Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


QNH (Pouso/Decolagem) Gse_multipart13851

QNH (Pouso/Decolagem)

3 participantes

Ir para baixo

QNH (Pouso/Decolagem) Empty QNH (Pouso/Decolagem)

Mensagem por André Ricardo Vieira Ter 06 Fev 2018, 15:40

Prezados Comandantes. Qual o melhor "QHN" para pousos e qual o melhor "QNH" para decolagens. Está é uma dúvida cruel. Depois de tanto bater nesta tecla, passando a régua para fechar este assunto. Penso eu que um QNH baixo em Curitiba/Brasília/Vitória da Conquista/Belo Horizonte/Araxá deve ser bem diferente de um QNH baixo em Recife. Um QNH alto em Curitiba/Brasília/Vitória da Conquista/Belo Horizonte/Araxá deve ser bem diferente de um QNH alto em Recife.  Att André
André Ricardo Vieira
André Ricardo Vieira
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/01/2018
Mensagens : 73
Reputação : 3
Idade : 56
Emprego/lazer : Professor Universitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

QNH (Pouso/Decolagem) Empty Re: QNH (Pouso/Decolagem)

Mensagem por Paulo Stavis Qua 07 Fev 2018, 11:10

André Ricardo Vieira escreveu:Prezados Comandantes. Qual o melhor "QHN" para pousos e qual o melhor "QNH" para decolagens. Está é uma dúvida cruel. Depois de tanto bater nesta tecla, passando a régua para fechar este assunto. Penso eu que um QNH baixo em Curitiba/Brasília/Vitória da Conquista/Belo Horizonte/Araxá deve ser bem diferente de um QNH baixo em Recife. Um QNH alto em Curitiba/Brasília/Vitória da Conquista/Belo Horizonte/Araxá deve ser bem diferente de um QNH alto em Recife.  Att André

O melhor QNH é o QNH mais alto pois a atmosfera se encontrará mais densa.
Dentro do calculo de decolagem considera-se a altitude densidade. Basicamente a altitude densidade depende de pressão, temperatura e a altitude do local. Explico (valores de exemplo, não calculei corretamente):
Se a 0ft a temperatura é 15º e pressão 1013, a altitude densidade será de 0ft. Porém se nesses mesmos 0ft a temperatura é de 25º e pressão 1003, a altitude densidade seria de 1500ft.
Isso significa que, mesmo estando ao nível do mar, a densidade do ar comporta-se como se você estivesse à 1500ft, ou seja, o ar está menos denso. Ar menos denso significa corrida de decolagem mais longa.

Portanto o QNH baixo em Curitiba/Brasília/Vitória da Conquista/Belo Horizonte/Araxá é o mesmo QNH baixo em Recife PORÉM o efeito na performance será sentido mais em Curitiba/Brasília/Vitória da Conquista/Belo Horizonte/Araxá do que decolando de Recife.

Entretanto em resumo posso exemplificar com alguns dados (atente-se ao resultado final para verificar a diferença, não há necessidade de se atentar aos calculos). Seguem alguns exemplos de QNH x Temp x Altitude do local em relação à altitude densidade para SBCT (2992ft):

Temp/Pressão = Altitude pressão
15º/1013 = 2992
35º/1013 = 2992
01º/1013 = 2992
15º/1003 = 3268
15º/1025 = 2668

De posse da altitude pressão podemos calcular a altitude densidade:

Temp no local/Altitude Pressão/ISA do local = Altitude densidade
15º/2992/9º = 3712
15º/3268/9º = 3988
15º/2668/9º = 3388
35º/2668/9º = 5788
01º/2668/9º = 1708

Analisando os dados notamos que a pressão não tem tanta influência na decolagem em si pois variando a pressão a variação de altitude pressão foi de aprox. 300ft somente. Porém quando pegamos uma pressão altitude fixa e variamos a temperatura a altitude densidade varia 1000-2000ft.
Conclue-se que por mais que a pressão varie e tenha sua influência, só há de se haver alguma preocupação com a mesma quando combina-se o efeito da pressão baixa + temperatura alta + aeroporto com grande elevação. Atente-se mais à temperatura do que a pressão thumbsup thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

QNH (Pouso/Decolagem) Empty Re: QNH (Pouso/Decolagem)

Mensagem por André Ricardo Vieira Qua 07 Fev 2018, 15:11

Ciente Cmte Paulo. Bem completa sua explicação. Facilita muito. O que o "Voo Virtual" e seus grandes comandantes já me proporcionaram de esclarecimentos acerca da Aviação é algo incomparável. Só temos a ganhar. Infelizmente não estudei para ser piloto. Cursei a Engenharia Agronômica (gosto muito dela também) e sou professor em uma IES-Instituição de Ensino Superior, mas desde criança o aeroclube de Ilhéus era muito longe, nos meus 18 anos, pois morava em Canavieiras e Ilhéus só se chegava via estrada de chão e depois a BR-101. Hoje tem estrada asfáltica até Ilhéus (onde trabalho) e o Aeroclube se encontra próximo de minha pessoa, mas não me sobra tempo. Mas tenho uma inveja boa de quem tem seu brevê. Eu tenho 50 anos e acho que um dia eu chego lá (Vi uns vídeos no you tube do aeroclube do Espírito Santo/João Monteiro e o instrutor proferindo uma aula prática para um aluno de seus 18 a 19  anos. Que legal!). Desde 1999 sou piloto virtual (usava o fs 98 na época dos cenários do grande Alcides/RJ) e depois veio o fs 2002 e o fs 2004. Bom 2018 e um bom carnaval a todos. Att André (Canavieiras-BA)
André Ricardo Vieira
André Ricardo Vieira
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/01/2018
Mensagens : 73
Reputação : 3
Idade : 56
Emprego/lazer : Professor Universitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

QNH (Pouso/Decolagem) Empty Re: QNH (Pouso/Decolagem)

Mensagem por João Pedro Qua 07 Fev 2018, 20:51

Ler as respostas do Paulo pra mim é ver na prática tudo que eu aprendo nos livros. Você é o cara, meu amigo. A gente só ganha com pessoas como você por aqui pela nossa comunidade.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

QNH (Pouso/Decolagem) Empty Re: QNH (Pouso/Decolagem)

Mensagem por André Ricardo Vieira Qui 08 Fev 2018, 01:06

Assino tudo que falou Cmte João Pedro. Att André
André Ricardo Vieira
André Ricardo Vieira
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/01/2018
Mensagens : 73
Reputação : 3
Idade : 56
Emprego/lazer : Professor Universitário
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

QNH (Pouso/Decolagem) Empty Re: QNH (Pouso/Decolagem)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos