Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” Gse_multipart13851

[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro”

2 participantes

Ir para baixo

[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” Empty [Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro”

Mensagem por Amilckar Qua 22 Set 2010, 22:36

IMAGENS: Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro”



[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04432

Durante o desfile de 20 de setembro realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o Batalhão de Aviação da Brigada Militar realizou um sobrevoo com suas aeronaves, dentre eles um helicóptero Esquilo com uma bandeira do estado pendurada num cabo. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)

No dia 20 de setembro, data em que o Rio Grande do Sul comemora a Revolução Farroupilha, o Batalhão de Aviação da Brigada Militar participou do desfile comemorativo em Porto Alegre com um efetivo de 5 aeronaves. Os Guapos (código de rádio do BAv) “6” PP-EJA (MD500), “8” PP-FRS (Aztec), “9” PP-EHY (Esquilo), “11” PT-YJA (Schweizer) e “16” PT-VJK (Seneca) decolaram às 8h30min do Aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre, para abrilhantar o desfile das unidades da BM gaúcha em terra. O site Cavok esteve presente no evento através do amigo e colaborador Luís André Ribas Werlang, do site aviacao.art.br. Confiram as imagens a seguir.
[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04409

A aeronave Guapo "9", o Esquilo PP-EHY da Brigada Militar do RS, sobrevoa o Guaíba durante o desfile de 20 de setembro. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)
[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04259

O helicóptero Schweizer PT-YJA, Guapo "11", também participou do sobrevoo da Brigada Militar do RS durante o 20 de setembro. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)
[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04633

A aeronave MD500 PP-EJA, Guapo "6", durante o voo do Batalhão de Aviação da BM-RS no 20 de setembro. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)
[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04849

As aeronaves Guapo "8" Aztec (PP-FRS) e Guapo "16" Seneca (PT-VJK), na frente do hangar do Batalhão de Aviação da Brigada Militar do RS. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)

O Guapo “9” rumou inicialmente para o Aeroclube de Eldorado do Sul para pendurar um gigantesca bandeira do estado do RS, fortalecendo mais ainda os laços da aviação brigadiana com a cultura e tradição gaúchas.[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04492

Durante o desfile de 20 de setembro em Porto Alegre, o Esquilo Guapo 9 sobrevoou a avenida com uma gigante bandeira do estado do Rio Grande do Sul presa por um cabo embaixo do helicóptero. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)
[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04672

A Avenida Beira-Rio, em Porto Alegre, palco do desfile do 20 de setembro. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)

Sob a coordenação tática do Guapo “11”, em torno de 30 minutos o BAv efetuou passagens ao longo da Avenida Beira-Rio que foi palco do tradicional desfile realizado anualmente no estado.
Conheça mais do BAv[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04438

Um soldado do Batalhão de Aviação da Brigada Militar observa a bandeira presa pelo cabo embaixo do Esquilo. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)

Quando o Estado encontrava-se em plena revolução rio-grandense em 1923 contra o governo republicano de Borges de Medeiros, o processo de criação da aviação da Brigada Militar foi acelerado devido o pioneirismo do Cel Massot. Foram comprados dois aviões franceses BREGUET 14 (com motor de 300HP) com o objetivo de observar e fazer o reconhecimento de tropas revolucionárias. Em 30 de maio do mesmo ano, o BM-01 realizou o primeiro vôo tendo com piloto o Alferes Aviador Noemio Ferraz e como observador o Alferes Osório Oliveira Nunes. Este vôo marcou o pioneirismo no estado com a semente da aviação na polícia militar. Devido a um acidente e outros percalços, em 1924 foi desativado o grupo de aviação, deixando um espaço de 66 anos até a sua reativação.[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04860

O helicóptero MD500 Guapo 6 prepara-se para decolar durante o 20 de setembro. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)

Em 1985 surgiu o G.U.A.P.O. – Grupamento Aéreo de Policiamento Ostensivo, relacionando o nome do Grupamento com uma expressão típica do linguajar gaúcho, o “guapo”. Neste período no comando dos helicópteros estavam pilotos civis contratados pelo estado, com a Brigada Militar na função restrita a patrulha e orbservação.[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04870

A tripulação do helicóptero MD500 da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Cap Júlio, Cap Eduardo e Sd Seminotti. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)
[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04883

Parte do efetivo do Batalhão de Aviação da Brigada Militar do RS, que no dia 20 de setembro realizou um sobrevoo durante o tradicional desfile na capital gaúcha. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)

A efetivação uma unidade aero-policial ocorreu através do decreto-lei 33.306 de 23 de setembro de 1989, que criava o Grupamento de Polícia Militar Aéreo – GPMA. Além da oficialização como unidade militar, foram adquiridas novas aeronaves que possibilitaram o pleno funcionamento do Grupamento. A novidade foi o emprego da aeronave Ximango, fato até então singular na aviação policial brasileira.[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” DSC04698

A aeronave Esquilo sobrevoa o Guaíba durante o 20 de setembro realizado no Rio Grande do Sul. (Foto: Luís André Ribas Werlang / Cavok)

No dia 14 de abril de 2010, a Governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius, assinou o decreto 47.176, tranformando o Grupamento de Polícia Militar Aéreo em Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Atualmente a estrutura do Batalhão de Aviação é integrada pelo Comandante, Segurança de Vôo, Estado-maior, Esquadrões de Aviação (bases aeropoliciais) e Esquadrão de Transporte (Base de Transporte). As bases estão sediadas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. O GPMA atingiu o status de Batalhão de Aviação, assumindo a função de transporte do governo do estado. Desde a sua criação, o BAv tem atuado de forma ostensiva e ativa em diversos episódios do cotidiano gaúcho, desde a localização de criminosos, salvamento de vidas nas estradas e no mar e missões humanitárias.

Fontes: Artigo sobre o GPMA publicado em 2003 no site www.aviacao.art.br e coroneltrindade.blogspot.com -

Texto e fotos: Luís André Ribas Werlang - Cavok
Nota do Autor: Agradecimentos ao Ten. Cel. Solon, comandante do BAv da BM, ao Cap. Schneider e em especial à tripulação do Guapo 6: Cap Júlio, Cap Eduardo e Sd Seminotti.
Fonte: http://cavok.com.br/blog/?p=19261

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 57
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” Empty Re: [Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro”

Mensagem por Paulo RKM Qua 22 Set 2010, 23:10

É a Força Aérea do RS. Good post

_________________
Paulo Ricardo
[Brasil] Desfile do Batalhão de Aviação da Brigada Militar no “20 de Setembro” P-51
Paulo RKM
Paulo RKM
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/07/2009
Mensagens : 3776
Reputação : 211
Idade : 52
Simulador preferido : FSX
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos