Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Internacional] Dois aviões quase colidem em pleno voo em Hong Kong Gse_multipart13851

[Internacional] Dois aviões quase colidem em pleno voo em Hong Kong

2 participantes

Ir para baixo

[Internacional] Dois aviões quase colidem em pleno voo em Hong Kong Empty [Internacional] Dois aviões quase colidem em pleno voo em Hong Kong

Mensagem por jailton Ter 27 Set 2011, 16:07

Por EFE Brasil, EFE Multimedia, Atualizado: 27/9/2011 7:48

Dois aviões quase colidem em pleno voo em Hong Kong.
Hong Kong, 27 set (EFE).- Duas aeronaves da Cathay Pacific, companhia aérea de Hong Kong, evitaram uma colisão em pleno voo minutos antes de aterrissar no aeroporto local, segundo uma investigação publicada nesta terça-feira pelo jornal local 'The Standard'.

O incidente ocorreu em 18 de setembro a 68 quilômetros ao sudoeste de Hong Kong, no momento em que as aeronaves aguardavam a vez da aterrissagem, conforme comunicado do departamento de Aviação Civil de Hong Kong enviado à Agência Efe.

As aeronaves, um Boeing 777 (da Cathay), e um Airbus A330 (da Dragonair, a companhia aérea de baixo custo da Cathay), com o total de 613 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, eram procedentes de Nova York e Taiwan, respectivamente.

O incidente teve origem quando o piloto do B777 informou à torre que só tinha 10 minutos de combustível. Diante disso, o A330 ofereceu trocar de posição, para o que era necessário fazer uma manobra.

Embora as duas aeronaves tenham recebido instruções da torre de controle, a investigação inicial indicou que o piloto do Boeing 'não recebeu' a orientação correta, o que levou a ativação dos respectivos sistemas para evitar colisões.

Deste modo, um dos aviões ganhou altitude e o outro desceu e ambas se cruzaram a cerca de dois quilômetros de distância, quando a separação padrão é de cerca de dez quilômetros.

O Departamento de Aviação Civil de Hong Kong, no entanto, garante que 'não houve risco de colisão'.

Apesar do mau tempo no momento do incidente, a tripulação das aeronaves tinha 'contato visual uma da outra, por isso sabiam as posições relativas e conseguiram fazer a manobra mantendo a integridade dos aviões'.

A companhia aérea, que conta com pilotos formados inclusive em treinamentos militares, também sublinhou que 'nunca houve' risco real.

Albert Lam, antigo responsável de Aviação Civil de Hong Kong, demonstrou surpresa pela periculosidade do incidente em um dos aeroportos de maior tráfego aéreo do mundo, e apontou ao jornal de Hong Kong, como possíveis causas para essa situação, a crescente carga de trabalho dos controladores aéreos, a insuficiente formação e/ou uma falta de experiência no terreno.

O Departamento de Aviação Civil de Hong Kong, que abriu uma investigação para investigar o incidente, assinalou que, nem havia insuficiência de funcionários (já que houve reforço na equipe devido às condições meteorológicas), nem o controlador em questão estava cansado ou era inexperiente.

Dados recentes publicados pelas companhias Cathay Pacific e Dragonair indicam que em agosto transportaram mais de 2,5 milhões de passageiros, um número que representa aumento de 3,6% com relação ao mesmo mês de 2010. EFE

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

_________________
Na vida quanto mais você vive mais você aprende, na aviação quanto mais você aprende mais você vive.
jailton
jailton
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 01/02/2010
Mensagens : 1036
Reputação : 26
Idade : 48
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Industria Farmacêutica, cerveja, aviação e automodelismo.
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Internacional] Dois aviões quase colidem em pleno voo em Hong Kong Empty Re: [Internacional] Dois aviões quase colidem em pleno voo em Hong Kong

Mensagem por Winicius Ter 27 Set 2011, 16:25

Pois é, será que agora algum jornalista de m**da dos EUA vai dizer que o espaço aéreo de Hong-Kong é inseguro?

PS. O que será que o piloto do T7 fez pra ficar com apenas dez minutos de combustível? Ou será que é a empresa que obriga a colocar combustível abaixo do mínimo de segurança? thinking

_________________
Winicius
Winicius
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/03/2011
Mensagens : 945
Reputação : 28
Idade : 36
Simulador preferido : X-Plane 10
Emprego/lazer : CEF
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos