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[Brasil] Companhias aéreas deverão instalar guichês específicos para reclamações

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Mensagem por Amilckar Qua 31 Ago 2011, 09:43

Companhias aéreas deverão instalar
guichês específicos para reclamações



[Brasil] Companhias aéreas deverão instalar guichês específicos para reclamações Guiche-viracopos



Regra vale para aeroportos em que empresa transporte mais de 500 mil passageiros por ano



As companhias aéreas brasileiras e estrangeiras que operam nos aeroportos do país têm 60 dias, a partir desta segunda-feira (29), para implantar guichês específicos destinados a receber as reclamações de passageiros. A determinação foi anunciada hoje pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Atualmente, a maioria das empresas não oferecem esse serviço presencial – só o fazem por meio da internet e do telefone.

Os passageiros que quiserem registrar reclamações por atrasos ou cancelamentos de voos podem procurar também os juizados especiais cíveis, instalados nos cinco principais aeroportos do país – Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; e em Brasília.




O único objetivo desses guichês será atender o passageiro com problemas, ou seja, não terá vinculo com as lojas de vendas de passagens e dos balcões de check-in. A regra vale para aeroportos em que a empresa movimente mais de 500 mil passageiros por ano.

A Anac informou que a meta com a nova regra é “garantir o cumprimento dos direitos dos passageiros, por meio de canais de comunicação direta entre consumidores e companhias” e “aumentar a satisfação dos usuários do transporte aéreo”.


Nesses balcões, as empresas aéreas deverão informar aos clientes o prazo previsto para a resposta, que não pode superar cinco dias úteis, e elaborar relatórios semestrais sobre os atendimentos. Esses documentos deverão ser enviados à Anac até o dia 30 após o final de cada semestre.

A agência informou ainda que o atendimento da Anac ao passageiro continua funcionando, e as queixas e reclamações deverão ser respondidas pelas empresas aéreas em, no máximo, dez dias úteis.

Fonte: R7

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Carlos Amilckar
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