Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.



Primeiro avião-tanque para jatos. 5 5 5

Primeiro avião-tanque para jatos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Alexandre da Silva em Sab 28 Jan 2012, 22:52



O Boeing KC-97 Strotanker foi uma variante destinada ao reabastecimento em voo, derivado do transporte C-97 Stratofreighter, que, por sua vez, foi baseado no B-29. O avião original foi muito modificado, sendo equipado com os tanques de combustível, tubulação e o boom necessário para sua nova missão. O enorme andar superior podia transportar carga de grande tamanho, que entrava por uma larga porta de carga localizada do lado direito da fuselagem, e o combustível para reabastecer os jatos era transportado em tanques no andar inferior. Ambos os andares eram pressurizados e aquecidos a fim de permitir as operações em grande altitude. Ele foi sucedido pelo KC-135.



O C-97 havia sido desenvolvido quase no fi nal da Segunda Guerra Mundial instalando uma fuselagem maior sobre uma fuselagem com as asas, cauda e motores que eram essencialmente os do B-50 Superfortress. As principais diferenças com o avião comercial 377 Stratocruiser eram o radome do radar instalado sob o nariz, o boom de reabastecimento e os motores a jato sob as asas.
O protótipo XC-97 estava equipado com quatro motores a pistão Wright R-3350 com potência unitária de 1 640 kW (2 200 hp). Ele possuía duas grandes portas sob a cauda, que abriam para os lados, uma rampa que podia ser abaixada somente no solo (impedindo o lançamento araquedistas) e um guincho para ajudar nas operações de carga e descarga.

A USAF começou a operar o KC97 em 1950. Ela comprou do fabricante, 816 dessas aeronaves, mas apenas 74 da versão cargueira C-97 que utilizava motores a pistão, alimentados à gasolina, enquanto o KC tinha, além deles, dois motores a jato que funcionavam a querosene, para serem usados nas
missões de reabastecimento.

Esses aviões-tanque foram vitalmente importantes para as operações mundiais dos bombardeiros estratégicos Boeing B-47 e Stratojet. Um exemplo foi o apoio aos voos de reconhecimento da Base Aérea de Thule, no Ártico. A operação desses complexos aviões em temperaturas de -40ºC foi um verdadeiro triunfo. A navegação nas condições do Ártico exigia uma grande habilidade.

Embora fosse um avião-tanque, as baixas velocidade e altitude operacionais do KC-97 complicavam as operações de reabastecimento de aeronaves a jato. Normalmente, os Boeing B-52 Stratofortress abaixavam os fl aps e as pernas traseiras do trem de pouso para diminuir o suficiente a sua velocidade para poderem ser reabastecidos pelos KC-97. Além disso, uma operação típica de reabastecimento dos B-52 poderia incluir uma descida que permitisse aos dois aviões manterem uma velocidade mais alta.

No início dos anos 1960, o TAC (Tactical Air Command ou Comando Aerotático, em português) da Força Aérea dos EUA acrescentou motores a jato retirados dos KB-050 para criar os KC-97L.
Esses motores aumentaram o desempenho dos KC-97 tornando-os mais compatíveis com os aviões a jato.
Em 1956, o SAC (Strategic Air Command ou Comando Aéreo Estratégico, em português) começou a retirar de serviço os KC-97 e substituílos pelos KC-135. Os Stratotanker continuaram a operar no TAC e nas unidades da Reserva da
Força Aérea e da Guarda Aérea Nacional. Eles foram finalmente desativados em 1978, quando as Guardas Aéreas do Texas e de Utah trocaram seus KC-97L por Lockeed C-130 Hercules e Boeing KC-135, respectivamente.

Santiago Oliver
Karina Bernardino
Avião Revue

_________________

Alexandre da Silva
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em: 20/02/2011
Mensagens: 3630
Reputação: 328
Idade: 22
Simulador preferido: FS9
Nacionalidade: Brasil

http://alexandredasilva89.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Augusto Sposito em Qua 01 Fev 2012, 09:22

Good post Merece 1 ponto!! Rulez

_________________

Asus Sabertooth P67 - Core i7-2700K 3.5GHz - 16GB DDR3 - Nvidia GTX550Ti 1GB GDDR5 - HD 320GB (Win 7 SP1) - HD 2TB (Backup e Games) - Seventeam 750W - Samsung 19" - FSX Acceleration Pack - Saitek Cyborg X - Speedy Fibra 15MB.

Augusto Sposito
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em: 20/02/2011
Mensagens: 6386
Reputação: 342
Idade: 26
Simulador preferido: FSX
Nacionalidade: Brasil

http://www.facebook.com/profile.php?id=100001427935463

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Alef Schtmidt em Qua 01 Fev 2012, 09:58

Otimooo Post !!!!!!! nota 100000 thumbsup

Alef Schtmidt
Banido

Masculino
Inscrito em: 04/07/2011
Mensagens: 647
Reputação: 35
Idade: 17
Simulador preferido: FSX//P3D
Emprego/lazer: Contador // Estudante
Nacionalidade: Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Alvega em Dom 05 Fev 2012, 12:42

Também gostei, Alexandre. Good post

_________________
Artur Santos
Voo Virtual

Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em: 13/04/2008
Mensagens: 11195
Reputação: 638
Idade: 48
Simulador preferido: FSX
Nacionalidade: Portugal

http://www.voovirtual.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Primeiro avião-tanque para jatos.

Mensagem por Amilckar em Dom 05 Fev 2012, 13:23

Valeu Ale!!!

Já pilotei um desses rsrsrsrs

_________________
Carlos Amilckar

Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em: 12/10/2009
Mensagens: 6718
Reputação: 334
Idade: 46
Simulador preferido: FSX
Nacionalidade: Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum