Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Abortando procedimento ILS com 747-400 Gse_multipart13851

Abortando procedimento ILS com 747-400

3 participantes

Ir para baixo

Abortando procedimento ILS com 747-400 Empty Abortando procedimento ILS com 747-400

Mensagem por antoniointini Qui 19 Abr 2018, 18:17

Olá pessoal,

Precisei abortar o procedimento ILS hoje - não consegui capturar na altitude correta o glide. Setei a altitude para a indicada pelo ATC, e tentei engajar o HDG. No entanto, a aeronave se recusou a sair do modo LOC. Desengajei o piloto automático, e tentei engajá-lo de novo, mas novamente o LOC ficou travado como opção. A solução foi eu fazer todos os procedimentos manualmente, até conseguir pousar. Minha aeronave é da iFly.

Como faço para conseguir colocar a aeronave em piloto automático com HDG logo após desistir do ILS? Tentei localizar a informação nos manuais da iFly, mas não localizei. Quem tiver experiência com o 747 da PMDG talvez possa ajudar também - estou em dúvidas se é um erro de procedimento meu, ou se é algum bug (por minha pouca experiência com esta aeronave, prefiro considerar a primeira opção como mais provável).

_________________
Antonio Intini
Pentium i7 7740 @ 5GHz GTX1080 32GB RAM
Prepar3d v4, FSX Steam Edition
antoniointini
antoniointini
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/10/2011
Mensagens : 433
Reputação : 77
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Abortando procedimento ILS com 747-400 Empty Re: Abortando procedimento ILS com 747-400

Mensagem por Paulo Stavis Sex 20 Abr 2018, 10:14

antoniointini escreveu:Olá pessoal,

Precisei abortar o procedimento ILS hoje - não consegui capturar na altitude correta o glide. Setei a altitude para a indicada pelo ATC, e tentei engajar o HDG. No entanto, a aeronave se recusou a sair do modo LOC. Desengajei o piloto automático, e tentei engajá-lo de novo, mas novamente o LOC ficou travado como opção. A solução foi eu fazer todos os procedimentos manualmente, até conseguir pousar. Minha aeronave é da iFly.

Como faço para conseguir colocar a aeronave em piloto automático com HDG logo após desistir do ILS? Tentei localizar a informação nos manuais da iFly, mas não localizei. Quem tiver experiência com o 747 da PMDG talvez possa ajudar também - estou em dúvidas se é um erro de procedimento meu, ou se é algum bug (por minha pouca experiência com esta aeronave, prefiro considerar a primeira opção como mais provável).

O manual do PMDG diz o seguinte:
"After localizer and glideslope capture, APP mode can be disengaged by:

• pushing a TO/GA switch

• disengaging autopilot(s) and turning off both F/D switches

• retuning the VHF NAV receiver."

No caso que você falou o correto seria prosseguir com a arremetida (apertando o TOGA) e tentar novamente. Porém se fosse o caso daria pra ciclar o AP desligando o F/D e depois reengajar tudo apesar que essa opção não iria lhe colocar na rampa.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Abortando procedimento ILS com 747-400 Empty Re: Abortando procedimento ILS com 747-400

Mensagem por antoniointini Sex 20 Abr 2018, 11:29

Muito obrigado Paulo!

Destes, me faltou apertar o TO/GA e desligar os F/Ds, irei tentar novamente em uma nova oportunidade.

No caso, tenho uma dúvida sobre o terceiro ponto: o que notei nesta aeronave é que ela é bastante automatizada, e ela faz a seleção da frequência do ILS automaticamente, uma vez que eu tenha selecionado o procedimento IAC no FMC.

Portanto, como devo proceder para fazer este retuning? Se vou fazer uma nova aproximação pelo mesmo ILS, em tese eu não teria que re-sintonizar (?).
antoniointini
antoniointini
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/10/2011
Mensagens : 433
Reputação : 77
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Abortando procedimento ILS com 747-400 Empty Re: Abortando procedimento ILS com 747-400

Mensagem por Paulo Stavis Sex 20 Abr 2018, 11:40

antoniointini escreveu:Muito obrigado Paulo!

Destes, me faltou apertar o TO/GA e desligar os F/Ds, irei tentar novamente em uma nova oportunidade.

No caso, tenho uma dúvida sobre o terceiro ponto: o que notei nesta aeronave é que ela é bastante automatizada, e ela faz a seleção da frequência do ILS automaticamente, uma vez que eu tenha selecionado o procedimento IAC no FMC.

Portanto, como devo proceder para fazer este retuning? Se vou fazer uma nova aproximação pelo mesmo ILS, em tese eu não teria que re-sintonizar (?).

A primeira forma, fazer a arremetida seria a mais correta em função da perda do critério de aproximação estabilizada. Isso pois imagino que você estava no LOC mas ficou acima do glide.

Ja a segunda forma implica que você estaria dentro da aproximação mas decidiu fazer um side step (aproximar na 17R e pousar na 17L por exemplo). Ou estava realizando uma aproximação para circular (apesar que neste caso não iria utilizar o glide, somente LOC).

Por fim no terceiro caso não vejo uma situação específica para usá-la, talvez se fosse o caso de você permanecer com o AP ligado para fazer o circular com o AP. Neste caso você precisa ir na pagina nav/rad e apagar a frequencia do ILS no campo apropriado (ou colocar outra que não seja a correta).
Seguindo o voo em si, depois de arremeter você vai reselecionar a IAC pelo FMC e refazer a aproximação. Ou caso tenha colocado outra frequencia manualmente, é só colocar a correta no mesmo campo.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Abortando procedimento ILS com 747-400 Empty Re: Abortando procedimento ILS com 747-400

Mensagem por antoniointini Sex 20 Abr 2018, 12:01

Excelente, Paulo, muito obrigado!

_________________
Antonio Intini
Pentium i7 7740 @ 5GHz GTX1080 32GB RAM
Prepar3d v4, FSX Steam Edition
antoniointini
antoniointini
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/10/2011
Mensagens : 433
Reputação : 77
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Abortando procedimento ILS com 747-400 Empty Re: Abortando procedimento ILS com 747-400

Mensagem por jeferson antich Sex 20 Abr 2018, 15:08

quando estou na final e resolvo arremeter uma coisa que eu faço é dar o TO-GA , seto a altitude que pede o procedimento de arremetida e tiro do modo NAV e coloco no modo HDG e fico orbitando o fixo que manda o procedimento. Após tudo controlado eu re-programo o fmc outra vez... após fazer isso ela segue para o ponto (FIXO) de aproximação conforme manda a carta... O ifly tem esse bug... pelo menos na minha época ele tinha isso de teimar em seguir até tocar no solo....

_________________
intel i5-4440 3.1ghs 3.3ghs turbo
corsair 16gb ddr3 1333mhz
gigabyte gtx 680
placa mãe Asrock h81m-Hg4
hd 500 Gb sata sistema operacional
HD 500 Gb  SATA simuladores
HD 500 Gb SATA addons e programas
monitor philips 20 polegadas
windows10 pro 64bits
jeferson antich
jeferson antich
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2014
Mensagens : 1134
Reputação : 89
Idade : 48
Simulador preferido : Xplane , p3d, f
Emprego/lazer : micro empresário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Abortando procedimento ILS com 747-400 Empty Re: Abortando procedimento ILS com 747-400

Mensagem por antoniointini Sex 20 Abr 2018, 19:36

jeferson antich escreveu:quando estou na final e resolvo arremeter uma coisa que eu faço é dar o TO-GA , seto a altitude que pede o procedimento de arremetida e tiro do modo NAV e coloco no modo HDG e fico orbitando o fixo que manda o procedimento. Após tudo controlado eu re-programo o fmc outra vez... após fazer isso ela segue para o ponto (FIXO) de aproximação conforme manda a carta... O ifly tem esse bug... pelo menos na minha época ele tinha isso de teimar em seguir até tocar no solo....

Putz, então é bug mesmo... aí tem que levar a aeronave no braço (PA desligado), como eu fiz?

_________________
Antonio Intini
Pentium i7 7740 @ 5GHz GTX1080 32GB RAM
Prepar3d v4, FSX Steam Edition
antoniointini
antoniointini
Major
Major

Masculino
Inscrito em : 20/10/2011
Mensagens : 433
Reputação : 77
Idade : 44
Simulador preferido : Prepar3d v4, X-
Emprego/lazer : Engenheiro Químico
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Abortando procedimento ILS com 747-400 Empty Re: Abortando procedimento ILS com 747-400

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos