Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Gse_multipart13851

Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

+6
Edilson
Dani.Santoro
Alexandre da Silva
flavioSSA
andre_sp
Alvega
10 participantes

Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por Alvega Qui 10 Nov 2011, 12:26



Review criado em: 09/11/2011
Cenário: PacSim Tonga Domestic

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 730Tonga001
A produtora
A Pacific Islands Simulation é uma empresa de desenvolvimento de addon´s para o Flight Simulator e foi criada em 13 de junho de 2008. Está localizada em Martinsburg, West Virginia, Estados Unidos. Sua equipe técnica está distribuida nos EUA, Australia e Europa. São responsáveis por outros excelentes cenários como VFR Appalachia, Atolls of Tuvalu e PNG Bush Flying.
O arquipélago
Como este é um review complementar ao excelente review efetuado pelo colaborador Fontenele, muitas das informações passadas aqui podem parecer meio repetitivas, mas são importantes. O arquipélago de Tonga (Reino de Tonga) é uma nação integrante da Polinésia e é formado por 172 ilhas. Sua capital chama-se Nuku'alofa e a lingua falada é o tonganês e um pouco de inglês. Possui população estimada em 2011 de 105.000 habitantes e uma área total de 747km2.
Em 2009 suas ilhas sofreram as consequências de um tsunami que trouxe destruição e morte à seus habitantes.
Instalação
A instalação consiste em um arquivo de 591 Mb que ao ser executado, orienta o utilizador nos passos da instalação. Porém, o instalador não achou a localização do FSX automaticamente e a ativação do cenário é feita manualmente dentro do FS. Um documento vem em anexo ao instalador que possui todos os passos necessários para ativar o cenário (Customer - Activation Instruction.doc).
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 767Tonga002
Pré-Requisitos
O site simmarket.com informa os seguintes requisitos:
  • WinXP, Vista ou Win7 32/64 bit
  • Microsoft Flight Simulator X (SP1, SP2/Acceleration)
  • Pentium IV 2.6 GHz (2GHz Duo2Core Intel ou superior recomendado)
  • 1 GB RAM ou mais
  • Placa de Vídeo 256 Mb DirectX 9/10 (512 Mb ou mais recomendado)
  • Microsoft Word para o manual.
  • Mais do que 700mb de espaço em disco

Além destes, o desenvolvedor informa que a utilização de um mesh com resolução maior do que 76m como FS Genesis ou FSGlobal completaria o pacote de forma perfeita. Um mesh gratuito para a área pode ser obtido em: http://simviation.com/1/search?submit=1&keywords=SRTM&categoryId=&page=1&filename=
Documentação
O manual que acompanha este produto é um arquivo Word (Tonga Domestic.doc) dentro da pasta: xxx: \ FSX \ PacSim \ Tonga Domestic \ Docs com 9 páginas. Possui informações sobre o local e todos os dados necessários para efetuar voos VFR ou por instrumentos (Onde existem) nos aeroportos do pacote.
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 149Tonga003
O Cenário
Este pacote de cenário foi desenvolvido como uma complementação ao primeiro pacote lançado de Tonga (
PacSim Fua'amotu International- NFTF) e quando a 2a. versão do NFTF foi lançada, Tonga Domestic foi gentilmente fornecido gratuitamente para quem havia comprado o pacote de NFTF em seu lançamento. Hoje, os dois pacotes são vendidos separadamente nas várias lojas de addons FS virtuais.
Basicamente consiste em três novos aeroportos do arquipélago de Tonga:

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 883Tonga004
NFTF está contido em outro pacote
AEROPORTO HA'APAI-LIFUKA (ICAO: NFTL), também conhecido por Salote Pilolevu, está situado 99 milhas ao norte do Aeroporto Internacional de Fua'amotu e 75 milhas ao sul do aeroporto internacional de Vava'u (NFTV). Possui uma pista de asfalto 10-28 de 1200x30m e com ventos cruzados constantes.
Default ------------- PacSim
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 642Tonga006_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 863Tonga007_tn
AEROPORTO INTERNACIONAL DE VAVA'U (ICAO: NFTV), também conhecido por Aeroporto Internacional Lupepau'u, localizado à 75 milhas ao norte de Ha'apai-Lifuka (NFTL) e 173 milhas ao norte do Aeroporto Internacional de Fua'amotu (NFTF). Vava’u é o principal centro turístico de Tonga, com mais de 34 ilhas. Recebe voos charters e privativos internacionais e localmente recebe voos da Chathams Pacific duas vezes ao dia. Possui uma pista de asfalto 08-26 de 1659x30m.
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 798Tonga005
Default ------------- PacSim
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 977Tonga008_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 604Tonga009_tn
NIUATOPUTAPU (ICAO: NFTP), situado mais ao norte de todas as ilhas de Tonga. Está a meio caminho entre Vava’u e Samoa. De avião, está a 157 milhas de Vava'u, 230 milhas de Ha'apai-Lifuka, e 325 milhas do aeroporto internacional de Fua'amotu. Niuatoputapu é uma região remota e sub-desenvolvida, e a tradição tonganesa se mantem forte. Possui uma pista 11-29 de coral e grama de 1300x27m.
Default ------------- PacSim
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 322Tonga010_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 307Tonga011_tn
Todas as ilhas representadas no pacote possuem terreno fotorreal com qualidade de textura muito boa. Alem do fotorreal, o cenário ainda conta com autogen customizado, waterclass muito bem feito com ondas em alguns locais e muitas casas, vegetação, marinas e embarcações, o que torna voos VFR ainda mais agradáveis. Todas as ilhas possuem tráfego AI de barcos e carros onde se aplica. Em termos de vôo IFR apenas os dois aeroportos NFTL e NFTV possuem ndb´s e mais nenhum outro suporte não visual. Ou seja, 90% dos voos são visuais e sobre o vasto oceano exigindo bastante conhecimento da região.
Os aeroportos e o campo de pouso inclusos no pacote são muito bem detalhados, dando realmente a impressão de se estar em locais a beira mar.
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 158391Tonga013

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 381Tonga012_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 756Tonga014_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 351Tonga016_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 792Tonga017_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 477Tonga018_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 837Tonga019_tn

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 784927Tonga015
A aproximação visual em NFTP é muito interessante, pelo mar, sobrevoando as praias antes de pousar. As pistas possuem texturas próprias, dando um ar de asfalto "gasto" muito mais convincente. Alias, as texturas utilizadas no cenário como um todo, são muito nítidas e bem definidas, principalmente nos aeroportos. NFTV e NFTL ainda possuem suporte de combustível, pushback e transporte de bagagens default.
Em relação à trafego AI de aeronaves, somente observei aeronaves do FSX default e nenhuma do tráfego que utilizo, o World of AI (O Woai só possui voos para NFTF). Talvez outros produtos do mercado, como o MyTraffic ou o Ultimate Traffic 2 apresentem voos para os aeroportos do pacote, aumentando e muito a imersão. Os cenários possuem iluminação noturna que deixam os cenários mais reais, mas o grande lance deste cenários são realmente voos VFR diurnos. Percebi um pouco de repetição de objetos customizados, como por exemplo a presença de um "shopping" igual em 2 ilhas distintas, mas é um fato verificado apenas para quem está "procurando" por erros. Passa despercebido em uma simulação normal. E sobre os auxílios de voo ifr como já dito acima, os aeroportos possuem apenas NDB´s, portanto aproximações somente por ADF. Funcionou bem no teste.
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 831Tonga020_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 367Tonga021_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 994Tonga022_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 595Tonga023_tn flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 231Tonga024_tn
Performance
Os testes de performance foram feitos no FSX + Acceleration em uma máquina Intel 2600k rodando a 4.2Ghz, 8gb DDR3 HyperX, Asus GTX570, placa mãe Intel DP67BG, PSU Thermaltake 850w e HD 2Tb Samsung 7200rpm. Internamente no FSX, setei o tráfego para 0%, tempo limpo, sem nenhum addon ou cenário adicional e detalhamento ao máximo para ter uma visão mais verídica do comportamento do cenário. Vale lembrar que utilizo meu FSX limitado a 30 fps internamente, sem uso de programas externos.
Devido ao cenário ser a representação de ilhas no Oceano Pacífico, em 99% do tempo, a performance é a melhor possível. Verifiquei uma flutuação mínima em voos noturnos, o que não significa nada, já que os voos na região são feitos durante o dia. Fui incapaz de detectar gargalos ou “stutters”, as travadinhas. Voos sempre agradáveis e flúidos.
Pmdg NGX - 29.6fps
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 879671Tonga025

Eaglesoft Citation X - 29.5fps
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) 799726Tonga026
Prós
- Performance muito boa
- Texturas de qualidade excepcional de modo geral
- Fotorreal de grande parte das ilhas (Mesmo as sem aeroportos)
- Muitas animações

Contras
- Instalação não é totalmente automática
- Flickering em algumas texturas
- Tamanho do arquivo de instalação
- Repetição de alguns objetos customizados

Conclusão
Instalei o pacote Tonga Domestic sem utilizar o outro pacote PIS-Fuaamotu International, para ter noção exclusiva do que é o cenário. Apesar de não interagirem na mesma área, fiz questão de não ter mais nada instalado para a região. Grande parte do cenário é basicamente oceano mas, as áreas que abrangem os aeroportos e adjacências são muito bem feitas com muita atenção aos detalhes. Uma ótima opção para uma área "esquecida" do FSX e uma variação para quem quer fugir dos voos em grandes cidades.
E claro, para a imersão ser completa, o ideal é comprar este pacote em conjunto com o outro, PacSim Fua'amotu International. Assim, é possível efetuar vôos por quase todo o arquipélago de Tonga, promessa de voos VFR muito agrádaveis. Vale muito a compra.

Local da compra
FlightSim Store USD$22.31
Simmarket EUR 17.26

Fonte
- Documentação do software
- Pacific Islands Simulation
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Tonga
- http://secure.simmarket.com/pacific-island-simulations-tonga-domestic-fsx-%28pt_5783%29.phtml
- http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/16092.htm

Addons utilizados
  • CITATION X 2.0 - EAGLESOFT
  • PMDG NGX
  • REX
  • Virtavia Albatros

Obs: O cenário instalado é a versão RTM. Até o momento, nenhum patch de correção foi lançado para este cenário.

Espero que o review tenha sido de agrado a todos vocês e possa ter sanado quaisquer dúvidas que tinham sobre o cenário. Perguntas sobre o review, podem deixar comentários.


Review de Flavio Cardoso (Flaviossa) para o Voo Virtual

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por Alvega Qui 10 Nov 2011, 12:32

Flavio, obrigado por mais esse excelente review. reverencia

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por andre_sp Qui 10 Nov 2011, 12:33

E x c e l e n t e yes

Parabéns pelo review, Flávio aplauso

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por flavioSSA Qui 10 Nov 2011, 12:59

Valeu! Espero que gostem ... outros virão! thumbsup

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por Alexandre da Silva Qui 10 Nov 2011, 15:07

Parabéns Flavio, super profissional seus Review.
Existem muitas pessoas aqui no fórum que são comprometidas com a simulação, e você é uma delas.

thumbsup

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por Dani.Santoro Qui 10 Nov 2011, 17:41

Excelente é mesmo o adjetivo para este review, Flávio. aplauso
Uma análise completa do cenário e rica em ilustrações, parabéns!

_________________
Daniel Santoro
Dani.Santoro
Dani.Santoro
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 07/04/2010
Mensagens : 5051
Reputação : 309
Idade : 43
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por Convidado Sex 11 Nov 2011, 08:25

Excelente review Flávio thumbsup

Abraço

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por Edilson Sex 11 Nov 2011, 11:17

Coisa de primeira linha, não só o cenário, mas principalmente o trabalho do Flávio.. Muito bacana.. Deu vontade de ter um desses e uma capacidade dessa..
Deveria colocar na primeira página do site! Fica a sugestão!

_________________
EU AMO JESUS CRISTO
My location on TeamSpeak
Edilson
Edilson
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 19/04/2008
Mensagens : 1707
Reputação : 175
Idade : 60
Emprego/lazer : Jornalista
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por flavioSSA Sex 11 Nov 2011, 11:24

Obrigado Alexandre, Dani, AzoresST e Edilson! Que bom que gostaram! Me sinto mais tranquilo para fazer outros! cheers

_________________
Flavio - MSFS & P3D v4.5 - Win 11 Pro 64 - VV206
i912900KF 5.2ghz - ASUS TUFZ690 - AIO Cooler Master PL360 Flux Masterliquid - 32gb Kingston Fury DDR4 3600mhz - Asus RTX 2080 Super - AGON 32'' AG323FCXE 165mhz
MCP 737R 2015 Virtual Avionics - SSDs M2 2Tb+1Tb XPG - Minhas imagens do FS
flavioSSA
flavioSSA
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 04/09/2009
Mensagens : 8138
Reputação : 794
Idade : 49
Simulador preferido : MSFS/P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por el_lopes Sex 11 Nov 2011, 12:38



Muito bem elaborado esse review!!!

impressionante
el_lopes
el_lopes
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 28/04/2010
Mensagens : 3336
Reputação : 139
Idade : 59
Simulador preferido : FS2004
Emprego/lazer : Industria farmaceutica/Cinema,praia,viajar e aviões!
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por JorgeA Sáb 12 Nov 2011, 10:08

De tal maneira bom , que dá vontade de comprar rapidamente o cenário thumbsup


Última edição por JorgeA em Sáb 12 Nov 2011, 10:09, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)

_________________
Intel Core i5-4690 CPU 3.50 GHz 16GB RAM AMD RX580 8GB

[i]Jorge Augusto
[/i]
JorgeA
JorgeA
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/12/2009
Mensagens : 1443
Reputação : 66
Idade : 57
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Ramo automóvel / ténis e futebol
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por Ricardo Felix Sáb 12 Nov 2011, 10:34

show de review....com certeza uma bela compra
Ricardo Felix
Ricardo Felix
Tenente-Brigadeiro
Tenente-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 4468
Reputação : 221
Idade : 48
Emprego/lazer : Corretor de Seguros
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por alpassos Dom 08 Jan 2012, 00:48

Parabéns pelo review!!

thumbsup

_________________
flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Alpassos%252FVV258

Dell XPS 8500
alpassos
alpassos
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 12/09/2010
Mensagens : 243
Reputação : -1
Idade : 54
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

flaviossa - Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa) Empty Re: Tonga Domestic - Pacific Islands Simulation (Review de Flaviossa)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos