Voo Virtual
Olá, seja bem-vindo(a) ao Voo Virtual. Caso ainda não seja membro da nossa comunidade, registre-se, para que possa participar ativamente e ter acesso a todos os conteúdos do site.
Por favor leia as regras do fórum aqui antes de postar, para evitar advertências e suspensão.


brasil - [Brasil] Edital do aeroporto de Guarujá deve ser lançado em dezembro Gse_multipart13851

[Brasil] Edital do aeroporto de Guarujá deve ser lançado em dezembro

Ir para baixo

brasil - [Brasil] Edital do aeroporto de Guarujá deve ser lançado em dezembro Empty [Brasil] Edital do aeroporto de Guarujá deve ser lançado em dezembro

Mensagem por Amilckar Qui 29 Out 2015, 13:06

Edital do aeroporto de Guarujá deve ser lançado em dezembro

brasil - [Brasil] Edital do aeroporto de Guarujá deve ser lançado em dezembro I352997

Expectativa é do diretor de Desenvolvimento Aeroportuário de Guarujá, Dário Lima. A data prevista para aeroporto iniciar a operação comercial é no fim de 2016

De Santos
Por Bruno Gutierrez

O Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá parece, aos poucos, deixar de se tornar um projeto para ter um rosto verdadeiro. A Prefeitura espera lançar o edital para o processo de concessão do local até dezembro.

A expectativa é do diretor de Desenvolvimento Aeroportuário do Município, Dário Lima, que realizou uma breve apresentação sobre o projeto ontem, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), em Santos.

“Durante a obtenção da licença prévia, que estamos imaginando que seja liberada até março, acredito que possamos iniciar, em dezembro, o processo de concessão. Ou seja, colocar no mercado o edital para uma futura licitação”, explicou Dário.

Atualmente, a Administração espera a liberação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o que deve ser entregue até a próxima terça-feira

brasil - [Brasil] Edital do aeroporto de Guarujá deve ser lançado em dezembro CONDESB_CORONEL_CRED_LUIZ_TORRES_DL_2
Antonieta conseguiu moção do Condesb pelo Aeroporto Civil Metropolitano (Foto: Luiz Torres/DL)

De acordo com Lima, a procura para poder concorrer ao edital é grande, com interesse tanto de empresas nacionais quanto internacionais. “Recebemos interessados de alguns anos para cá porque o projeto já era um projeto adormecido. Estamos desenvolvendo um novo projeto, em um novo momento econômico, uma nova situação. Apesar dos pesares, da situação econômica mundial estar, de certa forma, comprometida, os grandes empresários e as grandes corporações demonstram interesse. Sejam as companhias aéreas ou grandes operadoras de aeroportos. Elas têm nos procurado e são muitas, tanto nacionais quanto estrangeiras. Não haverá restrição para que empresas de fora participem deste momento de desenvolvimento da região”.

O Condesb irá realizar uma moção de apoio à construção do aeroporto. A obra, inclusive, já consta no Plano de Desenvolvimento Metropolitano Estratégico (PMDE), lançado pela Agem em 2014, como projeto estruturante para o desenvolvimento econômico da região.

A prefeita da Cidade, Maria Antonieta de Brito (PMDB), ressaltou o apoio dado pelos prefeitos presentes à reunião. “É um importante documento que reforça a importância estratégica do investimento na nossa região, da instalação do aeroporto. Demonstra que a Prefeitura do Guarujá tomou todos os cuidados, fez toda sua parte em termo de conseguir todas as documentações necessárias para o próximo passo que é a conclusão do EIA/RIMA. Isso significa que estamos a poucos passos da concretização da implantação do aeroporto”.

Desenvolvimento Regional

Sobre os aspectos positivos que pode trazer à economia da região, Maria Antonieta destacou a geração de empregos. “Será um grande impacto positivo uma vez que vai gerar muitos empregos na área de serviços. Nós teremos o aproveitamento da mão de obra local, do curso de manutenção de aeronaves, dos cursos de escolas técnicas neste novo campo de trabalho e teremos a condição de integrar nossa região a todo Brasil”.

Já o diretor de Desenvolvimento Aeroportuário exaltou pontos atrativos da Baixada Santista como o pré-sal, o polo petroquímico de Cubatão e as indústrias instaladas na região. Ele também comentou sobre os negócios que giram em torno de um aeroporto.

“O que leva um empreendimento de médio porte para grande porte a se concretizar é porque um aeroporto, ele é um grande fomentador de negócios. Em qualquer lugar do mundo. Aonde pousa um avião, a economia decola. Essa é uma grande máxima, mas que funciona. O aeroporto gera uma série de negócios que giram em torno dele”.

Sobre o aeroporto

Em 22 de junho, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) autorizou Guarujá a criar o Aeroporto Civil Metropolitano onde, hoje, fica a Base Aérea de Santos. O projeto para construção do novo terminal prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem. A ideia é que a nova estrutura comece a funcionar no final do ano que vem, em espaço compartilhado com a área militar.

Em uma área de 1 milhão e 500 mil m², o aeroporto ocupará cerca de 263 mil m². A expectativa é que, entre 5 a 8 anos, o local já opere com 1 milhão de passageiros ao ano. Em 30 anos, esse número deve subir para 3,3 milhões.

Segundo um estudo da SAC, o empreendimento tem capacidade de ter voos diários entre Guarujá e o Rio de Janeiro, que estejam com taxa de ocupação de 80% para uma aeronave Embraer 195, com espaço para 124 passageiros. Entre as rotas especuladas estão, além da capital fluminense, Macaé (RJ), Campinas (SP) e Brasília (DF).

Fonte: Diário do Litoral

_________________
Carlos Amilckar
brasil - [Brasil] Edital do aeroporto de Guarujá deve ser lançado em dezembro Amilckar%252FVV125
Amilckar
Amilckar
Colaborador - Notícias de aviação
Colaborador - Notícias de aviação

Masculino
Inscrito em : 12/10/2009
Mensagens : 11036
Reputação : 512
Idade : 58
Simulador preferido : P3D V3
Emprego/lazer : Militar aposentado
Nacionalidade : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos