAV e provavelmente a velocidade estará em torno de 200 nós, justo onde aparecerá a palavra UP em verde, indicando que você não abaixou flaps), você aperta o APP e logo depois aperta o CMD B. Irá acender os 2: CMD A e CMD B. Pode começar a configurar a aeronave para pouso. Quanto a aeronave estiver FULL ILS, a velocidade já não estará mais no automático. Aí, você vai reduzindo a medida que vai baixando os flaps. Ao passar no marcador externo, baixe os trens de pouso, vá baixando os flaps até a configuração definida do INIT REF e deixe a velocidade onde está marcando REF em verde (geralmente uns 5 nós a mais para correção do vento). Diante disso, deixe o Autobrake em 3 (mandatário na GOL, por exemplo, para todos os pousos, exceto em pistas menores onde o autobrake fica em max) e pronto... vire passageiro vendo sua ave pousar suavemente em Guarulhos... Ah... claro, não esquecendo de tirar o motor quando o GPWS "cantar" 20 pés.

Não sei se consegui ser claro, mas se tiver qualquer outra dúvida, é só me dar um toque!

Grande abraço
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Leonardo.Moura Sex 16 Mar 2012, 08:45

Só pra completar. Quando você estiver curvando para interceptar o LOC da pista, pressione VOR/LOC, espere ele capturar o localizador, aí depois que ele capturar você aperta APP e liga o CMD B. Usar o VOR/LOC antes previne que a aeronave entre na rampa do GS antes de capturar o LOC, senão a aeronave pode começar a descer na rampa do ILS sem estar corretamente no rumo da pista. thumbsup

_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Brentano Sex 16 Mar 2012, 09:08

Leonardo, há um item opcional no 737 em que você pode prevenir a captura do GS antes do LOC. Se ele tiver isso habilitado, é possível utilizar apenas APP para acoplar no ILS. thumbsup
Algumas cias adotam VOR/LOC antes de APP devido a diversidade de frota, rotina operacional, etc...

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Mensagens : 1624
Reputação : 168
Idade : 44
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por chico.nascimento Sex 16 Mar 2012, 09:25

Leonardo.Moura escreveu:Só pra completar. Quando você estiver curvando para interceptar o LOC da pista, pressione VOR/LOC, espere ele capturar o localizador, aí depois que ele capturar você aperta APP e liga o CMD B. Usar o VOR/LOC antes previne que a aeronave entre na rampa do GS antes de capturar o LOC, senão a aeronave pode começar a descer na rampa do ILS sem estar corretamente no rumo da pista. thumbsup

Preto escreveu:Leonardo, há um item opcional no 737 em que você pode prevenir a captura do GS antes do LOC. Se ele tiver isso habilitado, é possível utilizar apenas APP para acoplar no ILS. thumbsup
Algumas cias adotam VOR/LOC antes de APP devido a diversidade de frota, rotina operacional, etc...

Olá, Leonardo! Eu uso a configuração não permitindo capturar o GS antes do LOC! E geralmente no VNAV a aeronave chega ao ILS abaixo da rampa. Por isso eu não me atentei a essa informação! Mesmo assim, obrigado pelo complemento da informação thumbs2
chico.nascimento
chico.nascimento
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 06/02/2012
Mensagens : 132
Reputação : 22
Idade : 44
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Contabilista/Spotting
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Leonardo.Moura Sex 16 Mar 2012, 11:31

Legal!!! Eu uso esse padrão do VOR/LOC por conta da GOl, que usa dessa forma. Mas é como você disse, cada cia adota uma rotina.
De qualquer modo acho que o colega está cheio de informações aí pra praticar!!! hehehehe

_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS Empty Re: Duvidas sobre o Pmdg 737NGX pouso ILS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos