Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Gse_multipart13851

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

+2
leonardo
Amilckar
6 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por Amilckar Sex 30 Set 2011, 22:06

Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' VASP+375+-+pp-snt+-+Megan
O PP-SNT, sequestrado em 1988 (Foto: Ken Meegan)

Demétrio Rocha Pereira

Há exatos 23 anos e um dia, o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva arriscava manobras pioneiras em um Boeing 737-300 e impedia o sequestrador do voo Vasp 375 de consumar o intuito de atirar a aeronave
contra o Palácio do Planalto, onde José Sarney exercia a Presidência do País. Impondo ao presidente da República a culpa por seu desemprego, o maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, então com 28 anos, queria
punir o peemedebista hoje presidente do Senado, homem que, segundo o comandante Murilo, nunca lhe demonstrou qualquer reconhecimento.

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Vasp+375+-+Raimundo+Nonato+da+Concei%25C3%25A7%25C3%25A3o
O sequestrador, Raimundo Nonato da Conceiçãoi

"O ex-presidente Sarney, sem comentários, nunca me dirigiu a palavra", afirma o piloto, atualmente com 60 anos e
ainda na ativa, voando em um Boeing 767 na Rio Linhas Aéreas, companhia de transporte de cargas de Curitiba. Naquele 29 de setembro de 1988, Murilo seguia de Porto Velho para o Rio de Janeiro e, após escala em Belo Horizonte,
teve o avião sequestrado. "Ele entrou no avião com cem balas dentro do casaco jeans e um revólver. Deu, com certeza, mais de 20 tiros dentro do avião", lembra o comandante, cujo copiloto naquela manhã, Salvador
Evangelista, foi morto a sangue frio por Nonato, que estava "muito nervoso e arisco". Um tripulante em treinamento já havia sido baleado na perna durante as tentativas do sequestrador de invadir a cabine.

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' VAsp+375+-+cmte+murilo
O Comandante Murilo, ferido após o sequestro

Murilo conseguiu informar a torre de comando do sequestro e da mudança de rota para Brasília. Das 50 mil libras de
combustível que enchem o tanque de um Being 737, ele se viu com 1,8 mil libras no céu de Goiânia. Foi quando um tonneau (giro completo sobre o eixo da aeronave) e um parafuso (trajetória vertical descendente e em espiral),
os únicos registrados até hoje no modelo, derrubaram o sequestrador. "Fiz as manobras porque o combustível do avião já havia acabado e o motor esquerdo parou primeiro. Resolvi brigar antes de morrer. As únicas
chances que tinha seriam com manobras com o avião, pois eu estava amarrado no assento da cabine."

Mesmo com as acrobacias, o aviador garante que os passageiros não entraram em pânico. "Os passageiros foram espetaculares, não me deram nenhum problema." Com Nonato desorientado, Murilo pôde aterrissar em
segurança no aeroporto internacional Santa Genoveva, na capital goiana. A negociação no solo se estendeu até o início da noite, quando Nonato tentou descer do Boeing utilizando Murilo como escudo e foi baleado por
policiais federais, morrendo três dias depois. A última bala disparada pelo tratorista desempregado atingiu a coxa de Murilo.

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Vasp+375+-+Sarney
O ex-Presidente José Sarney

Embora não tenha percebido reconhecimento do principal alvo do atentado, Murilo diz que outras vidas salvas não lhe negaram homenagens. "Durante algum tempo, os passageiros alemães mantiveram contato e
faziam festa todos os anos no dia 29 de setembro, mas, com o passar do tempo, alguns morreram e a animação foi acabando."

O comandante não se permite entusiasmo ao falar das medalhas do Mérito Santos-Dumont e da Ordem do Mérito Aeronáutico com que foi condecorado. "As mesmas medalhas foram dadas à esposa do ex-presidente
(Luiz Inácio) Lula (da Silva), ao, na época, ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, e a muitos outros em quem não vejo mérito algum para as mesmas."

Depois de lecionar na Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Universidade do Tuiuti, no Paraná, o comandante Murilo
voltou a ser piloto. Os 44 anos de profissão, que somam 25 mil horas de voo, diz ele, "não deixam espaço para medo, mesmo porque a aviação é muito segura".

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Vasp+375+wendy-fernandes-evangelista
O copiloto Salvador Evangelista, com a filha Wendy (foto: Wendy Fernandes Evangelista)

De acordo com ele, a segurança aeroviária melhora "a cada dia, porém a passos curtos, que não acompanham o crescimento acelerado da aviação. A aviação precisa de um grande e rápido investimento, mais pistas, mais
equipamentos eletrônicos de auxílio, mais treinamento para os controladores".

A preocupação aumenta com a iminência de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo Murilo, os eventos "trazem riscos muito grandes, com o aumento do fluxo e com a falta de
equipamentos mais modernos para o controle de tráfego, assim como a falta de mais pistas para pouso e espaço físico para embarque e desembarque de passageiros e para o estacionamento de aeronaves".

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Vasp+375+-+01
A rota do Boeing sequestrado

Entrevistado por diversos veículos de comunicação logo após o atentado de 11 de setembro de 2001 nas Torres Gêmeas e no Pentágono, Murilo viu o ato terrorista de Curitiba, quando ainda ministrava aulas
na faculdade, 13 anos depois de garantir a continuidade de cerca de 100 vidas sob a sua responsabilidade e de outras tantas que, inabaladas, não fizeram questão de executar a simples manobra do agradecimento.
Fonte: noticias.terra.com.br


Última edição por Amilckar em Sex 30 Set 2011, 22:16, editado 1 vez(es)

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por leonardo Sex 30 Set 2011, 22:11

Nossa se fosse eu, eu idolatrava o piloto! reverencia

Abraços!

_________________
''Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.''
leonardo
leonardo
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1837
Reputação : 45
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por Alexandre da Silva Sex 30 Set 2011, 22:29

Acabei de desentarar um antigo tópico para comentar que o Cmte. Murilo está de volta a ativa agora pilotando o recem 767-200F da RIO.

Muito bom o tópico Amilckar.

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por leonardo Sex 30 Set 2011, 22:35

Alexandre da Silva escreveu:Acabei de desentarar um antigo tópico para comentar que o Cmte. Murilo está de volta a ativa agora pilotando o recem 767-200F da RIO.

Muito bom o tópico Amilckar.

RIO tem 767? Nem sabia! Quem diria... depois de salvar o dono do Brasil por anos o cara tá lá... no 767... deveria ganhar medalha de heroi como o cmte que sumiu com o 707 da Varig...

Abraços!

_________________
''Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira.''
leonardo
leonardo
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 22/07/2011
Mensagens : 1837
Reputação : 45
Idade : 28
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por Augusto Sposito Sex 30 Set 2011, 22:47

leonardo escreveu:RIO tem 767? Nem sabia! Quem diria... depois de salvar o dono do Brasil por anos o cara tá lá... no 767... deveria ganhar medalha de heroi como o cmte que sumiu com o 707 da Varig...

Abraços!

shocked shocked shocked shocked
Não sabia do belo B767-200F da RIO??

Parabéns pelo ótimo tópico! aplauso

_________________
| Asus Sabertooth P67 | Core i7-2700K 4.8GHz | Corsair H100i | 16GB DDR3 | Nvidia GTX660 Ti FTW 3GB GDDR5 EVGA | Seagate 1TB Sata III | Seagate 3TB Sata III | Seagate 2TB Sata II | Samsung 1TB USB 3.0 | Seventeam 750W | Gabinete Carbide Series 200R Corsair | Samsung 19" | FSX Acceleration | Prepar3D v2.2 | Windows 7 SP1 | Logitech Extreme 3D Pro | Speedy Fibra 30MB |
Augusto Sposito
Augusto Sposito
Banido

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 7723
Reputação : 447
Idade : 38
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por Alexandre da Silva Sex 30 Set 2011, 23:54

leonardo escreveu:
Alexandre da Silva escreveu:Acabei de desentarar um antigo tópico para comentar que o Cmte. Murilo está de volta a ativa agora pilotando o recem 767-200F da RIO.

Muito bom o tópico Amilckar.

RIO tem 767? Nem sabia! Quem diria... depois de salvar o dono do Brasil por anos o cara tá lá... no 767... deveria ganhar medalha de heroi como o cmte que sumiu com o 707 da Varig...

Abraços!

Infelizmente isso só acontece nos filmes Leonardo !

_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por G.Friedrich Dom 02 Out 2011, 19:23

No fundo ele não pensou no Sarney em primeiro lugar, ele fez o ato de coragem:
1 - passageiros
2 - população de Brasilia (-Sarney)
3 - sua vida
4 - O 737-300
.
.
.
1.000.550 - uma lagartixa que morava na garagem do palacio
1.000.551 - Maranhese bigodudo que usava a faixa presidencial

_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich
G.Friedrich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por IghorNC Ter 04 Out 2011, 01:54

G.Friedrich escreveu:No fundo ele não pensou no Sarney em primeiro lugar, ele fez o ato de coragem:
1 - passageiros
2 - população de Brasilia (-Sarney)
3 - sua vida
4 - O 737-300
.
.
.
1.000.550 - uma lagartixa que morava na garagem do palacio
1.000.551 - Maranhese bigodudo que usava a faixa presidencial

Boa, agora queria saber quem foi esse que sumiu com um 707?
IghorNC
IghorNC
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 22/05/2011
Mensagens : 39
Reputação : 2
Idade : 30
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por G.Friedrich Ter 04 Out 2011, 08:18

IghorNC escreveu:
G.Friedrich escreveu:No fundo ele não pensou no Sarney em primeiro lugar, ele fez o ato de coragem:
1 - passageiros
2 - população de Brasilia (-Sarney)
3 - sua vida
4 - O 737-300
.
.
.
1.000.550 - uma lagartixa que morava na garagem do palacio
1.000.551 - Maranhese bigodudo que usava a faixa presidencial

Boa, agora queria saber quem foi esse que sumiu com um 707?

O que desapareceu no Pacifico em 1979 com um 707 da Varig foi o comandante Gilberto Araújo da Silva, o mesmo comandante do voo RG-820 que caiu em Orly em 1973, tem um tópico muito bom sobre esta historia do desaparecimento na parte de História da avição aqui no forum.

_________________
A única situação em que se tem excesso de combustível, é quando se tem um incêndio a bordo.
G.Friedrich
G.Friedrich
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/03/2011
Mensagens : 850
Reputação : 19
Idade : 41
Emprego/lazer : Oficial do Exercito Brasileiro
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por Alexandre da Silva Ter 04 Out 2011, 12:56


_________________
W10 64 bits - Placa Mãe: ASUS P8Z77-V / Processador: Intel I7 3770K 4.2 Ghz - Memória: 32 GBs 4X8 HyperX 1866 MHz
Placa de Video: NVidia RTX 2060 6GBs DDR6 / Hard Disk: Seagate 1Tb + SSD 500 Gbs + SSD 1Tb/ Fonte: Thermaltake TR2 700P 700W


Meus cenários.
Meu canal no Youtube.
Alexandre da Silva
Alexandre da Silva
Marechal-do-Ar
Marechal-do-Ar

Masculino
Inscrito em : 20/02/2011
Mensagens : 6981
Reputação : 622
Idade : 34
Simulador preferido : MSFS 2020
Nacionalidade : Brasil

https://brazillandgames.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra' Empty Re: [Brasil] Piloto que evitou atentado a Sarney: 'Nunca me dirigiu a palavra'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos