Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Gse_multipart13851

[Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

5 participantes

Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Ter 11 Ago 2020, 21:25

Boa, amigos deste Fórum !  reverencia

Andei buscando aqui no Fórum Posts de usuários com problemas de OOM, pois estou com o mesmo problema.
Li que aeronaves "Payware" com cenários também "Payware" no FSX Steam não dão certo... Pelo visto é fato !
Tenho os cenários do Paulo Ricardo (Mega Rio e SP entre outros) / Zanolli e Rgons, todos maravilhosos ! Contudo, com 2 aeronaves que adquiri recentemente da Carenado (SAAB 340 e Fokker 50) se eu voar à noite com elas nos cenários Mega SP e Mega Rio o Windows começa a dar "Avisos Sonoros", depois surge a mensagem de erro de C++ Library e/ou "Que tenho de diminuir o tráfego, resolução e etc.". O curioso é que só dá erro à noite e quando estou me aproximando da pista, durante o dia o FSX roda liso !
Percebi que tem haver com o tamanho dos arquivos da aeronave... Por exemplo, tenho um King Air BE200 e um Cessna 340 da Carenado que nunca deram problemas de OOM em nenhum cenário ! Então verifiquei que eles tem arquivos entre 200 a 300Mb, enquanto o SAAB e FOKKER tem seus arquivos na casa dos 500Mb, mesmo na versão LITE ! Apesar dessa constatação, essas duas aeronaves NÃO dão problemas no cenário padrão KSEA à noite, que li ser o mais "pesado" do FSX.
Além dos Cenários do "trabalhados", junto ao FSX rodam também o AS2016, FS-Moving Map, Accu-Feel, ORBX: Global Base, Vector, OpenLC America Latina, HD Buildings, FSGLOBAL 2010 (Mesh) e, talvez, mais um ou outro que não me recordo agora. Já sei - Tem muita coisa rodando junto !!!  assobiar  Mas nunca deu erro com as outras 2 antigas aeronaves da Carenado...  Sad
A solução que encontrei aqui no Fórum foi de "Desabilitar" alguns cenários que não serão usados no voo, principalmente o "Lights America Latina da ORBX" ! Contudo, dá um trabalho enorme gerenciar essa "movimentação de cenários" !!!
Peço a vocês uma dica de uma Aplicativo de Gerenciamento da biblioteca de cenários do FSX, ou uma maneira de tornar mais leve o SAAB e o Fokker 50... Acredito que a primeira opção é a mais viável ! A minha dúvida é : Como fazer corretamente esse gerenciamento de cenários ?  confused

Desde já, agradeço qualquer ajuda/dica !  Yesyes
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Duley Ter 11 Ago 2020, 23:11

Se voce possuir FSUIPC, ele pode monitorar a o consume de VAS em kilobytes.
Acho que a cada 10 segundos ele atualiza, então é bem útil para saber em qual região ou o que está causando o consumo maior de memória.

Da uma olhada nesse site pra saber como ativar essa função: https://flightsimeindhoven.com/2015/01/15/how-to-measure-vas-with-fsuipc/#:~:text=How%20to%20show%20Available%20VAS,FSUIPC%20and%20select%20tab%20Logging.&text=You%20can%20drag%20and%20resize,appear%20again%20at%20next%20start.

Na minha época de FSX, com cenários e aviões mais complexos, mudava a resolução máxima permitida para ser carregada dentro do FSX.cfg para 1024x1024.
Texturas são grande vilões no consumo de memória também.

Sobre gerenciar a biblioteca de cenários, está ai outra coisa que tentava manter o mais enxuto possível. Ativava apenas os cenários e regiões de onde ia voar. Dá trabalho sim, mas infelizmente com as limitações de um software 32 bits, não há muito o que fazer.
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Qua 12 Ago 2020, 10:28

Duley escreveu:Se voce possuir FSUIPC, ele pode monitorar a o consume de VAS em kilobytes.
Acho que a cada 10 segundos ele atualiza, então é bem útil para saber em qual região ou o que está causando o consumo maior de memória.

Da uma olhada nesse site pra saber como ativar essa função: https://flightsimeindhoven.com/2015/01/15/how-to-measure-vas-with-fsuipc/#:~:text=How%20to%20show%20Available%20VAS,FSUIPC%20and%20select%20tab%20Logging.&text=You%20can%20drag%20and%20resize,appear%20again%20at%20next%20start.

Boa, Duley !

Muito obrigado pela sua pronta atenção ao meu problema ! thumbsup

Eu tenho o FSUIPC instalado no meu FSX, mas não tem todas a "opções" que aparecem no Link que você enviou... Acredito que ele tenha sido instalado por um Addon FS Real Time, deve ser somente a versão básica.

Como eu consigo a versão "atual" e completa do FSUIPC ?

Quanto a resolução 1024x1024, essa alteração é feita no TEXTURE_MAX_LOAD=4096 (2048, 1024) do FSX.cfg ou é no "Settings Display" dentro do FSX ?

Mais uma vez, obrigado por estar me ajudando ! thanks
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Duley Qua 12 Ago 2020, 11:02

Nao consigo te ajudar mais em detalhes pois nao tenho como verificar eu mesmo onde estao as configuraçoes a serem feitas no FSUIPC.
Mas voce pode baixar a versao mais recente aqui: http://www.fsuipc.com/
A versao gratuita e paga possuem essa opçao.

Quanto ao ajuste de resoluçao, ela deve ser feita no FSX.cfg.
Caso use REX, interessante tambem injetar as texturas no simulador usando nuvens com texturas 1024x1024 ou menor para ajudar evitar OOM.
Use 2048 ou 4096 realmente se estiver fazendo bush flying em regioes com poucos predios ou detalhes.
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 323
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Paulo Stavis Qua 12 Ago 2020, 15:33

Qual a configuração do PC? OOM com um carenado no megasp é bem improvavel, por mais que seja meio mal feito.
Você pode utilizar essa ferramenta para monitorar um uso da memoria (fiz o upload no meu dropbox pois não encontrei online mais):
https://www.dropbox.com/s/9ujhjgp1ez3ltn4/projectFLY%20-%20Pilot%20Tools%20V1.0.1.0.exe?dl=0

precisa do fsuipc (free mesmo) somente.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Qua 12 Ago 2020, 21:01

Duley escreveu:Nao consigo te ajudar mais em detalhes pois nao tenho como verificar eu mesmo onde estao as configuraçoes a serem feitas no FSUIPC.
Mas voce pode baixar a versao mais recente aqui: http://www.fsuipc.com/
A versao gratuita e paga possuem essa opçao.

Quanto ao ajuste de resoluçao, ela deve ser feita no FSX.cfg.
Caso use REX, interessante tambem injetar as texturas no simulador usando nuvens com texturas 1024x1024 ou menor para ajudar evitar OOM.
Use 2048 ou 4096 realmente se estiver fazendo bush flying em regioes com poucos predios ou detalhes.

Entendi, Duley !

Eu consegui usar a versão que tenho, mas baixei a versão do Link que você disponibilizou !
O resultado foi este:
cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Fsuipc10
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Qua 12 Ago 2020, 21:10

Paulo Stavis escreveu:Qual a configuração do PC? OOM com um carenado no megasp é bem improvavel, por mais que seja meio mal feito.
Você pode utilizar essa ferramenta para monitorar um uso da memoria (fiz o upload no meu dropbox pois não encontrei online mais):
https://www.dropbox.com/s/9ujhjgp1ez3ltn4/projectFLY%20-%20Pilot%20Tools%20V1.0.1.0.exe?dl=0

precisa do fsuipc (free mesmo) somente.

Salve grande amigo Paulo Stavis !!!  Yesyes

Já fiz o Download do arquivo .exe do link DropBox. Agora vou rodá-lo e colocarei aqui o resultado !

O meu PC é: MOBO Asus Prime Z370-A, Intel I3 8100 (QuadCore), 16Gb de Ram Kingston Hyper Fury 2133Mhz e Placa de Vídeo Nvidia GeForce GTX 1650.

Eu andei colocando uns Tweaks... assobiar Alguns melhoraram muito o FSX mantendo os frames voando, mas acho que coloquei outros que começaram a dar problemas... Sad

Até com o meu velho King Air BE200, que nunca deu problema nem com o cenário Mega São Paulo, deu OOM hoje em KJFK !!! shocked  

Fiz este "resumo" como todos os Tweakes que coloquei ou mudei no FSX.cfg
cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Tweaks10


Última edição por Aloysio Paredes em Qua 12 Ago 2020, 21:50, editado 1 vez(es)
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Paulo Stavis Qua 12 Ago 2020, 21:44

Aloysio Paredes escreveu:Salve grande amigo Paulo Stavis !!!  Yesyes

Já fiz o Download do arquivo .exe do link DropBox. Agora vou rodá-lo e colocarei aqui o resultado !

Eu andei colocando uns Tweaks... assobiar Alguns melhoraram muito o FSX mantendo os frames voando, mas acho que coloquei outros que começaram a dar problemas... Sad

Até com o meu velho King Air BE200, que nunca deu problema nem com o cenário Mega São Paulo, deu OOM hoje em KFJK !!! shocked  

Se você quiser eu disponibilizou aqui o meu FSX.CFG...

Tweak são 3:
highmemfix
disablepreload
wideviewaspect

Fora isso, eu prefiro não mexer em mais nada justamente por conta dos problemas que eles podem trazer.

Obs: Cuidado com a postagem dupla, utilize a multi citação em vez disso...
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Qua 12 Ago 2020, 21:58

Paulo, fiz uma alteração na minha última resposta colocando um "Resumo" dos Tweaks no meu FSX.cfg...

Pelo visto, você vai me esfolador vivo... pinch

P.S. Estou morando em Curitiba. Agora sou seu vizinho !
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Paulo Stavis Qui 13 Ago 2020, 09:49

Aloysio Paredes escreveu:Paulo, fiz uma alteração na minha última resposta colocando um "Resumo" dos Tweaks no meu FSX.cfg...

Pelo visto, você vai me esfolador vivo... pinch

P.S. Estou morando em Curitiba. Agora sou seu vizinho !

A sugestão é apagar o fsx.cfg e rodar o simulador pra ele fazer um novo. Após insira somente os tres tweaks que comentei (aquele do optimize parts também dá pra colocar) e faça os testes.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Qui 13 Ago 2020, 12:05

Paulo Stavis escreveu:A sugestão é apagar o fsx.cfg e rodar o simulador pra ele fazer um novo. Após insira somente os tres tweaks que comentei (aquele do optimize parts também dá pra colocar) e faça os testes.

Boa, Paulo ! reverencia

É fato ! Mas eu estava ficando sem opções e saí instalando os "Palpites" que encontrava na Internet... hmmm

Alterei no FSX.cfg o "Testure_Max_Load" para 2048, pois estava como 4096, instalei o FSUIPC4 e rodei o "ProjectFLY - Pilot Tools" :
No cenário de São Paulo com o SAAB 340 Lite ele acusou 79 de memória e, voando até o o Mega Rio, variou até 81. Daí fiz o teste em KJFK (default) com REX HD WorldWide Airports e logo a "voz" começou a avisar o OOM !
Quando voo à noite é que a coisa fica preta ! Com as Luzes da ORBX, REX HD Airports e uma aeronave pesada (SAAB340, FOKKER 50 ou ATR da Carenado) juntos, o OOM é inevitável !!!

Infelizmente eu gostaria de ter um FSX cenários e aeronaves de qualidade, mas pelo visto isto é impossível... Pior são as três aeronaves da Carenado que comprei na "Promoção", só poderei voar de dia ! mad

Mais uma pergunta, Paulo: O "Scenery Library"  tem os Layers da ORBX que estão acima de "Addon Scenery" e outros abaixo ! Devo colocá-los todos juntos acima ou abaixo do layer "Addon Scenery" ? confused

Muitíssimo obrigado a você e ao Duley pela ajuda ! thumbsup  

Aproveito para pedir desculpas ao Moderadores pelas postagens duplicadas e as imagens fora dos padrões exigidos na Regra 14 deste excelente Fórum ! oops
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Paulo Stavis Qui 13 Ago 2020, 12:21

Aloysio Paredes escreveu:Boa, Paulo ! reverencia

É fato ! Mas eu estava ficando sem opções e saí instalando os "Palpites" que encontrava na Internet... hmmm

Alterei no FSX.cfg o "Testure_Max_Load" para 2048, pois estava como 4096, instalei o FSUIPC4 e rodei o "ProjectFLY - Pilot Tools" :
No cenário de São Paulo com o SAAB 340 Lite ele acusou 79 de memória e, voando até o o Mega Rio, variou até 81. Daí fiz o teste em KJFK (default) com REX HD WorldWide Airports e logo a "voz" começou a avisar o OOM !
Quando voo à noite é que a coisa fica preta ! Com as Luzes da ORBX, REX HD Airports e uma aeronave pesada (SAAB340, FOKKER 50 ou ATR da Carenado) juntos, o OOM é inevitável !!!

Infelizmente eu gostaria de ter um FSX cenários e aeronaves de qualidade, mas pelo visto isto é impossível... Pior são as três aeronaves da Carenado que comprei na "Promoção", só poderei voar de dia ! mad

Mais uma pergunta, Paulo: O "Scenery Library"  tem os Layers da ORBX que estão acima de "Addon Scenery" e outros abaixo ! Devo colocá-los todos juntos acima ou abaixo do layer "Addon Scenery" ? confused

Muitíssimo obrigado a você e ao Duley pela ajuda ! thumbsup  

Aproveito para pedir desculpas ao Moderadores pelas postagens duplicadas e as imagens fora dos padrões exigidos na Regra 14 deste excelente Fórum ! oops

Qual a configuração da maquina? O OOM é mais provavel quando você tem um PMDG + cenarios pesados e não com um avião pequeno e um cenario meia boca... O windows é 32 ou 64 bits?

Sobre a biblioteca, usando o orbx central ele configura automático, não precisa ter essa pilha de que tem que estar junto, abaixo ou acima. Ele ja deixa ok.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por andre_sp Qui 13 Ago 2020, 13:50

Caro Aloysio Paredes, SUGIRO que releia as regras.

Fontes coloridas TAMBÉM não são permitidas (somente moderação).

REGRAS DO FÓRUM

thumbsup4

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Qui 13 Ago 2020, 16:31

Paulo Stavis : "Qual a configuração da maquina? O OOM é mais provavel quando você tem um PMDG + cenarios pesados e não com um avião pequeno e um cenario meia boca... O windows é 32 ou 64 bits?
Sobre a biblioteca, usando o orbx central ele configura automático, não precisa ter essa pilha de que tem que estar junto, abaixo ou acima. Ele ja deixa ok."[/quote]


O meu PC é: MOBO Asus Prime Z370-A, Intel I3 8100 (QuadCore), 16Gb de Ram Kingston Hyper Fury 2133Mhz e Placa de Vídeo Nvidia GeForce GTX 1650 DDR5 4Gb RAM.

Windows 10 Pro 64x 2004 - Atualizado.

Quanto ao ORBX, ele pede que você especifique o local (posição do Layer) em que devem ser colocados os seus arquivos, daí eu configurei para que esses fossem colocados acima do "Addon Scenery".

O que pode estar errado com o meu FSX ? scratch

Moderador: Terei mais atenção as regras do Fórum ! innocent
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Alexandre Lima Qui 13 Ago 2020, 17:00

Aloysio Paredes escreveu:
Paulo Stavis escreveu:A sugestão é apagar o fsx.cfg e rodar o simulador pra ele fazer um novo. Após insira somente os tres tweaks que comentei (aquele do optimize parts também dá pra colocar) e faça os testes.

Boa, Paulo ! reverencia

É fato ! Mas eu estava ficando sem opções e saí instalando os "Palpites" que encontrava na Internet... hmmm

Alterei no FSX.cfg o "Testure_Max_Load" para 2048, pois estava como 4096, instalei o FSUIPC4 e rodei o "ProjectFLY - Pilot Tools" :
No cenário de São Paulo com o SAAB 340 Lite ele acusou 79 de memória e, voando até o o Mega Rio, variou até 81. Daí fiz o teste em KJFK (default) com REX HD WorldWide Airports e logo a "voz" começou a avisar o OOM !
Quando voo à noite é que a coisa fica preta ! Com as Luzes da ORBX, REX HD Airports e uma aeronave pesada (SAAB340, FOKKER 50 ou ATR da Carenado) juntos, o OOM é inevitável !!!

Infelizmente eu gostaria de ter um FSX cenários e aeronaves de qualidade, mas pelo visto isto é impossível... Pior são as três aeronaves da Carenado que comprei na "Promoção", só poderei voar de dia ! mad

Mais uma pergunta, Paulo: O "Scenery Library"  tem os Layers da ORBX que estão acima de "Addon Scenery" e outros abaixo ! Devo colocá-los todos juntos acima ou abaixo do layer "Addon Scenery" ? confused

Muitíssimo obrigado a você e ao Duley pela ajuda ! thumbsup  

Aproveito para pedir desculpas ao Moderadores pelas postagens duplicadas e as imagens fora dos padrões exigidos na Regra 14 deste excelente Fórum ! oops
Sobre a pergunta dos layers da ORBX
cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! 1554617113_SceneryLibraryOrder.png.c7d853ea3efe58fd938db139a0f178bc

_________________
cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! 261581
_________________
Alexandre Lima
Windows 10 Pro 64-bit/AMD Ryzen 7 2700X/8,00GB Single-Channel/BIOSTAR Group B350GT3 (AM4)/SyncMaster (1920x1080@60Hz)
2047MB NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB/ Storage:238GB PM951 NVMe SAMSUNG 256GB (SSD))
//
Alexandre Lima
Alexandre Lima
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 13/07/2013
Mensagens : 277
Reputação : 19
Idade : 54
Simulador preferido : P3D V4.5
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Paulo Stavis Qui 13 Ago 2020, 17:23

Aloysio Paredes escreveu:O meu PC é: MOBO Asus Prime Z370-A, Intel I3 8100 (QuadCore), 16Gb de Ram Kingston Hyper Fury 2133Mhz e Placa de Vídeo Nvidia GeForce GTX 1650 DDR5 4Gb RAM.

Windows 10 Pro 64x 2004 - Atualizado.

Quanto ao ORBX, ele pede que você especifique o local (posição do Layer) em que devem ser colocados os seus arquivos, daí eu configurei para que esses fossem colocados acima do "Addon Scenery".

O que pode estar errado com o meu FSX ?  scratch

Moderador: Terei mais atenção as regras do Fórum ! innocent

Fez o teste apagando o fsx.cfg, rodando o simulador e configurando os gráficos nas opções internas mesmo e só adicionando aqueles tweaks que comentei? Faça desta forma, rode o aplicativo e acompanhe o uso da memória.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Sáb 15 Ago 2020, 15:28

Paulo Stavis escreveu: Fez o teste apagando o fsx.cfg, rodando o simulador e configurando os gráficos nas opções internas mesmo e só adicionando aqueles tweaks que comentei? Faça desta forma, rode o aplicativo e acompanhe o uso da memória.

Boa, Paulo !

Zerei o FSX.CFG, reconfigurei e instalei o FS Pilot Project !

Uma coisa estranha: Não importa a aeronave que eu esteja usando, e em modo Cold And Dark, o monitoramento do "FS Pilot" começa indicando pouco uso de memória, mas logo em seguida dá uma salto e o consumo de memória vai aos 3.750Mb !!! shocked
A faixa de cores que indica o uso de memória muda entre verde e amarelo com a mesma quantidade de memória consumida ! Ou seja, pode estar consumindo 3.800Mb que ela sai do amarelo e ficar verdinha !  confused

Paulo, eu tenho o hábito de fazer voos consecutivos, saindo (por exemplo) de SBFI pousando em SBCT de lá para SBSP e assim até SBGL, ou prossigo para mais longe. A minha dúvida quanto aos cenários e a seguinte: O FSX carrega TODOS os cenários existentes no Library Sceneries, ou vai carregando à medida em que se aproxima de um determinado lugar ? Eu gostaria de "limpar o Cache" do FSX sem ter que sair ou reiniciar a aeronave. Isto é possível ? scratch
Se eu for voar nos EUA, devo desabilitar os cenários Europa, Ásia, África, América Latina, Oceania e seus aeroportos Addons ?

Outra: O FS Global 2010 que adquiri na Steam NÃO aparece no Library Sceneries do FSX ! As pastas dele ficam lá no subdiretório DLC do FSX, e não aparecem em nenhum outro lugar ! Isto está certo ? O FSX busca o Mesh lá na pasta do DLC ?

Todos os testes foram realizados com vários tipos de aeronaves em cenários e resoluções diferentes (1024/2048 e 4096), apesar disso, a diferença de consumo de memória foi muito pequena ! Acho que pode ser o uso do "Mesh FS Global 201" o do "REX Worldwide HD Airports"...

Se puder me dar estas respostas, ficarei muito feliz !

Uma grande abraço a você e a todos do Fórum !  thumbsup
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Paulo Stavis Dom 16 Ago 2020, 11:42

Aloysio Paredes escreveu:Boa, Paulo !

Zerei o FSX.CFG, reconfigurei e instalei o FS Pilot Project !

Uma coisa estranha: Não importa a aeronave que eu esteja usando, e em modo Cold And Dark, o monitoramento do "FS Pilot" começa indicando pouco uso de memória, mas logo em seguida dá uma salto e o consumo de memória vai aos 3.750Mb !!! shocked
A faixa de cores que indica o uso de memória muda entre verde e amarelo com a mesma quantidade de memória consumida ! Ou seja, pode estar consumindo 3.800Mb que ela sai do amarelo e ficar verdinha !  confused

Faz muito tempo que nao uso o FSX então estou por fora do uso da memória. Entretanto acredito que o consumo está meio alto, fica muito proximo ao limite (que é de 4gb e pouco se não me engano). Motivo? Realmente não sei qual poderia ser...

Aloysio Paredes escreveu:Paulo, eu tenho o hábito de fazer voos consecutivos, saindo (por exemplo) de SBFI pousando em SBCT de lá para SBSP e assim até SBGL, ou prossigo para mais longe. A minha dúvida quanto aos cenários e a seguinte: O FSX carrega TODOS os cenários existentes no Library Sceneries, ou vai carregando à medida em que se aproxima de um determinado lugar ? Eu gostaria de "limpar o Cache" do FSX sem ter que sair ou reiniciar a aeronave. Isto é possível ? scratch
Se eu for voar nos EUA, devo desabilitar os cenários Europa, Ásia, África, América Latina, Oceania e seus aeroportos Addons ?

Fazer voo consecutivo é uma péssima idéia. Infelizmente sempre vai ficar um resquicio do voo anterior e isso vai encher a memoria (o FSX é pessimo nessa parte). O melhor é sempre fazer uma perna, salvar o voo se for o caso, fechar, abrir novamente e seguir para a proxima. Não conheço uma forma de limpar esse cache sem sair do FSX.
Ele carrega os cenários mais proximos, há quem diga que é interessante desabilitar os cenários que não estão sendo usados. Entretanto não é necessário desabilitar tudo da biblioteca, se não estiver usando vale a pena desabilitar somente os cenários addons.

Aloysio Paredes escreveu:Outra: O FS Global 2010 que adquiri na Steam NÃO aparece no Library Sceneries do FSX ! As pastas dele ficam lá no subdiretório DLC do FSX, e não aparecem em nenhum outro lugar ! Isto está certo ? O FSX busca o Mesh lá na pasta do DLC ?

Até onde eu saiba é necessário que ele apareça na biblioteca para funcionar porém não sei como a steam lida com isso.

Aloysio Paredes escreveu:Acho que pode ser o uso do "Mesh FS Global 201" o do "REX Worldwide HD Airports"...

Mesh não vai influenciar, o REX muito menos também. O que mais conta é as aeronaves e cenários mesmo porem como comentei não sei qual pode ser o motivo de um consumo tão alto com addons não tão pesados.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Seg 17 Ago 2020, 10:14

Boa, amigo Paulo Stavis e demais participantes deste excelente Fórum !  reverencia

Paulo Stavis escreveu:Faz muito tempo que nao uso o FSX então estou por fora do uso da memória. Entretanto acredito que o consumo está meio alto, fica muito proximo ao limite (que é de 4gb e pouco se não me engano). Motivo? Realmente não sei qual poderia ser...

Eu descobri que uma das coisas que derruba consideravelmente a memória é o "Trafego de outras aeronaves", sejam elas do AI (Off-line) ou de outros usuários (on-line). É incrível como a memória é consumida para cada aeronave que aparece ! Descobri isso graças ao FS-Moving Maps, pois tenho a visão do raio de 100MN em que o FSX gera as aeronaves AI.  

Paulo Stavis escreveu:Fazer voo consecutivo é uma péssima idéia. Infelizmente sempre vai ficar um resquicio do voo anterior e isso vai encher a memoria (o FSX é pessimo nessa parte). O melhor é sempre fazer uma perna, salvar o voo se for o caso, fechar, abrir novamente e seguir para a proxima. Não conheço uma forma de limpar esse cache sem sair do FSX.

É uma pena que ninguém tenha elaborado até hoje um script que fizesse essa simples, porém primordial, limpeza de Cache... Isso mudaria, e muito, o processamento do FSX (versões) !

Paulo Stavis escreveu:Ele carrega os cenários mais próximos, há quem diga que é interessante desabilitar os cenários que não estão sendo usados. Entretanto não é necessário desabilitar tudo da biblioteca, se não estiver usando vale a pena desabilitar somente os cenários addons.

Valeu, ficou mais claro o funcionamento da biblioteca !

Paulo Stavis escreveu:Até onde eu saiba é necessário que ele apareça na biblioteca para funcionar porém não sei como a steam lida com isso.

Fui ao site da Pilot's e fiz uns questionamentos quanto ao posicionamento dos arquivos do "FS Global 2010" dentro do FSX. Estou aguardando uma resposta... Pelo que li no manual esta versão foi feita para ser usada exclusivamente como uma DLC para o FSX da Steam, o que me faz acreditar que esteja funcionando corretamente, mesmo não aparecendo no "Scenery Libraries". Fica difícil saber onde terminam as melhorias dos cenários da ORBX !    

Enfim amigo Paulo, o programinha (ProjectFly - Pilot Tools ) que você me disponibilizou ajudou muito ! thumbsup  
Como dito, eu fui fazendo alterações através do próprio Setup do FSX até que consegui um consumo muito melhor (ao menos mais estável)  da memória e sem perda de qualidade gráfica !  
Uma coisa que notei é que, por mais que eu diminua a resolução da aeronave para "Medium Low" o FSX põe novamente em "Medium High", no mínimo !  zangado

Consegui eliminar, em grande parte, os problemas com OOM do FSX Steam !!!  happy    
Obriado amigo Paulo Stavis, Duley e demais participantes deste Fórum !  thanks
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Paulo Stavis Seg 17 Ago 2020, 10:16

A sugestão é migrar para uma plataforma 64 bits. O P3D já ajuda bastante (v4 para cima) porém com o lançamento do FS2020, não é uma escolha inteligente migrar para o p3D mais...
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Aloysio Paredes Ter 18 Ago 2020, 08:47

Paulo Stavis escreveu:A sugestão é migrar para uma plataforma 64 bits. O P3D já ajuda bastante (v4 para cima) porém com o lançamento do FS2020, não é uma escolha inteligente migrar para o p3D mais...

Boa, grande Paulo Stavis e demais amigos do Fórum !!! reverencia

Amigo, estou tão acostumado com o FSX antigo, além de vários Addons específicos para ele, que dá até pena de mudar para um outro simulador, mesmo sabendo que estes funcionam em ambiente 64 bites e com qualidade gráfica superior... A verdade é que seria grana jogada fora no meu FSX Steam , sem falar que eu teria de ter um processador melhor que o meu Intel I3 8100 ! scratch

Quanto ao Flight Simulator 2020, acho que ainda é muito cedo... Conheço bem a Dona Microsoft e seus "lançamentos fantásticos", que vem cheios de bugs para que nós usuários acabemos por resolver para Ela ! assobiar    

Creio que podemos dar este Post como encerrado, afinal, acredito que tudo que podia ser feito ou explanado já está apresentado aqui !

Um grande abraço a todos, em especial a você e ao amigo Duley ! thumbsup
Aloysio Paredes
Aloysio Paredes
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 31/01/2018
Mensagens : 107
Reputação : 2
Idade : 63
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Piloto - Voar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cenários - [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários ! Empty Re: [Resolvido]FSX Steam - Problemas de OOM em cenários !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos