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[Internacional] Novo relatório aponta sucessão de erros de pilotos para a causa do acidente do voo AF 447. Gse_multipart13851

[Internacional] Novo relatório aponta sucessão de erros de pilotos para a causa do acidente do voo AF 447.

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Alexandre da Silva
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Augusto Sposito
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Mensagem por Augusto Sposito Sex 29 Jul 2011, 10:24

O Escritório de Investigações e Análise (BEA), órgão oficial francês encarregado das investigações do acidente com o voo 447 da Air France, anunciou nesta sexta-feira (29) que identificou uma série de erros dos pilotos que causaram o acidente com o voo AF447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris em 30 de maio de 2009. O Airbus A330 caiu no Oceano Atlântico matando as 228 pessoas a bordo. O novo relatório, segundo a BEA, traz “circunstâncias exatas” do acidente que foi possível após a recuperação dos dados das caixas-pretas do Airbus A330 da Air France, recuperadas do mar.

O terceiro relatório [leia a íntegra aqui] sobre as investigações técnicas da tragédia revela que os pilotos não adotaram o procedimento adequado após os primeiros problemas detectados durante o voo: perda de indicadores de velocidade - falha para a qual eles não foram treinados para lidar - e perda de sustentação da aeronave.

"Os pilotos não identificaram a situação de perda de sustentação", apesar do alarme sonoro que se ativou durante 54 segundos, traz o relatório.

O documento diz ainda que eles não aplicaram o procedimento necessário após o congelamento das sondas (sensores de velocidade) pitot, o que provocou a perda dos indicadores de velocidade.

O BEA informou que os comandantes da aeronave "não receberam treinamento sobre os procedimentos adequados a serem tomados em grandes altitudes".

O piloto que comandava a aeronave efetuou uma manobra manual no momento, uma vez que o piloto automático foi desativado após a perda dos indicadores de velocidade.

O relatório afirma que o comandante da aeronave foi descansar às 2h da madrugada sem deixar "claras recomendações" aos dois copilotos que ficaram no controle do airbus. Ele voltou à cabine às 2h11 e a gravação é interrompida às 2h14.

Foi divulgado também que a tripulação não avisou os passageiros dos problemas que enfrentava na cabine.


Reação da Air France:

A companhia aérea Air France afirmou nesta sexta-feira, em um comunicado, que "nada permite colocar no banco dos réus as competências técnicas da tripulação" do voo Rio-Paris.

Depois da divulgação do terceiro relatório do BEA, a Air France defendeu o "profissionalismo" de seus tripulantes e questionou a "confiabilidade do alarme depois da perda de sustentação" do Airbus A330.
A ministra de Ecologia e Transportes da França, Nathalie Kosciusko-Morizet, afirmou hoje que o BEA "define os fatos, baseado nesses fatos, estabelece recomendações. A responsabilidade é papel da Justiça”.

O primeiro relatório detalhando o acidente, divulgado em maio, apontava uma falha nas sondas Pitot, que medem a velocidade e são fabricadas pela empresa francesa Thales, mas não foi possível estabelecer se isso poderia ser a causa do acidente.
Com a recuperação dos primeiros dados das caixas-pretas, foi revelado ainda que um problema técnico privou os pilotos de dados válidos sobre o voo com os quais seria possível evitar que a aeronave caísse no mar após três minutos e meio de queda livre.

Os especialistas indicaram que houve uma divergência nos leitores de velocidade que fez com que o piloto automático desligasse e forçou os pilotos a tomar decisões sem ter à sua disposição informações corretas sobre a performance do avião.

Até agora, os investigadores tinham apontado como causa uma falha nas sondas de medição da velocidade, danificadas pelo gelo e que dessa forma enviaram informações contraditórias à cabine. Mas o BEA sempre advertiu que esse problema não podia ser sozinho a causa do acidente.

Fonte: Uol

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Mensagem por Augusto Sposito Sex 29 Jul 2011, 10:24

É fácil culpar quem já morreu!! mad thumbsdown

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Mensagem por jailton Sex 29 Jul 2011, 15:25

Hummm, quer dizer que os pilotos tinham que avisar os passageiros que não tinham referência de velocidades, altitudes e não sabiam o que estavam enfrentando? Imagino o desespero que seria se eles comunicassem ao passageiros dos problemas naquele momento. Aí não dá né?

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Mensagem por Augusto Sposito Sex 29 Jul 2011, 15:32

jailton escreveu:Hummm, quer dizer que os pilotos tinham que avisar os passageiros que não tinham referência de velocidades, altitudes e não sabiam o que estavam enfrentando? Imagino o desespero que seria se eles comunicassem ao passageiros dos problemas naquele momento. Aí não dá né?

Imagine a cena...

"Senhoras e senhores, aqui quem vos fala é o comandante, gostaria de lhes informar que estamos caindo em direção ao Oceano Atlântico, sem controle algum da aeronave. Aos que sabem rezar, que comecem agora, aos demais fiquem quietos. Obrigado por voar Air France. Atenção tripulação, preparar para o impacto."

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Mensagem por Alexandre da Silva Sex 29 Jul 2011, 15:34

Augusto Sposito escreveu:
jailton escreveu:Hummm, quer dizer que os pilotos tinham que avisar os passageiros que não tinham referência de velocidades, altitudes e não sabiam o que estavam enfrentando? Imagino o desespero que seria se eles comunicassem ao passageiros dos problemas naquele momento. Aí não dá né?

Imagine a cena...

"Senhoras e senhores, aqui quem vos fala é o comandante, gostaria de lhes informar que estamos caindo em direção ao Oceano Atlântico, sem controle algum da aeronave. Aos que sabem rezar, que comecem agora, aos demais fiquem quietos. Obrigado por voar Air France. Atenção tripulação, preparar para o impacto."

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Me veio em mente o dialogo da caixa-preta do avião do Ex-Cmte. Garcez.
Tipo, premeditando o desastre.

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Mensagem por Augusto Sposito Sex 29 Jul 2011, 15:36

Alexandre da Silva escreveu:Me veio em mente o dialogo da caixa-preta do avião do Ex-Cmte. Garcez.
Tipo, premeditando o desastre.

Exatamente!! Very Happy

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Mensagem por Dani.Santoro Sex 29 Jul 2011, 15:45

Os pilotos não podem se defender.É fácil colocar a culpa em quem já morreu.

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Mensagem por sergiotucano Sex 29 Jul 2011, 15:45

Acho que pelo menos um vamos encontrar turbuência severa, ou , estamos passando por uma severa turbulência.

Algo do tipo.

Erro da tripulação + problema com pilot + sistema airbus, tudo isso contrubui com o acidente, culpar só uma parte é errado...

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Mensagem por jailton Sex 29 Jul 2011, 16:04

Deus me livre um dia ter que ouvir um aviso desses em um avião.

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Mensagem por alberto Sáb 30 Jul 2011, 13:18


Pelo relatório acho que a tripulação não chegou a se dar conta de quão grave era a situação em que estavam, por isso não avisaram os passageiros sobre até uma possível amerrissagem, acho que é isso o que querem dizer quando não avisaram os passageiros.

Criei um tópico com o relatório: Aqui

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Mensagem por sergiotucano Sáb 30 Jul 2011, 23:23

Pensei o mesmo Alberto, pela transcrição o que aparente é que eles nem sabiam que estavam mergulhando para o mar e pior (ou melhor) morreram sem saber oque estava acontecendo, morreram "sem saber".

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Mensagem por alberto Dom 31 Jul 2011, 19:23

Pois é Sergio, acho que eles sabiam a gravidade, não tiveram foi tempo mesmo, viu a transcrição que o Amilckar postou? Aqui

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Mensagem por Duley Dom 31 Jul 2011, 23:11

Esse relatório foi mais do mesmo.
Apenas alguns detalhes ali outros lá, mas nada realmente novo que causasse um espanto.

Continuamos percebendo que os tubos de pitot congelaram (continua martelando na minha cabeça, porque eles congelaram, já que o sistema de aquecimento deveria dar conta?) que os pilotos não entenderam absolutamente nada do que ocorreu e com isso tiveram reações estranhas e centenas de outras informações... todas que praticamente já sabíamos. Pra mim esse relatório foi inútil.

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