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[Brasil] Ir� encomenda 50 avi�es da Embraer

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[Brasil] Ir� encomenda 50 avi�es da Embraer

Mensagem por Amilckar em Seg 09 Maio 2016, 10:35

Por dentro do nariz do avi�o

O radome � uma das partes mais complexas de um avi�o; deve ser resistente e ao mesmo tempo �perme�vel�, para permitir a vaz�o das ondas de radar


O radome precisa ser resistente e ao mesmo tempo permitir a passagem das ondas de radar (Thiago Vinholes)

A parte frontal de um avi�o a jato, onde fica o �radome�, � um componente extremamente complexo e delicado. Essa pe�a deve ser muito resistente, pois precisa suportar as for�as aerodin�micas e eventuais �birdstrikes� (colis�o com p�ssaros) e impactos com chuva de granizo, e ao mesmo tempo ser �perme�vel� para permitir a passagem das ondas de radar, que fica alojado atr�s do �nariz� da aeronave.

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�Dentro do radome est�o instalados a antena do radar meteorol�gico, a antena da rampa de planeio (equipamento que auxilia no pouso) e a antena do localizador, todos do sistema de navega��o da aeronave�, explicou Alexandre Peronti, diretor do centro de manuten��o (MRO) da companhia a�rea Tam, ao Airway.

O radome � projetado para permitir alta transmiss�o, baixa reflex�o e baixa absor��o das ondas de radar, al�m de minimizar erros de vis�o perif�rica dos radares. �Isso � poss�vel devido a utiliza��o de materiais e m�todos de confec��o de alt�ssima tecnologia�, revela Peronti.

Segundo o especialista da Tam, o radar de um avi�o comercial, como o Airbus A320, pode �enxergar� at� 630 km � frente, antecipando as condi��es clim�ticas que a tripula��o pode enfrentar. �Esse mesmo radar tamb�m pode detectar �reas de turbul�ncia a at� 72 km de dist�ncia e tesouras de vento (uma r�pida varia��o na dire��o e velocidade do vento) a 9 km�, conta o especialista da Tam.

Os radomes de jatos comerciais s�o fabricados a partir de uma moldura de alum�nio, para dar contorno e permitir a instala��o na aeronave, e um casco feito de materiais comp�sitos (Kevlar e fibra de carbono), que d� a forma aerodin�mica e garante a resist�ncia estrutural necess�ria. E como todos os outros componentes de um avi�o, deve ser leve. A espessura de um radome n�o passa de 10 mm.


Detalhe da antena de radar de um Boeing 737 da Gol (Thiago Vinholes)

O nariz de um jato tamb�m possui �descarregadores est�ticos�, compostos por tiras met�licas coladas ao longo das estruturas do radome, que por sua vez s�o conectados � moldura met�lica da aeronave. Essa solu��o � necess�ria para evitar o ac�mulo de eletricidade est�tica devido ao �impacto� com o ar durante um voo, e tamb�m para garantir a dispers�o el�trica no caso de um raio atingir o avi�o. Se n�o houver essa prote��o, a parte frontal da fuselagem pode literalmente sofrer um curto-circuito se atingido por uma descarga el�trica natural.

Periodicamente, o radome de avi�es comerciais � desmontado e revisado minunciosamente. Devido a delicadeza dos materiais aplicados, essa oficina tem temperatura monitorada e tamb�m existe um cuidado especial com res�duos externos.


A oficina de radomes da TAM possui um r�gido controle de temperatura e res�duos (Thiago Vinholes)

Antes de entrar nessa sala de manuten��o, � necess�rio passar por um corredor de controle onde o piso � coberto por uma pel�cula adesiva que recolhe os res�duos que possam estar na sola dos sapatos dos t�cnicos.

�A revis�o do radome � um processo vital, pois deve garantir a manuten��o de todas as caracter�sticas originais de projeto, atendendo aos mesmos requisitos, para assegurar que o componente ter� a mesma performance durante toda sua vida�, finalizou Peronti.

Fonte: Airway

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Carlos Amilckar
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