[Brasil] Gol 1907: Justiça interroga pilotos do Legacy
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[Brasil] Gol 1907: Justiça interroga pilotos do Legacy
Gol 1907: Justiça interroga pilotos do Legacy
Renata Mariz .
No primeiro depoimento à Justiça brasileira, o piloto Jan Paul Paladino, que pilotava o jato Legacy no momento da colisão com o voo 1907 da Gol, em 2006, matando 154 pessoas, negou ter cometido qualquer falha, mesmo sem intenção, que tenha ocasionado o desastre. Admitiu, porém, que nunca tinha voado naquele modelo específico de aeronave, fabricado pela Empresa Brasileira Aeronáutica (Embraer), embora tenha enfatizado a familiaridade com jatos semelhantes.
Depois de ressaltar, reiteradas vezes, que o sistema anticolisão (TCAS, pela sigla em inglês) parecia estar ligado em seu painel durante o percurso, Paladino jogou a responsabilidade para o controle de tráfego aéreo brasileiro, enumerando problemas que teriam contribuído para o desastre, tais como dificuldades de comunicação e defeitos nos radares. Joseph Lepore, que também estava na aeronave, será ouvido hoje. Eles falam de Nova York, por meio de videoconferência, com o juiz federal Murilo Mendes, em Brasília. Ambos são acusados de atentado à segurança aérea.
Parentes de vítimas do acidente acompanharam a audiência na sala onde o juiz ouvia as explicações de Paladino. Do lado de fora do prédio, manifestantes empunhavam faixas e vestiam blusas pedindo a pena máxima para os pilotos. Filha de uma passageira morta no desastre, Anne Rickli considerou as explicações de Paladino muito evasivas. “Parece que fica fazendo rodeios para enrolar e não responder as perguntas. O que nós queremos é um julgamento justo”, destacou Anne. Assim que os pilotos finalizarem seus depoimentos, as partes farão as alegações finais. A sentença, segundo o juiz Murilo Mendes, sairá no fim de abril ou, no máximo, em maio.
Ontem, o juiz se irritou com as interrupções do advogado de defesa, Theo Dias, que estava ao lado de Paladino, em Nova York. O pai dele, o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, também acompanha o caso, do Brasil. Ambos ouviram uma reprimenda do magistrado, no momento em que Theo tentou sugerir ao magistrado fazer uma pergunta. “Era só o que faltava o senhor dizer o que eu tenho que perguntar”, reclamou, ríspido, Mendes. José Carlos saiu em socorro do filho, mas também ouviu. “O seu filho já fez três intervenções. Ele terá a sua vez de perguntar”, respondeu Mendes.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / NOTIMP
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Nos EUA, piloto do Legacy nega ter desligado transponder em voo
Americano depõe sobre colisão com Boeing da Gol, que matou 154
Álvaro Fagundes
Jan Paul Paladino, um dos pilotos do Legacy que colidiu com um Boeing da Gol em acidente que vitimou 154 pessoas em setembro de 2006, negou em depoimento ontem ao tribunal de Central Islip que o transponder (sistema anticolisão) do avião estivesse desligado no voo.
Segundo ele, tudo indicava que o aparelho funcionava perfeitamente. "Nenhuma mensagem indicava falha de qualquer tipo", afirmou Paladino durante a audiência no pequeno vilarejo americano, no Estado de Nova York.
O depoimento foi transmitido por videoconferência para a Justiça em Brasília, na primeira transmissão internacional desse tipo no Brasil.
Ele e o outro piloto do Legacy, Joseph Lepore -que vai depor hoje-, são suspeitos de voar com o transponder desligado. Depois do choque com a aeronave da Gol que ia de Manaus para Brasília, os dois conseguiram pousar em Mato Grosso.
Eles são acusados de atentado à segurança do tráfego aéreo, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos.
Paladino, que hoje trabalha na American Airlines, chamou de "teoria da conspiração" a afirmação de que eles teriam ligado o transponder só após o acidente.
"A minha preocupação principal era a sobrevivência", afirmou o piloto, que levantou a possibilidade da existência de um "buraco negro" no sistema de controle aéreo brasileiro.
"Nenhum piloto poderia prever os eventos e as falhas por parte do controle aéreo naquele dia", afirmou Paladino, no encerramento do seu depoimento, que durou cerca de sete horas.
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP
Via: aviacaonoticias.com
Renata Mariz .
No primeiro depoimento à Justiça brasileira, o piloto Jan Paul Paladino, que pilotava o jato Legacy no momento da colisão com o voo 1907 da Gol, em 2006, matando 154 pessoas, negou ter cometido qualquer falha, mesmo sem intenção, que tenha ocasionado o desastre. Admitiu, porém, que nunca tinha voado naquele modelo específico de aeronave, fabricado pela Empresa Brasileira Aeronáutica (Embraer), embora tenha enfatizado a familiaridade com jatos semelhantes.
Depois de ressaltar, reiteradas vezes, que o sistema anticolisão (TCAS, pela sigla em inglês) parecia estar ligado em seu painel durante o percurso, Paladino jogou a responsabilidade para o controle de tráfego aéreo brasileiro, enumerando problemas que teriam contribuído para o desastre, tais como dificuldades de comunicação e defeitos nos radares. Joseph Lepore, que também estava na aeronave, será ouvido hoje. Eles falam de Nova York, por meio de videoconferência, com o juiz federal Murilo Mendes, em Brasília. Ambos são acusados de atentado à segurança aérea.
Parentes de vítimas do acidente acompanharam a audiência na sala onde o juiz ouvia as explicações de Paladino. Do lado de fora do prédio, manifestantes empunhavam faixas e vestiam blusas pedindo a pena máxima para os pilotos. Filha de uma passageira morta no desastre, Anne Rickli considerou as explicações de Paladino muito evasivas. “Parece que fica fazendo rodeios para enrolar e não responder as perguntas. O que nós queremos é um julgamento justo”, destacou Anne. Assim que os pilotos finalizarem seus depoimentos, as partes farão as alegações finais. A sentença, segundo o juiz Murilo Mendes, sairá no fim de abril ou, no máximo, em maio.
Ontem, o juiz se irritou com as interrupções do advogado de defesa, Theo Dias, que estava ao lado de Paladino, em Nova York. O pai dele, o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, também acompanha o caso, do Brasil. Ambos ouviram uma reprimenda do magistrado, no momento em que Theo tentou sugerir ao magistrado fazer uma pergunta. “Era só o que faltava o senhor dizer o que eu tenho que perguntar”, reclamou, ríspido, Mendes. José Carlos saiu em socorro do filho, mas também ouviu. “O seu filho já fez três intervenções. Ele terá a sua vez de perguntar”, respondeu Mendes.
Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / NOTIMP
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Nos EUA, piloto do Legacy nega ter desligado transponder em voo
Americano depõe sobre colisão com Boeing da Gol, que matou 154
Álvaro Fagundes
Jan Paul Paladino, um dos pilotos do Legacy que colidiu com um Boeing da Gol em acidente que vitimou 154 pessoas em setembro de 2006, negou em depoimento ontem ao tribunal de Central Islip que o transponder (sistema anticolisão) do avião estivesse desligado no voo.
Segundo ele, tudo indicava que o aparelho funcionava perfeitamente. "Nenhuma mensagem indicava falha de qualquer tipo", afirmou Paladino durante a audiência no pequeno vilarejo americano, no Estado de Nova York.
O depoimento foi transmitido por videoconferência para a Justiça em Brasília, na primeira transmissão internacional desse tipo no Brasil.
Ele e o outro piloto do Legacy, Joseph Lepore -que vai depor hoje-, são suspeitos de voar com o transponder desligado. Depois do choque com a aeronave da Gol que ia de Manaus para Brasília, os dois conseguiram pousar em Mato Grosso.
Eles são acusados de atentado à segurança do tráfego aéreo, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos.
Paladino, que hoje trabalha na American Airlines, chamou de "teoria da conspiração" a afirmação de que eles teriam ligado o transponder só após o acidente.
"A minha preocupação principal era a sobrevivência", afirmou o piloto, que levantou a possibilidade da existência de um "buraco negro" no sistema de controle aéreo brasileiro.
"Nenhum piloto poderia prever os eventos e as falhas por parte do controle aéreo naquele dia", afirmou Paladino, no encerramento do seu depoimento, que durou cerca de sete horas.
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP
Via: aviacaonoticias.com
Amilckar- Colaborador - Notícias de aviação
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Re: [Brasil] Gol 1907: Justiça interroga pilotos do Legacy
Uma terrivel fatalidade, se houve falhas acho que foram nossa, eles escaparam por pura sorte ou a Embraer vai além da imaginação, abraços
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Edenio Rodrigues- Tenente-Brigadeiro
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Re: [Brasil] Gol 1907: Justiça interroga pilotos do Legacy
Não entendo cara,as provas são bastante clara,contra esses 2 americanos incompetentes...tá lá para todo mundo ouvir,(e esclarecer que a culpa não foi nossa)o quão irresponsáveis esses 2 foram e ainda querem joga a culpa para os controladeres do Brasil..
Re: [Brasil] Gol 1907: Justiça interroga pilotos do Legacy
Infelizmente acho que não vai dar em nada...
Fico imaginando o que teria acontecido se fosse qualquer estrangeiro que tivesse feito algo parecido lá na terra deles...
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andre_sp- Moderador
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Re: [Brasil] Gol 1907: Justiça interroga pilotos do Legacy
vi que os advogados deles estão reclamando da tradução, já que foi feito via videoconferência
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willian402m- Brigadeiro
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