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Cenário para FS2020

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Mensagem por cmtealencar em Dom 23 Ago 2020, 21:20

Boa noite, Srs!

Sei que é cedo para perguntar, mas procurei no fórum e não achei nada à respeito.

Já tem alguma ferramenta para edição de cenário no FS2020?

Identifiquei muitas coisas erradas (alguns pátios ao invés de ser pátio, é um edifício no formato do pátio), precisando dar um "exclude" no edifício.

Obrigado!!!

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Mensagem por cmtealencar em Dom 23 Ago 2020, 21:23

Picos com edifício tomando todo o pátio
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Juazeiro do Norte com 2 edifícios nas ilhas de concreto do pátio
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Mensagem por eduardoamll em Seg 24 Ago 2020, 09:18

Olá cmtealencar
Eu ainda não sou usuário do FS2020, mas já venho pesquisando como funcionará o desenvolvimento de addons para a nova plataforma.
Pelo que vi, o FS2020 tem um editor de aeroportos no modo desenvolvedor. O scruffyduck está também criando uma nova versão do ADE compatível com o novo simulador.
Como é uma nova plataforma, muita coisa mudou, e ainda não se tem muitas informações. Se você entender inglês, no fórum da FS Developer, é que você encontra as informações mais recentes sobre desenvolvimento de addons para o novo simulador.
www.fsdeveloper.com

Edit: Encontrei um documento específico no fórum da FS Developer
https://www.fsdeveloper.com/forum/threads/introduction-to-msfs-sdk-scenery.448469/
Edit 2 - Como inserir um objeto do Blender no novo simulador - EM INGLÊS
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Mensagem por FernaSoares737 em Seg 24 Ago 2020, 12:26

Existe sim, o próprio simulador já dispõe das ferramentas que você precisa pra fazer isso e é bastante intuitivo.
Ative o modo desenvolvedor do simulador e na barra superior que apareceu você vai em Help>SDK Installer.
Depois de instalar o SDK você da uma lida na documentação que está bem fácil de entender, tudo explicadinho e com exemplos.
Você faz tudo dentro do simulador e já vê o resultado na hora.

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Mensagem por cmtealencar em Seg 24 Ago 2020, 12:33

eduardoamll escreveu:Olá cmtealencar
Eu ainda não sou usuário do FS2020, mas já venho pesquisando como funcionará o desenvolvimento de addons para a nova plataforma.
Pelo que vi, o FS2020 tem um editor de aeroportos no modo desenvolvedor. O scruffyduck está também criando uma nova versão do ADE compatível com o novo simulador.
Como é uma nova plataforma, muita coisa mudou, e ainda não se tem muitas informações. Se você entender inglês, no fórum da FS Developer, é que você encontra as informações mais recentes sobre desenvolvimento de addons para o novo simulador.
www.fsdeveloper.com

Edit: Encontrei um documento específico no fórum da FS Developer
https://www.fsdeveloper.com/forum/threads/introduction-to-msfs-sdk-scenery.448469/
Edit 2 - Como inserir um objeto do Blender no novo simulador - EM INGLÊS

Opa Eduardo!
E aí tudo tranquilo?

Eu vi o modo desenvolvedor mas não sabia que tinha o SDK lá. Eu até procurei pasta de SDK na raiz e não achei.
Vou dar uma mexida, valeu!!!!

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Mensagem por cmtealencar em Seg 24 Ago 2020, 12:34

FernaSoares737 escreveu:Existe sim, o próprio simulador já dispõe das ferramentas que você precisa pra fazer isso e é bastante intuitivo.
Ative o modo desenvolvedor do simulador e na barra superior que apareceu você vai em Help>SDK Installer.
Depois de instalar o SDK você da uma lida na documentação que está bem fácil de entender, tudo explicadinho e com exemplos.
Você faz tudo dentro do simulador e já vê o resultado na hora.

Opa FernaSoares!

Pois é rapaz, não sabia que a coisa estava assim "tão de graça" kkkkkkkkkkkkkk
Vou começar a mexer, não dá pra negar, esse será o próximo simulador, então tenho que refazer todos os meus cenários do interior.

Valeu!!!

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Mensagem por Rodrigo Sotto-Maior em Seg 24 Ago 2020, 14:06

Olá cmtealencar,

favor ficar atento às regras do fórum:

6. Não é permitido Flood nem Spam. Caso a sua mensagem seja a última do tópico e queira acrescentar ou alterar alguma coisa antes de terem passado 24 horas de ter colocado o post, use o botão "edit" para editar o post em vez de criar um novo. Use também o botão "Multi-citação" caso queira citar várias mensagens, evitando assim o flood.

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Mensagem por celsocardoso em Seg 24 Ago 2020, 15:45

Não falaram que este FS baixava as paisagens de um servidor com imagens de satelite ? porque estas coisas toscas ?.... Ja vi GRU neste simulador e não parece nada com o real, trabalhei 14 anos lá em GRU !!!

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Mensagem por Alessdre em Seg 24 Ago 2020, 16:43

celsocardoso escreveu:Não falaram que este FS baixava as paisagens de um servidor com imagens de satelite ? porque estas coisas toscas ?.... Ja vi GRU neste simulador e não parece nada com o real, trabalhei 14 anos lá em GRU !!!

O processo eh imagem de satelite e um programa AI que interpreta a imagem e coloca os objetos de acordo com essa interpretacao, entao tem patios preenchidos com hangares porque o programa AI interpreta aquilo como um teto de um hangar ao inves de um patio, cidades do interior com apartamentos dos alpes suicos no lugar onde deveria ter casas modestas, mas felizmente uma das coisas mais acertadas sao as colocacoes de arvores que ate o momento so estao errando a altura delas. Infelizmente imitar o mundo real ainda eh um trabalho arduo pra qualquer sistema digital, mas temos que pensar o que havia antes, no FSX Guarulhos original era muito mais tosco do que temos agora e a serra da cantareira era ridicula tanto em cor, textura e mesh que era praticamente obrigatorio antes ate do primeiro voo instalar algum addon. Ate agora o melhor original que tinha era o XP-11 que pelo menos dava pra ja sair voando com o mesh original e cenario, pra simulacao de voo dava conta, so ficava devendo pra turismo virtual, mesmo assim o novo MSFS ainda eh bem melhor, eh um processo de evolucao, perfeito mesmo so a vida real e ainda bem!!!

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Mensagem por eduardoamll em Seg 24 Ago 2020, 18:02

celsocardoso escreveu:Não falaram que este FS baixava as paisagens de um servidor com imagens de satelite ? porque estas coisas toscas ?.... Ja vi GRU neste simulador e não parece nada com o real, trabalhei 14 anos lá em GRU !!!

Cenário de qualidade pra qualquer simulador é só os que são feitos manualmente por algum desenvolvedor. Os demais serão sempre prédios genéricos tentando imitar o aeroporoto. O novo FS2020 vem com uma quantidade de aeroportos detalhados por padrão (conforme a versão comprada), e os demais ficarão para os desenvolvedores criarem.
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Mensagem por Eduardo em Seg 24 Ago 2020, 19:10

Não apostaria somente nos cenário pagos, isso vai partir da comunidade simuleira também, tô acompanhando no Reddit e pelo que parece o SDK é fácil de trabalhar.
Inclusive algumas pessoas já estão exportando objetos do Google Earth para melhorar algumas cidades yes
https://www.reddit.com/r/FS2020Creation?utm_medium=android_app&utm_source=share

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Mensagem por Alessdre em Seg 24 Ago 2020, 19:28

O certo é fazer ferramentas simples pra poder usar os milhões de usuários pra aperfeiçoar o próprio produto de maneira voluntária, ferramentas complicadas de usar ou restritas prejudicam a longo prazo o próprio simulador.

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Mensagem por feliperoraima em Ter 25 Ago 2020, 01:04

tem que arrumar o de lethen na guiana, eles colocaram uma construção no lugar da pista kkkkkk

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Mensagem por Galeno em Ter 25 Ago 2020, 16:20

Alencar,

Depois da uma olhada no SBMI. 👍🏼
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Mensagem por AksoAmaral em Ter 25 Ago 2020, 22:48

Em Porto Belo (SDPA) inverteram as pistas, a pista de grama está no lugar da pista de asfalto e vice-versa lol lol lol

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Mensagem por luisfvillani em Ter 25 Ago 2020, 23:12

thumbsup Achei esse cenário convertido,
Hi,
Thanks to the Blender2MSFS (Thanks Vitus!), it was very easy to convert my P3D/FSX scenery to the new simulator. As most of my objects were created in Sketchup and a direct import to Blender didn't worked probably, I used the ModelConvertX (Thanks Arno!) to convert the objects from .kmz to .obj, which are easily importable by Blender.

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Quem sabe já já começa aparecer os belos cenários feito pelo nossos cenaristas!!
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Mensagem por AksoAmaral em Ter 25 Ago 2020, 23:17

luisfvillani escreveu:thumbsup Achei esse cenário convertido,
Hi,
Thanks to the Blender2MSFS (Thanks Vitus!), it was very easy to convert my P3D/FSX scenery to the new simulator. As most of my objects were created in Sketchup and a direct import to Blender didn't worked probably, I used the ModelConvertX (Thanks Arno!) to convert the objects from .kmz to .obj, which are easily importable by Blender.

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Quem sabe já já começa aparecer os belos cenários feito pelo nossos cenaristas!!

Ih RAPAZ! É TETRA! Se pode converter já é um MEGA ADIANTO!
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Mensagem por eduardoamll em Ter 25 Ago 2020, 23:49

O Arno Gerretsen já anunciou que está trabalhando na compatibilidade do MCX com o FS2020. Em breve dará para converter nossos atuais cenários para o novo FS.
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Mensagem por lucajf em Qua 26 Ago 2020, 09:36

cmtealencar escreveu:
FernaSoares737 escreveu:Existe sim, o próprio simulador já dispõe das ferramentas que você precisa pra fazer isso e é bastante intuitivo.
Ative o modo desenvolvedor do simulador e na barra superior que apareceu você vai em Help>SDK Installer.
Depois de instalar o SDK você da uma lida na documentação que está bem fácil de entender, tudo explicadinho e com exemplos.
Você faz tudo dentro do simulador e já vê o resultado na hora.

Opa FernaSoares!

Pois é rapaz, não sabia que a coisa estava assim "tão de graça" kkkkkkkkkkkkkk
Vou começar a mexer, não dá pra negar, esse será o próximo simulador, então tenho que refazer todos os meus cenários do interior.

Valeu!!!

O aeroporto de minha região está sem balizamento noturno na pista. Nem me importo muito com o aspecto dos prédios do aeródromo, mas fico limitado á voos diurnos o que não condiz com a realidade. Existe algum aplicativo que eu possa usar para editar a referida pista e acrescentar o balizamento? tentei entrar no modo desenvolvedor, mas não achei nada de "runway" para que eu possa editar e colocar o balizamento.

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Mensagem por FernaSoares737 em Qua 26 Ago 2020, 10:05

Sobre a parte de criar cenários ou modificar aeroportos, como eu disse, é muito fácil dá pra fazer tudo dentro do simulador (Fora modelagem e texturas obviamente).

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Estou trabalhando em Vitória da Conquista (SBVC) e a ferramenta está excelente, só que é um tanto diferente já que agora tudo é feito em pacotes e esses mesmos pacotes podem ser de aeronaves, cenários ou missões e por isso não é só abrir e editar o aeroporto, você tem que especificar direito o que quer fazer pra ele te deixar fazer e pra isso teria que fazer um vídeo pra explicar melhor ou então pedir para que deem uma lida rápida na documentação do SDK.

É um tanto "simples", você abre o DevMode, cria um projeto, informa o que for solicitado, depois de ter o projeto criado você cria grupos dentro do pacote com o que você quer mexer (editar aeroportos/colocar objetos, criar biblioteca de objetos, biblioteca de materiais, colocar uma nova imagem de satélite por cima, etc), e depois de ter o grupo criado você vai em Toos e abre o Scenery editor, aí sim que você começa a editar, basta selecionar o grupo e começar a adicionar as coisas. Depois é só salvar tudo (Não se esqueça de salvar por que se fechar ele não da aviso que não está salvo e você perde tudo), compilar o pacote, copiar a pasta do pacote para a pasta do simulador e reiniciar o sim.

Uma coisa meio chata até agora por ser um SDK incompleto é que não dá pra carregar o aeroporto default, você tem que criar tudo de novo em cima dele. No caso se quiser apenas adicionar balizamento noturno no aeroporto você tem que criar um aeroporto do zero com o mesmo ICAO e criar uma pista nova do zero também, aí nessa você coloca o balizamento noturno.

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Mensagem por eduardoamll em Qua 26 Ago 2020, 10:46

Olá Fernando, sacie uma curiosidade: toda essa parte de solo (linhas personalizadas) de VDC foi feito com as ferramentas do novo FS2020 ou você está trabalhando em cima do que você já tinha modelado para o P3D?
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Mensagem por FernaSoares737 em Qua 26 Ago 2020, 10:53

eduardoamll escreveu:Olá Fernando, sacie uma curiosidade: toda essa parte de solo (linhas personalizadas) de VDC foi feito com as ferramentas do novo FS2020 ou você está trabalhando em cima do que você já tinha modelado para o P3D?

Tem como fazer por ele sim, customizar as linhas e desenha-las pelo simulador, mas como eu já tinha pronto eu só importei no simulador como mesh em vez de modelo 3D, aí ele já entende como texturas de solo e aplica o que tem que aplicar como efeito de chuva e faz ele acompanhar as ondulações do terreno.

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Mensagem por cmtealencar em Qui 27 Ago 2020, 09:59

FernaSoares737 escreveu:Sobre a parte de criar cenários ou modificar aeroportos, como eu disse, é muito fácil dá pra fazer tudo dentro do simulador (Fora modelagem e texturas obviamente).

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Estou trabalhando em Vitória da Conquista (SBVC) e a ferramenta está excelente, só que é um tanto diferente já que agora tudo é feito em pacotes e esses mesmos pacotes podem ser de aeronaves, cenários ou missões e por isso não é só abrir e editar o aeroporto, você tem que especificar direito o que quer fazer pra ele te deixar fazer e pra isso teria que fazer um vídeo pra explicar melhor ou então pedir para que deem uma lida rápida na documentação do SDK.

É um tanto "simples", você abre o DevMode, cria um projeto, informa o que for solicitado, depois de ter o projeto criado você cria grupos dentro do pacote com o que você quer mexer (editar aeroportos/colocar objetos, criar biblioteca de objetos, biblioteca de materiais, colocar uma nova imagem de satélite por cima, etc), e depois de ter o grupo criado você vai em Toos e abre o Scenery editor, aí sim que você começa a editar, basta selecionar o grupo e começar a adicionar as coisas. Depois é só salvar tudo (Não se esqueça de salvar por que se fechar ele não da aviso que não está salvo e você perde tudo), compilar o pacote, copiar a pasta do pacote para a pasta do simulador e reiniciar o sim.

Uma coisa meio chata até agora por ser um SDK incompleto é que não dá pra carregar o aeroporto default, você tem que criar tudo de novo em cima dele. No caso se quiser apenas adicionar balizamento noturno no aeroporto você tem que criar um aeroporto do zero com o mesmo ICAO e criar uma pista nova do zero também, aí nessa você coloca o balizamento noturno.


Meu amigo, que bom que você está desenrolando a coisa!
Porque lendo seu relato, deu quase um nó no cérebro kkkkkkkkkkkk
Sei que pode ser pedir demais, mas se der e puder, fazer um vídeo curto, dando um exemplo simples, de como começar, por exemplo, como add um balizamento desse inexistente aí, pra a gente vê na prática como é.
Lembro que quando comecei a fazer cenários usando o Sbuilder, apanhei muito só lendo tutoriais, já tinha até desistido, mas vi um vídeo curto do cara mostrando como começar, e aí eu deslanchei no Sbuilder.
Estou observando vários ADs sem balizamento, e que na verdade existem, não sei como a MS definiu quem tem ou quem não tem, pois por exemplo, SBJU tem há décadas, está no Rotaer, está no banco de dados da Jeppesen, e no FS2020 tá escuridão total.
Agradeço demais pelas explicações.
Ah, outra coisa, no meu, não aparece a opção SDK Installer, quando clico em "Help", só aparece uma opção, que é a "SDK Documentation"

Obrigado mais uma vez!!!

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Mensagem por allan.gizmo em Qui 27 Ago 2020, 11:30

Olá Senhores(as) Eu confesso que andei fazendo alguns testes com o editor nativo do FS2020 e gostei muito. A principio queria fazer alguma coisa básica como colocar alguns hangares em pequenas pistas regionais, nada de muito complicado. Para isso utilizaria apenas elementos que já estão no jogo, só que infelizmente não estou conseguindo exportar meu cenário depois de criado. Um vídeo criado por alguém da comunidade seria muito bem vindo nesse momento uma vez que não estou encontrando nada em português. Estou utilizando esse vídeo "gringo" para me aventurar no editor. https://www.youtube.com/watch?v=TS_URfEVaY4

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Cenário para FS2020 Empty Re: Cenário para FS2020

Mensagem por AksoAmaral em Qui 27 Ago 2020, 11:33

FernaSoares737 escreveu:Sobre a parte de criar cenários ou modificar aeroportos, como eu disse, é muito fácil dá pra fazer tudo dentro do simulador (Fora modelagem e texturas obviamente).

Cenário para FS2020 Micros11
Cenário para FS2020 Micros10

Estou trabalhando em Vitória da Conquista (SBVC) e a ferramenta está excelente, só que é um tanto diferente já que agora tudo é feito em pacotes e esses mesmos pacotes podem ser de aeronaves, cenários ou missões e por isso não é só abrir e editar o aeroporto, você tem que especificar direito o que quer fazer pra ele te deixar fazer e pra isso teria que fazer um vídeo pra explicar melhor ou então pedir para que deem uma lida rápida na documentação do SDK.

É um tanto "simples", você abre o DevMode, cria um projeto, informa o que for solicitado, depois de ter o projeto criado você cria grupos dentro do pacote com o que você quer mexer (editar aeroportos/colocar objetos, criar biblioteca de objetos, biblioteca de materiais, colocar uma nova imagem de satélite por cima, etc), e depois de ter o grupo criado você vai em Toos e abre o Scenery editor, aí sim que você começa a editar, basta selecionar o grupo e começar a adicionar as coisas. Depois é só salvar tudo (Não se esqueça de salvar por que se fechar ele não da aviso que não está salvo e você perde tudo), compilar o pacote, copiar a pasta do pacote para a pasta do simulador e reiniciar o sim.

Uma coisa meio chata até agora por ser um SDK incompleto é que não dá pra carregar o aeroporto default, você tem que criar tudo de novo em cima dele. No caso se quiser apenas adicionar balizamento noturno no aeroporto você tem que criar um aeroporto do zero com o mesmo ICAO e criar uma pista nova do zero também, aí nessa você coloca o balizamento noturno.
Boa Soares! Vou tirar dias para converter meus models \o/

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