Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Flaps em decolagem Gse_multipart13851

Flaps em decolagem

+2
Alexandre da Silva
Cmte. Caio
6 participantes

Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Flaps em decolagem

Mensagem por Cmte. Caio Qui 05 Jan 2012, 22:35

Olá comandantes...

Eu pesquisei no google qual é o flap que ps b737-300 utilizam para decolar. Só que não entendi bem como que o comandante decide qual flap é o melhor.

Se decola com flap máximo para subir mais rápido? Quem tiver algum tutorial disto e puder compartilhar comigo.

Eu uso o FSX faz só 4 meses, sou verde no ramo da simulação!
No

Boa noite a todos.

Cmte. Caio
Cmte. Caio
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 109
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Alexandre da Silva Qui 05 Jan 2012, 23:52

Cmte. Caio escreveu:Olá comandantes...

Eu pesquisei no google qual é o flap que ps b737-300 utilizam para decolar. Só que não entendi bem como que o comandante decide qual flap é o melhor.

Se decola com flap máximo para subir mais rápido? Quem tiver algum tutorial disto e puder compartilhar comigo.

Eu uso o FSX faz só 4 meses, sou verde no ramo da simulação!
No

Boa noite a todos.


Caio, seja bem vindo.

O Boeing 737-300 decola normalmente com Flaps 5 em pista com tamanho acima de 2200 Metros, em alguns casos com pistas menores e dependendo da altitude da mesma se utiliza Flap 10 e até o 15 mais nunca Full Flap para decolar.

Ex: SBCT - Flap 5
Ex: SBSP & SBRJ - Flap 10 ou 15.

Isso varia muito conforme o peso da aeronave, mais os exemplos que citei são os que se usam normalmente.

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Braconi Sex 06 Jan 2012, 02:28

Cmte. Caio

Momentos antes de voo acontecer, no despacho da compania, é feita uma analise e calculo utilzando complexas analises de pista, checando a temperatura pressão, vento, carga , passageiros, tudo isso para se encontrar qual o peso máximo que as condições no momento da decolagem vão permitir a aeronave carregar de forma segura.

O 737-300 utilizam para decolar Flaps de 1 à 15 e antes de decolar os pilotos recebem uma serie de documentos sendo que um dele se chama TAKEOFF DATA, e será neste documento que eles encontrarão toda informação referente ao Flap que vão decolar, bastando apenas inserir estes dados de performance no computador do avião.

Se tem interesse em aprender a(s) teoria(s) por trás do funcionamento de flaps pouso de decolagens, eu sugiro deixar seu Wilco de lado um pouco e explorar aviões mais leves e simples, até mesmo para aos poucos adquirir noções de pilotagem.
O automatismo do um jato de alta performance vai te privar de muita coisa que tem que aprender uma vez que só tem 4 meses de Simulator.

thumbsup





Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Cmte. Caio Sex 06 Jan 2012, 13:49

Comandantes Alexandre e Branconi

Obrigado pela aula de flaps que me deram.

Tenho um amigo que voa pela Ivao na Gol, ele me disse para praticar em aviões menores os procedimentos de curvas decolagens, por que se eu for fazer em um 747 ou 737 manualmente será bem mais dificil e se eu usar o piloto automatico não aprenderei muito.
reverencia
Cmte. Caio
Cmte. Caio
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 109
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Cmte. Caio Sex 06 Jan 2012, 13:50

Eu vou pegar com ele uns tutoriais de pouso e decolagem dos cessnas que tem no fsx.

Cmte. Caio
Cmte. Caio
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 109
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Julio Giunti Sex 06 Jan 2012, 15:01

De acordo com a rota, quantidade de passageiros, carga, combustível, tamanho de pista e vento. Com estes dados, é realizado um cálculo e de acordo com isto, você setará o grau de flaps que deseja (De acordo com o SOP da cia) e assim o FMC lhe dará a V1 VR e V2 da aeronave.

Pelo que vejo diariamente aqui em THE e pelos vôos que andei fazendo ano passado no trajeto REC GRU, GOL usa Flaps 15 para decolagem em pistas curtas, 5 para pistas longas e no pouso 40 em qualquer tipo de pista.

E um detalhe: não sei se é limitação real do simulador e vida real, mas Boeing 737 não decola com flaps 10. O FMC não aceita na programação. Esta questão vai ficar pendurada para meu próximo vôo de cabine!

