Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dúvidas com procedimento Gse_multipart13851

Dúvidas com procedimento

5 participantes

Ir para baixo

Dúvidas com procedimento Empty Dúvidas com procedimento

Mensagem por rhodesbauer Sex 19 Nov 2010, 17:36

Olá pessoal.
Estou programando fazer uma viagem longa (Vancouver CYVR - Melbourne YMML) e decidi tentar usar alguns dos procedimentos reais.
Consegui as cartas de Vancouver e de Melbourne e com o auxilio do Flight Plan do FSX (Para saber quais pistas seriam designadas) escolhi a saída CASDY (26L) e a approach ARBEY (16) em Melbourne.
Para auxiliar na descida, defini os Waypoints TOCWE(36000ft), ECHSA(31690ft) e LOCKY(20255ft)
Fazendo com que ao chegar em ARBEY estaria a 12250ft.
Isso possibilitaria bloquear o Waypoint BUNKY em 8234ft que está de acordo com o que diz a carta (AT OR BELOW 9000').
Pelo plano de vôo serão 13.244Km (7.151,19nm).

Escolhi para o Vôo o A340-600 da CLS pois quero verificar o funcionamento do FMC.
De acordo com a Wikipedia, a capacidade dele é de 14.350km (7.750nm) e comporta 195.880 litros de combustível.

Agora vão as dúvidas.

1) O plano de vôo diz que serão gastos 867,2Kg de combustível. Como ele calculou isso?
2) Como vou fazer o procedimento VFR (a não ser que o clima me pregue alguma peça) gostaria de ter a proa correta para seguir sem ter de fazer correções constantes. Como faço para identificar qual o Heading que irá me levar de CASDY até TOCWE? Sei que não é possível chegar no ponto correto devido ao deslocamento lateral que os aviões estão sujeitos, mas sabendo a proa que vai me levar o mais próximo possível sem correções vai facilitar bastante.
3) Tentei pedir um plano VOR to VOR mas o FSX não conseguiu localizar nenhum, pedi o High Altitude Highways mas a distância ficou muito grande. Posso traçar um VOR to VOR 'manual'? Por exemplo, VOR de Vancouver, estabeleceria qual radial me levaria até o VOR de Honolulu e seguiria por ela, quando conseguisse o sinal de Honolulu faria a correção para bloquear o VOR e pegar uma nova radial que me levasse a algum ponto na Australia ou Oceania e repetiria o procedimento pegando uma radial até Melbourne. Também precisarei de uma dica para identificar qual radial pegar caso seja possível.

Alguém mais instruído se importaria de ajudar um quase leigo com essas pequenas dúvidas?
Prometo postar screens depois pinch

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com procedimento Empty Re: Dúvidas com procedimento

Mensagem por rhodesbauer Sex 19 Nov 2010, 22:47

Fiz alguns testes aqui para descobrir qual radial seguir sem usar o que me foi aconselhado (FSCommander).
Tanto se traço uma linha no Google Earth quanto procurando no GeoBytes, eu vejo que de Vancouver para Melbourne tem que seguir a 244º
Porém, se coloco isso no FSX e deixo o avião seguir sempre nessa proa, acabo indo parar na Russia.

Imagino que seja pela diferença entre gráus magnéticos e os reais, mas independente disso, continuo sem conseguir identificar qual direção colocar na proa.

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com procedimento Empty Re: Dúvidas com procedimento

Mensagem por Alvega Sáb 20 Nov 2010, 00:14

Olá Rhodes,

Não entendi bem esse seu post, achei muito confuso.
Em primeiro lugar, você quer fazer um voo VFR do Canadá para a Austrália num A340??? Isso não existe.
Em segundo lugar, um voo VFR para testar FMC???
Em terceiro lugar, testar FMC num FMC que é mais um GPS que um FMC? O FMC da CLS é um dos chamados "light", não tem as funcionalidades de um FMC.
Em quarto lugar, essa contas de fuel estão MUITO erradas. 867KG não dá nem para a subida. Não uso o flight planner do FSX, mas fiz aqui um plano de voo de CYVR para YMML no FS Commander e ele diz que são necessários 146903KG (170 vezes mais do que o valor que vc calculou), não entendo onde foi buscar esse valor. Só para a fase de subida são necessários 3388KG.
Também é impossível fazer VOR to VOR de Vancouver para o Hawaii e depois do Hawaii para a Austrália.
Acho bom você rever a preparação desse voo.


scratch

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14630
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com procedimento Empty Re: Dúvidas com procedimento

Mensagem por Duley Sáb 20 Nov 2010, 01:06

Complementando.

Não basta pegar uma linha reta no Google Earth para determinar a proa a ser voada. Você tem que ir em aerovias.
Esse site é bom pra isso: http://rfinder.asalink.net/free/

Até onde sei essa rota não é feita por nenhuma cia aérea hoje, portanto vai exigir um bom planejamento.

É interessante verificar também se existe algum avião com tal autonomia pra cumprir essa etapa. Certamente tem que ser algum avião com 3 ou 4 motores. Imagino que os bimotores não cumprem a etapa devido a limitação ETOPS.

E vai precisar de paciencia... muita paciencia.
Vai levar ai umas 18 horas nessa brincadeira.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com procedimento Empty Re: Dúvidas com procedimento

Mensagem por rhodesbauer Dom 21 Nov 2010, 13:29

Alvega escreveu:Olá Rhodes,

Não entendi bem esse seu post, achei muito confuso.
Em primeiro lugar, você quer fazer um voo VFR do Canadá para a Austrália num A340??? Isso não existe.
Em segundo lugar, um voo VFR para testar FMC???
Em terceiro lugar, testar FMC num FMC que é mais um GPS que um FMC? O FMC da CLS é um dos chamados "light", não tem as funcionalidades de um FMC.
Em quarto lugar, essa contas de fuel estão MUITO erradas. 867KG não dá nem para a subida. Não uso o flight planner do FSX, mas fiz aqui um plano de voo de CYVR para YMML no FS Commander e ele diz que são necessários 146903KG (170 vezes mais do que o valor que vc calculou), não entendo onde foi buscar esse valor. Só para a fase de subida são necessários 3388KG.
Também é impossível fazer VOR to VOR de Vancouver para o Hawaii e depois do Hawaii para a Austrália.
Acho bom você rever a preparação desse voo.


scratch

Duley escreveu:Complementando.

Não basta pegar uma linha reta no Google Earth para determinar a proa a ser voada. Você tem que ir em aerovias.
Esse site é bom pra isso: http://rfinder.asalink.net/free/

Até onde sei essa rota não é feita por nenhuma cia aérea hoje, portanto vai exigir um bom planejamento.

É interessante verificar também se existe algum avião com tal autonomia pra cumprir essa etapa. Certamente tem que ser algum avião com 3 ou 4 motores. Imagino que os bimotores não cumprem a etapa devido a limitação ETOPS.

E vai precisar de paciencia... muita paciencia.
Vai levar ai umas 18 horas nessa brincadeira.

Nossa, vamos por partes.

Segundo os dados de full range do a340, ele suporta essa distância. Eu sei que ninguém faz essa rota, mas estou fazendo pela empresa virtual no FSPassenger para ligar os cenários que mais vôo.
Eu vou inserir os dados no FMC e verificar se ele me guia conforme o esperado, se não fazê-lo vou dar o go around e aterrisar no manual. Se estiver disponível vou usar o ILS.
Mesmo o FMC sendo light, vou poder testar as questões de inserir dados e fazer o acompanhamento, quando me sentir mais apto passo para o MD11 ou o 747 da PMDG.
A conta do combustivel realmente está errada, o André já esclareceu para mim pelo TeamSpeaker.
É até meio lógico... Você tem que estar com o avião que vai fazer o vôo para o Flight Plan calcular corretamente a quantidade de combustivel a ser usada.

Minha intenção é iniciar o vôo logo no inicio da manhã e após entrar na altura de cruzeiro vou jogar a janela para o monitor secundário e deixar voando enquanto trabalho no outro monitor, efetuando pequenas correções quando for necessário.
A noite, quando o avião estiver chegando a Australia eu passo novamente o simulador para o monitor principal e faço os procedimentos.

_________________
Apenas minha opinião de bosta...

rhodesbauer
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/04/2010
Mensagens : 2271
Reputação : 193
Idade : 42
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Engenheiro de Suporte
Nacionalidade : Brasil

http://agenda.pub

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com procedimento Empty Re: Dúvidas com procedimento

Mensagem por willian402m Dom 21 Nov 2010, 14:23

no primeiro post, eu até já estava imaginado o rhodes com um tranferidor em cima do monitor para ir de CASDY até TOCWE lol

_________________
Dúvidas com procedimento 292287
Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"ROG Z170 FORMULA VIII, I7 6700K 4.5Ghz, H110i GT, Corsair Vengeance Pro 16GB, GTX STRIXX 1070, Monitor Mtech 144HZ, SSD120(windows), SSD 1tera(Prepar3D)''
willian402m
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2867
Reputação : 58
Idade : 36
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com procedimento Empty Re: Dúvidas com procedimento

Mensagem por alberto Seg 22 Nov 2010, 16:42

Já tentou ver se no Vroute tem alguma rota que alguém tenha feito para este vôo?
Como na real não existe é mais difícil, mas pode ser que alguém já tenha feito e colocado por lá.

_________________
Alberto

Adolescentes Ibon

Instagram

Dúvidas com procedimento Vpa012
alberto
alberto
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 01/07/2008
Mensagens : 3421
Reputação : 188
Idade : 53
Simulador preferido : FSX-SE
Nacionalidade : Brasil

http://www.alealb.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com procedimento Empty Re: Dúvidas com procedimento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos