Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


Dúvida ou problema com Radial do VOR Gse_multipart13851

Dúvida ou problema com Radial do VOR

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Nirvana Seg 15 Fev 2016, 18:25

Olá amigos,

sou novo por aqui, vou tentar resumir o que está havendo comigo:

Uso o FS9, Airac default, ATC default, alguns cenários e aeronaves instaladas somente.
Estou treinando os procedimentos das aeronaves no voo entre Manaus a Boa Vista.
Já consegui completar todo o voo com o Wilco 733 inserindo os fixos.
Agora fui tentar o mesmo voo com rádionavegação VOR.
Após a decolagem me afasto do VOR de Manaus pela radial 006 (conforme navlog do FS), insiro o curso e o rumo no AP, tudo ok.
No HSI informa que a aeronave está na radial correta e em rota. De repente o ATC me diz para virar e assumir a navegação.
Abro a tela do GPS e nele informa que a aeronave está fora da rota, ficando praticamente paralelo ao que indica o HSI.
O ATC acredita no que o GPS informa.
Minha dúvida é: realmente o GPS está correto e eu estou fazendo algo errado ou isso deve ser algum problema do FS ou desatualização?
Já procurei sobre esse assunto e não acho ninguém falando sobre isso, já achei sobre declinação magnética mas um amigo meu que é piloto disse q não tem nada a ver.

Agradeço qualquer ajuda.
Nirvana
Nirvana
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 16/06/2015
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Duley Seg 15 Fev 2016, 19:25

Aparentemente, da forma que você optou por voar (VOR - VOR), sua navegação parece correta. E independente da sua opção de navegação, esqueça o ATC default. Ele é péssimo e não segue nenhum procedimento e muitas vezes mais atrapalha mais do que ajuda.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Nirvana Seg 15 Fev 2016, 19:34

Olá, obrigado por responder.
Poizé, de todo material que já li acho q estou fazendo certo.
Sobre o ATC, quando fiz o voo com o Wilco, o ATC aceitou os fixos que inseri, foram os mesmos que constam no FS9. Não atualizei o AIRAC da Wilco.
o VOR to VOR também é default, o ATC deveria respeitar.
O que parece é que de algum modo, a posição do VOR não bate com a posição do VOR no GPS.
Não sei se estou falando besteira.
O que acontece exatamente é o seguinte:
no painel, o indicador HSI informa que estou alinhado a radial 006º de Manaus, no GPS também estou na radial 006, porém no GPS eu estou a esquerda da radial de Manaus voando no rumo 006º. Acontece a mesma coisa quando sintonizo o VOR de Boa Vista na chegada.
A aeronave sempre fica paralela ao que o HSi indica, e o ATC aceita o que o GPS está informando.

Nirvana
Nirvana
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 16/06/2015
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Nirvana Qua 17 Fev 2016, 10:42

Pra quem tiver lendo, verifiquei que realmente está acontecendo alguma coisa com o VOR de Manaus.
Utilizando o Wilco 733, inseri a rota no FMC que bate com a rota feita no FS.
Na cabine, sintonizo o VOR e acerto a radial, no display a radial (tracejado verde) aparece também paralela a rota (linha rosa).
Não sei mais o que fazer.
Nirvana
Nirvana
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 16/06/2015
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por André Bezerra Qua 17 Fev 2016, 14:01

Bom dia, Nirvana!

Tem uma regrinha no fórum que diz que não pode mandar duas mensagens seguidas no mesmo tópico. Você pode editar e acrescentar as informações que você quiser, beleza?

Como o Duley falou, esqueça o ATC Default, e não use o "Flight Planner" do FS9. Já que quer fazer uma navegação convencional, entre no site do AISWEB e use as cartas de navegação. Foi o que eu fiz agora, e olha o que eu descobri:

Dúvida ou problema com Radial do VOR 20usf0p

A radial de MNS para BVI é 009, é por isso que você está ficando à esquerda.

Tenta aí e fala pra a gente se deu certo.

Abraço

_________________
MOBO GIGABYTE Z77-D3H_-_-_Intel Core i7 2600K 3.8 GHz_-_-_MSI GeForce GTX580 TwinFrozr II 1.5 GB_-_-_8 GB RAM
André Bezerra
André Bezerra
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/01/2016
Mensagens : 100
Reputação : 8
Idade : 32
Emprego/lazer : Piloto Militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Nirvana Qua 17 Fev 2016, 16:29

Olá André, obrigado pela atenção. Vou verificar essa informação que me passou.
Mas com essa nova informação, surgiu outra dúvida:

1º- eu nunca atualizei o AIRAC do meu FS9;
2º- o 737 da WILCO reconhece os fixos do flight planner, já fiz MAO-BVB inserindo os waypoints no FMC e o ATC não me perturbou durante a rota;
3º- mesmo com uma aeronave default, a radial não fica correta no HSI.

Se você reparar, parece que o problema está no VOR.
Minha dúvida é: como uma aeronave default não reconhece um VOR default?


Nirvana
Nirvana
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 16/06/2015
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por André Bezerra Qua 17 Fev 2016, 19:51

Nirvana,

numa navegação rádio você não necessariamente precisa inserir fixos no seu FMC, nem mesmo precisa ter um GPS. Lembre-se que o conceito de RADIAL é um rumo de afastamento de um VOR, então você não pode dizer que no seu GPS está indicando que você está na Radial 006º.

Eu acho extremamente improvável que seja um "problema no VOR", o FS não simula esse tipo de pane.

Faça de novo a rota, dessa vez use a radial 009º e não insira nada no FMC nem no Flight Planner do FS9 e conte pra a gente o resultado. Tenho certeza que vai dar certo.

_________________
MOBO GIGABYTE Z77-D3H_-_-_Intel Core i7 2600K 3.8 GHz_-_-_MSI GeForce GTX580 TwinFrozr II 1.5 GB_-_-_8 GB RAM
André Bezerra
André Bezerra
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/01/2016
Mensagens : 100
Reputação : 8
Idade : 32
Emprego/lazer : Piloto Militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Nirvana Qui 18 Fev 2016, 18:53


André, boa tarde
ontem não tive tempo de fazer com calma o que me solicitou.
testei rapidamente a radial 009º, não completei o voo mas reparei que na metade do voo a aeronave está afastada mas agora pela direita.
Fiz essa foto abaixo só para visualizar o que tentei explicar anteriormente.
(não sei se é dessa forma que se coloca imagens no forúm, perdão)

https://2img.net/h/oi67.tinypic.com/651rtl.jpg[/IMG]

Nirvana
Nirvana
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 16/06/2015
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Duley Qui 18 Fev 2016, 22:01

Pelo que entendi, o GPS ignora a radial e apenas traça uma linha reta pelo caminho mais curto entre os fixos que você está voando, enquanto você mesmo decide seguir através de uma radial. Essa linha do GPS provavelmente não segue nenhuma radial (consequentemente não pode ser chamada de radial) e não é paralela a sua rota e a nenhuma outra radial. Por isso você está sempre fora.

Bom, foi o que entendi. Um pouco confuso conseguir entender 100% seu problema. Você pode nos dar mais detalhes, dizendo o nome do fixo anterior e o nome do próximo fixo.

_________________
CPU AMD Ryzen 9 5900X | MB Asus ROG Strix X570-E Gaming | RAM 64Gb DDR4 3600 | GPU EVGA RTX 3080 Ti FTW3 Ultra Hybrid | SSD 4Tb | PSU Corsair RM850x | WaterCooler AIO Corsair H115i Elite Capellix LCD upgrade | Monitor Asus 27" 1440p 165Hz | Honeycomb Alpha Yoke + Bravo TQ | TrackIR 5
Duley
Duley
Major-Brigadeiro
Major-Brigadeiro

Masculino
Inscrito em : 14/05/2008
Mensagens : 3954
Reputação : 325
Idade : 37
Simulador preferido : MSFS
Emprego/lazer : Bombardier
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Nirvana Sex 19 Fev 2016, 10:40

Olá Duley, desculpe se não estiver conseguindo passar as informações bem claras mas vamos lá:

Nesse exemplo da foto, não usei nenhum fixo, apenas selecionei VOR MAN para VOR BVI no flight planner e lá me diz que o rumo entre eles é 006º.
Esse 006º que o navlog informa não seria a radial?
Após sintonizar BVI a radial seria 186º até ele?





Nirvana
Nirvana
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 16/06/2015
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por André Bezerra Sex 19 Fev 2016, 21:18

Nirvana escreveu:Olá Duley, desculpe se não estiver conseguindo passar as informações bem claras mas vamos lá:

Nesse exemplo da foto, não usei nenhum fixo, apenas selecionei VOR MAN para VOR BVI no flight planner e lá me diz que o rumo entre eles é 006º.
Esse 006º que o navlog informa não seria a radial?
Após sintonizar BVI a radial seria 186º até ele?


Nirvana, por que você está voando na proa 004º?

_________________
MOBO GIGABYTE Z77-D3H_-_-_Intel Core i7 2600K 3.8 GHz_-_-_MSI GeForce GTX580 TwinFrozr II 1.5 GB_-_-_8 GB RAM
André Bezerra
André Bezerra
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/01/2016
Mensagens : 100
Reputação : 8
Idade : 32
Emprego/lazer : Piloto Militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Nirvana Seg 22 Fev 2016, 09:12

André, a direção do vento estava 347º, quando eu precisava fazer ajustes de vez em quando para o HSI ficar alinhado.
Nirvana
Nirvana
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 16/06/2015
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por André Bezerra Seg 22 Fev 2016, 10:19

Sendo assim, já que está utilizando o AP, sugiro que utilize o modo VOR/LOC. Ele vai manter o CDI alinhado no HSI.

_________________
MOBO GIGABYTE Z77-D3H_-_-_Intel Core i7 2600K 3.8 GHz_-_-_MSI GeForce GTX580 TwinFrozr II 1.5 GB_-_-_8 GB RAM
André Bezerra
André Bezerra
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/01/2016
Mensagens : 100
Reputação : 8
Idade : 32
Emprego/lazer : Piloto Militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Nirvana Qua 24 Fev 2016, 16:50

Legal André, ficou alinhado mas ainda gera conflito com o ATC e o GPS.
Aproveitando seu grande conhecimento, me confirme:

no planejador de voo do FS, peço para gerar uma rota por VOR mas o simulador não gera.
Então eu insiro os VOR no navlog e lá me informa que após o VOR MAN devo seguir pelo rumo 006º até o VOR BVI.
Esse rumo seria a radial correto?

Nirvana
Nirvana
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 16/06/2015
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por André Bezerra Qua 24 Fev 2016, 17:42

Nirvana escreveu:Legal André, ficou alinhado mas ainda gera conflito com o ATC e o GPS.
Aproveitando seu grande conhecimento, me confirme:

no planejador de voo do FS, peço para gerar uma rota por VOR mas o simulador não gera.
Então eu insiro os VOR no navlog e lá me informa que após o VOR MAN devo seguir pelo rumo 006º até o VOR BVI.
Esse rumo seria a radial correto?


Correto, Nirvana. A RADIAL é o rumo de afastamento de um VOR. O rumo de aproximação do VOR chama-se CURSO. O rumo de afastamento e aproximação de um NDB chamam-se, respectivamente, QDR e QDM.

Velho, estou fazendo de tudo pra tentar resolver teu problema aí, e vou ficar muito feliz quando a gente descobrir o que está acontecendo. Mas Navlog, planejador de voo e ATC do FS são coisas que não tem muito a ver com a realidade, e eu nunca usei. Mas o que o Duley e eu falamos se mantém: esquecer o ATC do FS9 é o melhor que você pode fazer!

_________________
MOBO GIGABYTE Z77-D3H_-_-_Intel Core i7 2600K 3.8 GHz_-_-_MSI GeForce GTX580 TwinFrozr II 1.5 GB_-_-_8 GB RAM
André Bezerra
André Bezerra
Capitão
Capitão

Masculino
Inscrito em : 13/01/2016
Mensagens : 100
Reputação : 8
Idade : 32
Emprego/lazer : Piloto Militar
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Nirvana Qua 24 Fev 2016, 18:08

Agradeço sua atenção André e a de Duley também.
Qualquer novidade eu aviso vocês.

abç
Nirvana
Nirvana
Aspirante
Aspirante

Masculino
Inscrito em : 16/06/2015
Mensagens : 9
Reputação : 0
Idade : 39
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida ou problema com Radial do VOR Empty Re: Dúvida ou problema com Radial do VOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos