Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
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Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
Ola amigos,
Apos longa espera e alguns sacrif�cios, finalmente adquiri o conjunto saitek Yoke system + quadrante e rudder.
Por�m, a alegria durou pouco. Importante salientar que o conjunto foi adquirido 'semi-novo' mas estado de Zero, visto que o antigo dono recebera como presente e o numero de vezes usado n�o somou a dez.
Instalei o sistema conforme sugerido (yoke no pc, quadrante no yoke via cabo ps2 - � o quadrante que acompanha o yoke, n�o o avulso-, e o rudder tamb�m no yoke -posteriormente transferi conex�o para o PC para ver se isso mudaria algo)
Ocorre o seguinte, conforme acompanham as imagens abaixo. Se abrir a janela de teste pelo Painel de programas ou mesmo pelo FS2004, toda a funcionalidade do conjunto funciona perfeitamente sem qualquer bug, pulo, delay ou outro.
Abro o FS2004 e vou para Configura��es e la seleciono Joystick, e escolho o Saitek Yoke.
Sigo ent�o para configurar qual controle desejo para cada manete (eixo Z e rolagem X e rolagem Y). No inicio somente a manete preta aceitava alguma configura��o. enquanto as outras, n�o importa o que selecione, n�o fornecem qualquer comando quando dou OK e retorno ao jogo. Baixei e instalei um novo driver, do site da saitek, e em algumas aeronaves tri motores, consegui o controle na azul e preta, mantendo a vermelha sem nenhum comando, mesmo eu setando para ela. O curioso, � que, se eu selecionar o rudder para a manete vermelha, era a unica fun��o que de fato controla (vem assim como Default!)
Fiz uma segunda instala��o do FS2004 para verificar se poderia ser alguma dll corrompida, apos o tempo de uso com inclus�o de addons, melhorias etc.
Por�m, nada. Fa�o o teste inicial com o Cesna default. Mas mesmo outras aeronaves n�o funcionam.
Um detalhe, que n�o consegui nenhum esclarecimento, nem vasculhando o forum aqui, nem pelo google, em qualquer idioma, � a quest�o da fonte (que n�o possuo, para conectar ao lado do hub). As luzes de todos os equipamentos permanecem acesas, Troquei a conex�o USB do yoke, que estava frontal para a traseira, ficando assim na placa principal (como sugerido em alguns topicos aqui no VV). As USB n�o est�o configuradas para interrup��o de energia.
Escrevi para a brasilchip, mas n�o me retornaram.
Assim, venho solicitar ajuda, quanto a:
-fiz algum procedimento errado?
-pode ser problema de software? (dll ou algum outro que n�o esta fazendo a leitura dos potencioimetros)
- pode ser problema na placa da saitek? (ainda que, para o rudder a manete vermelha funcione)
(descartei ser problema de cabo ou conector dos mesmos, ja que durante o teste, n�o ha nenhum problema de comunica��o)
- alguem teve esse problema e conseguiu solucionar sem partir para a solu��o frankstein de usar uma placa de outro fabricante para injetar no saitek?
Nota: ainda que tenha sido um otimo negocio o valor pago, o valor foi muito alto para algo que confesso, ao ver alguns topicos aqui no forum tive um gelo na espinha, e me arrependi de n�o ter comprado o conjunto da usb -nem sabia que tinham equivalentes- . Sempre tive a saitek como referencia nesses itens... mas... ate o presente momento, totalmente decepcionado.
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Apos longa espera e alguns sacrif�cios, finalmente adquiri o conjunto saitek Yoke system + quadrante e rudder.
Por�m, a alegria durou pouco. Importante salientar que o conjunto foi adquirido 'semi-novo' mas estado de Zero, visto que o antigo dono recebera como presente e o numero de vezes usado n�o somou a dez.
Instalei o sistema conforme sugerido (yoke no pc, quadrante no yoke via cabo ps2 - � o quadrante que acompanha o yoke, n�o o avulso-, e o rudder tamb�m no yoke -posteriormente transferi conex�o para o PC para ver se isso mudaria algo)
Ocorre o seguinte, conforme acompanham as imagens abaixo. Se abrir a janela de teste pelo Painel de programas ou mesmo pelo FS2004, toda a funcionalidade do conjunto funciona perfeitamente sem qualquer bug, pulo, delay ou outro.
Abro o FS2004 e vou para Configura��es e la seleciono Joystick, e escolho o Saitek Yoke.
Sigo ent�o para configurar qual controle desejo para cada manete (eixo Z e rolagem X e rolagem Y). No inicio somente a manete preta aceitava alguma configura��o. enquanto as outras, n�o importa o que selecione, n�o fornecem qualquer comando quando dou OK e retorno ao jogo. Baixei e instalei um novo driver, do site da saitek, e em algumas aeronaves tri motores, consegui o controle na azul e preta, mantendo a vermelha sem nenhum comando, mesmo eu setando para ela. O curioso, � que, se eu selecionar o rudder para a manete vermelha, era a unica fun��o que de fato controla (vem assim como Default!)
Fiz uma segunda instala��o do FS2004 para verificar se poderia ser alguma dll corrompida, apos o tempo de uso com inclus�o de addons, melhorias etc.
Por�m, nada. Fa�o o teste inicial com o Cesna default. Mas mesmo outras aeronaves n�o funcionam.
Um detalhe, que n�o consegui nenhum esclarecimento, nem vasculhando o forum aqui, nem pelo google, em qualquer idioma, � a quest�o da fonte (que n�o possuo, para conectar ao lado do hub). As luzes de todos os equipamentos permanecem acesas, Troquei a conex�o USB do yoke, que estava frontal para a traseira, ficando assim na placa principal (como sugerido em alguns topicos aqui no VV). As USB n�o est�o configuradas para interrup��o de energia.
Escrevi para a brasilchip, mas n�o me retornaram.
Assim, venho solicitar ajuda, quanto a:
-fiz algum procedimento errado?
-pode ser problema de software? (dll ou algum outro que n�o esta fazendo a leitura dos potencioimetros)
- pode ser problema na placa da saitek? (ainda que, para o rudder a manete vermelha funcione)
(descartei ser problema de cabo ou conector dos mesmos, ja que durante o teste, n�o ha nenhum problema de comunica��o)
- alguem teve esse problema e conseguiu solucionar sem partir para a solu��o frankstein de usar uma placa de outro fabricante para injetar no saitek?
Nota: ainda que tenha sido um otimo negocio o valor pago, o valor foi muito alto para algo que confesso, ao ver alguns topicos aqui no forum tive um gelo na espinha, e me arrependi de n�o ter comprado o conjunto da usb -nem sabia que tinham equivalentes- . Sempre tive a saitek como referencia nesses itens... mas... ate o presente momento, totalmente decepcionado.
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Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
Tente desinstalar tudo relacionado a Saitek, pois costumam dar problemas e instalar o programa freeware SPAD. Aqui � FSX e eu s� uso o SPAD.
Site do SPAD
Site do SPAD
Ricardo Rallo- Capit�o
-
Inscrito em : 12/05/2014
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Idade : 45
Simulador preferido : FSX
Emprego/lazer : Consultor TI / PPA 1991
Nacionalidade :
Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
Sugiro tentar programar pelo FSUIPC.
Paulo Stavis- Brigadeiro
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Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
Ola Pessoal, ent�o, Ricardo, tentei o spad como me sugeriu, mas n�o ha um software para o yoke, apenas paineis (que no caso uso o MPC nacional stargate )
Instalei o sapd 5.1 e ao rodar ele retorna uma menssagem de erro informando que n�o ha paineis conectado.
Voltei ao site e n�o encontrei nenhum software para yoke/quadrante.
.
> Paulo Stavis, tenho o FSUIPC 3.9 instalado mas lhe confesso que nunca programei nele (ate dei uma olhada e parece ser 'quase' intuitivo.
Vi na aba joystick que ha por exemplo para programar multimotores.
Ate tentei, dei Set (que levou numeros a 0) e reset (que registrou na janela -16 mil e alguma coisa negativo e o mesmo valor na outra janela, porem positivo)
Mas como ativo isso? Voltei ao jogo, e tudo estava do mesmo jeito.
ja desisntalei e reinstalei tanto o driver original (via o cd q acompanha) como o novo disponivel na Saitek. E a unica coisa que mudou � que antes so funcionava a manete preta, agora somente a azul.
Lembrando que no windows, a leitura � feita.
Instalei fs9 em outro diretorio (mantendo o usual em standby, com outro nome) e nada mudou.
Verifiquei em um forum europeu, pena que data anterior a 2014, que multi equipamentos saitek costumam dar esse bug e la, foi colocado um link para um driver que resolveu o problema (acho que ate o Pete, do FSUIPC, postou).
Muito esquisito tudo isso (inclusive porque o que mais encontrei foram reclama��es de incompatibilidade e/ou n�o funcionamento dos equipamentos, e solu��o.... sempre dificil de se encontrar ou n�o encontrada. Para o Yoke, ate agora, a unica coisa que encontrei foi aqui no forum mesmo, usando placa da stargate. Mas, poxa, o meu quadrante � novinho... Na brasilship deram um retorno mas sem nenhuma consistencia.
o yoke e o rudder funcionam perfeitamente.
N�o uso fonte no Yoke, mas fucei nos manuais originais e em nenhum lugar isso � citado, pelo contrario, que � tudo plug and play.
o que acham amigos?
ah, sim, um detalhe, o curso do movimento no jogo � menor que da manete. ex. se dou trottle total, no jogo n�o corresponde a isso, sobe apenas prox disso.
Instalei o sapd 5.1 e ao rodar ele retorna uma menssagem de erro informando que n�o ha paineis conectado.
Voltei ao site e n�o encontrei nenhum software para yoke/quadrante.
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> Paulo Stavis, tenho o FSUIPC 3.9 instalado mas lhe confesso que nunca programei nele (ate dei uma olhada e parece ser 'quase' intuitivo.
Vi na aba joystick que ha por exemplo para programar multimotores.
Ate tentei, dei Set (que levou numeros a 0) e reset (que registrou na janela -16 mil e alguma coisa negativo e o mesmo valor na outra janela, porem positivo)
Mas como ativo isso? Voltei ao jogo, e tudo estava do mesmo jeito.
ja desisntalei e reinstalei tanto o driver original (via o cd q acompanha) como o novo disponivel na Saitek. E a unica coisa que mudou � que antes so funcionava a manete preta, agora somente a azul.
Lembrando que no windows, a leitura � feita.
Instalei fs9 em outro diretorio (mantendo o usual em standby, com outro nome) e nada mudou.
Verifiquei em um forum europeu, pena que data anterior a 2014, que multi equipamentos saitek costumam dar esse bug e la, foi colocado um link para um driver que resolveu o problema (acho que ate o Pete, do FSUIPC, postou).
Muito esquisito tudo isso (inclusive porque o que mais encontrei foram reclama��es de incompatibilidade e/ou n�o funcionamento dos equipamentos, e solu��o.... sempre dificil de se encontrar ou n�o encontrada. Para o Yoke, ate agora, a unica coisa que encontrei foi aqui no forum mesmo, usando placa da stargate. Mas, poxa, o meu quadrante � novinho... Na brasilship deram um retorno mas sem nenhuma consistencia.
o yoke e o rudder funcionam perfeitamente.
N�o uso fonte no Yoke, mas fucei nos manuais originais e em nenhum lugar isso � citado, pelo contrario, que � tudo plug and play.
o que acham amigos?
ah, sim, um detalhe, o curso do movimento no jogo � menor que da manete. ex. se dou trottle total, no jogo n�o corresponde a isso, sobe apenas prox disso.
Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
http://www.voovirtual.com/t26708-configuracao-do-fsuipc-em-relacao-ao-pro-flight-yoke-system-da-saitek?highlight=programar+fsuipc
O procedimento que escrevi � para o FSX por�m voc� conseguir� adapt�-lo ao FS9. Talvez n�o encontre o standard.xml (acredito ser s� do FSX) ent�o ter� que remover todos os assignments pelo FS9 mesmo.
Outra sugest�o � testar em outro simulador, um demo do xplane ou outra coisa para verificar se � problema no FS ou � o hardware mesmo.
O conjunto b�sico, igual ao seu, funciona sem a fonte adiciona sim.
O procedimento que escrevi � para o FSX por�m voc� conseguir� adapt�-lo ao FS9. Talvez n�o encontre o standard.xml (acredito ser s� do FSX) ent�o ter� que remover todos os assignments pelo FS9 mesmo.
Outra sugest�o � testar em outro simulador, um demo do xplane ou outra coisa para verificar se � problema no FS ou � o hardware mesmo.
O conjunto b�sico, igual ao seu, funciona sem a fonte adiciona sim.
Paulo Stavis- Brigadeiro
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Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
Ola, quero agradecer a ajuda dos dois amigos, mas antes de tudo, se for poss�vel, na verdade era para marcar a resposta acima, do Paulo Stavis (creio que isso lhe da um pontinho, � isso?) mas num delay aqui da pagina marcou o Ricardo Rallo (ao qual tamb�m agrade�o por ser prontamente solicito e de fato o progama SPAD parece ser interessante. Apenas n�o sei se � possivel rodar sem ter algum item de painel saitek conectado. Ao menos eu n�o consegui.
.
.
Considero de certa forma o topico resolvido, ao menos como uma solu��o em nivel de software (sem precisar ir para a oficina, e criar alguma engenhoca, e ate porque seria uma judica��o ja que o equipamento esta novo).
.
Conforme orienta��o do Paulo, segui o link para o outro topico e segui os passos dado por colegas la. Eu uso o FS2004 e o windows XP - pretendo partir para uma nova maquina ja com o 10 mantendo o atual tal como esta- e tudo atende muito bem a simula��o. Assim, n�o pude seguir com as orienta��es la descritas para excluir linhas saitek do programa. Como outro colega descreveu que igualmente n�o o fez e tudo funcionou, parti para a experiencia.
Antes de enveredar por algo mais profundo me pus apenas a testar exatamente as manetes do quadrante (que acompanha o yoke e portanto n�o tem placa controladora independente).
.
Abri o FS sem nenhuma outra mudan�a. Abri a janela do FSUIPC e la a aba Axis Assignement.
Conforme a imagem abaixo.
Nela, segui o tutorial e criei um profile. Ate a nomenclatura para Profile � muito intuitiva como sugere o Paulo. Muito top mesmo).
Ao assinalar a janela, ele pede uma confirma��o ao que aparece a op��o New. Aceitei.
Ent�o tive acesso a parte de settings abaixo na aba.
movi a primeira manete, eixo Z como mostra os marca��es em vermelho. Setei 'enviar para calibra��o do FSUIPC'.
Apos, no menu de rolagem, escolhi o comando Trottle (ja que o teste foi para o monomotor Cessna.
Ate aqui, tudo ok.
Algo que foi na tentativa e erro, escolher a proxima manete.
Para isso, cliquei em ignorar (anotado em verde) o que n�o � para assustar se tudo ficar zerado. Mova a proxima manete a configurar e repita os procedimentos. Ao final, so clicar ok.
Pronto.
Ai fui para a etapa seguinte. Conferir na janela do simulador.
Voal�. As duas manetes funcionaram sem problemas.
Alivio.
de fato o produto esta em ordem (lembrando que comprei de uma terceira pessoa que estava se desfazendo do produto por n�o fazer uso dele, fora um presente, muito bem intencionado, mas que acabou por n�o fluir como deveria).
.
Bem, em sendo assim, n�o parti para a outra prova, como sugeriu o Paulo, d instalar outro flithsim qualquer para testar o software e hardware. De fato o problema � a comunica��o de software, tanto do saitek como do FS2004, que n�o est�o se falando.
O FSUIPC consegue achar esse caminho e resolve tudo.
Bem, valeu por esse aprendizado. N�o sabia como dar inicio a uma configura��o do FSUIPC. Claro, � trabalhosa, mas obtendo o resultado final de forma positiva compensa a tudo isso. Passei dias angustiantes com um gasto que n�o poderia ser descartado simplesmente como um equipamento defeituoso. Agora vamos partir para o resto e teste com trimotores, etc, e ver como tudo se decorre.
Qualquer problema ou outra incompatibilidade, volto aqui ou abro outro topico para novamente contar com a valiosa ajuda do rico conhecimento de voces.
.
Obrigado Paulo e Ricardo e a equipe do VV.
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PS: Se houver como os moderadores passarem o ponto ou mesmo dar um ponto de credito ao Paulo, por favor, Obrigado.

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Considero de certa forma o topico resolvido, ao menos como uma solu��o em nivel de software (sem precisar ir para a oficina, e criar alguma engenhoca, e ate porque seria uma judica��o ja que o equipamento esta novo).
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Conforme orienta��o do Paulo, segui o link para o outro topico e segui os passos dado por colegas la. Eu uso o FS2004 e o windows XP - pretendo partir para uma nova maquina ja com o 10 mantendo o atual tal como esta- e tudo atende muito bem a simula��o. Assim, n�o pude seguir com as orienta��es la descritas para excluir linhas saitek do programa. Como outro colega descreveu que igualmente n�o o fez e tudo funcionou, parti para a experiencia.
Antes de enveredar por algo mais profundo me pus apenas a testar exatamente as manetes do quadrante (que acompanha o yoke e portanto n�o tem placa controladora independente).
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Abri o FS sem nenhuma outra mudan�a. Abri a janela do FSUIPC e la a aba Axis Assignement.
Conforme a imagem abaixo.
Nela, segui o tutorial e criei um profile. Ate a nomenclatura para Profile � muito intuitiva como sugere o Paulo. Muito top mesmo).
Ao assinalar a janela, ele pede uma confirma��o ao que aparece a op��o New. Aceitei.
Ent�o tive acesso a parte de settings abaixo na aba.
movi a primeira manete, eixo Z como mostra os marca��es em vermelho. Setei 'enviar para calibra��o do FSUIPC'.
Apos, no menu de rolagem, escolhi o comando Trottle (ja que o teste foi para o monomotor Cessna.
Ate aqui, tudo ok.
Algo que foi na tentativa e erro, escolher a proxima manete.
Para isso, cliquei em ignorar (anotado em verde) o que n�o � para assustar se tudo ficar zerado. Mova a proxima manete a configurar e repita os procedimentos. Ao final, so clicar ok.
Pronto.
Ai fui para a etapa seguinte. Conferir na janela do simulador.
Voal�. As duas manetes funcionaram sem problemas.
Alivio.
de fato o produto esta em ordem (lembrando que comprei de uma terceira pessoa que estava se desfazendo do produto por n�o fazer uso dele, fora um presente, muito bem intencionado, mas que acabou por n�o fluir como deveria).
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Bem, em sendo assim, n�o parti para a outra prova, como sugeriu o Paulo, d instalar outro flithsim qualquer para testar o software e hardware. De fato o problema � a comunica��o de software, tanto do saitek como do FS2004, que n�o est�o se falando.
O FSUIPC consegue achar esse caminho e resolve tudo.
Bem, valeu por esse aprendizado. N�o sabia como dar inicio a uma configura��o do FSUIPC. Claro, � trabalhosa, mas obtendo o resultado final de forma positiva compensa a tudo isso. Passei dias angustiantes com um gasto que n�o poderia ser descartado simplesmente como um equipamento defeituoso. Agora vamos partir para o resto e teste com trimotores, etc, e ver como tudo se decorre.
Qualquer problema ou outra incompatibilidade, volto aqui ou abro outro topico para novamente contar com a valiosa ajuda do rico conhecimento de voces.
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Obrigado Paulo e Ricardo e a equipe do VV.
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PS: Se houver como os moderadores passarem o ponto ou mesmo dar um ponto de credito ao Paulo, por favor, Obrigado.


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Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
Que bom que foi resolvido. As vezes o pessoal fica c�tico em usar o FSUIPC mas eu vejo ele como um passo � frente do que programar somente pelo simulador.
Paulo Stavis- Brigadeiro
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Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
verdade.
Paulo, outra coisa. Digamos, eu escolhi uma aeronave, e para ela escolhi um perfil, setando ali naquela op��o central 'profile'. Ai estabeleci um determinado pefil, novo ou algum outro, para essa aeronave escolhida.
Se eu quiser cancelar isso futuramente, digamos, colocar outro perfil para rodar junto com essa aeronave, tem como? ou apenas terei a op��o de programar esse perfil que eu escolhi para essa aeronave?
Eu tentei dar um clear, digamos assim, mas a janela de escolha de perfil, a que tem um quadradinho para setar-mos, permanece fechada e n�o retorna mais para outra op��o.
(digamos que escolhi um perfil com um trottle para aeronave dois motores- para um formato easy de pilotagem- a� no futuro quero implementar dois trottle. so editando o perfil? n�o consegui deixar default para poder escolher um perfil com dois trottle, por exemplo)
Paulo, outra coisa. Digamos, eu escolhi uma aeronave, e para ela escolhi um perfil, setando ali naquela op��o central 'profile'. Ai estabeleci um determinado pefil, novo ou algum outro, para essa aeronave escolhida.
Se eu quiser cancelar isso futuramente, digamos, colocar outro perfil para rodar junto com essa aeronave, tem como? ou apenas terei a op��o de programar esse perfil que eu escolhi para essa aeronave?
Eu tentei dar um clear, digamos assim, mas a janela de escolha de perfil, a que tem um quadradinho para setar-mos, permanece fechada e n�o retorna mais para outra op��o.
(digamos que escolhi um perfil com um trottle para aeronave dois motores- para um formato easy de pilotagem- a� no futuro quero implementar dois trottle. so editando o perfil? n�o consegui deixar default para poder escolher um perfil com dois trottle, por exemplo)
Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
juliomendes escreveu:verdade.
Paulo, outra coisa. Digamos, eu escolhi uma aeronave, e para ela escolhi um perfil, setando ali naquela op��o central 'profile'. Ai estabeleci um determinado pefil, novo ou algum outro, para essa aeronave escolhida.
Se eu quiser cancelar isso futuramente, digamos, colocar outro perfil para rodar junto com essa aeronave, tem como? ou apenas terei a op��o de programar esse perfil que eu escolhi para essa aeronave?
Eu tentei dar um clear, digamos assim, mas a janela de escolha de perfil, a que tem um quadradinho para setar-mos, permanece fechada e n�o retorna mais para outra op��o.
(digamos que escolhi um perfil com um trottle para aeronave dois motores- para um formato easy de pilotagem- a� no futuro quero implementar dois trottle. so editando o perfil? n�o consegui deixar default para poder escolher um perfil com dois trottle, por exemplo)
Boa pergunta, se eu aperto errado (seleciono o profile incorreto) costumo apagar o fsuipc.ini e voltar com um backup anterior. D� uma olhada no manual...
Paulo Stavis- Brigadeiro
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Re: Quadrante Pro Flight Yoke System inoperante no FS9
Verdade, o Spad n�o � para este caso, me desculpe a bola fora. O FSUIPC � perfeito para o caso
_________________
PPA 1991 - Aeroclube de S�o Paulo / Home Cockpit GA FSX
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Ricardo Rallo- Capit�o
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