Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Gse_multipart13851

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

4 participantes

Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por Jmenezes Sáb 24 Dez 2016, 19:56

Boa noite senhores,

Venho aqui solicitar a ajuda de vocês para resolver um problema que venho enfrentando quanto ao RNAV. Pois bem, meu problema é o seguinte, toda vez que tento fazer uma aproximação RNAV no PMDG 737 NGX no FSX, o avião fica desalinhado com a pista, mais abaixo estarei colocando uma imagem de como fica, isso em todos os procedimentos RNAV que tentei, o voo ocorre lindamente, somente na final, é que acontece o erro, o avião fica desalinhado com a pista, todos os instrumentos da aeronave mostram que o alinhamento está correto, quando na verdade não está.

A aproximação do print é a SBMG RNAV(RNP) X RWY 28, não estou usando nenhum cenário, NAVAIDS e AIRAC do FSX e de todas as minhas aeronaves estão atualizados, todos os pousos ILS ocorrem magnificamente, todos alinhados.

Poderiam me ajudar? Desde já, grato!

Segue print do ocorrido.

Spoiler:

Jmenezes
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 31/10/2015
Mensagens : 15
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por Leonardo.Moura Dom 25 Dez 2016, 10:39

Bom dia!
Cara, isso deve ser erro de desvio magnetico. Se você nunca atualizou seu FSX, entra nesse site AQUI, baixe a atualização e siga as instruções. Isso deve resolver seu problema.

_________________
ACER Predator Intel Core I7 11th geração, 16GB, 2 TB SSD nvme, RTX2060.
--------------
Leonardo.Moura
Leonardo.Moura
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Inscrito em : 04/03/2011
Mensagens : 728
Reputação : 59
Idade : 42
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Analista de Sistemas/Gerente de Projetos
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por Paulo Stavis Dom 25 Dez 2016, 13:43

Jmenezes escreveu:Boa noite senhores,

Venho aqui solicitar a ajuda de vocês para resolver um problema que venho enfrentando quanto ao RNAV. Pois bem, meu problema é o seguinte, toda vez que tento fazer uma aproximação RNAV no PMDG 737 NGX no FSX, o avião fica desalinhado com a pista, mais abaixo estarei colocando uma imagem de como fica, isso em todos os procedimentos RNAV que tentei, o voo ocorre lindamente, somente na final, é que acontece o erro, o avião fica desalinhado com a pista, todos os instrumentos da aeronave mostram que o alinhamento está correto, quando na verdade não está.

A aproximação do print é a SBMG RNAV(RNP) X RWY 28, não estou usando nenhum cenário, NAVAIDS e AIRAC do FSX e de todas as minhas aeronaves estão atualizados, todos os pousos ILS ocorrem magnificamente, todos alinhados.

Poderiam me ajudar? Desde já, grato!

Segue print do ocorrido.

Devemos testar duas possibilidades:

1) O aeroporto está incorretamente posicionado

2) A posição da aeronave está incorreta.

Quando você faz um ILS programado no FMC o ND mostra a aeronave alinhada corretamente? O alinhamento do inercial está correto (você puxa a posição do GPS)?
Erro de declinação eu nao acredito ser pois você no minimo deveria estar alinha com a pista. Esse alinhamento no ND X desalinhamento no visual que está esquisito.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por Jmenezes Dom 25 Dez 2016, 19:20

Leonardo.Moura escreveu:Bom dia!
Cara, isso deve ser erro de desvio magnetico. Se você nunca atualizou seu FSX, entra nesse site AQUI, baixe a atualização e siga as instruções. Isso deve resolver seu problema.

Meu FSX está todo atualizado, seguindo dicas do próprio forum, lembrando que o ILS funciona perfeitamente.

Paulo Stavis escreveu:
Jmenezes escreveu:Boa noite senhores,

Venho aqui solicitar a ajuda de vocês para resolver um problema que venho enfrentando quanto ao RNAV. Pois bem, meu problema é o seguinte, toda vez que tento fazer uma aproximação RNAV no PMDG 737 NGX no FSX, o avião fica desalinhado com a pista, mais abaixo estarei colocando uma imagem de como fica, isso em todos os procedimentos RNAV que tentei, o voo ocorre lindamente, somente na final, é que acontece o erro, o avião fica desalinhado com a pista, todos os instrumentos da aeronave mostram que o alinhamento está correto, quando na verdade não está.

A aproximação do print é a SBMG RNAV(RNP) X RWY 28, não estou usando nenhum cenário, NAVAIDS e AIRAC do FSX e de todas as minhas aeronaves estão atualizados, todos os pousos ILS ocorrem magnificamente, todos alinhados.

Poderiam me ajudar? Desde já, grato!

Segue print do ocorrido.

Devemos testar duas possibilidades:

1) O aeroporto está incorretamente posicionado

2) A posição da aeronave está incorreta.

Quando você faz um ILS programado no FMC o ND mostra a aeronave alinhada corretamente? O alinhamento do inercial está correto (você puxa a posição do GPS)?
Erro de declinação eu nao acredito ser pois você no minimo deveria estar alinha com a pista. Esse alinhamento no ND X desalinhamento no visual que está esquisito.

Sim, eu pego a localização pelo GPS. Quando faço o pouso por ILS, fica totalmente alinhado, pousa perfeitamente.

Jmenezes
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 31/10/2015
Mensagens : 15
Reputação : 0
Idade : 26
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por Paulo Stavis Dom 25 Dez 2016, 20:30

Jmenezes escreveu:Sim, eu pego a localização pelo GPS. Quando faço o pouso por ILS, fica totalmente alinhado, pousa perfeitamente.

Veja bem... os procedimentos são inclusos em uma database. Os aeroportos em outro. Quando você pede um procedimento pra SBMG, por exemplo, o aviao vai procurar a localização do aeroporto e dos fixos do procedimento, colocando-os na ordem correta e apresentando no ND. Se em um mesmo aeroporto o procedimento (não o alinhamento do ILS) está correto porém o RNAV não está, isso é impossivel pois a pista do aeroporto aparece no ND vinda da mesma fonte.

O que posso solicitar pra tentar analisar:
1) Programe um voo SBSP-SBSP com uma saida qualquer e retorno por algum ILS. Faça uma screen alinhado na pista mostrando o ND e depois vire o avião 180º e tire outra pra ver como o ND desenha a chegada.
2) Ainda em SBSP repita o voo porem selecione a aproximação RNP pra retorno. Tire somente uma screen com a aeronave virada 180º na cabeceira de aproximação.

Em ambos os casos o avião deve aparecer alinhado com a pista no ND tanto para saida quanto para retorno. Caso estas estejam ok você pode testar em SBMG. Não custa lembrar que o aeroporto de MG foi mudado. Se bem me lembro não é no mesmo local (tanto que o ICAO tambem é diferente). As vezes a falta do cenário está fazendo você pensar que está pousando no novo (e alinhado com ele) enquanto visualiza o velho.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por João Pedro Dom 25 Dez 2016, 23:46

Paulo Stavis escreveu:
Jmenezes escreveu:Sim, eu pego a localização pelo GPS. Quando faço o pouso por ILS, fica totalmente alinhado, pousa perfeitamente.

Veja bem... os procedimentos são inclusos em uma database. Os aeroportos em outro. Quando você pede um procedimento pra SBMG, por exemplo, o aviao vai procurar a localização do aeroporto e dos fixos do procedimento, colocando-os na ordem correta e apresentando no ND. Se em um mesmo aeroporto o procedimento (não o alinhamento do ILS) está correto porém o RNAV não está, isso é impossivel pois a pista do aeroporto aparece no ND vinda da mesma fonte.

O que posso solicitar pra tentar analisar:
1) Programe um voo SBSP-SBSP com uma saida qualquer e retorno por algum ILS. Faça uma screen alinhado na pista mostrando o ND e depois vire o avião 180º e tire outra pra ver como o ND desenha a chegada.
2) Ainda em SBSP repita o voo porem selecione a aproximação RNP pra retorno. Tire somente uma screen com a aeronave virada 180º na cabeceira de aproximação.

Em ambos os casos o avião deve aparecer alinhado com a pista no ND tanto para saida quanto para retorno. Caso estas estejam ok você pode testar em SBMG. Não custa lembrar que o aeroporto de MG foi mudado. Se bem me lembro não é no mesmo local (tanto que o ICAO tambem é diferente). As vezes a falta do cenário está fazendo você pensar que está pousando no novo (e alinhado com ele) enquanto visualiza o velho.

Permitam-me me intrometer aqui, haha.
Paulo, esse problema de SBMG realmente ocorre por erro do FSX. A posição que tem no FS e a posição da pista nas cartas do AIS realmente não batem, as coordenadas estão diferentes. Nos meus procedimentos que eu faço, utilizei a tabela de codificação do AIS e fiz a conversão do WGS pra o formato do PMDG com uma precisão que você não imagina. Usei quantas casas decimais fossem possíveis e mesmo assim ainda continuou o erro. Erro esse que não acontecem em outras localidades como o SDU, NVT e LDB por exemplo.
Creio que o camarada aí esteja usando o DB da NavGraph, que usa os dados da Jeppesen. Mas creio que os dados devem ser praticamente idênticos com desvios irrelevantes - ou que somente seriam perceptíveis com o acúmulo de muitos erros de cálculo.
Enfim, creio que quando algum cenário bom aparecer de SBMG - o único que conheço é um adaptado do FS9 que pesa mais que tudo e mesmo assim não é 100% é que teremos esse problema resolvido. Até lá é, infelizmente, ter que encontrar outros meios, ou dar uma roubadinha no FMC.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por Paulo Stavis Seg 26 Dez 2016, 11:36

João Pedro escreveu:Permitam-me me intrometer aqui, haha.
Paulo, esse problema de SBMG realmente ocorre por erro do FSX. A posição que tem no FS e a posição da pista nas cartas do AIS realmente não batem, as coordenadas estão diferentes. Nos meus procedimentos que eu faço, utilizei a tabela de codificação do AIS e fiz a conversão do WGS pra o formato do PMDG com uma precisão que você não imagina. Usei quantas casas decimais fossem possíveis e mesmo assim ainda continuou o erro. Erro esse que não acontecem em outras localidades como o SDU, NVT e LDB por exemplo.
Creio que o camarada aí esteja usando o DB da NavGraph, que usa os dados da Jeppesen. Mas creio que os dados devem ser praticamente idênticos com desvios irrelevantes - ou que somente seriam perceptíveis com o acúmulo de muitos erros de cálculo.
Enfim, creio que quando algum cenário bom aparecer de SBMG - o único que conheço é um adaptado do FS9 que pesa mais que tudo e mesmo assim não é 100% é que teremos esse problema resolvido. Até lá é, infelizmente, ter que encontrar outros meios, ou dar uma roubadinha no FMC.

Pensei nesta possibilidade em primeiro momento mas resolvi deixar pra depois pois o colega relatou que seriam os "RNAV" e não em SBMG somente. Todo caso comentei acima que chega a ser impossivel o ILS aparecer corretamente mas somente o RNAV sai errado. Lembrei então dessa questão do aeroporto real ter sido construido recentemente. thumbsup
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por João Pedro Seg 26 Dez 2016, 23:47

Paulo Stavis escreveu:
Pensei nesta possibilidade em primeiro momento mas resolvi deixar pra depois pois o colega relatou que seriam os "RNAV" e não em SBMG somente. Todo caso comentei acima que chega a ser impossivel o ILS aparecer corretamente mas somente o RNAV sai errado. Lembrei então dessa questão do aeroporto real ter sido construido recentemente. thumbsup

Paulo, agora que estou com o P3D resolvi fazer alguns testes. Usei o cenário default e a tabela de codificação do RNAV-X para a cabeceira 28 (http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?tabela=ad651e07-38c5-4a6a-a1844119b7342f2b&t=MG00D)

O problema já começa que as orientações da cabeceira no P3D estão incorretas. Enquanto no real temos 10/28, no P3D ainda prevalece a 9/27 que segundo o AIS aparenta ter sido modificado no primeiro semestre de 2012. Posteriormente, fiz uma verificação nas coordenadas. Para evitar possíveis erros do FMC, usei as coordenadas que o simulador informa pelo Shift + Z e elas foram - para a cabeceira 27:

S 23º28.39' W 52º00.40

Enquanto isso, após fazer a conversão do WGS-84 da carta de codificação para o formato do simulador, temos as seguintes coordenadas para a cabeceira 28

S 23°28.44667', W 052°00.38517'

Ou seja, temos uma diferença considerável já que supostamente as coordenadas são medidas no centro da cabeceira. Agora, curiosamente, checando os dados do DB da PMDG (esses eu não altero no meu pacote), resultou nos seguintes valores

S 23°28.44666', W 052°00.38514'

Ou seja, o problema realmente aparenta estar no cenário, que por ser antigo não inclui as possíveis variações que as coordenadas do centro da cabeceira possam ter sofrido?

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por Paulo Stavis Ter 27 Dez 2016, 08:22

Acredito que o problema seja o posicionamento do cenário mesmo no simulador default. No FSX acredito que ainda se fale do antigo aeroporto de maringá (não o regional) enquanto no P3D talvez ele tenha sido atualizado porem foi incluido com erro.
Visualizei isso através do GTN 750. A aeronave na cabeceira 27 do P3D fica mais ou menos uma milha à direita da posição da pista mostrada no GPS. Correndo a pista dá pra notar que a orientação também está incorreta.

Poderiamos ver se algum dos nossos cenaristas não pode dar uma olhada nisso e quem sabe corrigir a posição do aeroporto no AFCAD, mesmo que fique default.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por João Pedro Ter 27 Dez 2016, 17:15

Paulo Stavis escreveu:Acredito que o problema seja o posicionamento do cenário mesmo no simulador default. No FSX acredito que ainda se fale do antigo aeroporto de maringá (não o regional) enquanto no P3D talvez ele tenha sido atualizado porem foi incluido com erro.
Visualizei isso através do GTN 750. A aeronave na cabeceira 27 do P3D fica mais ou menos uma milha à direita da posição da pista mostrada no GPS. Correndo a pista dá pra notar que a orientação também está incorreta.

Poderiamos ver se algum dos nossos cenaristas não pode dar uma olhada nisso e quem sabe corrigir a posição do aeroporto no AFCAD, mesmo que fique default.

Sim, creio que um AFCAD deveria resolver o problema. Pena que não sei nada de ADE, se não daria uma olhada. Mas tenho certeza que em breve alguém poderá dar uma olhada.

_________________
João Pedro Duarte
Conheça o Mach, ferramenta para planejamento online de voo totalmente gratuita: https://jpedroh.github.io/mach/
João Pedro
João Pedro
Brigadeiro
Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 30/11/2011
Mensagens : 2751
Reputação : 229
Idade : 23
Simulador preferido : P3D
Emprego/lazer : Estudante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX Empty Re: Procedimento RNAV RNP desalinhado - PMDG 737 NGX

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos