Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Gse_multipart13851

Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

4 participantes

Ir para baixo

Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Empty Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

Mensagem por Neves Yoshinaga Seg 21 Nov 2016, 12:42

Olá uma pergunta pros mais experientes, eu sei que a velocidade depende da performance da aeronave se é high performance ou low performance e todo tipo de aeronave pode fazer um cirquito de trafego perfeitamente!!.... porem vamos imaginar que estou fazendo um cirquito de trafego com uma aeronave GA certo? exemplo um C172, C182, B58. essas 3 aeronaves podem tocar no solo com aproximadamente uns 60 a 80 Kts. entao devo fazer o cirquito a uns 90 a 100Kts?? vamos esquecer a parte do Fuel e payload. só quero ter uma noção mais ou menos de quantos KTS devo fazer o cirquito. em aeronaves GA. grato!!.. happy happy

Neves Yoshinaga
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 19/09/2016
Mensagens : 36
Reputação : 1
Idade : 32
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Empty Re: Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

Mensagem por Paulo Stavis Seg 21 Nov 2016, 20:29

Neves Yoshinaga escreveu:Olá uma pergunta pros mais experientes, eu sei que a velocidade depende da performance da aeronave se é high performance ou low performance  e todo tipo de aeronave pode fazer um cirquito de trafego perfeitamente!!.... porem vamos imaginar que estou fazendo um cirquito de trafego com uma aeronave GA certo? exemplo um C172, C182, B58. essas 3 aeronaves podem tocar no solo com aproximadamente uns 60 a 80 Kts. entao devo fazer o cirquito a uns 90 a 100Kts?? vamos esquecer a parte do Fuel e payload. só quero ter uma noção mais ou menos de quantos KTS devo fazer o cirquito. em aeronaves GA. grato!!.. happy happy

É por ai sim... Entenda que você pode até entrar a 90kt no circuito mas la pelo final da perna do vento (ou até um pouco antes dependendo da aeronave) é necessário ja ir reduzindo e dando flap. Você pode usar como parâmetro o seguinte:
Perna do vento no través da marca de mil ou 3º terço da pista: Flap 0º ou 10º e velocidade correspondente
Base: 20º e velocidade correspondente
Final: 30º e velocidade correspondente.

No C152 usávamos as seguintes velocidades: 0/10º = 70kt; 20º 65kt; 30º 60kt.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Empty Re: Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

Mensagem por Ilson Vale Ter 22 Nov 2016, 11:17

De uma olhada neste vídeo.
Velocidade de aproximação dos aviões: https://www.youtube.com/watch?v=Ls3ef4sdLUE&t=140s.
Ilson Vale
Ilson Vale
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 02/05/2014
Mensagens : 245
Reputação : 20
Idade : 62
Simulador preferido : X-PLANE 11
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Empty Re: Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

Mensagem por Neves Yoshinaga Ter 22 Nov 2016, 12:43

Ilson Vale Muito obrigado pelo video achei muito interessante esse canal!!..nao conhecia ainda!!...

Paulo Muito Obrigado pela dica é bem oque eu estava imaginando mesmo. com essas dicas que voce deu só acrescentou mais no meu conhecimento basico!...

Agora me surgiu outra duvida aqui em aeroportos que ja aproximamos de frente pra pista. uma aproximação RNAV ou VOR NDB etc.. tambem é possivel fazer um cirquito de trafeog??... caso o aeroporto nao for controlado por torre e termos a necessidade de cordenar e reportar nossa posição. exemplo chego no aero XXXX la pela direita ajusto no meu GPS uma aproximaçao RNAV seguindo a carta e passo os fixos a que vão me colocar na perna do vento e me alinhar na pista, ja vou estar na perna do vento nesse caso prosigo a aproximação direito via RNAV e reportando minha posição na frequencia unicom ou mesmo assim faço um cirquito de trafego pra pousar??....  e outra duvida em aerodromos que nao há RNAV nem NDB etc.... só somente opera visual chego ja na perna do vento alinhado com a pista 100% visual com a cabiceira nesse caso pouso direito ou tambem é preciso realizar o cirquito??... e se for preciso nesse caso seria como?? mantendo 1.000Pés acima do nivel de elevação do aero faço um sobre voo pela pista ai curvo 90Graus pra esquerda ou pra direita dependendo do aero pra entrar na perna do vento de novo??..... Grato....

Neves Yoshinaga
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 19/09/2016
Mensagens : 36
Reputação : 1
Idade : 32
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Empty Re: Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

Mensagem por Paulo Stavis Ter 22 Nov 2016, 13:27

Neves Yoshinaga escreveu:Agora me surgiu outra duvida aqui em aeroportos que ja aproximamos de frente pra pista. uma aproximação RNAV ou VOR NDB etc.. tambem é possivel fazer um cirquito de trafeog??... caso o aeroporto nao for controlado por torre e termos a necessidade de cordenar e reportar nossa posição. exemplo chego no aero XXXX la pela direita ajusto no meu GPS uma aproximaçao RNAV seguindo a carta e passo os fixos a que vão me colocar na perna do vento e me alinhar na pista, ja vou estar na perna do vento nesse caso prosigo a aproximação direito via RNAV e reportando minha posição na frequencia unicom ou mesmo assim faço um cirquito de trafego pra pousar??....  e outra duvida em aerodromos que nao há RNAV nem NDB etc.... só somente opera visual chego ja na perna do vento alinhado com a pista 100% visual com a cabiceira nesse caso pouso direito ou tambem é preciso realizar o cirquito??... e se for preciso nesse caso seria como?? mantendo 1.000Pés acima do nivel de elevação do aero faço um sobre voo pela pista ai curvo 90Graus pra esquerda ou pra direita dependendo do aero  pra entrar na perna do vento de novo??..... Grato....

Primeiro de tudo: Porque você vai querer fazer um circuito se está voando IFR? Nenhum aeroporto que opera IFR aqui no Brasil não terá torre (leia-se serviço ATS [radio ou torre]). Caso você queira porque quer, aí é necessário cancelar o IFR e prosseguir visual, seguindo as regras de ingresso no circuito de tráfego.
Se bem entendo suas perguntas tem a ver com a torre na IVAO/VATSIM, correto? Nestes casos mesmo que não haja torre online é só completar o procedimento normalmente porém você vai reportando na unicom conforme aproxima (por ex. quando estiver no inicio do proc., quando estiver na final, etc).
Quando não há proc. IFR disponivel você precisa ingressar no circuito de tráfego do AD. O correto seria ingressar a 45º com a perna contra o vento e fazer todo o circuito mas isso nem na real é sempre feito. Tudo vai depender de como o AD está, se estiver vazio nada impede de seguir direto para a final ou se ajustar ao circuito conforme o setor que você se aproxima. Já se houver tráfego cabe uma coordenação sobre a posição do outro tráfego para que você não ingresse sobre ele (por ex. se ele está na perna do vento você poderia ingressar na contra o vento). Como falei tudo depende da situação, só não vale cortar a frente do colega (se você vem de um setor propicio pra ingressar direto na base, por exemplo, mantém um 360 proximo do circuito até o colega passar e você segue ele).

Sugiro dar uma pesquisada nessa questão do circuito para melhorar seu entendimento pois na perna do vento você não fica alinhado com a pista. thumbsup

PS: E também não há perna do vento em uma aproximação IFR ok? wink
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Empty Re: Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

Mensagem por rodrigo mago Ter 22 Nov 2016, 18:21

Paulo Stavis escreveu:
Neves Yoshinaga escreveu:Agora me surgiu outra duvida aqui em aeroportos que ja aproximamos de frente pra pista. uma aproximação RNAV ou VOR NDB etc.. tambem é possivel fazer um cirquito de trafeog??... caso o aeroporto nao for controlado por torre e termos a necessidade de cordenar e reportar nossa posição. exemplo chego no aero XXXX la pela direita ajusto no meu GPS uma aproximaçao RNAV seguindo a carta e passo os fixos a que vão me colocar na perna do vento e me alinhar na pista, ja vou estar na perna do vento nesse caso prosigo a aproximação direito via RNAV e reportando minha posição na frequencia unicom ou mesmo assim faço um cirquito de trafego pra pousar??....  e outra duvida em aerodromos que nao há RNAV nem NDB etc.... só somente opera visual chego ja na perna do vento alinhado com a pista 100% visual com a cabiceira nesse caso pouso direito ou tambem é preciso realizar o cirquito??... e se for preciso nesse caso seria como?? mantendo 1.000Pés acima do nivel de elevação do aero faço um sobre voo pela pista ai curvo 90Graus pra esquerda ou pra direita dependendo do aero  pra entrar na perna do vento de novo??..... Grato....

Primeiro de tudo: Porque você vai querer fazer um circuito se está voando IFR? Nenhum aeroporto que opera IFR aqui no Brasil não terá torre (leia-se serviço ATS [radio ou torre]). Caso você queira porque quer, aí é necessário cancelar o IFR e prosseguir visual, seguindo as regras de ingresso no circuito de tráfego.
Se bem entendo suas perguntas tem a ver com a torre na IVAO/VATSIM, correto? Nestes casos mesmo que não haja torre online é só completar o procedimento normalmente porém você vai reportando na unicom conforme aproxima (por ex. quando estiver no inicio do proc., quando estiver na final, etc).
Quando não há proc. IFR disponivel você precisa ingressar no circuito de tráfego do AD. O correto seria ingressar a 45º com a perna contra o vento e fazer todo o circuito mas isso nem na real é sempre feito. Tudo vai depender de como o AD está, se estiver vazio nada impede de seguir direto para a final ou se ajustar ao circuito conforme o setor que você se aproxima. Já se houver tráfego cabe uma coordenação sobre a posição do outro tráfego para que você não ingresse sobre ele (por ex. se ele está na perna do vento você poderia ingressar na contra o vento). Como falei tudo depende da situação, só não vale cortar a frente do colega (se você vem de um setor propicio pra ingressar direto na base, por exemplo, mantém um 360 proximo do circuito até o colega passar e você segue ele).

Sugiro dar uma pesquisada nessa questão do circuito para melhorar seu entendimento pois na perna do vento você não fica alinhado com a pista. thumbsup

PS: E também não há perna do vento em uma aproximação IFR ok? wink
Valeu amigo, como sempre, uma boa aula pra nós, e eu tinha essa dúvida também, mas nunca perguntei porque não iria saber expressar corretamente o questionamento! Aceite um ponto!

_________________
Rodrigo Nogueira Braga
i5 9400f/ 16gb RAM Hyper X 2X8Gb 24000mhz/ GTX1660 ti OC GALAX/TUF B360-PLUS GAMING/ Yoke com Throttle Saitek/ Pedal Saitek/ Throttle Saitek/ Gabinete HAF932-Mouse mamba/ W10 64bits/ MCP/Multi-radio/USB Interface/Manche Saitek Cyborg V1
rodrigo mago
rodrigo mago
Moderador
Moderador

Masculino
Inscrito em : 27/01/2010
Mensagens : 5227
Reputação : 429
Idade : 54
Simulador preferido : Prepar 3D
Emprego/lazer : comerciante
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Empty Re: Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

Mensagem por Neves Yoshinaga Qua 23 Nov 2016, 11:46

Paulo Stavis, Entendi... Muito Obrigado pela sua explicação foi de bom entendimento e claro!! ja tinha visto tutoriais sobre cirquito de trafego mas não dizia nada sobre em que regras de voo se aplicava o cirquito... então se entendi bem o cirquito só é realizado num voo visual caso seja preciso ou se o AD tiver muito movimento.... e sim estou falando do controle online. agora sim fiquei ciente em que tipo de voo devo fazer ou nao o cirquito de trafego. na minha cabeça AD sem controle os pilotos sao obrigados a fazer o cirquito mas acho que isso só acontece mais no USA!! e quando eles fazem ne. mas de qualquer geito muito obrigado!!... caso tenha outra duvida sobre isso venho perguntar aqui pra voces!!...

Neves Yoshinaga
Segundo-Tenente
Segundo-Tenente

Masculino
Inscrito em : 19/09/2016
Mensagens : 36
Reputação : 1
Idade : 32
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Empty Re: Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

Mensagem por Paulo Stavis Qua 23 Nov 2016, 11:55

Neves Yoshinaga escreveu:Paulo Stavis, Entendi... Muito Obrigado pela sua explicação foi de bom entendimento e claro!! ja tinha visto tutoriais sobre cirquito de trafego mas não dizia nada sobre em que regras de voo se aplicava o cirquito... então se entendi bem o cirquito só é realizado num voo visual caso seja preciso ou se o AD tiver muito movimento.... e sim estou falando do controle online. agora sim fiquei ciente em que tipo de voo devo fazer ou nao o cirquito de trafego. na minha cabeça AD sem controle os pilotos sao obrigados a fazer o cirquito mas acho que isso só acontece mais no USA!! e quando eles fazem ne. mas de qualquer geito muito obrigado!!... caso tenha outra duvida sobre isso venho perguntar aqui pra voces!!...

O "circuito" é na verdade o "circuito de tráfego visual", isso já dá uma boa idéia...

Vou só complementar pra depois você não fazer coisa errada sob minhas palavras lol
O circuito é obrigatório em qualquer AD voando VFR. Ponto.






Tá mas tio... to chegando em são joão do triunfo, to sozinho no tráfego, alinhado com a pista, tem que fazer inteiro? Tem. Mas USUALMENTE não se faz. É incorreto, perigoso de certa forma mas tempo é dinheiro e dinheiro paga o combustivel, certo?
EU iria questionar na fonia se há algum tráfego e não havendo, ia pra final direto. Obviamente que tem muita gente que voa sem fonia nem nada (tanto real como virtual).

Tendo controle aí a responsabilidade passa a ser dele, se ele manda você ingressar na do vento você o faz, se manda ingressar na final, você o faz.

Como regra geral vai o bom senso... Tem alguem coordenando avalia a situação e prossegue conforme. thumbsup

Add: Até esqueci de comentar... Mas tem lugar que o circuito não se faz inteiro ou só se ingressa por determinados pontos. Pra isso é publicada uma carta VAC. Pra saber se o lugar tem ou não dá pra consultar o ROTAER ou procurar por cartas usando o ICAO do local no aisweb.
Paulo Stavis
Paulo Stavis
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 07/04/2011
Mensagens : 3247
Reputação : 718
Idade : 32
Simulador preferido : P3Dv4
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tráfego - Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego Empty Re: Qual a velocidade recomendada para fazer um cirquito de trafego

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos