Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


cartas - Cartas aéreas SID - ENRC Gse_multipart13851

Cartas aéreas SID - ENRC

3 participantes

Ir para baixo

cartas - Cartas aéreas SID - ENRC Empty Cartas aéreas SID - ENRC

Mensagem por bittencourtbnu Seg 09 Abr 2018, 22:56

Olá, estou com dúvidas sobre como proceder em um plano de voô.

Estou fazendo um plano de voô de SBFL - SBFI e olhando na carta ENRC-L1, eu tenho a aerovia W48  seguindo a proa 005º em direção ao VOR de CURITIBA (CTB) e logo em seguida a aerovia W34 seguindo a proa 287º, para chegar ao meu destino. Até ai tudo bem, as duas aerovias são de mão dupla eu eu posso tanto ir como voltar por elas. Porém eu fui procurar os procedimentos de saída (CARTAS SID) do ICAO SBFL, porém nenhuma das cartas SID desse aeroporto mostram procedimentos que tem um fixo de transição nas aerovias que quero utilizar, inclusive existem fixos que aparecem  na carta SID quem nem sequer existem nas cartas de rotas. Estou usando cartas de rotas INFERIORES e SID de procedimento convencional (sem RNAV) . Neste caso como devo proceder? Eu posso escolher a forma que eu vou sair de um aeroporto, ou eu sou obrigado a utilizar algumas das cartas SID para saida? para procedimentos de saida e aproximação é obrigatório seguir  as cartas aéreas ou existe outras formas de efetuar os procedimentos?

Exemplo do meu plano de voo: o primeiro fixo da aerovia W48 é PANIR, este fixo não aparece ou não existe em nenhuma das cartas de procedimento de saida, inclusive os de RNAV, não consigo entender isso!! zangado zangado mad

Agradeço a quem poder me ajudar
Obrigado! thumbsup

bittencourtbnu
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 09/04/2018
Mensagens : 7
Reputação : 1
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cartas - Cartas aéreas SID - ENRC Empty Re: Cartas aéreas SID - ENRC

Mensagem por Felipe Schieber Ter 10 Abr 2018, 06:49

Eu não sou piloto, mas o que eu entendo é que nesse caso o controlador passaria alguma instrução para após a decolagem, como por exemplo voar direto Curitiba ou seguir alguma radial do VOR de Floripa.

A carta mais próxima para o seu caso seria a PUNOD1A(RNAV) mas o Centro te autorizaria a livrar ela e prosseguir para o pouso.
Edit: Estava pensando que seu destino era SBCT, mas li novamente e vi que é SBFI, nesse caso nem precisaria livrar o procedimento no caminho.

Resumindo, nesses casos fica a depender do controle, ele passaria algum procedimento mais simples. Se estiver voando sem controle/offline, fica a seu critério.
Felipe Schieber
Felipe Schieber
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 28/06/2014
Mensagens : 117
Reputação : 35
Idade : 25
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

http://ssdsceneries.wixsite.com/scenery

Ir para o topo Ir para baixo

cartas - Cartas aéreas SID - ENRC Empty Re: Cartas aéreas SID - ENRC

Mensagem por bittencourtbnu Ter 10 Abr 2018, 09:32

Entendi, então se não há cartas disponíveis para o procedimento que eu desejo usar eu sigo as instruções direto do ATC, é isso?

Obrigado pela resposta amigão

bittencourtbnu
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 09/04/2018
Mensagens : 7
Reputação : 1
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cartas - Cartas aéreas SID - ENRC Empty Re: Cartas aéreas SID - ENRC

Mensagem por João Pedro Ter 10 Abr 2018, 13:05

A W34 é uma aerovia convencional, logo faz sentido não existirem cartas RNAV para ela. Mas, a ideia gira como o Felipe falou mesmo. O controle te passa alguma instrução de saída, como por exemplo, matenha a proa até 7000 pés depois voe X radial, ou então, passa alguma saída e depois te autoriza a voar direto algum fixo da aerovia, em coordenação com o ACC. Essa segunda é mais usual, pelo que eu tenho ouvido no LiveATC. Ajuda a manter todos os tráfegos efetuando mais ou menos o mesmo percurso e reduz consideravelmente a carga de trabalho do ATC. Está inclusive previsto na ICA 100-12:

9.3.1.1 No aeródromo que haja SID publicada, a aeronave partindo deve ser normalmente orientada a
seguir tal procedimento. (NR)–Portaria do DECEA Nº 62/SDOP DE 08/10/ 2009

Na chegada, pode-se seguir o mesmo raciocínio. Não sei qual aeronave você está voando, mas casa seja da aviação geral, algo que ouvi dizer ser comum em aeroportos com pouco tráfego é o cancelamento do plano IFR ao cruzar determinada altitude e então seguir com referências para o circuito de tráfego.

Abraço.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cartas - Cartas aéreas SID - ENRC Empty Re: Cartas aéreas SID - ENRC

Mensagem por bittencourtbnu Ter 10 Abr 2018, 23:10

Opa, agora entendi como funciona, muito obrigado pela ajuda ai pessoal.
Valew!

bittencourtbnu
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 09/04/2018
Mensagens : 7
Reputação : 1
Idade : 34
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

cartas - Cartas aéreas SID - ENRC Empty Re: Cartas aéreas SID - ENRC

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos