Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


 Flight Report ( SBBH -SBMK) Gse_multipart13851

Flight Report ( SBBH -SBMK)

+2
Alexandre da Silva
.Lopes
6 participantes

Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por .Lopes Seg 26 Dez 2011, 10:55

Como vai ser meu primeiro post, pra inaugurar minha vida neste Forum,gostaria de que fosse um tópico bem bacana, sou Recruta
lol lol lol
Então venho com um dos meus Reports sobre um voo real entre BH e MK.
O mesmo já foi postado no Contato Radar.

http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/82346-relato-de-um-voo-entre-bh-e-montes-claros/


Relato de um voo entre BH e Montes Claros.

Em dia normal de uma semana normal recebo uma ligação do meu comandante informando que teríamos um voo com dois Pax no dia seguinte às 08h00 da manha saindo de SBBH para SBMK alternando SBCF. O comandante já me faz os seguintes solicitações ...NOTAM, METAR, TAF,Carta prognóstica e o que mais tiver de informação sobre os aeródromos envolvidos. A parti do ai, já tem o início do nosso voo com 24H de antecedência.

Vou dormir pensando nos checklist da aeronave um BE58 de 300HP(muito cavalo não) com autonomia de 05:00 dando então margem segura para nosso destino e alternativa sem problema. Deixo meu uniforme de piloto separado, calças, blusa de manga cumprida pois nesta época em BH faz muito frio, dou um lustrada no sapatos que estava com um pouco de poeira, pois tinha alguns dias que não voávamos pois a aeronave se encontrava em manutenção.

Acordo no dia seguinte 05:00 da manha cedo não... visto meu uniforme, como de praxe não consigo comer nada ...e também não ia encontra nada aberto pois acho que eu era o único sujeito acordado naquela hora, então tomei bênção da minha santas (Nossa Senhora do Loreto e Minha Mãe) e parti para o meu voo.Como ainda estou em início de carreira não tenho carro então fui para o metro que fica próximo a minha casa, enquanto espero o metro vou olhando o tempo tentando espiar para os lados de BH e região da PLU como estava as coisas por La ...nada fora do normal só algumas nuvens. E enquanto eu estou vendo o tempo vem o metro para levar a tropa para BH para os Normais trabalharem...

Embarcamos e logo sento em um banco e pego a copia do plano de voo, por regra o comandante solicita que quem passe o plano de voo seja o co-piloto, então liguei para a sala C de PLU e passei o plano via Telefone.Quando termino de passar o plano percebo que já estou na estação central.Quando estou caminhando para pegar meu ônibus com destino a PLU vejo o mesmo já esta parado no ponto...e começa o corre corre para não perder o busao.Como sempre os Deuses ao meu lado consigo embarcar no ônibus e La vai eu em destino a PLU sendo 05:50 da manha..quer dizer muito adiantado para a hora prevista do voo.

Chego ao aeroporto de Carlos Drummond de Andrade... já próximo do mesmo sinto um cheiro de JETA1 (que no caso para um aviador torna-se um perfume) chego no raio x do terminal, pois nosso avião fica parqueado no pátio norte da Pampulha.Em quanto coloco minha mochila para o raio x, as meninas da segurança me solicitam alguns dados, pois para entrar no aeroporto pelo terminal vc tem que estar com o plano de voo feito na sala C, pois antigamente pessoas iam para a sala C para poderem pedir carona ...e já viu NE.
Depois de passar no raio-x vou direto para a sala C correr atrás das solicitações do meu comandante, quando chego à porta da C já sinto aquele cheiro de cafezinho saído na hora e já entro na sala com um sorriso enorme desejando um bom dia a todos, como o pessoal de SBBH e muito simpático eles me oferecem um cafezinho e lógico que aceito... enquanto eu tomo o meu cafezinho vou solicitando a eles os dados para o meu voo, e de quebra vou sondando os cara para poder saber qual será minha saída, pois como já estou acostumado vou chegar no avião e já separar a carta da saída sem que ter que ligar o avião e solicitar qual saída que será.Tudo terminado na C, sigo para o carro da Infraero que me aguarda para fazer o translado para o pátio norte onde esta a maquina, não tive tempo nem de ver os ATRs da TRIP, embarcando seus passageiro.

Embarco no carro da Infraero e logo já estamos no aguardo da torre para poder ser autorizado cruzar pista, e logo a solicitação e dada... Oscar Uno Uno autorizado cruzamento ate o pátio norte reporte no mesmo...Olho para o motorista e ele me da um sorriso, e logo em seguida estamos no pátio norte ...já próximo do hangar onde a aeronave fica já vejo o Barão encoberto ...com uma capa protetora para diminuir as ações do tempo na aeronave.

Logo que desço da aeronave vou fazer meu check-in no hangar cumprimentando a moçada... depois de fazer o social vamos para aeronave, chegando na mesma já vou vendo se encontro algo de errado ou fora do comum, e logo já estou na aeronave, tirando a capa que o protegia do tempo que e cruel com pintura de aeronave, apos retirado a capa, vou aos poucos fazendo minha rota o (Ground Around) ...vou retirando as buchas do motor e vou verificando se no mesmo, se tem algo La dentro que não faz parte do motor(ninho de passarinho) se tem fio solto ou algum vazamento de óleo, logo em seguida vou em direção a capa do PITOT para retira-la.Checagem externa concluída, chegamos então ao interior da aeronave,primeiro vou para o cockpit para ver se esta tudo OK, se não ficou nada ligado e logo em seguida já venho separando as cartas para o nosso voo, já deixo elas separadas no manche, as cartas ADC do aeródromo, a SID que vamos utilizar e a carta de rota ...e como o meu comandante gosta já deixo também uma carta de “emergência” caso aconteça de termos uma pane real, uma carta visual do aeródromo VAC, mas como em SBBH não tem esta carta utilizamos como referencia uma carta de aproximação por instrumento.

Já tudo separado já deixo o painel configurado fazendo o Scanfloow que consiste em deixar o painel da aeronave configurada para o acionamento. Apos realizado todos estes passos vou para a parte de trás da aeronave ...verifico data de validade dos produtos e verifico se esta faltando alguma coisa ou se a necessidade de complementar, tudo realizado antes do previsto 07:00 da matina, fico esperando meu comandante para o vôo, e ao caminho da sala de briefing encontro pelo caminho meu comandante , que logo me vê.Como de costume sigo ele para aeronave pois ele confere todo o meu serviço e se faltou algo ...e derrepente ele me solta uma ...E galo veio ta ficando bom em...E logo em seguida me vem um sorriso de orelha a orelha. Apos o mesmo realizar o seu próprio “Ritual” vamos em direção a sala de briefing, e La damos inicio ao dialogo sobre todo o procedimento do voo, mostro-lhe todos os dados para o nosso voo, PB, cartas e tudo que possa nos ajudar no nosso voo. Como e de costume vou cantando tudo para ele, na ordem, carta de aeródromo onde estamos e onde deveremos estar para decolar, briefing de decolagem com leituras das cartas ate o nosso ultimo fixo da rota na carta, logo em seguida também realizo a briefing de emergência, e simulando com as mãos o que eu devo fazer se caso tivermos uma pane real.O comando me olha com um ar de aprovação e lógico que solto aquele sorriso novamente.
Apos tudo exposto sobre o nosso voo, vamos para a sala de espera do hangar, onde ficamos esperando o nosso patrão, e quando menos esperávamos lá vem entrando na sala VIP do Hangar, o comandante me olha e como um cara “esperto” já codifico seu olhar... “Vai La solicitar o acionamento e quando estiver tudo ok, vc nos chama aqui ok.”
Logo já chego à aeronave, verifico se o trem esta baixado, e ligo a bateria e vou ouvir o ATIS daquele momento, apos ouvir o ATIS passo para a freqüência do trafego BH;


Piloto = Trafego BH, PT-ONM, 090, Ciente da Fox.
Controle =Pronto Copia?
Piloto = Pronto Copia.
Controle = Autorizado BH - MK saída Minob1 Trans Pente, rota via plano (W2) no caso, Transpônder 4224... coteje!
Piloto = autorizado plano de voo pra MK, no 090 saída Minob1 trans PENTE transpônder 4224
Controle = Cotejamento correto chame solo em 126.10

Deixo o radio setado na freqüência do solo BH e desligo a bateria, saio do cockpit e da aeronave mesmo aceno com a cabeça para o comando que esta autorizado nosso voo para MK, logo em seguida ele se encaminha com os patrões para aeronave, todos embarcados comando sentado na esquerda e logo apos o mesmo se ajeitar na cabine me sento, e ele inicia os procedimentos para acionamento. Aeronave acionada ligamos todos os equipamentos, e logo o comando me olha e fala... solicita o TX! Mal termina pedir e eu já solicito ao solo BH autorização para TX! Solo BH o PT-ONM em frente à Banjet, com 4 a bordo, autonomia de 5 horas, alterna SBCF pronto pra TX! Autorizado TX via E ate ponto de esperera da E para Cruzamento. Ouvindo aquilo o comando já da um pouco de potencia na maquina e logo fala, You Have Control! (No avião nos trabalhamos como se fosse em Linha Aérea, pois o padrão de linha aérea e inquestionável e o CRM de cabine e de se surpreender, o meu comandante ele nos instrui para podermos um dia voar linha) e logo solto “I Have Control”, e enquanto isto o mesmo vai fazendo o check-list de Tx, logo que percebo já estamos na E próximo a barra de parada solicito cruzamento de pista, e já em seguida já se ouve... autorizado cruzamento, apos taxi via C, pátio principal e A ate o ponto de espera, quando pronto chame torre em 118.00! Ciente Cruzamento Tx Via C Patio principal e A quando pronto chama torre em 118.00, enquanto terminava de cotejar fazemos o check de pista... direita livre, eixo de decolagem livre e esquerda livre, pista livre, então iniciamos o TX, durante o tx vamos fazendo como planejado no briffing, decolagem leitura da carta de saída e logo em seguida o breffing de emergência!!

Chegamos ao ponto de espera fazemos todos os check’s e logo ele me olha e solicita... chama torre e informa que estamos pronto! A torre já nos autoriza alinhar e manter... e der repente se ouve a autorização para decolar, em seguida realizamos o check list ( Cleared For Take Off) e ,logo colocamos potencia na maquina ...e já vendo o ponteiros da vel. se movendo ...airspeed alive ... minimus... Sixty Knos... V one ...Rotate ... Positive Rate Climb, em BH como temos muita pistas deixou para dar trem em cima quando não vemos mais pista ...e logo ele canta, Gear Up! Apos alguns segundo a torre manda chamar controle BH em 129.10...e La vamos-nos... controle BH PT-ONM decolado de BH em ascensão para o 090 executando MINOB 1 na sua escuta...Ciente informe no nivelamento PT-ONM e logo já iniciamos o After Take Off Check List, e já canto...Transitions! E ambos colocamos no Altímetro 1013 apos alguns minutos de voo já no bloqueio de BHZ já estamos no 080 e ... One Thousand To level Off!! E logo o controle fala... PT-ONM chama em 129.4! Já fazemos a transferência e continuamos com o nosso voo, e canto... ”Level Off” e deixamos a aeronave ganhar velocidade para logo em seguida vim fazendo as reduçoes e em seguida o “Cruise Check List” já próximo do nosso fixo(PENTE) o controle manda a gente transferir para o centro BRS...ciente controle 133.00 alterna 133.55. Mas antes de chamar o controle e já acostumando com esta rota... Já vamos atrás dos nossos estimados, e quando de posse destes dados chamamos o Centro... Centro Brasília PT-ONM de SBBH para SBMK mantendo 090 na sua escuta... E logo ele já pede os estimados para 27nm e destino... E já em seguida já mandamos todos os dados apos realizados todos os check list, e já realizado nossos contatos devidos para àquela hora, temos um pouco de mais tranqüilidade. Podemos então quardar todas as cartas que estava em mãos. E já separo as que vamos usar no destino que no caso seria só a ADC e a de procedimento NDB de MK.

Nosso voo transcorre muito tranqüilo e logo já estamos a 30nm do destino e já podemos ter algum contato com o a radio de MK, e já podemos pedir informação do aeródromo... E fazemos a chamada inicial... Radio MK, PT-ONM em contato bi-lateral com o centro BRS solicita informações das condições do aeródromo? E logo já temos a nossa resposta... e tomamos a seguinte conclusão...operando visual! Então antes de iniciar a descida que e feita numa razão de 700’ por causa de uns morrotes próximos ao aeroporto temos um dialogo de como vai ser nossa aproximação em MK... O circuito em MK e padrão então vamos pousar pela 12 que a cabeceira mais favorável, para aquela condição...vamos ingreçar no circuito pelo ponto médio da pista ...apos “bloqueio” vamos voar mais uns 15 segundo então vamos para a perna do vento da 12, depois faremos uma curva para a esquerda onde estaremos na base e quando estivermos perto da final faremos outra curva para esquerda e já informaremos para a radio MK nossa posição ...Feito o nosso breffing, tudo saiu como nos conformes ...e logo que já estamos na final fazendo o Landing CheckList e informando para a radio Final baixado travado. Vim para pouso tranqüilo com aquela maquina dócil, pois o barão e muito tranqüilo de ser voar... Fizemos um pouso tranqüilo e logo que estamos no solo já vamos fazendo o After Landing Check List... E informando para a radio que estamos ingressando na Tx A ate o pátio da aviação geral... E logo percebemos um sujeito com dois bastões nas mãos, nos guiando para podermos parar a aeronave no pátio.

Logo que cortamos os motores já desço do BARAO e abro as portas para o desembarque dos nossos passageiros que logo somem para dentro do terminal com o comando para poderem negociar a hora da volta para BH.

Eu como copila fico por limpar aeronave e colocar todos os objetos nos lugares e todas as capas e buchas na aeronave!Enquanto fazia isto o comando chega e fala que nossa volta vai ser no dia seguinte... e logo penso pernoite em MK que bom.

Um pequeno relato de um dos meus voos como co-piloto aqui em BH, todo o voo foi real menos a matricula da aeronave por se tratar de uma aeronave particular.



Ate o voo de volta moçada!!

F.Lopes



_________________
Photobucket
.Lopes
.Lopes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/12/2011
Mensagens : 50
Reputação : 1
Idade : 39
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Re: Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por Alexandre da Silva Seg 26 Dez 2011, 11:22

Seja bem vindo .Lopes que sua vida aqui dure muitos anos.

Um abraço !

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Re: Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por .Lopes Seg 26 Dez 2011, 11:42

Valeu Chefe, na Wings Very Happy

_________________
Photobucket
.Lopes
.Lopes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/12/2011
Mensagens : 50
Reputação : 1
Idade : 39
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Re: Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por Jacsantana Seg 26 Dez 2011, 12:52

"Report" muito completo e interessante, Lopes aplauso
Quando tiver outro, não se esqueça de nós Smile

_________________
 Flight Report ( SBBH -SBMK) MMercante03
João Sant'Ana
Jacsantana
Jacsantana
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 12/05/2008
Mensagens : 2735
Reputação : 143
Idade : 82
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Capitão da Marinha Mercante, Comandante dos Bombeiros Voluntários / FS - Desporto apropriado à idade :-)
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Re: Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por .Lopes Seg 26 Dez 2011, 13:55

Valeu Santana!!

_________________
Photobucket
.Lopes
.Lopes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/12/2011
Mensagens : 50
Reputação : 1
Idade : 39
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Re: Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por André Luiz Seg 26 Dez 2011, 15:27

Lopes Seja Welcome .Nossa o embarque foi meio corrido em thumbsup .Mais o vôo foi muito interessante,tomare que dure muitos anos aqui no VV para compartilhar essas histórias com a gente. thanks

Abraços Good post

_________________
 Flight Report ( SBBH -SBMK) 395277

 Flight Report ( SBBH -SBMK) H3  Flight Report ( SBBH -SBMK) CSP
André Luiz
André Luiz
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 08/12/2011
Mensagens : 1065
Reputação : 17
Idade : 23
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Mecânico de Aeronaves
Nacionalidade : Brasil

https://www.youtube.com/user/ControlofIVAO?feature=mhee

Ir para o topo Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Re: Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por Amilckar Seg 26 Dez 2011, 18:53

Valeu Lopes, seja Bem-Vindo ao VV  Flight Report ( SBBH -SBMK) 690911

_________________
Carlos Amilckar
 Flight Report ( SBBH -SBMK) Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Re: Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por angelo marcelo Seg 26 Dez 2011, 21:01

gostei muito dessse relato,tanto que dei ate um pontinho.
continue assim e seja Welcome .


 Flight Report ( SBBH -SBMK) B763captain


_________________

 Flight Report ( SBBH -SBMK) B763captain

AMD Ryzen5 1600 six core
MB Asus B450M gaming-BR
4x4GB DDR4 2666 Ballistix
RX5600 8GB
Corsair CX650
SSd256Gb,3x HD 1TB.
angelo marcelo
angelo marcelo
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 29/05/2011
Mensagens : 949
Reputação : 25
Idade : 45
Simulador preferido : FSX/P3D2/FS2020
Emprego/lazer : mecânico/voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Re: Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por .Lopes Seg 26 Dez 2011, 22:12

Lopes Seja .Nossa o embarque foi meio corrido em .Mais o vôo foi muito interessante,tomare que dure muitos anos aqui no VV para compartilhar essas histórias com a gente.

Abraços
André Luiz

Obrigado comando!!Espero poder compartilhar muitos deste FR com a Galera daqui também !

Valeu Lopes, seja Bem-Vindo ao VV

Obrigado pelas Boas Vindas.

gostei muito dessse relato,tanto que dei ate um pontinho.
continue assim e seja

Ainda não sei muito bem a dinâmica do Fórum( dei um pontinho thinking ) ..mas vou aprendendo aos poucos e muito obrigado pelas boas Vindas!

Moçada que bom que vc's curtiram happy happy happy happy o FR
Espero contribuir com muitos !!!

_________________
Photobucket
.Lopes
.Lopes
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 26/12/2011
Mensagens : 50
Reputação : 1
Idade : 39
Simulador preferido : FS2004
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

 Flight Report ( SBBH -SBMK) Empty Re: Flight Report ( SBBH -SBMK)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos