Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Dois estilos de voar Gse_multipart13851

[Brasil] Dois estilos de voar

+5
sergiotucano
Carvalho
Alvega
José Alberto
Amilckar
9 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por Amilckar Sáb 02 Out 2010, 07:47

Dois estilos de voar



Duas empresas criadas pelo comandante Rolim tiveram destinos diferentes: a TAM se tornou a maior do País, mas a Sete só agora ganha força para crescer

O empresário Luiz Vilella, 58 anos, não consegue esconder a alegria quando fala sobre os planos para a Sete Linhas Aéreas, companhia de sua propriedade sediada em Goiás. A empresa acaba de receber o primeiro de três EMB Brasília, um avião de 30 lugares fabricado pela Embraer, inaugurando uma nova fase de crescimento.

“Vamos voar para Palmas (TO) e Altamira (PA)”, diz o empresário. Quem o vê fazendo previsões modestas para os padrões da aviação brasileira não imagina que sua história se confunde com a de um dos mais lendários empreendedores do setor no País: o comandante Rolim Amaro (1942-2001), fundador da TAM.

[Brasil] Dois estilos de voar Mi_5260179040664899
Pronto para a decolagem: Araújo (a esq.) e Vilella, com o primeiro dos três Brasília encomendados pela Sete
Além de criar a TAM, Amaro fundou, em 1976, a Sete Táxi Aéreo, que, na época, explorava a aviação executiva. Mas, na década de 80, Rolim preferiu vender a Sete para Vilella e se dedicar exclusivamente à TAM.

O final da história todos conhecem: a TAM tornou-se uma gigante, líder de mercado, enquanto o grupo Sete (formado pela Sete Táxi Aéreo e a Sete Linhas Aéreas) não é nem uma fração da empresa controlada pela família Amaro.

Hoje, a primeira transporta perto de 2,5 milhões de passageiros por mês e a segunda apenas três mil (leia quadro). Fundadas pelo mesmo empreendedor, as empresas, definitivamente, trilharam caminhos completamente diferentes.

Ao que se deve isso? “O Rolim sempre foi muito mais agressivo nos negócios do que eu”, diz Vilella sobre o seu estilo de gestão. E prossegue: “Se eu fosse fazer tudo de novo, talvez fosse mais agressivo, talvez me aventurasse mais. Acabamos de comprar um Brasília, mas se fosse o Rolim ele já estaria encomendando mais 20”, diz Vilella.


[Brasil] Dois estilos de voar Mi_5260109229885224
Em pessoa: para fazer a TAM, Rolim assumiu vários riscos. Quando comprou o primeiro Fokker, passou um dia inteiro com dor de barriga
O empresário relembra uma passagem que revela muito do arrojo de Rolim. “Certa vez, ele me disse que, depois de comprar seu primeiro Fokker, passou um dia inteiro com dor de barriga, de nervoso. Outra vez, num almoço, contou que, pelo terceiro mês consecutivo, pagava os salários dos funcionários com dinheiro do banco e que o crédito estava acabando”, relembra. “Sou mais prudente. Não passei por isso.”

Mas Vilella também não viu sua empresa decolar como a de Rolim, que buscou mercados mais disputados, como o paulista. Afinal, o risco que se corre em qualquer negócio serve tanto para o mal como para o bem. Vilella tornou-se amigo de Rolim de tanto se cruzarem nos aeroportos brasileiros: ele, transportando executivos do Frigorífico Bordon entre São Paulo e as fazendas da empresa.

Rolim transportando tudo o que era possível embarcar nos seus pequenos Cessna. “Até porco vivo ele levava nos aviões”, diz Vilella. A Sete Táxi Aéreo possui hoje 13 aviões, enquanto a Sete Linhas Aéreas, que faz voos de Goiânia para 14 cidades do Pará e Tocantins, conta com seis.

Mas isso, diz Ériston Araújo, sócio de Vilella, vai mudar. “Os novos aviões vão nos ajudar a dobrar o número de passageiros que transportamos”, conta Araújo. “Acredito que no final de 2011 a demanda de passageiros exija que a nossa frota cresça para dez aviões”, explica.

O investimento nos três Brasília consumirá US$ 6 milhões. “A Sete está em transformação e aproveita um excelente momento do mercado”, diz Paulo Sampaio, diretor da consultoria Multiplan. “Isso inclui uma ligação inteiramente nova entre Goiânia e Belém, que aumentou muito sua rentabilidade”, diz.

[Brasil] Dois estilos de voar Gr_5260020612028552
Hoje, as companhias regionais estão divididas em dois grupos. “Em um deles estão Trip, Passaredo e Pantanal, que devem responder por 93% do mercado, enquanto as outras disputam o restante”, diz Sampaio. “As estatísticas mostram que as empresas aéreas regionais brasileiras crescem, em média, a uma taxa de até duas vezes e meia a do PIB”, conta André Castellini, sócio da consultoria Bain & Company.

“Neste ritmo, nos próximos 20 anos, esse setor vai triplicar de tamanho”, calcula o consultor. Para aproveitar esse momento, entretanto, é preciso contar com a sorte. “Sobre isso, o Rolim dizia o seguinte: Todas as vezes que a sorte o procurou na empresa, entre as 8 da manhã e as 6 da tarde, ele estava lá”, diz Vilella.

Fonte: Paulo Brito (IstoÉ Dinheiro) - Fotos: Cristiano Borges / Marcio Jumpei / Divulgação

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Dois estilos de voar Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty Re: [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por José Alberto Sáb 02 Out 2010, 08:58

Gostei do artigo thumbsup

José Alberto
José Alberto
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 11/07/2009
Mensagens : 2908
Reputação : 88
Idade : 46
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty Re: [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por Alvega Sáb 02 Out 2010, 16:26

Também gostei. Good post

_________________
Artur Santos
Voo Virtual
Alvega
Alvega
Membro Fundador
Membro Fundador

Masculino
Inscrito em : 13/04/2008
Mensagens : 14629
Reputação : 921
Idade : 60
Simulador preferido : MSFS e X-Plane
Nacionalidade : Portugal

https://www.voovirtual.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty Re: [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por Carvalho Sáb 02 Out 2010, 16:39

Mais um Good post

_________________
Si vis pacem, para bellum
[Brasil] Dois estilos de voar 6aa2fa68
Carvalho
Carvalho
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 15/04/2008
Mensagens : 5670
Reputação : 388
Idade : 64
Simulador preferido : X-Plane
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty Re: [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por sergiotucano Sáb 02 Out 2010, 18:08

“Certa vez, ele me disse que, depois de comprar seu primeiro Fokker, passou um dia inteiro com dor de barriga, de nervoso. "

Very Happy

Grande Rolim, bom texto wink
sergiotucano
sergiotucano
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 09/08/2010
Mensagens : 2041
Reputação : 69
Idade : 38
Emprego/lazer : Professor/Consultor - Karate/Simuladores/Viagens
Nacionalidade : Brasil

http://www.azulvirtual.org

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty Re: [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por andre_sp Sáb 02 Out 2010, 18:31

Muito bom o tópico! [Brasil] Dois estilos de voar 280859

_________________
A vantagem da honestidade é que a concorrência é pequena.
andre_sp
andre_sp
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 26/08/2009
Mensagens : 12005
Reputação : 1258
Idade : 55
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Aviação
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty Re: [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por willian402m Sáb 02 Out 2010, 19:14

thumbsup

_________________
[Brasil] Dois estilos de voar 292287
Willian - P3D v3.4.9 - Win 10 Pro 64 -
"ROG Z170 FORMULA VIII, I7 6700K 4.5Ghz, H110i GT, Corsair Vengeance Pro 16GB, GTX STRIXX 1070, Monitor Mtech 144HZ, SSD120(windows), SSD 1tera(Prepar3D)''
willian402m
willian402m
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2009
Mensagens : 2867
Reputação : 58
Idade : 36
Simulador preferido : Prepar3D
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty Re: [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por Paulo RKM Sáb 02 Out 2010, 19:26

Muito bom. Good post

_________________
Paulo Ricardo
[Brasil] Dois estilos de voar P-51
Paulo RKM
Paulo RKM
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 3776
Reputação : 211
Idade : 53
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty Re: [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por Frysis Sáb 02 Out 2010, 19:58

Good post thumbsup

_________________
[Brasil] Dois estilos de voar Image
Frysis
Frysis
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 05/07/2010
Mensagens : 897
Reputação : 20
Idade : 27
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Spotter
Nacionalidade : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Dois estilos de voar Empty Re: [Brasil] Dois estilos de voar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos