[Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
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[Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
Incidente envolveu avi�o de matr�cula PR-BSI e ve�culo da FAB.
Controlador de tr�fego a�reo percebeu situa��o e intercedeu.
Duas aeronaves quase se chocaram durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Bras�lia nesta ter�a-feira (23) depois que uma delas desobedeceu �s instru��es do controlador de tr�fego a�reo.
Os avi�es deixariam simultaneamente o terminal �s 7h30, mas em dire��es diferentes: o de matr�cula PR-BSI faria uma curva para a direita logo ap�s deixar o solo, rumo a Guarulhos (S�o Paulo), mas acabou virando para a esquerda e invadiu a �rea do ve�culo da For�a A�rea Brasileira. O controlador percebeu a falha e pediu ao piloto da FAB para interromper o procedimento e, em seguida, alterar a rota.

Os di�logos entre o controlador de tr�fego a�reo e os pilotos mostram as manobras para evitar a colis�o:
Controlador: For�a A�rea 85.282, trace uma posi��o de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave... Interrompa a subida agora.
Controlador: For�a A�rea 2582 controle Bras�lia, interrompa a subida agora. Trace uma corre��o agora de uma hora, mesma altitude, senhor.
Piloto da FAB: T� visual, mantendo separa��o aqui. A aeronave iniciou curva � direita, a sa�da nossa ficou conflitante com esse tr�fego, ok? A sa�da era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva � direta. N�o tem, n�o tem mais como fazer essa sa�da aqui com essa aeronave decolando.
Controlador: O senhor est� correto, For�a A�rea 2582. Bravo-Serra e �ndia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva � direita, 4,1 mil p�s. Suba agora para o n�vel 270.
Piloto do PR-BSI: Subindo para o 270 pr�-sul.
A Aeron�utica apura o caso. �Desde novembro de 2015, o Aeroporto de Bras�lia opera com decolagem simult�nea, tendo em vista que as pistas s�o paralelas. No caso em quest�o, foram autorizadas duas decolagens simult�neas: aeronave de matr�cula PR-BSI com destino a Guarulhos decolando da pista direita e a aeronave FAB 2582 decolando da pista esquerda", diz nota da FAB.
"A instru��o do perfil de decolagem que foi confirmada pelo piloto da aeronave PR-BSI previa curva imediata � direita ap�s a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem). Entretanto, o perfil executado pelo piloto contrariou a instru��o recebida e a aeronave teve um deslocamento � esquerda, interferindo na decolagem da aeronave FAB 2582, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem�, afirma o texto.
O �rg�o afirmou ainda que o controlador de tr�fego a�reo �agiu prontamente para evitar maiores problemas�.
Fonte: G1
Incidente envolveu avi�o de matr�cula PR-BSI e ve�culo da FAB.
Controlador de tr�fego a�reo percebeu situa��o e intercedeu.
Duas aeronaves quase se chocaram durante a decolagem no Aeroporto Internacional de Bras�lia nesta ter�a-feira (23) depois que uma delas desobedeceu �s instru��es do controlador de tr�fego a�reo.
Os avi�es deixariam simultaneamente o terminal �s 7h30, mas em dire��es diferentes: o de matr�cula PR-BSI faria uma curva para a direita logo ap�s deixar o solo, rumo a Guarulhos (S�o Paulo), mas acabou virando para a esquerda e invadiu a �rea do ve�culo da For�a A�rea Brasileira. O controlador percebeu a falha e pediu ao piloto da FAB para interromper o procedimento e, em seguida, alterar a rota.

Os di�logos entre o controlador de tr�fego a�reo e os pilotos mostram as manobras para evitar a colis�o:
Controlador: For�a A�rea 85.282, trace uma posi��o de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave... Interrompa a subida agora.
Controlador: For�a A�rea 2582 controle Bras�lia, interrompa a subida agora. Trace uma corre��o agora de uma hora, mesma altitude, senhor.
Piloto da FAB: T� visual, mantendo separa��o aqui. A aeronave iniciou curva � direita, a sa�da nossa ficou conflitante com esse tr�fego, ok? A sa�da era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva � direta. N�o tem, n�o tem mais como fazer essa sa�da aqui com essa aeronave decolando.
Controlador: O senhor est� correto, For�a A�rea 2582. Bravo-Serra e �ndia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva � direita, 4,1 mil p�s. Suba agora para o n�vel 270.
Piloto do PR-BSI: Subindo para o 270 pr�-sul.
A Aeron�utica apura o caso. �Desde novembro de 2015, o Aeroporto de Bras�lia opera com decolagem simult�nea, tendo em vista que as pistas s�o paralelas. No caso em quest�o, foram autorizadas duas decolagens simult�neas: aeronave de matr�cula PR-BSI com destino a Guarulhos decolando da pista direita e a aeronave FAB 2582 decolando da pista esquerda", diz nota da FAB.
"A instru��o do perfil de decolagem que foi confirmada pelo piloto da aeronave PR-BSI previa curva imediata � direita ap�s a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem). Entretanto, o perfil executado pelo piloto contrariou a instru��o recebida e a aeronave teve um deslocamento � esquerda, interferindo na decolagem da aeronave FAB 2582, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem�, afirma o texto.
O �rg�o afirmou ainda que o controlador de tr�fego a�reo �agiu prontamente para evitar maiores problemas�.
Fonte: G1
Amilckar- Colaborador - Not�cias de avia��o
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Re: [Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
Quando eu soube que BSB iria operar decolagem simult�nea eu logo imaginei, vai dar caca isso a�, e n�o demorou muito n�o.
Bruno Conci- Capit�o
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Re: [Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
Bruno Conci escreveu:Quando eu soube que BSB iria operar decolagem simult�nea eu logo imaginei, vai dar caca isso a�, e n�o demorou muito n�o.
� l�gico que uma hora ou outra iria ter algum erro � assim que as coisas funcionam, seja aqui no Brasil ou seja em qualquer outro lugar do mundo. O mais legal da avia��o � que mesmo com o erro, nada mais grave aconteceu, pois o ATC agiu assim como mandava o documento publicado pelo DECEA e agiu para evitar maiores problemas.
S� � uma pena que agora � mais um argumento para o pessoal ficar com o p� atr�s com as opera��es simult�neas... Lament�vel.
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Re: [Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
Esse tipo de cruzamento n�o � t�o raro assim.
Qual a explica��o pra esse fato ter tido essa repercuss�o toda? Como a imprensa teve acesso t�o r�pido aos di�logos entre ATC e aeronaves?
Qual a explica��o pra esse fato ter tido essa repercuss�o toda? Como a imprensa teve acesso t�o r�pido aos di�logos entre ATC e aeronaves?
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Re: [Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
Andr� Bezerra escreveu:Esse tipo de cruzamento n�o � t�o raro assim.
Qual a explica��o pra esse fato ter tido essa repercuss�o toda? Como a imprensa teve acesso t�o r�pido aos di�logos entre ATC e aeronaves?
Verdade, Andr�.
Engra�ado como conseguiram acesso t�o r�pido.
BTW, a imagem que aparece no post em nada tem a ver com o incidente de Bras�lia, e sim com outro incidente que aconteceu na Europa... Creio que a imagem deve ser do site onde a not�cia foi postada. Mais uma vez, a imprensa "especializada" fazendo besteira.
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Jo�o Pedro Duarte
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Jo�o Pedro- Brigadeiro
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Re: [Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
A imprensa especializada transcreveu a comunica��o cheia de erros.
Mas sobre decolagens paralelas simult�neas, n�o � sin�nimo de "caca". Se seguir tudo by the books, a margem � pr�xima a zero. Temos v�rios exemplos ao redor do mundo. Mas se sair do padr�o, vira not�cia, especialmente quando os passageiros s�o alvos da lava-jato.
Mas sobre decolagens paralelas simult�neas, n�o � sin�nimo de "caca". Se seguir tudo by the books, a margem � pr�xima a zero. Temos v�rios exemplos ao redor do mundo. Mas se sair do padr�o, vira not�cia, especialmente quando os passageiros s�o alvos da lava-jato.
Duley- Major-Brigadeiro
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Re: [Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
Duley escreveu:A imprensa especializada transcreveu a comunica��o cheia de erros.
Mas sobre decolagens paralelas simult�neas, n�o � sin�nimo de "caca". Se seguir tudo by the books, a margem � pr�xima a zero. Temos v�rios exemplos ao redor do mundo. Mas se sair do padr�o, vira not�cia, especialmente quando os passageiros s�o alvos da lava-jato.
E mesmo quando d� "caca" o book tem uma solu��o. N�o se fazem coisas assim do nada, com certeza tem muito planejamento por tr�s.
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Jo�o Pedro- Brigadeiro
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Re: [Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
Essa conversa me fez lembrar um v�deo que gravei em 2012 em S�o Francisco. L� s�o 4 pistas sendo que duas paralelas se cruzam. Opera��o sem mist�rio, que acontece o dia inteiro. Quando o vento � calmo, decola da 1L e 1R e pousa na 28L e 28R. Geralmente as decolagens s�o feitas simult�neas. Os avi�es alinham e aguardam o cruzamento dos avi�es que pousam nas pistas 28. Assim que libera, aceleram juntos. O pouso, quando a coincid�ncia permite, tamb�m � feita simult�nea. � menos recorrente pois precisa de ter a sincronia de dois avi�es chegarem pra aproximar ao mesmo tempo e descerem com velocidades bem pr�ximas. E observe que a separa��o das pistas � infinitamente inferior a disposi��o de pistas em Bras�lia, mesmo assim tudo rola sem susto.
Veja o v�deo que fiz:
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Duley- Major-Brigadeiro
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Re: [Brasil] Piloto ignora instru��o, e avi�es quase colidem na decolagem no DF
Opa, Duley.
Vi uma vez pela internet que essa opera��o l� em SFO s� rola visual, e al�m disso, que o localizador � totalmente diferente do normal, � deslocado e tudo mais... � verdade?
BTW, deveria ser assim aqui tamb�m em GRU mesmo que s� visual. Mas parece que a separa��o que a FAA exige � bem menor que a que ICAO solicita.
Vi uma vez pela internet que essa opera��o l� em SFO s� rola visual, e al�m disso, que o localizador � totalmente diferente do normal, � deslocado e tudo mais... � verdade?
BTW, deveria ser assim aqui tamb�m em GRU mesmo que s� visual. Mas parece que a separa��o que a FAA exige � bem menor que a que ICAO solicita.
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