Aeroporto de Brasília
3 participantes
Página 1 de 1
Aeroporto de Brasília
Aeroporto de Brasília, Aeroporto Juscelino Kubitschek, BSB
Não me lembrava a última vez que utilizei o aeroporto da nossa capital federal.
O Aeroporto Juscelino Kubitschek, BSB, está localizado a 11 km do centro da cidade e parece seguir o modelo arquitetônico que também inspirou o aeroporto de Viracopos em Campinas e o de Curitiba. Achei que o mesmo guarda mais similaridades com o de Curitiba.
Apesar do segundo piso reformado, me pareceu um aeroporto aquém das necessidades da capital federal e do intenso movimento que apresenta. Reportagens na mídia confirmam essa percepção. Apesar disso, oferece uma boa gama de serviços. Apenas o conforto não é prioridade, mas isso é um defeito do padrão Infraero de aeroportos, a começar pelos pouco confortáveis assentos padrão dessa empresa distribuídos pelos diversos aeroportos que administra.
Google Maps
O aeroporto é composto por dois terminais:
O Terminal Auxiliar, TPS-2
Bem menor e mais escasso em serviços que o terminal principal, é de onde partem os vôos da Azul. Construído em um único nível com um estacionamento menor descoberto a sua frente. Está localizado a uma boa distância do terminal principal, o que dificulta o deslocamento entre eles. Ele foi reformado para receber a Azul e deverá receber mais reformas para receber outras cias aéreas. A Pantanal deve operar nele em 2011.
O Terminal Principal, TPS-1
Foi construído em 3 níveis com um estacionamento descoberto a frente e atende a maioria das cias aéreas.
No térreo, ocorre o desembarque nacional e internacional. Neste mesmo andar você encontra os balcões das locadoras de veículos, posto da Receita Federal, ilhas de agências que vendem passagens disponíveis na Internet…, uma série de caixas do Banco do Brasil, correio, guarda volumes tipo Malex (extremidade esquerda de quem sai do desembarque) e algumas lanchonetes dispostas em ilhas. Este piso é la Aeroporto de Confins, aberto e se comunica com a pista de veículos, mas possui pequenos jardins com espelhos d’água. Neste mesmo andar você encontra o ponto de táxi e o ponto de ônibus/micro-ônibus.
No primeiro piso, ao centro localizam-se os balcões de check in e algumas pequenas “lojas” tipo stand das cias aéreas (existem outras lojas ou balcões na extremidade direita do aeroporto).
Dirigindo-se as extremidades desse piso você tem acesso a rampas que levam a um pequeno shopping que localiza-se paralelamente aos balcões de check in. O corredor do shopping é o mais fresco do aeroporto e conta com uma série de assentos padrão Infraero. Algumas fileiras possuem tomadas, porém já no novo padrão brasileiro (traga seu adaptador). Nas extremidades do mesmo estão o acesso as salas de embarque nacional e internacional. Um restaurante a kilo mais sofisticado está localizado a esquerda dos balcões de check in na base da rampa.
No segundo piso, algo que tem se tornado raro nos aeroportos brasileiros, área de observação do pátio de aeronaves. Enquanto no exterior essas áreas são consideradas nobres, por aqui são cada vez mais raras e invadidas por vidros fumes que reduzem muito a visibilidade. Este piso conta ainda com uma praça de alimentação, fraldário, sala ecumênica, banheiros (isso não falta no aeroporto de Brasília) e uma boa brinquedoteca (paga).
Para quem gosta de aviação é um prato cheio. Um longo corredor fechado parcialmente com vidros incolores dá uma boa visão do pátio e do movimento das aeronaves. Para quem não gosta de aeronaves, esse piso pode parecer desconfortável, já que não apresenta climatização adequada devido a presença de espaços entre os vidros que fazem o fechamento da área, o ruído das aeronaves e às vezes o cheiro do querosene de aviação invade o ambiente. Se isso te incomoda, então fique na área do shopping no primeiro piso que é muito mais agradável termicamente e apresenta um ruído inferior.
Quando passei por lá, estavam instalando de mapas do aeroporto dentro do terminal, coisa rara em nossos aeroportos.
Sala de Embarque Internacional: A sala de embarque é pequena servida por apenas dois balcões de controle de passaportes, uma livraria, uma cafeteria e um pequeno duty-free (similar ao de Confins). Possui apenas 3 gates (portões de embarque). Como os serviços são restritos, vale a pena ficar passeando e se alimentar na aérea comum do aeroporto.
Sala Vip: disponível só para os nobres Deputados, Senadores e integrantes do Judiciário e Executivo… Existem vagas a frente do aeroporto exclusivas para os integrantes da diplomacia.
Opções de transporte
Ônibus
Na extremidade direita de quem sai das salas de desembarque e localizada na pista do meio que passa a frente do terminal, você encontra um ponto de ônibus.
Em dias úteis das 7 às 20 horas estão disponíveis micro-ônibus brancos e laranjas (conhecidos como zebrinhas). A linha número 30 que da acesso ao Setor Comercial Norte e Sul próximos dos Setores Hoteleiros Norte e Sul respectivamente. A linha de número 11 passa pelo Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto, Conjunto Nacional, Esplanada dos ministérios e Asa Norte, um mini city tour em ônibus urbano. Esses micro-ônibus são muito mais rápidos que as linhas que cito abaixo.
Já a linha 102 (Rodoviária do Plano Piloto/Aeroporto) e 102.1 (Rodoviária do Plano Piloto/Aeroporto via FAB – VI COMAR) partem da frente do aeroporto todos os dias até meia noite em direção a rodoviária do Plano Piloto. Lá você terá acesso a uma gama de ônibus cobrindo a região, além do metrô que dá acesso principalmente às cidades satélites de Brasília.
Ônibus Executivo
O prometido serviço de ônibus executivo servindo o Aeroporto de Brasília ainda não saiu do papel.
Táxis
Unanimidade parece ser a reclamação sobre os preços cobrados em Brasília. Corridas de/para o aeroporto são cobradas em bandeira 2 (30% a mais) independente do dia da semana ou horário. Por ser uma distância não muito longa até o centro do plano piloto (11 a 15 km), o valor cobrado médio de 35 reais incomoda. Mas para quem mora em São Paulo e pega táxi em Guarulhos ou quem mora em Belo Horizonte e viaja para Confins de Táxi, não é nada que assuste ao viajante frequente que está infelizmente acostumado a ser extorquido (pode vir a pagar mais pelo taxi que pela passagem de avião) no seu transporte de/para o aeroporto
Dica para longas conexões
Se você for fazer uma conexão longa no Aeroporto de Brasília, que tal aproveitar o tempo e fazer um city tour? Você pega o ônibus 102 até a rodoviária do plano piloto e depois um táxi até o Brasília Shopping ou pega um táxi direto até o shopping ou para a Torre de TV. Do Shopping e da Torre de TV partem ônibus turísticos (nas segundas, partem apenas do Shopping) que fazem um city tour de cerca de 1h e 30m pelos principais pontos turísticos da cidade. O ônibus turístico custa 24 reais por pessoa e menores de 5 anos não pagam.
Fonte: aquelapassagem.com.br
Não me lembrava a última vez que utilizei o aeroporto da nossa capital federal.
O Aeroporto Juscelino Kubitschek, BSB, está localizado a 11 km do centro da cidade e parece seguir o modelo arquitetônico que também inspirou o aeroporto de Viracopos em Campinas e o de Curitiba. Achei que o mesmo guarda mais similaridades com o de Curitiba.
Apesar do segundo piso reformado, me pareceu um aeroporto aquém das necessidades da capital federal e do intenso movimento que apresenta. Reportagens na mídia confirmam essa percepção. Apesar disso, oferece uma boa gama de serviços. Apenas o conforto não é prioridade, mas isso é um defeito do padrão Infraero de aeroportos, a começar pelos pouco confortáveis assentos padrão dessa empresa distribuídos pelos diversos aeroportos que administra.
Google Maps
O aeroporto é composto por dois terminais:
O Terminal Auxiliar, TPS-2
Bem menor e mais escasso em serviços que o terminal principal, é de onde partem os vôos da Azul. Construído em um único nível com um estacionamento menor descoberto a sua frente. Está localizado a uma boa distância do terminal principal, o que dificulta o deslocamento entre eles. Ele foi reformado para receber a Azul e deverá receber mais reformas para receber outras cias aéreas. A Pantanal deve operar nele em 2011.
O Terminal Principal, TPS-1
Foi construído em 3 níveis com um estacionamento descoberto a frente e atende a maioria das cias aéreas.
No térreo, ocorre o desembarque nacional e internacional. Neste mesmo andar você encontra os balcões das locadoras de veículos, posto da Receita Federal, ilhas de agências que vendem passagens disponíveis na Internet…, uma série de caixas do Banco do Brasil, correio, guarda volumes tipo Malex (extremidade esquerda de quem sai do desembarque) e algumas lanchonetes dispostas em ilhas. Este piso é la Aeroporto de Confins, aberto e se comunica com a pista de veículos, mas possui pequenos jardins com espelhos d’água. Neste mesmo andar você encontra o ponto de táxi e o ponto de ônibus/micro-ônibus.
No primeiro piso, ao centro localizam-se os balcões de check in e algumas pequenas “lojas” tipo stand das cias aéreas (existem outras lojas ou balcões na extremidade direita do aeroporto).
Dirigindo-se as extremidades desse piso você tem acesso a rampas que levam a um pequeno shopping que localiza-se paralelamente aos balcões de check in. O corredor do shopping é o mais fresco do aeroporto e conta com uma série de assentos padrão Infraero. Algumas fileiras possuem tomadas, porém já no novo padrão brasileiro (traga seu adaptador). Nas extremidades do mesmo estão o acesso as salas de embarque nacional e internacional. Um restaurante a kilo mais sofisticado está localizado a esquerda dos balcões de check in na base da rampa.
No segundo piso, algo que tem se tornado raro nos aeroportos brasileiros, área de observação do pátio de aeronaves. Enquanto no exterior essas áreas são consideradas nobres, por aqui são cada vez mais raras e invadidas por vidros fumes que reduzem muito a visibilidade. Este piso conta ainda com uma praça de alimentação, fraldário, sala ecumênica, banheiros (isso não falta no aeroporto de Brasília) e uma boa brinquedoteca (paga).
Para quem gosta de aviação é um prato cheio. Um longo corredor fechado parcialmente com vidros incolores dá uma boa visão do pátio e do movimento das aeronaves. Para quem não gosta de aeronaves, esse piso pode parecer desconfortável, já que não apresenta climatização adequada devido a presença de espaços entre os vidros que fazem o fechamento da área, o ruído das aeronaves e às vezes o cheiro do querosene de aviação invade o ambiente. Se isso te incomoda, então fique na área do shopping no primeiro piso que é muito mais agradável termicamente e apresenta um ruído inferior.
Quando passei por lá, estavam instalando de mapas do aeroporto dentro do terminal, coisa rara em nossos aeroportos.
Sala de Embarque Internacional: A sala de embarque é pequena servida por apenas dois balcões de controle de passaportes, uma livraria, uma cafeteria e um pequeno duty-free (similar ao de Confins). Possui apenas 3 gates (portões de embarque). Como os serviços são restritos, vale a pena ficar passeando e se alimentar na aérea comum do aeroporto.
Sala Vip: disponível só para os nobres Deputados, Senadores e integrantes do Judiciário e Executivo… Existem vagas a frente do aeroporto exclusivas para os integrantes da diplomacia.
Opções de transporte
Ônibus
Na extremidade direita de quem sai das salas de desembarque e localizada na pista do meio que passa a frente do terminal, você encontra um ponto de ônibus.
Em dias úteis das 7 às 20 horas estão disponíveis micro-ônibus brancos e laranjas (conhecidos como zebrinhas). A linha número 30 que da acesso ao Setor Comercial Norte e Sul próximos dos Setores Hoteleiros Norte e Sul respectivamente. A linha de número 11 passa pelo Eixo Sul, Rodoviária do Plano Piloto, Conjunto Nacional, Esplanada dos ministérios e Asa Norte, um mini city tour em ônibus urbano. Esses micro-ônibus são muito mais rápidos que as linhas que cito abaixo.
Já a linha 102 (Rodoviária do Plano Piloto/Aeroporto) e 102.1 (Rodoviária do Plano Piloto/Aeroporto via FAB – VI COMAR) partem da frente do aeroporto todos os dias até meia noite em direção a rodoviária do Plano Piloto. Lá você terá acesso a uma gama de ônibus cobrindo a região, além do metrô que dá acesso principalmente às cidades satélites de Brasília.
Ônibus Executivo
O prometido serviço de ônibus executivo servindo o Aeroporto de Brasília ainda não saiu do papel.
Táxis
Unanimidade parece ser a reclamação sobre os preços cobrados em Brasília. Corridas de/para o aeroporto são cobradas em bandeira 2 (30% a mais) independente do dia da semana ou horário. Por ser uma distância não muito longa até o centro do plano piloto (11 a 15 km), o valor cobrado médio de 35 reais incomoda. Mas para quem mora em São Paulo e pega táxi em Guarulhos ou quem mora em Belo Horizonte e viaja para Confins de Táxi, não é nada que assuste ao viajante frequente que está infelizmente acostumado a ser extorquido (pode vir a pagar mais pelo taxi que pela passagem de avião) no seu transporte de/para o aeroporto
Dica para longas conexões
Se você for fazer uma conexão longa no Aeroporto de Brasília, que tal aproveitar o tempo e fazer um city tour? Você pega o ônibus 102 até a rodoviária do plano piloto e depois um táxi até o Brasília Shopping ou pega um táxi direto até o shopping ou para a Torre de TV. Do Shopping e da Torre de TV partem ônibus turísticos (nas segundas, partem apenas do Shopping) que fazem um city tour de cerca de 1h e 30m pelos principais pontos turísticos da cidade. O ônibus turístico custa 24 reais por pessoa e menores de 5 anos não pagam.
Fonte: aquelapassagem.com.br
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
-
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 59
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade :
Tópicos semelhantes
» [FSX] Novo Aeroporto de Brasília
» Novo aeroporto de Brasília SBBR
» Aeroporto de Brasília - operação simultânea
» [Brasil] Infraero sai do Aeroporto de Brasília em 30 de novembro
» [Brasil] Brasília pode ter novo aeroporto
» Novo aeroporto de Brasília SBBR
» Aeroporto de Brasília - operação simultânea
» [Brasil] Infraero sai do Aeroporto de Brasília em 30 de novembro
» [Brasil] Brasília pode ter novo aeroporto
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|