Abraços
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Jacsantana Sex 06 Jan 2012, 15:03

Cmte. Caio escreveu:Comandantes Alexandre e Branconi

Obrigado pela aula de flaps que me deram.

Tenho um amigo que voa pela Ivao na Gol, ele me disse para praticar em aviões menores os procedimentos de curvas decolagens, por que se eu for fazer em um 747 ou 737 manualmente será bem mais dificil e se eu usar o piloto automatico não aprenderei muito.
reverencia

Cmte. Caio escreveu:Eu vou pegar com ele uns tutoriais de pouso e decolagem dos cessnas que tem no fsx.


Cmte. Caio,
Tenha em atenção o ponto 6 das Regras do Forum;
6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo.
Favor leia com atenção essas mesmas regras para evitar advertências da moderação.

_________________
Flaps em decolagem MMercante03
João Sant'Ana
Jacsantana
Jacsantana
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 82
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por M3g4d3th Sex 06 Jan 2012, 15:23

Opa, eu também sou um verde em FSX, mas tem aqueles tutoriais do próprio FSX que ensinam pra caramba, se você manjar inglês recomendo, e tudo com avião pequeno.

Acho legal que ensinam um pouco de teoria também, e com a teoria você começa a manjar sobre aeronaves pequenas e grandes.

Abraço.

_________________
http://flickr.com/megaxr
M3g4d3th
M3g4d3th
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 01/12/2011
Mensagens : 83
Reputação : 1
Idade : 38
Simulador preferido : X-Plane
Emprego/lazer : Escalador
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Braconi Sex 06 Jan 2012, 16:21

Julio Giunti escreveu:De acordo com a rota, quantidade de passageiros, carga, combustível, tamanho de pista e vento. Com estes dados, é realizado um cálculo e de acordo com isto, você setará o grau de flaps que deseja (De acordo com o SOP da cia) e assim o FMC lhe dará a V1 VR e V2 da aeronave.

Pelo que vejo diariamente aqui em THE e pelos vôos que andei fazendo ano passado no trajeto REC GRU, GOL usa Flaps 15 para decolagem em pistas curtas, 5 para pistas longas e no pouso 40 em qualquer tipo de pista.

E um detalhe: não sei se é limitação real do simulador e vida real, mas Boeing 737 não decola com flaps 10. O FMC não aceita na programação. Esta questão vai ficar pendurada para meu próximo vôo de cabine!

Abraços


É bem isso que você falou Julio,

Os manuais de performance do 737-300 independente da motorização possuem dados apenas para flap 1 flap 5 e 15 para decolagens.

Não havendo dados de performance para os demais flaps nos manuais e tb na base de dados de performance do FMC.



Cmte. Caio

Você errou meu nome, é Braconi e não Branconi fighting

faço das palavras do seu amigo da Gol as minhas palavras, você que é novato deve procurar aprender a voar aeronaves menores sem deixar o interesse pelos Boeings de lado.

Em 1996 eu aprendi a voar no c-172 no FS95...as noções de flap , pouso e decolagens eu comecei a obter nele.


Abraço!
Braconi
Braconi
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 15/12/2011
Mensagens : 1072
Reputação : 119
Idade : 41
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Cmte. Caio Sáb 07 Jan 2012, 19:04

Peço desculpas ao moderador pela minha falha eu não sabia editar as mensagens mas agora sei e não vou mais flood thumbs3

Comandante Braconi eu errei seu nome desculpas também thumbsup

Eu achei uma titorial que ensina a usar flap no 737-800 mas é diferente desse 737-300 que eu quero usar com a pintura da webjet.

Obrigado a todos os comandantes que estão em ajudando.

Alguem tem um manual de 737-300 para eu usar no meu wilco????????

Bom final de semana a todos Rulez
Cmte. Caio
Cmte. Caio
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 05/01/2012
Mensagens : 109
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Julio Giunti Dom 08 Jan 2012, 02:49

No wilco quando você instala tem o manual dele no menu iniciar...só procurar!

thumbsup
Julio Giunti
Julio Giunti
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/08/2011
Mensagens : 528
Reputação : 59
Idade : 46
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Controlador de tráfego aéreo - Infraero
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Flaps em decolagem Empty Re: Flaps em decolagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos