Iniciante- diferença de voos por: gps, Vor, Obs.
2 participantes
Página 1 de 1
Iniciante- diferença de voos por: gps, Vor, Obs.
Prezados amigos, primeiramente eu quero me desculpar pela total ignorância, porém eu não encontro informação em lugar algum. Sou iniciante neste mundo de simulador e estou super animado e apaixonado.
Estou utilizando um Cessna para melhorar meus voos. Já aprendi a usar o computador de bordo (me corrijam, se eu estiver errado), com isso eu já consigo criar o meu plano de voo, como colocar as informações das: cartas de saídas, aproximação e chegada. Porém pelo que eu já assisti (não encontro nada escrito em português) existe diversos meio de controlar o seu voo (peço que desconsidere a forma e como digo porque eu não conhecimento para isso), seja por Vor, OBS, hcg e ndb.
A questão é: Quando usar cada um. Em que circunstancias? Assisti videos em que o piloto usa o Vor, apenas para passar por uma radial e logo em seguida liga o modo GPS e desliga o NAV.
Obrigado pelo ajuda e mais uma vez, relevem a minha total ignorância.
Estou utilizando um Cessna para melhorar meus voos. Já aprendi a usar o computador de bordo (me corrijam, se eu estiver errado), com isso eu já consigo criar o meu plano de voo, como colocar as informações das: cartas de saídas, aproximação e chegada. Porém pelo que eu já assisti (não encontro nada escrito em português) existe diversos meio de controlar o seu voo (peço que desconsidere a forma e como digo porque eu não conhecimento para isso), seja por Vor, OBS, hcg e ndb.
A questão é: Quando usar cada um. Em que circunstancias? Assisti videos em que o piloto usa o Vor, apenas para passar por uma radial e logo em seguida liga o modo GPS e desliga o NAV.
Obrigado pelo ajuda e mais uma vez, relevem a minha total ignorância.
ALVESLO- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 01/07/2019
Mensagens : 23
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade :
Re: Iniciante- diferença de voos por: gps, Vor, Obs.
ALVESLO escreveu:Prezados amigos, primeiramente eu quero me desculpar pela total ignorância, porém eu não encontro informação em lugar algum. Sou iniciante neste mundo de simulador e estou super animado e apaixonado.
Estou utilizando um Cessna para melhorar meus voos. Já aprendi a usar o computador de bordo (me corrijam, se eu estiver errado), com isso eu já consigo criar o meu plano de voo, como colocar as informações das: cartas de saídas, aproximação e chegada. Porém pelo que eu já assisti (não encontro nada escrito em português) existe diversos meio de controlar o seu voo (peço que desconsidere a forma e como digo porque eu não conhecimento para isso), seja por Vor, OBS, hcg e ndb.
A questão é: Quando usar cada um. Em que circunstancias? Assisti videos em que o piloto usa o Vor, apenas para passar por uma radial e logo em seguida liga o modo GPS e desliga o NAV.
Obrigado pelo ajuda e mais uma vez, relevem a minha total ignorância.
Em questão de voo temos duas regras: VFR (visual) e IFR (instrumentos). O primeiro é feito utilizando-se referencias externas para o voo, no FS é meio dificil pois o cenário não tem riqueza de detalhes para você diferenciar o que é cada cidade.
O voo IFR é feito com o auxilio dos instrumentos. Vamos tomar por base o seu Cessna, ele possui um giro direcional, dois CDI (um com indicador de rampa e o outro não) e um ADF. O giro e os CDIs são usados para navegar através dos VORs e o ADF é para navegar pelos NDBs. Pra saber melhor o que é um VOR ou NDB sugiro procurar os artigos disponiveis na internet. Em resumo a diferença entre os dois é a disponibilidade (em alguns lugares só há NDBs) e a precisão (o VOR é mais preciso).
De posse dessas informações você poderia fazer um voo SP-RJ se souber a radial que sai de SP e passa pelo RJ, coloca ela no seu giro e/ou CDI, intercepta e voa ela até o destino (por causa da distancia você precisaria pegar uma radial de RJ também pois o VOR tem um alcance limitado). Você também poderia fazer o mesmo com um NDB porém o alcance é menor ainda.
E quando usa cada um? Depende da sua rota. A melhor alternativa é sempre voar pelo VOR pois o piloto automatico consegue manter a radial sozinho. O NDB precisa ser voado com uma proa (HDG) e você deve ir ajustando se estiver fora do QDR ou QDM (que é basicamente a radial do VOR). E a vantagem do GPS é que ele não necessita de auxilios em solo, ele funciona sozinho.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 31
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Iniciante- diferença de voos por: gps, Vor, Obs.
Paulo, muito obrigado pelos esclarecimentos. Consegui entender bastante. Então de forma resumida, antes de saber qual método usar eu preciso saber as limitações da minha rota pretendida.
Caso eu siga uma rota que possua todas estas tecnologias, eu posso escolher a mais cômoda? no caso o GPS, pois ele mesmo, atrelado ao piloto automático, mas os procedimentos sozinhos.
Um forte abraço.
Caso eu siga uma rota que possua todas estas tecnologias, eu posso escolher a mais cômoda? no caso o GPS, pois ele mesmo, atrelado ao piloto automático, mas os procedimentos sozinhos.
Um forte abraço.
ALVESLO- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 01/07/2019
Mensagens : 23
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade :
Re: Iniciante- diferença de voos por: gps, Vor, Obs.
ALVESLO escreveu:Paulo, muito obrigado pelos esclarecimentos. Consegui entender bastante. Então de forma resumida, antes de saber qual método usar eu preciso saber as limitações da minha rota pretendida.
Caso eu siga uma rota que possua todas estas tecnologias, eu posso escolher a mais cômoda? no caso o GPS, pois ele mesmo, atrelado ao piloto automático, mas os procedimentos sozinhos.
Um forte abraço.
Com certeza. Em se tratando de FS você tem a disponibilidade total do GPS pra voar entre os aeroportos porem nem todos contam com aproximações por GPS, neste caso você precisaria utilizar uma aproximação VOR ou NDB, se houver.
Tem uma atualização paga para o FS que consegue inserir os procedimentos atualizados no GPS default mas pessoalmente nunca testei.
Paulo Stavis- Major-Brigadeiro
-
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 31
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade :
Re: Iniciante- diferença de voos por: gps, Vor, Obs.
Eu uso O Xplane 11.
Então o segredo e olhar com atenção a carta star e vê se tem o ILS, caso não seja eu devo utilizar outros métodos.
Obrigado e um forte abraço.
Então o segredo e olhar com atenção a carta star e vê se tem o ILS, caso não seja eu devo utilizar outros métodos.
Obrigado e um forte abraço.
ALVESLO- Segundo-Tenente
-
Inscrito em : 01/07/2019
Mensagens : 23
Reputação : 0
Idade : 33
Nacionalidade :

» [Brasil] Infraero Voos Online: baixe o aplicativo e saiba os horários certos dos voos
» Iniciante
» FSX com REX - iniciante
» iniciante em FMC
» Iniciante
» Iniciante
» FSX com REX - iniciante
» iniciante em FMC
» Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|