Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


[Brasil] Mecânicos se dizem preocupados com precarização na Latam Gse_multipart13851

[Brasil] Mecânicos se dizem preocupados com precarização na Latam

Ir para baixo

[Brasil] Mecânicos se dizem preocupados com precarização na Latam Empty [Brasil] Mecânicos se dizem preocupados com precarização na Latam

Mensagem por Amilckar Qua 17 Ago 2016, 07:35

Mecânicos se dizem preocupados com precarização na Latam

Divulgação/Latam
[Brasil] Mecânicos se dizem preocupados com precarização na Latam Size_810_16_9_latam
Latam: entidades se dizem especialmente incomodadas pela tentativa de substituição de pessoal técnico


São Paulo - Em carta enviada à Latam Airlines, os sindicatos dos aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Pernambuco e Campinas, em conjunto com o Sindicato Nacional dos Aeroviários, manifestaram preocupação quanto às condições de trabalho da mão de obra e os possíveis impactos que a precarização pode trazer à segurança de voo.

No documento, as entidades se dizem especialmente incomodadas pela tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma.

Segundo os sindicatos, tal ação teria como finalidade a diminuição dos custos de manutenção.

A carta ainda desaprova projetos que visam "precarizar as relações de trabalho", entre eles uma proposta que visa a eliminação da inspeção do mecânico quando o avião está em trânsito e um plano de diminuição dos postos de trabalho, que simplificaria as atividades do mecânico.

Os sindicatos também alertam sobre supostas pressões sofridas por alguns mecânicos, que teriam recebido cobranças relacionadas ao tempo gasto para o reparo das aeronaves.

"Essa pressão pode desencadear, em razão da forte cobrança e estresse, falhas na manutenção", diz o documento.

As entidades lembram que, em 11 de julho, um mecânico da Latam morreu em decorrência de um acidente de trabalho ocorrido no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

"O pessoal de manutenção, representado pelos nossos sindicatos filiados, vê com preocupação determinadas ações, que desrespeitam os dispositivos e regulamentações de cada país e, muitas vezes, as regras internas da própria empresa", escrevem os mecânicos.

"Alertamos que a política de segurança de voo da LATAM está severamente prejudicada por essas políticas de redução de custos de manutenção, já em vigência em alguns países, e em vias de implementação em outros."

Procurada, a Latam Airlines afirma que a segurança é um "valor inegociável" e que as otimizações de custos que a companhia vem realizando não colocam em risco a operação.

"A empresa, portanto, desmente veementemente qualquer informação que possa contrariar esta premissa", diz a companhia em nota, em resposta aos questionamentos do Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Fonte: Exame

_________________
Carlos Amilckar
[Brasil] Mecânicos se dizem preocupados com precarização na Latam Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos