Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico  Gse_multipart13851

[Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico

Ir em baixo

[Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico  Empty [Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico

Mensagem por Amilckar em Sex 13 Maio 2011, 20:15

Embraer busca um avião mais ecológico

[Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico  Embraer_logo_padrao_azul


A nova geração de jatos da Embraer vai incorporar tecnologias que priorizem a redução gradual dos impactos ambientais causados pela aviação. Segundo o vice-presidente executivo de Operações, Artur Coutinho, a Embraer está trabalhando em conjunto com os principais fabricantes de motores, no desenvolvimento de uma nova geração de turbinas, que deverá consumir de 12% a 15% menos combustíveis, contribuindo para a redução de poluentes.

Em outra frente, a Embraer atua em conjunto com Amyris, GE e Azul para avaliar os aspectos técnicos e de sustentabilidade da utilização de bioquerosene nos jatos. O primeiro teste em voo do bioquerosene, obtido da cana-de-açúcar, será feito em um avião da Azul, na pista da Embraer, em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, no primeiro semestre de 2012.

Desde 2005, a Embraer já é pioneira na utilização do etanol no avião agrícola Ipanema, o primeiro produzido em série no mundo e certificado para voar com esse tipo de combustível.

Coutinho disse que é mandatório que os futuros aviões da Embraer incorporem essas tecnologias, com menor impacto ambiental, e por isso a empresa vem acompanhando de perto o trabalho das fabricantes de turbina aeronáutica GE, Pratt & Whitney e Rolls Royce. Essas empresas, segundo ele, já equipam várias aeronaves da Embraer.

O executivo disse que a existência de motores cada vez mais eficientes e menos poluentes terá um impacto importante na aviação, já que os combustíveis representam hoje cerca de 35% do custo de operação de um avião. A preocupação ambiental na Embraer, segundo o executivo, também envolve a utilização de materiais menos agressivos ao meio-ambiente e que já eliminou dos seus processos produtos como o gás freon e o amianto.

"Agora estamos numa fase de tentar substituir o chumbo dos nossos processos, pois além de poluente ele tem restrições fortes em relação a peso", explicou. A questão ambiental na Embraer, segundo ele, é vista dentro de um contexto mais amplo e envolve todo o ciclo de produção de uma aeronave, desde a escolha da matéria-prima até o descarte do produto.

"Trabalhamos com o conceito de desenvolvimento integrado do produto ambientalmente sustentável, o que chamamos dentro da empresa de projeto DIPAS, que está numa fase inicial", comentou.

O lançamento do projeto de um novo avião ou a remotorização da atual família de jatos 170/190, segundo o executivo, depende de uma definição do cenário da concorrência mundial, mais especificamente da Boeing, que deve anunciar em breve o desenvolvimento de um novo avião. A canadense Bombardier e a europeia Airbus já anunciaram seus projetos. "Não queremos tomar nenhuma decisão sem termos uma visão clara de como ficará esse cenário competitivo."

Ontem, a empresa lançou o Centro Embraer de Educação Ambiental Jequitibá, em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente de São José dos Campos, a Universidade de Taubaté e organizações não-governamentais.

O projeto será colocado em prática em uma área de 250 mil m2, que pertencia a uma antiga fazenda ao lado da unidade da empresa em Eugênio de Melo. "No local pretendemos desenvolver projetos de educação ambiental na área de construções sustentáveis, reutilização e reciclagem de materiais e controle de produção industrial", explicou o diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, Pedro Ferraz. Ele estima investimento de R$ 1,5 milhão nas obras de recuperação de uma antiga casa que pertencia a fazenda e que servirá de apoio às atividades do centro.

Fonte: Valor Econômico.

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico  Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 55
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico  Empty Re: [Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico

Mensagem por andre_sp em Sex 13 Maio 2011, 21:33

"...consumir de 12% a 15% menos combustíveis..."

o meio ambiente (e também os empresários) agradecem wink

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 11638
Reputação : 1084
Idade : 51
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico  Empty Re: [Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico

Mensagem por sergiotucano em Sex 13 Maio 2011, 22:19

Meio ambiente, empresários e usuários ! Very Happy

Todos agradecem e muito ! Very Happy
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 34
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

[Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico  Empty Re: [Brasil] Embraer busca um avião mais ecológico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum