Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Novato em simuladores e navegação Gse_multipart13851

Novato em simuladores e navegação

5 participantes

Ir para baixo

Novato em simuladores e navegação Empty Novato em simuladores e navegação

Mensagem por pilot821 Dom 15 Jul 2018, 20:53

Quando adolescente, muito usei o Flight Simulator 95 e depois 98. Mas sempre como um jogo para diversão e sem muitos procedimentos padrões.
Agora, já adulto e com bem menos tempo, estou voltando pra esse universo através do X-Plane 11.

Já fiz umas 20h de vôo com o Cessna 172 utilizando GPS e alguns vôos ao redor de aeroportos visualmente para praticar.

Tenho tentando entender mais sobre as cartas aeronáuticas e tenho uma dúvida.

Sei que posso usar carta de saída, daí carta de aproximação e carta de chegada. Mas como eu monto uma rota sem a carta de aproximação (Star).

Exemplo. Gostaria de fazer um vôo entre Porto Alegre (SBPA) e Caxias do Sul (SBCX). Mas o aeroporto de Caxias, não tem aproximação. Como eu monto a rota para chegar lá?

[]s
Pilot 821

pilot821
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 15/07/2018
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 54
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Novato em simuladores e navegação Empty Re: Novato em simuladores e navegação

Mensagem por Marco_AM Dom 15 Jul 2018, 21:45

Ola,

Bem vindo ao mundo da simulação. Aprender a fazer voos VFR ou IFR requer bastante dedicação, estudo e muito tempo. Todos os dias você esta aprendendo algo novo.

Para achar uma rota entre o destino A e B, o pessoal usa o site https://www.simbrief.com/home/. No caso você vai informar o destino e a origem e ele automaticamente vai achar a melhor rota. Inclusive vai informar o procedimento de saída e chegada. O site é grátis e bem simples de usar. Procurando existe tutorais que ensinam como funciona melhor.
Marco_AM
Marco_AM
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 05/06/2016
Mensagens : 90
Reputação : 21
Idade : 43
Simulador preferido : X-Plane 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Novato em simuladores e navegação Empty Re: Novato em simuladores e navegação

Mensagem por pilot821 Dom 15 Jul 2018, 23:24

Sim, eu conheço o simbrief, mas ele não parece muito bom quando se trata de aeroportos pequenos. Eu gostaria de saber como fazer, sem o auxílio do simbrief. Por exemplo, consigo fazer o plano de vôo entre SBPA e SBSM com tranquilidade porque tem cartas disponíveis para tudo. Saida, aproximação e chegada. Mas quando não tem aproximação, parece um pouco mais complicado e gostaria de saber como fazer, para programar o vôo de modo que o piloto automático me deixe alinhado com a cabeceira da pista.

pilot821
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 15/07/2018
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 54
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Novato em simuladores e navegação Empty Re: Novato em simuladores e navegação

Mensagem por Ilson Vale Seg 16 Jul 2018, 10:52

Boa, no Caxias do Sul (SBCX) aproximação e realizada pelas cartas VOR/DME veja o tutorial.
https://www.youtube.com/watch?v=FI68HREnOUY

Para você mesmo montar uma rota use este site, tem que fazer um cadastro.
https://nexatlas.com
Ilson Vale
Ilson Vale
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 02/05/2014
Mensagens : 245
Reputação : 20
Idade : 62
Simulador preferido : X-PLANE 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Novato em simuladores e navegação Empty Re: Novato em simuladores e navegação

Mensagem por antoniointini Seg 16 Jul 2018, 11:34

As STAR's estão disponíveis apenas para os aeroportos mais movimentados / complexos. Aeroportos pequenos / de menor complexidade não terão este procedimento. Neste caso, apenas coloque um DCT após o fixo de saída da aerovia de onde você vem.

[EDIT] SBPA e SBCX estão dentro da mesma TMA, e estão conectadas por uma REA. Como vc está com uma aeronave de baixa performance (C172), e se as condições meteorológicas permitirem, o ideal é vc fazer um voo visual (VFR) seguindo pelos corredores da REA (recomendo o site www.planodevoo.net, utilizando a opção REA+WAC).

Novato em simuladores e navegação Captur13


Última edição por antoniointini em Seg 16 Jul 2018, 11:58, editado 1 vez(es)

_________________
Antonio Intini
Pentium i7 7740 @ 5GHz GTX1080 32GB RAM
Prepar3d v4, FSX Steam Edition
antoniointini
antoniointini
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/10/2011
Mensagens : 433
Reputação : 77
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Novato em simuladores e navegação Empty Re: Novato em simuladores e navegação

Mensagem por pilot821 Seg 16 Jul 2018, 22:12

Obrigado pessoal! Não tava muito claro porque não tinha a STAR, mas eu já imaginava que fosse pelo tamanho do aeroporto! Fiz vôo visual, usando apenas o CXS no Nav1 como guia e chegando perto do aeroporto, alinhei e realizei o pouso manual.

Hoje, com o tempo fechado, isso não seria possível porém. Fiz o vôo de volta (SBCX > SBPA) com GPS e pousei na R11 q tem ILS. wink

pilot821
Recruta
Recruta

Masculino
Inscrito em : 15/07/2018
Mensagens : 3
Reputação : 0
Idade : 54
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Novato em simuladores e navegação Empty Re: Novato em simuladores e navegação

Mensagem por Marco Fonseca Ter 07 Ago 2018, 00:51

Amigo, experimenta abrir a REA no PDF, traça você mesmo a rota, calcula os estimados de tempo de acordo com a velocidade, verifica a altitude de todos os trechos, separa os NDBs e VORs que estiverem na rota (somente como auxílio) e experimenta ainda ir com o piloto automático desligado desde a partida até o destino. Tenho certeza absoluta que você vai se amarrar!

Antes de tudo, claro, é preciso que você saiba quais são as cartas. Então recomendo procurar sobre REA e WAC, que são as cartas de voo visual. Aeródromos de pequeno porte não tem Star nem SID, mas ocasionalmente têm VAC e IAC, que são cartas de aproximação visual/instrumentos respectivamente. (Quando não possuir nenhuma das duas, é só aproximar do AD e fazer o circuito de tráfego padrão com curvas à esquerda).
No site do DECEA nós temos todas as cartas atualizadas e usadas atualmente do espaço aéreo brasileiro, não sei se você conhece: https://www.aisweb.aer.mil.br/?i=cartas
Lá você consegue também o ROTAER, que é um "manual" de todos os aeródromos em solo nacional. Tem informações sobre a operação do AD, se é só IFR ou só VFR e etc.

Assiste esse vídeo também: https://youtu.be/GQ8gC4M8m2I
Simples, mas muito didático. Como traçar rota nas REAs. Foi o primeiro que eu assisti sobre o assunto, quando também tava começando.
Não tem nada mais prazeroso que conseguir chegar ao destino fazendo navegação em REA e sem espiar o GPS!!
Ah, as REAs do Rio de Janeiro são bem mais simples de se voar do que em SP, principalmente pelo movimento. O voo fica legal com cenário default, mas se você tiver a oportunidade de ter algum photoreal do Rio todo, certeza que tu não vai voar em outro lugar por bastante tempo hahaha
A dica de voo que te dou pra treinar, é sair de Resende (SDRS) pra Maricá (SDMC).
O voo começa no interior do Rio e vai até a baixada-fluminense; De lá, você pode pegar a REA Charlie e depois a Delta, onde você vai passar pelo litoral inteirinho da cidade do Rio, começando pela Zona oeste e depois Sul (Barra da tijuca e Ipanema, você provavelmente conhece).

Um abraço!! Provavelmente você vai se encher de dúvida no meio do caminho. Volta aí que a gente se ajuda! Tentando te ajudar eu também aprendo.

Marco Fonseca
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 21/04/2013
Mensagens : 10
Reputação : 1
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Novato em simuladores e navegação Empty Re: Novato em simuladores e navegação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos