Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.

Pisca Pisca nos simuladores Gse_multipart13851

Pisca Pisca nos simuladores

+5
Cmte_Azevedo
jeferson antich
Alerial
Ricardo Gonçalves
vinius
9 participantes

Ir para baixo

Pisca Pisca nos simuladores Empty Pisca Pisca nos simuladores

Mensagem por vinius Ter 03 Out 2017, 17:32

Boa tarde amigos do VV.

Peço a ajuda de vocês para tentar pela última vez resolver meu maior problema em relação aos simuladores. Sempre tive problemas com pisca-pisca no simulador. Hoje tenho o P3D v4, o FSW e o X-Plane. Em todos eu não consigo um gráfico descente. Já fiz testes usando tudo no máximo, tudo no mínimo em todos eles, e o pisca - pisca continua. Já usei diversos settings no Nvidia Inspector e nada, o que me levou a crer que meu problema era de máquina. Troquei quase tudo. Hoje simulo com um i5 4690K OC 4,1Ghz e uma GTX 960 4Gb SSC. Troquei até de monitor. Nada feito. Resolvi pedir ajuda numa última tentativa de continuar simulando. Eu pergunto. Seria minha GPU insuficiente? Alguém que usa GTX 960 consegue um visual aceitável?
Uma observação minha é que o pisca-pisca parece ser somente em alguns objetos e visto à distância. Ou seja, torres de energia, alguns buildings, aviões estáticos e até as marcações de taxiways ficam piscando. Tem horas que parece que estou sobrevoando uma boate!  mad

Alguém sabe como resolver ou pelo menos minimizar o problema?
Agradeço desde já a quem puder perder um pouco de tempo pra ajudar.

Vinícius

vinius
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino
Inscrito em : 30/01/2015
Reputação : 3
Simulador preferido : MSFS
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pisca Pisca nos simuladores Empty Re: Pisca Pisca nos simuladores

Mensagem por Ricardo Gonçalves Ter 03 Out 2017, 17:39

Meu amigo, também tenho este mesmo problema no P3D v4 e minha GPU é bem mais fraca que a sua (GTX 645 1Gb).

Não uso o inspector, pois não me lembro onde li mas ele não seria preciso no V4. Por conta da minha limitação de hardware, tenho settings bem baixos para poder ter uma taxa de fps descente (20-30), mas o pisca pisca em objetos a distancia estão lá. Estou usando um drive mais antigo que se mostrou melhor para minha placa.

Também tenho interesse nessa discussão.

Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

Pisca Pisca nos simuladores Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 242
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário

Mensagem por Alerial Ter 03 Out 2017, 18:00

Eu tenho uma GT630 e o que resolveu pra mim os problemas na Nvidia no XP foi o tutorial abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=KOUQtRAjyzU&t=283s
Espero que resolva

Alerial
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 11/11/2014
Reputação : 1
Simulador preferido : FSX, X-Plane
Emprego/lazer : Hidroponia, Aquaponia, pecuaria

Mensagem por jeferson antich Ter 03 Out 2017, 20:40

no meu ponto de vista esses piscas-pisca está nos objetos... ao serem feitos a pessoa não se dá ao trabalho de inverter as faces que ficam escuras. então essas faces ficam desaparecendo e aparecendo (piscando). vi sobre isso num dos tutoriais do Daniel Mubarac.... outro dia fiz um teste e deixei a face invertida e compilei o objeto... ao colocar no xplane piscou como louco...parecia zica pura...

placa mãe Asrock h81m-Hg4
hd 500 Gb sata sistema operacional
HD 500 Gb  SATA simuladores
HD 500 Gb SATA addons e programas
monitor philips 20 polegadas
windows10 pro 64bits
jeferson antich
jeferson antich
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 10/11/2014
Reputação : 89
Simulador preferido : Xplane , p3d, f
Emprego/lazer : micro empresário

Mensagem por vinius Qua 04 Out 2017, 19:08

Alerial escreveu:Eu tenho uma GT630 e o que resolveu pra mim os problemas na Nvidia no XP foi o tutorial abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=KOUQtRAjyzU&t=283s
Espero que resolva

Nada feito meu amigo. Acredito que o problema não seja da maioria dos simuleiros, pois senão teríamos uma enormidade de discussões na web. Em sites gringos até se acha mais conteúdo, mas apesar de diversas soluções e sugestões, pra mim nada resolve. Enfim. Vou continuar aguardando para quem sabe um dia um novo drive Nvidia venha pra resolver de vez. De qualquer forma agradeço pela dica.

vinius
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Cmte_Azevedo Qua 04 Out 2017, 20:01

vinius escreveu:Boa tarde amigos do VV.

Peço a ajuda de vocês para tentar pela última vez resolver meu maior problema em relação aos simuladores. Sempre tive problemas com pisca-pisca no simulador. Hoje tenho o P3D v4, o FSW e o X-Plane. Em todos eu não consigo um gráfico descente. Já fiz testes usando tudo no máximo, tudo no mínimo em todos eles, e o pisca - pisca continua. Já usei diversos settings no Nvidia Inspector e nada, o que me levou a crer que meu problema era de máquina. Troquei quase tudo. Hoje simulo com um i5 4690K OC 4,1Ghz e uma GTX 960 4Gb SSC. Troquei até de monitor. Nada feito. Resolvi pedir ajuda numa última tentativa de continuar simulando. Eu pergunto. Seria minha GPU insuficiente? Alguém que usa GTX 960 consegue um visual aceitável?
Uma observação minha é que o pisca-pisca parece ser somente em alguns objetos e visto à distância. Ou seja, torres de energia, alguns buildings, aviões estáticos e até as marcações de taxiways ficam piscando. Tem horas que parece que estou sobrevoando uma boate!  mad

Alguém sabe como resolver ou pelo menos minimizar o problema?
Agradeço desde já a quem puder perder um pouco de tempo pra ajudar.

Vinícius

Tente colocar esses valores no seu fsx.cfg

poolsize: 1 000 000 000

rejectthreshold: 131072

Não esqueça de fazer uma copia de segurança.

Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/03/2011
Reputação : 22
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Empresário / Voar e fotografar
Nacionalidade : Portugal

Mensagem por Rafael_FSX Qui 05 Out 2017, 14:11

Eu possuo uma GTX 1070 e mesmo setando tudo no máximo no P3D v4, eu tinha serrilhado. Agora utilizo o NVIDIA Control Panel para ajustar os settings. Meu gráficos estão impecáveis.

Tentem ajustar por lá também. Isso serve para qualquer jogo.

Placa Mãe: ASUS ROG Maximus XI Hero (Wi-Fi) Z390, Processador: intel Core i9 9900k @5.0GHz, Memória RAM: Asgard Bragi 4000MHz CL16, Placa de Vídeo: ASUS RTX 3060 TI KO (+ OC Manual), SSDs: Corsair Force LX 128GB, 2x WD Green 240GB RAID 0, Samsung 970 Evo Plus 250GB, WD Black SN750 1TB, Fonte: Corsair AX860i, Watercooler: Corsair Hydro Series H150i Pro, SO: Windows 11 Pro, Case: Corsair Carbide Series Air 540, Monitor: Alienware AW2521HF 240Hz.
Rafael_FSX
Rafael_FSX
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 11/08/2009
Reputação : 14
Simulador preferido : Microsoft Fligh
Emprego/lazer : Sports Marketing

Mensagem por MarcoAtSantiago Qui 05 Out 2017, 16:59

Só pra descargo de consciencia... É em todos os cenários ou somente em um específico ? se for só em um, desativa ele e teste. Placa gráfica só vai apresentar problema na fluidez da imagem. Ja tive um problema de cintilação de imagem no FS9 por causa de um fotoreal em conflito com outro.

Não uso, não tenho e não sei nada de ORBx thumbsup
MarcoAtSantiago
MarcoAtSantiago
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 23/04/2017
Reputação : 63

Mensagem por Ultra Qui 05 Out 2017, 22:18

Vinius,

Seria muito pedir para você colocar algumas fotos. Esse pisca, pisca para mim não ficou bem explicado. Pode ser um efeito de Shimmering (brilho) excessivo... fora isso não vejo motivos, já que você mudou tudo!

Aguardo.

Última edição por Ultra em Sex 06 Out 2017, 13:26, editado 1 vez(es)

Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 06/03/2010
Reputação : 411

Mensagem por Brentano Sex 06 Out 2017, 13:22

Provavelmente ele se refere ao shimmering, que pode ter diversas causas, mas é um problema de uma certa forma "normal".
O que pode resolver (ou dependendo do caso apenas remediar) isso é o uso de Anti-Aliasing com Supersampling em nível máximo. Se não me engano o P3D nativamente suporta até SSAAx8. Não sei dizer se pelo NVI você consegue x16, mas pra rodar SSAA em níveis altos é necessária uma GPU parruda e um PC que acompanhe a bronca hehehe.
Eu convivo com shimmering porque meu PC não aguenta SSAA muito alto, acabei acostumando. Ele está lá, mas às vezes nem percebo. Só se prestar atenção hahaha.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Reputação : 168
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)

Mensagem por vinius Sex 06 Out 2017, 16:16

Rafael_FSX escreveu:Eu possuo uma GTX 1070 e mesmo setando tudo no máximo no P3D v4, eu tinha serrilhado. Agora utilizo o NVIDIA Control Panel para ajustar os settings. Meu gráficos estão impecáveis.

Tentem ajustar por lá também. Isso serve para qualquer jogo.
Boa Rafael.
Vc se incomodaria de me passar seus settings pra eu testar aqui?
Se quiser me passa por MP.

MarcoAtSantiago escreveu:Só pra descargo de consciencia... É em todos os cenários ou somente em um específico ? se for só em um, desativa ele e teste. Placa gráfica só vai apresentar problema na fluidez da imagem. Ja tive um problema de cintilação de imagem no FS9 por causa de um fotoreal em conflito com outro.
Não só em todos os cenários como em todos os simuladores que tenho (FSW, P3D e X-Plane). Tudo me leva a crer que é problema de configuração da GPU. Na verdade espero que seja porque minha GPU não tem uma ano de uso. espanto

Ultra escreveu:Vinius,

Seria muito pedir para você colocar algumas fotos. Esse pisca, pisca para mim não ficou bem explicado. Pode ser um efeito de Shimmering (brilho) excessivo... fora isso não vejo motivos, já que você mudou tudo!

Aguardo.
Pois é Ultra, pensei em colocar fotos, mas na foto imagino que não vai ser possível perceber porque são estáticas. Em relação ao brilho diminuí no ajuste e continua o pisca. Na verdade não entendo bem e não sei se o nome seria Shimmering. Pesquisando na net fiquei na dúvida se seria o tal do Flickering. De qualquer maneira vou tirar umas fotos e se ficarem perceptíveis posto aqui. Outra coisa que pensei foi em colocar um vídeo, mas não sei como fazer vídeo no simulador e muito menos postar aqui no fórum. Vou tentar.

vinius
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Ricardo Gonçalves Sex 06 Out 2017, 17:26

Brentano escreveu:Provavelmente ele se refere ao shimmering, que pode ter diversas causas, mas é um problema de uma certa forma "normal".
O que pode resolver (ou dependendo do caso apenas remediar) isso é o uso de Anti-Aliasing com Supersampling em nível máximo. Se não me engano o P3D nativamente suporta até SSAAx8. Não sei dizer se pelo NVI você consegue x16, mas pra rodar SSAA em níveis altos é necessária uma GPU parruda e um PC que acompanhe a bronca hehehe.
Eu convivo com shimmering porque meu PC não aguenta SSAA muito alto, acabei acostumando. Ele está lá, mas às vezes nem percebo. Só se prestar atenção hahaha.

Não seria um problema ligado ao drive NVidia? Digo isto pois minha placa é antiga e eu estava usando um drive mais antigo (12/15) sem o Inspector.

Hoje baixei o mais recente e instalei o Inspector e parece que resolveu esse problema que eu também tinha. Estou setado em 4XSSAA por conta dos frames...ficam entre 20/25.

Intel Core i5-10400F 2.90GHz, Placa Mãe Asus TUF GAMING B460M Plus, Memória RAM Fury HyperX 16GB DDR4 2666Mhz, SSD 500GB M.2, SSD 240Gb, NVIDIA GeForce GTX 1660 6Gb DDR5 192 bits, Fonte Cooler Master GX 650W

Pisca Pisca nos simuladores Ricardo%2520Gon%25C3%25A7alves%252FVV236
Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 21/01/2012
Reputação : 242
Simulador preferido : P3D v4.5, MSFS2
Emprego/lazer : Empresário

Mensagem por Brentano Sex 06 Out 2017, 17:56

Pode ser que o driver não esteja funcionando, às vezes acontece. Nesse caso só testando mais de um pra saber.
Pela descrição que ele deu, parece ser shimmering. Ou seja, um problema que em tese pode ser resolvido aplicando-se mais AA.
Flickering seria um problema de "Z-fighting", que também pode acontecer, ou seja, podem ser dois problemas.
Flickering nem com SSAA resolve, pois aí é um defeito de objeto no cenário. Talvez amenize, mas não tem como erradicar.
Como ele falou que tem esse problema em todos os simuladores, ou suponho que é shimmering à distância por falta ou pouco AA aplicado.

Brentano
Coronel
Coronel

Masculino
Inscrito em : 28/10/2010
Reputação : 168
Emprego/lazer : Cervejeiro - (Papai-Noel em dezembro)

Mensagem por vinius Sex 06 Out 2017, 21:33

Meu AA está setado em 4XSSAA no P3D. No FSW e no X-Plane setados no máximo. Mas como tenho problemas em todos os simuladores, estou desconfiado que a coisa está nas configurações relacionadas à GPU. Estou certo?
Há a possibilidade de o Inspector está causando a confusão? Digo isso porque está muito estranho quando seto o AA no None (mín) no P3D altera muito pouco em relação ao AA no 8XSSAA (máx).
Outra coisa. Como o Inspector não é instalável, como faço pra desabilitá-lo para fazer um teste? Pode estar acontecendo das configurações do Inspector estarem anulando as configurações dos settings nos simuladores? Ou vice versa?
Desculpe aí pessoal, mas estou querendo muito resolver essa pendenga!
Obs: Tentei postar algumas screens mas não consegui. Depois que acabaram com o photobucket não sei mais como fazer.

vinius
Primeiro-Tenente
Primeiro-Tenente

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado