Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


brasil - [Brasil] Investigadores encontram caixa-preta do avião do Bradesco Gse_multipart13851

[Brasil] Investigadores encontram caixa-preta do avião do Bradesco

Ir para baixo

brasil - [Brasil] Investigadores encontram caixa-preta do avião do Bradesco Empty [Brasil] Investigadores encontram caixa-preta do avião do Bradesco

Mensagem por Amilckar Sex 13 Nov 2015, 10:32

Investigadores encontram caixa-preta do avião do Bradesco

brasil - [Brasil] Investigadores encontram caixa-preta do avião do Bradesco 1531530

Investigadores da Aeronáutica encontraram na tarde desta quinta-feira (12) a caixa-preta do avião do Bradesco que caiu em uma fazenda em Minas Gerais na noite de terça-feira (10). No acidente, morreram os dois pilotos e os dois passageiros –Marco Antonio Rossi, 54, presidente da Bradesco Seguros, e Lúcio Flávio de Oliveira, 55, diretor-geral da Bradesco Vida e Previdência.

Segundo a Aeronáutica, foi encontrado o cartão de memória –que contém as conversas na cabine de comando nas últimas duas horas anteriores ao acidente. Não se sabe ainda, porém, se os dados estão intactos e se poderão ser recuperados. O próximo passo, de acordo com a Aeronáutica, é tentar extrair os dados do gravador a fim de fazer a leitura das informações.

Não há prazo, ainda, para a conclusão do processo. O equipamento foi levado para a sede do Cenipa (o órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos), em Brasília.

A caixa-preta do Cessna Citation VII, prefixo PT-WQH, era equipada apenas com o CVR, sigla em inglês para gravador de voz da cabine.

Esse tipo de avião, um jato executivo de médio porte, não é obrigado a ter o outro gravador –que reproduz o comportamento dos equipamentos durante o voo e é comum em aviões comerciais.

RAZÃO DO SILÊNCIO

Se a gravação de voz for de fato recuperada, será possível saber por qual motivo os pilotos não reportaram pane nem fizeram contato com o controle de tráfego aéreo pouco antes do acidente, algo inusual para a situação.

Havia tempo para isso: em altitude próxima à de cruzeiro, como foi o caso, um avião leva cerca de três a quatro minutos para atingir o solo.

Algumas hipóteses podem explicar o silêncio no rádio –uma pane no rádio, por exemplo, ou a perda de consciência súbita dos pilotos.

Pilotos podem perder a consciência quando expostos a grandes altitudes (hipóxia) em caso de pane no sistema de pressurização ou por descompressão explosiva –uma janela da aeronave que se rompe no ar, por exemplo.

Nesse cenário, o piloto poderia ter desconectado o piloto automático e então perdido a consciência. Há precedentes de acidentes aéreos com hipóxia, mas nesses casos o avião seguiu voando em piloto automático até acabar o combustível.

O histórico do avião também será considerado. A partir da análise das peças, é possível verificar se o motor estava funcionando no momento da queda. A meteorologia também será analisada.

Fonte: Folha de São Paulo
Via: NOTIMP

_________________
Carlos Amilckar
brasil - [Brasil] Investigadores encontram caixa-preta do avião do Bradesco Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos