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[Brasil] Embraer faz voo teste com bioquerosene

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Mensagem por Amilckar Sex 02 Set 2011, 20:18

Embraer faz voo teste com bioquerosene

[Brasil] Embraer faz voo teste com bioquerosene Embraer-175-trip
Um jato Embraer 175 operado pela companhia aérea brasileira TRIP.

Operadoras de jatos da Embraer poderão, em poucos meses, voar com a
consciência ambiental mais limpa. A empresa fez, em agosto, o primeiro
voo teste no Brasil com o bioquerosene de aviação desenvolvido pela
Caafi (Iniciativa da Aviação Comercial para Combustíveis Alternativos,
na sigla em inglês).

À base de camelina, o bioQAV é o primeiro querosene renovável certificado para a aviação comercial no mundo.

Sua fórmula foi certificada em 1º de julho por organizações de normas técnicas e autoridades aeronáuticas da Europa e dos EUA.

O bioQAV pode ser usado pela aviação comercial em uma mistura de até 50% com o QAV normal.

Responsável por 2% das emissões, a aviação tem investido pesadamente
para se livrar da imagem de poluente. Globalmente, o setor se
comprometeu a reduzir em 50% as emissões de CO2, tendo como referência
2005.

O processo de fabricação do bioQAV é similar ao do biodiesel. Ele
pode ser produzido com qualquer oleaginosa ou mesmo gordura animal. A
TAM, por exemplo, está testando o pinhão manso.

Há outras iniciativas. A própria Embraer, em parceria com a Amyris e a
Azul, pesquisa um combustível de biomassa de cana. No entanto, a
certificação desse combustível não deve acontecer antes de 2013 ou 2015.

Guilherme Freire, diretor de estratégia de ambiente da Embraer,
explica que o objetivo global do setor é que a produção seja
descentralizada e que não haja dependência de uma única espécie vegetal.

Com produção ainda limitada, o bioQAV de camelina custa três a quatro
vezes mais que o QAV normal. A expectativa é que o preço caia com o
aumento da produção e da demanda.

O bioQAV já voa comercialmente nos jatos de Boeing e Airbus. As primeiras a “voar verde” foram Lufthansa, KLM e Aeroméxico.

Os testes da Embraer foram realizados em parceria com a GE. “O avião
respondeu de forma esperada, não há qualquer diferença no desempenho”,
disse Freire.

O próximo passo é obter certificações nas agências nacionais do petróleo (ANP) e da aviação civil (ANAC).

Fonte: Folha de São Paulo – Mariana Barbosa
Via: Cavok

_________________
Carlos Amilckar
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